Relato pertencente ao encontro do TGVBR do dia 13 de fevereiro de 2011
Ao chegarmos ao bairro Alto da Serra, em Petrópolis (RJ), começamos a nossa busca por vestígios de algo que ainda pudesse existir da estação Alto da Serra, demolida para a construção de um BNH (um tipo de conjunto habitacional). Infelizmente, não encontramos nada, porém, numa praça em frente ao local da antiga estação, encontramos esse curioso monumento a cremalheira, formado por um conjuto de rodas dentadas e um pedaço de terceiro trilho:
1.
2.
3.
4.
5. Ao fundo, o BNH, onde se localizavam a estação e o pátio de Alto da Serra
6.
7.
8.
Em Vila Inhomirim, na Raiz da Serra de Petrópolis, existe um outro monumento a Cremalheira - um pouco antes da estação local - porém, ainda não possuo fotos dele. Em breve.
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Monumentos a Cremalheira
Moderador: Caco
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Monumentos a Cremalheira
É uma total sabotagem com a história da ferrovia brasileira,com o trabalho que foi de se construir o trecho de serra,e com o Barão/Visconde de Mauá!
Desativar a E.F.P.G.P,derrubar a estação do Alto e transformar a estação de Petrópolis em rodoviária é um total absurdo,repito,com a história ferroviária brasileira!
Até hoje,o comércio do centro exibe quadros com fotos do que foi a estação de Petrópolis,e que se constituía em mais uma atração turística do rico "acervo" turístico da Cidade Imperial!
Felizmente está certa a volta da E.F.Mauá,entre Guia de Pacobaíba e Fragoso,como diz o IPHAN,o trecho de serra também está incluído no programa de reativação,só que até o Alto da Serra!
Mas em que lugar do bairro será a estação?
Desativar a E.F.P.G.P,derrubar a estação do Alto e transformar a estação de Petrópolis em rodoviária é um total absurdo,repito,com a história ferroviária brasileira!
Até hoje,o comércio do centro exibe quadros com fotos do que foi a estação de Petrópolis,e que se constituía em mais uma atração turística do rico "acervo" turístico da Cidade Imperial!
Felizmente está certa a volta da E.F.Mauá,entre Guia de Pacobaíba e Fragoso,como diz o IPHAN,o trecho de serra também está incluído no programa de reativação,só que até o Alto da Serra!
Mas em que lugar do bairro será a estação?
Re: [E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Monumentos a Cremalheira
Para mim,o certo é indenizarem os moradores do BNH e devolverem à ferrovia o que sempre foi dela,e continuarem a linha até sua estação terminal original!
"Mas,Julio,tem muitos ônibus no centro!Não tem espaço para mais pontos reguladores!"
Dá-se um jeito,desaproprie um grande imóvel ou um terreno(se houver),e tranfira os pontos de ônibus para lá!Seria uma mudança trabalhosa,mas necessária,muito menos trabalhoso seria não acabarem com a ferrovia,lá e em todo trecho até Três Rios!Mas o que eu peço é que se execute um trabalho bem feito,correto e ético,de levarem a ferrovia até o lugar certo,o centro,e sua estação!
E estando no centro,à vista de todos,o turismo,a cultura e a história da ferrovia,e da cidade,estarão completos!
A estação de volta seria mais um item da "coleção" de patrimônios históricos petropolitanos,como o Palácio de Cristal,o Hotel Quitandinha,etc.
Vejam o exemplo de São João Del Rey(MG)que desativou a ferrovia regular,mas preservou a enorme estação e implantou um trem turístico!
Pensem nisso,e apoiem a ideia da estação de Petrópolis de volta!
"Mas,Julio,tem muitos ônibus no centro!Não tem espaço para mais pontos reguladores!"
Dá-se um jeito,desaproprie um grande imóvel ou um terreno(se houver),e tranfira os pontos de ônibus para lá!Seria uma mudança trabalhosa,mas necessária,muito menos trabalhoso seria não acabarem com a ferrovia,lá e em todo trecho até Três Rios!Mas o que eu peço é que se execute um trabalho bem feito,correto e ético,de levarem a ferrovia até o lugar certo,o centro,e sua estação!
E estando no centro,à vista de todos,o turismo,a cultura e a história da ferrovia,e da cidade,estarão completos!
A estação de volta seria mais um item da "coleção" de patrimônios históricos petropolitanos,como o Palácio de Cristal,o Hotel Quitandinha,etc.
Vejam o exemplo de São João Del Rey(MG)que desativou a ferrovia regular,mas preservou a enorme estação e implantou um trem turístico!
Pensem nisso,e apoiem a ideia da estação de Petrópolis de volta!
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes