[Ramal de Itaboraí] Parada Jardim Catarina
Enviado: 16 Dez 2010, 13:28
Nome: Jardim Catarina
Inauguração: Desconhecida
Desativação: 2007
Histórico de concessões e ferrovias: Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) (1984-1994), Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) (1994-1998), Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL) (1998-Atualmente)
Plataformas: 1
Uso atual: Abandonada
Foi em Jardim Catarina que encontramos as piores condições relativas a invasão do ramal. Dentro do bairro - considerado bastante perigoso - as construções ficam a poucos metros dos trilhos, existem muitos puxadinhos sobre a via e sem contar que vários trechos foram cercados, ou seja, impossível de se avançar seguindo pelos trilhos. Andamos um bom tempo por dentro de Jardim Catarina, até que o Cleiton nos alertou que do ponto em que estavamos em diante não seria seguro continuar pelo interior do mesmo. Decidimos então seguir pelo acostamento da RJ-104 (Rodovia Amaral Peixoto), já achando que não encontraríamos mais a parada local. Para nossa surpresa, a mesma não se encontra dentro do bairro, mas sim as margens da rodovia e em frente a um bar com um sugestivo nome: "Bar da Estação". Da parada, com os mesmos métodos de construção da anterior, só restou o pedaço mais próximo ao bar. Infelizmente, não deu para tirar muitas fotos, já que o clima no local não era dos melhores, tanto é que uma mulher nos veio perguntar se trabalhávamos para o governo, pois ela tinha comprado uma casa por R$ 25 mil próximo ao leito e tinha medo de que a mesma fosse desapropriada e demolida por causa das futuras obras da Linha 3 do metrô. Antes de ir embora ainda nos disse que torcia para que a linha não saísse. Lamentável.
Localização via Google Earth
Fotos
1.
2.
3.
4.
Seguimos então em direção a Estação Alcântara, último destino do nosso encontro.
Inauguração: Desconhecida
Desativação: 2007
Histórico de concessões e ferrovias: Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) (1984-1994), Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens) (1994-1998), Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL) (1998-Atualmente)
Plataformas: 1
Uso atual: Abandonada
Foi em Jardim Catarina que encontramos as piores condições relativas a invasão do ramal. Dentro do bairro - considerado bastante perigoso - as construções ficam a poucos metros dos trilhos, existem muitos puxadinhos sobre a via e sem contar que vários trechos foram cercados, ou seja, impossível de se avançar seguindo pelos trilhos. Andamos um bom tempo por dentro de Jardim Catarina, até que o Cleiton nos alertou que do ponto em que estavamos em diante não seria seguro continuar pelo interior do mesmo. Decidimos então seguir pelo acostamento da RJ-104 (Rodovia Amaral Peixoto), já achando que não encontraríamos mais a parada local. Para nossa surpresa, a mesma não se encontra dentro do bairro, mas sim as margens da rodovia e em frente a um bar com um sugestivo nome: "Bar da Estação". Da parada, com os mesmos métodos de construção da anterior, só restou o pedaço mais próximo ao bar. Infelizmente, não deu para tirar muitas fotos, já que o clima no local não era dos melhores, tanto é que uma mulher nos veio perguntar se trabalhávamos para o governo, pois ela tinha comprado uma casa por R$ 25 mil próximo ao leito e tinha medo de que a mesma fosse desapropriada e demolida por causa das futuras obras da Linha 3 do metrô. Antes de ir embora ainda nos disse que torcia para que a linha não saísse. Lamentável.
Localização via Google Earth
Fotos
1.
2.
3.
4.
Seguimos então em direção a Estação Alcântara, último destino do nosso encontro.