Página 1 de 3

Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 07 Jun 2008, 14:06
por Lipe Andreense
ImagemImagemImagem
Imagem
ImagemImagemImagem


Estação de integração entre as linhas 1 e 2.

Imagem

É uma estação subterrânea, com duas plataformas laterais (uma para a linha 2 e uma para a linha 1) e uma central (para ambas as linhas).
Na linha 1 as plataformas são sobrepostas. É meio confuso andar nela :lol:
A parte da linha 1 foi inaugurada em 1975, com a operação plena da linha. A parte da linha 2 foi inaugurada em 1991, com a abertura da linha. Permaneceu como estação terminal da linha 2 até o ano seguinte, quando se inauguraram as estações Ana Rosa e Clínicas.



1 - Plataforma destino Jabaquara
Imagem

2 -
Imagem

3 -
Imagem

4 -
Imagem

5 - Plataforma destino Vila Madalena
Imagem

6 -
Imagem

7 -
Imagem

8 - Destino Tucuruvi
Imagem

9 -
Imagem

10 -
Imagem

11 - Aqui seria o ramal Moema, reparem nas linhas da plataforma de embarque
Imagem

12 -
Imagem

13 - Plataforma destino Alto do Ipiranga
Imagem

14 -
Imagem

15 -
Imagem

16 -
Imagem

17 -
Imagem

18 -
Imagem

19 -
Imagem

20 -
Imagem

21 -
Imagem

22 - Mezanino
Imagem

23 - Bloqueios
Imagem

24 -
Imagem

25 -
Imagem

26 - Trem destino Vila Madalena
Imagem

27 -
Imagem

28 -
Imagem

29 -
Imagem



Fotos de cruisespeed

Complementando o ótimo trabalho do lipe, minhas fotos da estação Paraíso. A estação é bem confusa mesmo, na hora de sair me perdi até encontrar a saída certa :lol:

1.Praça
Imagem

2.Arredores, olhando sentido Jabaquara
Imagem

3.Olhando sentido Tucuruvi
Imagem

4.Catedral Ortodoxa
Imagem

5.Praça novamente
Imagem

6.Entrada praça
Imagem

7.
Imagem

8.Avenida 23 de maio, ao lado da estação sentido centro
Imagem

9."O paraíso/ fez em Portugal a febre de navegar/ fez o índio migrar do litoral para o poente/ fez o imigrante largar da Europa e do Oriente
Quimera a que não se pode renunciar/ o paraíso acaso será?"
Imagem

10.Mezanino visto da entrada da praça
Imagem

11.
Imagem

12.Corredor
Imagem

13.
Imagem

14.
Imagem

15.Entrada Viaduto Santa Generosa
Imagem

16.Paraíso
Imagem

17.Avenida 23 de maio, olhando sentido sul a partir do viaduto Santa Generosa. À esquerda fica a estação Paraíso, ao fundo o Obelisco do Ibirapuera.
Imagem

18.Saída Catedral Ortodoxa
Imagem

19.Visão parcial da plataforma sentido Tucuruvi a partir do Mezanino
Imagem

20.Outra, aqui é possível a plataforma sentido Tucuruvi com uma composição parada e abaixo a plataforma sentido Jabaquara
Imagem

21.Corredor da saída Catedral Ortodoxa
Imagem

22.
Imagem

23.Saída Catedral Ortodoxa
Imagem

24.
Imagem

25.Raios de Sol
Imagem

26.Corredor sentido contrário
Imagem

27.
Imagem

28.Plataformas sentido Tucuruvi e Jabaquara
Imagem

29.
Imagem

30.
Imagem

31.
Imagem

32.
Imagem

33.Bilheterias
Imagem

34.
Imagem

35.Outra saída próxima a Catedral Ortodoxa
Imagem

36.
Imagem

37.
Imagem

38.
Imagem

39.
Imagem

40.
Imagem

41.Corredor de acesso a partir dessa saída
Imagem

42.Mapa dos arredores
Imagem

43.Bloqueios
Imagem

44.Escadas
Imagem

45."Janela" de onde tirei a foto 19
Imagem

46.Plataforma sentido Tucuruvi a partir da plataforma sentido Jabaquara
Imagem

47.
Imagem

Enviado: 10 Jul 2008, 14:13
por Lipe Andreense
As placas de Paraíso estão sendo trocadas. Acho que era a única estação da linha 1 que ainda mantinha o padrão bicolor Norte-Sul nas placas

Esta fica na plataforma destino Tucuruvi
Imagem

Enviado: 11 Jul 2008, 22:37
por Cruisespeed
Depois de muito tempo, as placas foram colocadas. Não tem nem uma semana, a cor é diferente do novo azul, mais escuro, mais parecido com o azul das placas de metal, como Ana Rosa, Vila Mariana, etc.

