Projetos antigos do Metrô
Enviado: 07 Jun 2008, 14:01
Como todos sabem, o Metrô de São Paulo já passou por diversas modificações desde o seu projeto original.
Resolvi abrir esse tópico para reunir informações sobre esses projetos, desde o primeiro, em 1968. Esse tópico será atualizado aos poucos
Projeto HMD - O primeiro
O primeiro projeto sério do Metro foi desenvolvido por um consórcio 3 empresas: Hotchief, Montreal e Deconsult duas alemãs (Hotchief e Deconsult) e uma nacional (Montreal)
O estudo fez um mapeamento compelto da Região Metropolitana de São Paulo: Topografia do terreno, lençóis freáticos, demanda, origem-destino, serviços, etc.
O resultado foi esse:
Para ler melhor, fiz esse esquema:
Nesse projeto quase TODO o Metrô seria subterrâneo, somente nas transposições de rios e outros que seria elevado.
Segue uma pequena descrição de como seriam as linhas desse projeto:
Linha Norte - Sul
A linha Norte-Sul (Jabaquara-Santana, hoje linha 1-Azul) manteve-se praticamente inalterada.
No projeto original existiria uma estação Senador Queiroz, entre Luz e São Bento, que faria a integração entre as linhas Norte-Sul e Sudeste-Sudoeste.
Num segundo momento do projeto a estação Senador Queiroz foi descartada, levando a integração para a estação Luz. Para compensar essa perda foi adicionada ao projeto a estação Politécnica (hoje Tiradentes).
A estação Vergueiro de chamaria Aclimação e a estação Sé seria Clóvis Bevilácqua)
O Ramal de Moema teve as plataformas em Paraíso construídas, mas foi descartado. Ele seria da seguinte forma:
Após Paraíso seguiria em subterrâneo paralela à Av. 23 de Maio, pelo lado leste, até o viaduto Tutóia, onde ficaria a estação Tutóia. Essa estação seria a passagem da linha para a superfície (quase como é Imigrantes hoje).
A partir de Tutóia, seguiria em elevado até a região onde hoje é o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha).
Daí em diante continuaria em elevado sobre a Av Ibirapuera, até a Av. Moema, onde ficaria a estação de mesmo nome. Curiosamente é exatamente onde será construída a estação Moema da linha 5.
Linha Noroeste-Nordeste
Já a linha Noroeste-Nordeste (Casa Verde-Vila Maria, hoje linha 3-Vermelha) passou por diversas alterações. Do projeto original da linha só ficou mesmo o trecho central.
A linha partiria da Casa Verde em elevado, ao norte do rio Tietê e seguiria em elevado até a margem sul até a estação Emissário. Dali seguiria ainda em elevado até Barra Funda, em um ponto diferente do que está a Barra Funda atual, seria ao lado do Viaduto Pacaembu. Após Barra Funda, seguiria para o subterrâneo até estação Conselheiro Brotero.
Seguindo o eixo da Av. São João, alcançaria a estação Marechal Deodoro, em um ponto diferente da atual.
Após Marechal seguiria até o cruzamento com a Av. Duque de Caxias, onde seria a estação de mesmo nome.
Logo pós viria a estação República, exatamente onde está a atual, e seria a integração com o ramal Sudoeste.
Passaria pela estação Clóvis Bevilácqua, integrando-se com a linha Norte-Sul.
Seguiria sob a Av. Rangel Pestana até atingir a estação Dom Pedro II (em um ponto mais ao norte), onde se integraria com o ramal Anchieta e o ramal Vila Beritoga da linha Sudoeste-Sudeste.
Seguindo pela Av. Rangel Pestana atingiria a estação Brás-Roosevelt, logo abaixo da Gare Roosevelt e do Lgo. da Concórdia. Nessa estação se integraria com os trens de suburbio, num ponto muito mais próximo que atualmente.
Logo após, seguindo pela avenida Celso Garcia, chegaria à Rua Bresser, onde ficaria a estação de mesmo nome.
Seguindo pela mesma avenida ainda teria as estações Catumbi e Belenzinho, seguida de Tatuapé, já em superfície onde, logo depois a linha passaria ao elevado, para cruzar novamente o Rio Tietê e atingir a estação Vila Maria, em superfície.
Linha Paulista
A linha seria totalmente subterrânea, seguindo o eixo da Av. Paulista, quase como é hoje.
