[E.F. Leopoldina - Linha do Norte] Pontes da Serra
Enviado: 23 Fev 2011, 22:11
Relato pertencente ao encontro do TGVBR do dia 13 de fevereiro de 2011
A travessia do antigo leito da Linha Norte da Leopoldina, entre o Alto da Serra (Petrópolis -RJ) e Vila Inhomirim (Magé - RJ), além de proporcionar belíssimas paisagens, dignas de cartão postal, ainda guarda muitos resquícios da antiga ferrovia, presentes em aterros, contenções diversas, cortes na rocha, mas, principalmente, em suas pontes. Abaixo, a relação de todas que encontramos a partir do Alto da Serra:
A Ponte da Grota Funda é sem dúvidas a mais bela ponte ferroviária que eu já conheci. Construída no século XIX, possui 54 metros de extensão e uma altura de 24,5 metros e é toda feita de pedra. Destaque para os seus belos e imponentes arcos.
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A segunda ponte que encontramos é com certeza a mais nova de todas. Pelo seu desenho e por ser de concreto, chuto que ela deve ter sido construída entre os anos 40 e 50, provavelmente substituindo uma mais antiga, da época da inauguração da Ferrovia Príncipe do Grão-Pará
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A terceira ponte, para olhares mais desatentos, pode passar despercebida, já que a mata sobre e sob ela tomou conta de tudo. Ela também é feita de pedra, mas diferente da Ponte da Grota Funda, a mesma é sustentada por pilares que possuem bases bem grossas. Infelizmente, por causa da vegetação, não foi possível registrar esses pilares, mas eles impressionam pelo tamanho.
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A quarta ponte é bem menor que as demais, mas não deixa de ser uma bela construção. Eu a chamo de mini Grota Funda, por causa do pequeno arco.
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Antes de chegarmos ao local da estação Meio da Serra encontramos esse pontilhão:
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A quinta e última ponte, que está mais para um pontilhão, fica localizada bem próxima a estação Vila Inhomirim. Infelizmente, restam apenas as bases, já que essa estrutura de concreto é posterior a erradicação da linha.
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36.
É isso. Não deixem de fazer esse passeio algum dia, pois para nós, fãs ferroviários, vale muito a pena.
A travessia do antigo leito da Linha Norte da Leopoldina, entre o Alto da Serra (Petrópolis -RJ) e Vila Inhomirim (Magé - RJ), além de proporcionar belíssimas paisagens, dignas de cartão postal, ainda guarda muitos resquícios da antiga ferrovia, presentes em aterros, contenções diversas, cortes na rocha, mas, principalmente, em suas pontes. Abaixo, a relação de todas que encontramos a partir do Alto da Serra:
A Ponte da Grota Funda é sem dúvidas a mais bela ponte ferroviária que eu já conheci. Construída no século XIX, possui 54 metros de extensão e uma altura de 24,5 metros e é toda feita de pedra. Destaque para os seus belos e imponentes arcos.
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A segunda ponte que encontramos é com certeza a mais nova de todas. Pelo seu desenho e por ser de concreto, chuto que ela deve ter sido construída entre os anos 40 e 50, provavelmente substituindo uma mais antiga, da época da inauguração da Ferrovia Príncipe do Grão-Pará
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A terceira ponte, para olhares mais desatentos, pode passar despercebida, já que a mata sobre e sob ela tomou conta de tudo. Ela também é feita de pedra, mas diferente da Ponte da Grota Funda, a mesma é sustentada por pilares que possuem bases bem grossas. Infelizmente, por causa da vegetação, não foi possível registrar esses pilares, mas eles impressionam pelo tamanho.
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A quarta ponte é bem menor que as demais, mas não deixa de ser uma bela construção. Eu a chamo de mini Grota Funda, por causa do pequeno arco.
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Antes de chegarmos ao local da estação Meio da Serra encontramos esse pontilhão:
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A quinta e última ponte, que está mais para um pontilhão, fica localizada bem próxima a estação Vila Inhomirim. Infelizmente, restam apenas as bases, já que essa estrutura de concreto é posterior a erradicação da linha.
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É isso. Não deixem de fazer esse passeio algum dia, pois para nós, fãs ferroviários, vale muito a pena.