Enviado: 16 Jul 2008, 02:18
por Lopes
E as placas da Linha 2 pelo menos nessa estação?
Pq tem várias estações nela no padrão antigo.
Pra mim acho que o Metrô deveria investir em comunicação visual.

Enviado: 16 Jul 2008, 02:21
por Lipe Andreense
Lopes escreveu:E as placas da Linha 2 pelo menos nessa estação?
Pq tem várias estações nela no padrão antigo.
repito o que já disse, as cores, mesmo num padrão antigo, não estão mentindo, estão ??? A linha não é verde ??? As placas não estão verdes ???
Pra mim acho que o Metrô deveria investir em comunicação visual.
Qual o problema tão horrivel assim da comunicação visual que demanda tanto investimento ?

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 26 Mai 2009, 20:12
por Rafael Lopes
Agora PSO Linha 2 teve sua comuinicação trocada. As placas, agora, estão num único tom de verde, igual à das estações inauguradas a partir de 1998.

E o ícone para informações, ao invés de "?", é um "i".

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 26 Mai 2009, 21:05
por Jorge Luis
LIPE: Belo trabalho e as fotos ficaram otimas, só faltou as fotos da plataforma desativada, (mais para registro) do ramal de Moema, o resto, são detalhes. :beer:

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 27 Mai 2009, 23:29
por Ravelli
Todo santo dia to ae...jesus num aguento mais essa estação, é nego perdido pra todo lado ahuuahhuahuauha

E alguem pode me explicar essa de ramal moema??

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 28 Mai 2009, 01:38
por Vidal
Peço agora a permissão do lipe_andreense, que foi quem obteve a imagem, digitalizou e desenvolveu uma versão de fácil visualização:

Imagem

Esse é o mapa feito pelo consórcio HMD do que seria a rede do Metrô de São Paulo de acordo com os planejamentos iniciais. A parte destacada em lilás é o tal Ramal Moema, uma secção da Linha 1 - Azul, que partiria da Estação Paraíso, tal como o ramal Oratório - Vila Prudente da Linha 2 - Verde, por exemplo.

Se funcionaria separadamente ou se partiriam composições com destinos alternados entre Jabaquara e Moema das estações seguintes à Paraíso até Santana, eu não saberia responder.

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 28 Mai 2009, 08:47
por Rafael Lopes
Vidal escreveu:Peço agora a permissão do lipe_andreense, que foi quem obteve a imagem, digitalizou e desenvolveu uma versão de fácil visualização:

Imagem

Esse é o mapa feito pelo consórcio HMD do que seria a rede do Metrô de São Paulo de acordo com os planejamentos iniciais. A parte destacada em lilás é o tal Ramal Moema, uma secção da Linha 1 - Azul, que partiria da Estação Paraíso, tal como o ramal Oratório - Vila Prudente da Linha 2 - Verde, por exemplo.

Se funcionaria separadamente ou se partiriam composições com destinos alternados entre Jabaquara e Moema das estações seguintes à Paraíso até Santana, eu não saberia responder.
Acho que seria alternado pois as vias do Ramal Moema partem das vias principais da Linha 1.

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 28 Mai 2009, 11:06
por Tiago Costa
Exatamente, existiriam dois loops: Jabaquara-Santana (o que foi feito) e Moema-Santana (ficou apenas nos planos). As estações do Ramal Moema teriam plataformas menores, onde os Budds operariam com menos de 6 carros (eles podem operar com 2, 4 ou 6 carros).

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 28 Mai 2009, 11:30
por HGP
Tiago Costa escreveu:Exatamente, existiriam dois loops: Jabaquara-Santana (o que foi feito) e Moema-Santana (ficou apenas nos planos). As estações do Ramal Moema teriam plataformas menores, onde os Budds operariam com menos de 6 carros (eles podem operar com 2, 4 ou 6 carros).

Fico imaginando um Buddzinho de 2 carros chegando na estação Moema, nos dias de hoje :rl: :rl: ... Eu acho que esse ramal sofreria um up-grade rapidamente para ser a linha 5 durante os anos 90...

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 03 Jun 2009, 08:24
por Vicente
Ravelli escreveu:Todo santo dia to ae...jesus num aguento mais essa estação, é nego perdido pra todo lado ahuuahhuahuauha

E alguem pode me explicar essa de ramal moema??
Vidal escreveu:Peço agora a permissão do lipe_andreense, que foi quem obteve a imagem, digitalizou e desenvolveu uma versão de fácil visualização:

Imagem

Esse é o mapa feito pelo consórcio HMD do que seria a rede do Metrô de São Paulo de acordo com os planejamentos iniciais. A parte destacada em lilás é o tal Ramal Moema, uma secção da Linha 1 - Azul, que partiria da Estação Paraíso, tal como o ramal Oratório - Vila Prudente da Linha 2 - Verde, por exemplo.

Se funcionaria separadamente ou se partiriam composições com destinos alternados entre Jabaquara e Moema das estações seguintes à Paraíso até Santana, eu não saberia responder.
Completanto o que o Vidal postou, Ravelli: o Ramal Moema sairia do mesmo nível da plataforma sentido Tucuruvi da estação Paraíso. Se você reparar no chão, vai ver que há uma marcação de "beirada de plataforma" (onde o piso muda de emborrachado pra granito) no meio da plataforma. Aquela parte emborrachada entre as pedras de granito são um tampão sobre o que seria a via do ramal Moema.
Além disso, perto da "cabeça" do trem, no sentido Tucuruvi há uma área murada que "come" parte da plataforma. Quando o trem sai da estação, se você olhar para a esquerda, verá uma área com trilhos, onde a via se junta logo à frente. Ali seria a "emenda" desse ramal com a L1.

E como o Tiago e o HGP falaram, a ideia original desse ramal era operar com trens menores (2 ou 4 carros). Também já ouvi falar que no começo, como não se sabia do comportamento da demanda, foi idealizado operar com menos carros nas composições no vale na L1. Por isso, todos os carros do metrô têm cabine pra operação e são engatados "de costas" um para o outro.

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 03 Jun 2009, 19:50
por Jorge Luis
Durante muito tempo aquela plataforma foi usada como estacionamento dos veiculos de manutenção da via permanente, e o acesso a esta via era feito pelo amv X07.

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 03 Jun 2009, 20:15
por Vicente
Isso, Jorge! Ainda é usada como estacionamento às vezes. Por esses dias, vi um Trackmobile lá... E sempre dá pra ver compressor de ar lá, também. okk

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 03 Jun 2009, 21:33
por Fabrício Moretti
^^

Haha, o Vicente trabalha na Brigadeiro, desce na São Joaquim, chega pela Luz, mas sempre vistoria o Ramal Moema! :lol:

Brincdeira Vicente!

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 03 Jun 2009, 21:41
por Vicente
Sem problemas, cara...
Você sabe, daqui de São Bernardo, mesmo sem trilhos aqui, dá pra escolher o corredor EMTU até Santo André (pra ir via L10) ou até o Jabaquara (pra ir via L1). ;)

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 03 Jun 2009, 21:46
por Fabrício Moretti
A é, verdade.

É que agora moro longe do corredor. Então pego o busão pra Saúde, ou São Caetano. Tinha esquecido da opção Jabaquara.

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 04 Jun 2009, 00:23
por Ravelli
Vicente A.O.Junior escreveu:
Ravelli escreveu:Todo santo dia to ae...jesus num aguento mais essa estação, é nego perdido pra todo lado ahuuahhuahuauha

E alguem pode me explicar essa de ramal moema??
Completanto o que o Vidal postou, Ravelli: o Ramal Moema sairia do mesmo nível da plataforma sentido Tucuruvi da estação Paraíso. Se você reparar no chão, vai ver que há uma marcação de "beirada de plataforma" (onde o piso muda de emborrachado pra granito) no meio da plataforma. Aquela parte emborrachada entre as pedras de granito são um tampão sobre o que seria a via do ramal Moema.
Além disso, perto da "cabeça" do trem, no sentido Tucuruvi há uma área murada que "come" parte da plataforma. Quando o trem sai da estação, se você olhar para a esquerda, verá uma área com trilhos, onde a via se junta logo à frente. Ali seria a "emenda" desse ramal com a L1.

E como o Tiago e o HGP falaram, a ideia original desse ramal era operar com trens menores (2 ou 4 carros). Também já ouvi falar que no começo, como não se sabia do comportamento da demanda, foi idealizado operar com menos carros nas composições no vale na L1. Por isso, todos os carros do metrô têm cabine pra operação e são engatados "de costas" um para o outro.
Po legal pacas descobrir essas coisas, to olhando pra estação Paraíso com outros olhos hahaha...quero tirar umas fotos do q restou desse não existente ramal Moema. O legal é que ele realmente foi levado a sério para fazerem essas coisas na estação né?? O que será q aconteceu para desistirem?
Abraço.

Re: Estação Paraíso - Linhas 1 e 2

Enviado: 04 Jun 2009, 08:58
por Vicente
Aí, Ravelli, realmente não sei se foi falta de verbas, ou mudança de decisão política.
Ah, e a título de informação/ curiosidade: a estação Pedro II também tem uma plataforma "fantasma" subterrânea e a República tinha uma (que está sendo refeita pra L4).