Partindo da estação Paraíso, onde se integraria com a linha Norte-Sul, seguiria à noroeste, até e praça Oswaldo Cruz, onde haveria uma estação de mesmo nome. Já abaixo da Av Paulista, seguiria até o cruzamento com a Av. Brigadeiro Luís Antônio, onde seria a estação Brigadeiro (mais perto da avenida que a atual). Depois seguiria até a estação Trianon (sem MASP) e a estação seguinte se chamaria Augusta (mais lógico que hoje ).
Seguiria paralela à linha Sudoeste até a estação Cínicas, onde essas linhas se integrariam.
A partir de Clínicas, seguiria sob a Av. Dr. Arnaldo, até a estação Araçá, um pouco longe do cemitério de mesmo nome. Após Araçá, seguiria por baixo da Av. Heitor Penteado até a estação Bandeiras (onde hoje é exatamente a estação Vila Madalena). No projeto original, a estação Vila Madalena seria a estação seguinte, mais a noroeste.
Linha Sudoeste-Sudeste
Seria a maior linha do Metrô, saindo do Jóquei Clube, na Marginal Pinheiros, e seguindo até a Via Anchieta, passando pelo centro. Teria ainda um ramal para Vila Bertioga.
A linha começaria em elevado, Próximo ao Jóquei Clube, onde seria a estação de mesmo nome, sobre o Rio Pinheiros, com acesso por ambos os lados do rio. Seguindo em elevado até a estação Pinheiros, abaixo do Largo da Batata (onde hoje está sendo construída a estação Faria Lima).
Depois seguiria para o subterraneo, abaixo da Av teodoro Sampaio, até o curzamento com a Av Pedroso de Moraes, onde haveria uma estação de mesmo nome. Ainda seguiria até a estação Francisco Leitão, próximo à Rua Henrique Schaumann. Ainda seguindo a Teodoro Sampaio, alcançaria a estação Cínicas, onde se integraria com a linha Paulista. Seguiria paralela à essa linha até a Rua da Consolação, seguindo por baixo dela té a estação Consolação, perto da rua Matias Aires, seguindo até a rua Maria Antônia, onde haveria uma estação de mesmo nome, próximo ao Mackenzie.
Logo após, seguiria pelo eixo da Av. Ipiranga, com estações na Praça da Reública (integração com a linha Nordeste-Noroeste), Rua Santa Efigênia, até atingir a Av Senador Queirós, onde se integraria com a linha Norte-Sul)
A partir daí, seguiria para sudeste, até a estação Mercado, perto do Mercado Municipal Depois do rio Tamanduateí). Seguindo por baixo da Av. Mercúrio, chegaria na estação Dom Pedro II, onde se integraria com a linha Nordeste-Noroeste novamente e de onde partiria o ramal de Vila Bertioga.
A linha rincipal seguiria ao sul, até a estação Paz, logo abaixo da Av Do Estado. Seguindo pela rua Luís Gama, chegaria até o Largo do Cambuci, onde seria a estação Cambuci.Seguiria então pela rua Independência, onde haveria estação de mesmo nome. Atravessando por baixo do Hospital Geral de São paulo, chegaria à Av. Dom Pedro I, com estação de mesmo nome, seguindo até a estação monumento, perto do Monumento do Ipiranga.
Continuaria seguindo ao sul até a estação Museu do Ipiranga, mas um pouco longe do museu, abaixo da rua Agostinho Gomes. Seguindo por baixo dessa rua, no cruzamento com a rua Gonçalves Ledo, seria a estação Padre Chico, e logo após essa, a estação Sacoman em elevado (exatamente onde está sendo construída a Sacomã da linha 2). Seguindo para o sul, a linha alcançaria a estação Via Anchieta (a duas quadras da Rodovia Anchieta) em superfície, perto da Rua Vergueiro.
