E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Enviado: 31 Jan 2011, 14:33
O ramal da Penha foi construído em 1890 pela Inspetoria\ de Obras Publicas, saía do Porto de Maria Angu, que existia na Penha, e seguia até o encontro com a sua linha principal, em Vicente de Carvalho, nome de um antigo fazendeiro local, embora comumente confundido com o juiz e poeta paulista Vicente de Carvalho.
O porto de Maria Angu localizado na baía de Guanabara possuía uma ponte de madeira e recebia no início do século, principalmente na época da festa da Igreja da Penha, barcos de passageiros, inclusive da companhia Cantareira. Os passageiros transbordavam para o pequeno trem da Rio D'Ouro ou seguiam viagem em carro de boi até a Penha, meio de transporte corriqueiro nos subúrbios da cidade no início do século. Trajeto do ramal se desenvolvia ao longo da atual Avenida Vicente de Carvalho, Brás de Pina atravessando a E. F. do Norte, rumo a Maria Angu.
Por aviso de 13 de Outubro de 1909, o Ministério da Viação, concedia a Leopoldina Railway à permissão de ligar a sua Linha co Norte a este Ramal.
Mapas do Ramal.
Mapa recente com simulação.
Porto de Maria Angu
André Decourt http://www.fotolog.net/andredecourt
Leito na Av. Braz de Pina.
Já do outro lado da L. do Norte em direção a Maria Angu.
Terreno onde cortava a ferrovia.
Matadouro.
Ainda falta eu terminar alguns trechos, logo logo, postarei o que conseguir.
O porto de Maria Angu localizado na baía de Guanabara possuía uma ponte de madeira e recebia no início do século, principalmente na época da festa da Igreja da Penha, barcos de passageiros, inclusive da companhia Cantareira. Os passageiros transbordavam para o pequeno trem da Rio D'Ouro ou seguiam viagem em carro de boi até a Penha, meio de transporte corriqueiro nos subúrbios da cidade no início do século. Trajeto do ramal se desenvolvia ao longo da atual Avenida Vicente de Carvalho, Brás de Pina atravessando a E. F. do Norte, rumo a Maria Angu.
Por aviso de 13 de Outubro de 1909, o Ministério da Viação, concedia a Leopoldina Railway à permissão de ligar a sua Linha co Norte a este Ramal.
Mapas do Ramal.
Mapa recente com simulação.
Porto de Maria Angu
André Decourt http://www.fotolog.net/andredecourt
Leito na Av. Braz de Pina.
Já do outro lado da L. do Norte em direção a Maria Angu.
Terreno onde cortava a ferrovia.
Matadouro.
Ainda falta eu terminar alguns trechos, logo logo, postarei o que conseguir.