A Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petropolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida no Brasil.
Foi inaugurada em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 km. Mais tarde foi prolongada, chegando a 15,19 km. Foi construída pelo empreendedor brasileiro Irineu Evangelista de Sousa, o visconde de Mauá.
O trecho ferroviário seguia da Estação Guia de Pacobaíba (antiga Estação Mauá, a estação recebeu esse nome após ser arrendada pela Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará), no atual município de Magé, até Fragoso, localidade de Inhomirim, também conhecida como Raiz da Serra.
A extensão até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) se deu em 1856, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis, e Areal, somente 30 anos mais tarde. Em 1962 o tráfego entre Pacobaíba e Piabetá foi suprimido. Em 1964, foi a vez do trecho de Vila Inhomirim a Três Rios ser desativado. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (trens de subúrbio operados pela Supervia, em uma extensão de sua linha que termina em Saracuruna) entre Piabetá e Vila Inhomirim.
Mapa:
Esquema das Estações:
Guia de Pacobaiba - Inicio do Ramal
A Barones - Deixando Caiuba.
Estação Cassebú

Resquicio do Leito.
Encontro da linhas.
Estação Bongaba.

Trecho entre Cassebú e Bongaba.
Linhas Paralelas dos ramais.
Chegando a Calafate.
Estação Calafate - Resquicios
Foto do Leito.

Antigo Sinaleiro.
Chegando a Piabeta - veja a estação ao fundo.
Estação Piabetá.

Estação Piabeta - Resquicio do Leito.
Vide os dois lados da plataforma.
Direção Fragoso.
Veja o trem vindo.
Estação Fragoso.

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