O ramal de Vila Bertioga partiria da estação Dom Pedro II e seguiria em subterraneo até a estação Machado, abaixo da Av. Alcântara Machado (Radial Leste). Seguindo a leste, pela rua da Mooca, chegaria na estação Mooca, abaixo da linha férrea, mas distante da estação de mesmo nome da EFSJ. Seguindo pela rua da Mooca, chegaria à estação Paes de Barros, abaixo da avenida de mesmo nome, e em seguida viriam as estações Alto da Mooca e Vila Bertioga
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Outras alterações de projeto:
Resolvi abrir esse tópico para reunir informações sobre esses projetos, desde o primeiro, em 1968. Esse tópico será atualizado aos poucos
Projeto HMD - O primeiro
O primeiro projeto sério do Metro foi desenvolvido por um consórcio 3 empresas: Hotchief, Montreal e Deconsult duas alemãs (Hotchief e Deconsult) e uma nacional (Montreal)
O estudo fez um mapeamento compelto da Região Metropolitana de São Paulo: Topografia do terreno, lençóis freáticos, demanda, origem-destino, serviços, etc.
O resultado foi esse:
Para ler melhor, fiz esse esquema:
Nesse projeto quase TODO o Metrô seria subterrâneo, somente nas transposições de rios e outros que seria elevado.
Segue uma pequena descrição de como seriam as linhas desse projeto:
Linha Norte - Sul
A linha Norte-Sul (Jabaquara-Santana, hoje linha 1-Azul) manteve-se praticamente inalterada.
No projeto original existiria uma estação Senador Queiroz, entre Luz e São Bento, que faria a integração entre as linhas Norte-Sul e Sudeste-Sudoeste.
Num segundo momento do projeto a estação Senador Queiroz foi descartada, levando a integração para a estação Luz. Para compensar essa perda foi adicionada ao projeto a estação Politécnica (hoje Tiradentes).
A estação Vergueiro de chamaria Aclimação e a estação Sé seria Clóvis Bevilácqua)
O Ramal de Moema teve as plataformas em Paraíso construídas, mas foi descartado. Ele seria da seguinte forma:
Após Paraíso seguiria em subterrâneo paralela à Av. 23 de Maio, pelo lado leste, até o viaduto Tutóia, onde ficaria a estação Tutóia. Essa estação seria a passagem da linha para a superfície (quase como é Imigrantes hoje).
A partir de Tutóia, seguiria em elevado até a região onde hoje é o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha).
Daí em diante continuaria em elevado sobre a Av Ibirapuera, até a Av. Moema, onde ficaria a estação de mesmo nome. Curiosamente é exatamente onde será construída a estação Moema da linha 5.
Linha Noroeste-Nordeste
Já a linha Noroeste-Nordeste (Casa Verde-Vila Maria, hoje linha 3-Vermelha) passou por diversas alterações. Do projeto original da linha só ficou mesmo o trecho central.
A linha partiria da Casa Verde em elevado, ao norte do rio Tietê e seguiria em elevado até a margem sul até a estação Emissário. Dali seguiria ainda em elevado até Barra Funda, em um ponto diferente do que está a Barra Funda atual, seria ao lado do Viaduto Pacaembu. Após Barra Funda, seguiria para o subterrâneo até estação Conselheiro Brotero.
Seguindo o eixo da Av. São João, alcançaria a estação Marechal Deodoro, em um ponto diferente da atual.
Após Marechal seguiria até o cruzamento com a Av. Duque de Caxias, onde seria a estação de mesmo nome.
Logo pós viria a estação República, exatamente onde está a atual, e seria a integração com o ramal Sudoeste.
Passaria pela estação Clóvis Bevilácqua, integrando-se com a linha Norte-Sul.
Seguiria sob a Av. Rangel Pestana até atingir a estação Dom Pedro II (em um ponto mais ao norte), onde se integraria com o ramal Anchieta e o ramal Vila Beritoga da linha Sudoeste-Sudeste.
Seguindo pela Av. Rangel Pestana atingiria a estação Brás-Roosevelt, logo abaixo da Gare Roosevelt e do Lgo. da Concórdia. Nessa estação se integraria com os trens de suburbio, num ponto muito mais próximo que atualmente.
Logo após, seguindo pela avenida Celso Garcia, chegaria à Rua Bresser, onde ficaria a estação de mesmo nome.
Seguindo pela mesma avenida ainda teria as estações Catumbi e Belenzinho, seguida de Tatuapé, já em superfície onde, logo depois a linha passaria ao elevado, para cruzar novamente o Rio Tietê e atingir a estação Vila Maria, em superfície.
Linha Paulista
A linha seria totalmente subterrânea, seguindo o eixo da Av. Paulista, quase como é hoje.
Partindo da estação Paraíso, onde se integraria com a linha Norte-Sul, seguiria à noroeste, até e praça Oswaldo Cruz, onde haveria uma estação de mesmo nome. Já abaixo da Av Paulista, seguiria até o cruzamento com a Av. Brigadeiro Luís Antônio, onde seria a estação Brigadeiro (mais perto da avenida que a atual). Depois seguiria até a estação Trianon (sem MASP) e a estação seguinte se chamaria Augusta (mais lógico que hoje ).
Seguiria paralela à linha Sudoeste até a estação Cínicas, onde essas linhas se integrariam.
A partir de Clínicas, seguiria sob a Av. Dr. Arnaldo, até a estação Araçá, um pouco longe do cemitério de mesmo nome. Após Araçá, seguiria por baixo da Av. Heitor Penteado até a estação Bandeiras (onde hoje é exatamente a estação Vila Madalena). No projeto original, a estação Vila Madalena seria a estação seguinte, mais a noroeste.
Linha Sudoeste-Sudeste
Seria a maior linha do Metrô, saindo do Jóquei Clube, na Marginal Pinheiros, e seguindo até a Via Anchieta, passando pelo centro. Teria ainda um ramal para Vila Bertioga.
A linha começaria em elevado, Próximo ao Jóquei Clube, onde seria a estação de mesmo nome, sobre o Rio Pinheiros, com acesso por ambos os lados do rio. Seguindo em elevado até a estação Pinheiros, abaixo do Largo da Batata (onde hoje está sendo construída a estação Faria Lima).
Depois seguiria para o subterraneo, abaixo da Av teodoro Sampaio, até o curzamento com a Av Pedroso de Moraes, onde haveria uma estação de mesmo nome. Ainda seguiria até a estação Francisco Leitão, próximo à Rua Henrique Schaumann. Ainda seguindo a Teodoro Sampaio, alcançaria a estação Cínicas, onde se integraria com a linha Paulista. Seguiria paralela à essa linha até a Rua da Consolação, seguindo por baixo dela té a estação Consolação, perto da rua Matias Aires, seguindo até a rua Maria Antônia, onde haveria uma estação de mesmo nome, próximo ao Mackenzie.
Logo após, seguiria pelo eixo da Av. Ipiranga, com estações na Praça da Reública (integração com a linha Nordeste-Noroeste), Rua Santa Efigênia, até atingir a Av Senador Queirós, onde se integraria com a linha Norte-Sul)
A partir daí, seguiria para sudeste, até a estação Mercado, perto do Mercado Municipal Depois do rio Tamanduateí). Seguindo por baixo da Av. Mercúrio, chegaria na estação Dom Pedro II, onde se integraria com a linha Nordeste-Noroeste novamente e de onde partiria o ramal de Vila Bertioga.
A linha rincipal seguiria ao sul, até a estação Paz, logo abaixo da Av Do Estado. Seguindo pela rua Luís Gama, chegaria até o Largo do Cambuci, onde seria a estação Cambuci.Seguiria então pela rua Independência, onde haveria estação de mesmo nome. Atravessando por baixo do Hospital Geral de São paulo, chegaria à Av. Dom Pedro I, com estação de mesmo nome, seguindo até a estação monumento, perto do Monumento do Ipiranga.
Continuaria seguindo ao sul até a estação Museu do Ipiranga, mas um pouco longe do museu, abaixo da rua Agostinho Gomes. Seguindo por baixo dessa rua, no cruzamento com a rua Gonçalves Ledo, seria a estação Padre Chico, e logo após essa, a estação Sacoman em elevado (exatamente onde está sendo construída a Sacomã da linha 2). Seguindo para o sul, a linha alcançaria a estação Via Anchieta (a duas quadras da Rodovia Anchieta) em superfície, perto da Rua Vergueiro.
O ramal de Vila Bertioga partiria da estação Dom Pedro II e seguiria em subterraneo até a estação Machado, abaixo da Av. Alcântara Machado (Radial Leste). Seguindo a leste, pela rua da Mooca, chegaria na estação Mooca, abaixo da linha férrea, mas distante da estação de mesmo nome da EFSJ. Seguindo pela rua da Mooca, chegaria à estação Paes de Barros, abaixo da avenida de mesmo nome, e em seguida viriam as estações Alto da Mooca e Vila Bertioga
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Outras alterações de projeto: