Página 1 de 1

Estação Santa Cruz - Linha 1

Enviado: 07 Jun 2008, 14:19
por Lipe Andreense
ImagemImagem
Imagem


Estação da linha 1, na Zona Sul de São Paulo.

Imagem

É subterrânea, abaixo da Rua Domingos de Moraes. Faz parte do primeiro trecho inaugurado da linha 1, em 1974, ainda em fase experimental.
Possui duas plataformas laterais e um terminal de ônibus urbano.
Hoje é mais conhecida pelo Shopping Metrô Santa Cruz, que foi um dos primeiros "Shopping Metrô", uma experiência que deu muito certo no Tatuapé (o primeiro Shopping-Metrô, que hoje conta com dois shoppings, um de cada lado) e foi repetida em Itaquera.
(vou ficar devendo fotos do shopping)


1 - Plataforma vista do mezanino
Imagem

2 - Bloqueios
Imagem

3 - Mapa dos arredores
Imagem

4 - Plataforma destino Tucuruvi
Imagem

5 -
Imagem

6 -
Imagem

7 -
Imagem

8 - Com o trem na plataforma
Imagem

9 - Vindo do túnel
Imagem

10 -
Imagem

11 -
Imagem

12 -
Imagem

13 - Acesso ao mezanino
Imagem

14 -
Imagem

15 -
Imagem

16 - Plataforma destino Jabaquara
Imagem

17 -
Imagem

18 -
Imagem

19 -
Imagem

20 -
Imagem

21 - Área livre da estação
Imagem

22 -
Imagem

23 -
Imagem

Enviado: 19 Jun 2008, 14:18
por Caco
Passo quase todos os meses na Estação Santa Cruz para ir ao Fórum Regional do Jabaquara-Saúde-Vila Mariana. Só que ontem vi algo quer nunca havia reparado antes: quando você desce na estação vindo do Tururuvi, na saída de quem estava na parte da frente da composição, notei umas vigas de aço sustentando a lage sobre a plataforma, num trecho de uns 3 ou 4 metros, e parece ser algo não muito antigo. Alguém sabe se aconteceu alguma coisa lá?

Enviado: 19 Jun 2008, 14:41
por AGV
Caco, provavelmente algum reforço estrutural por conta da construção do Shopping Santa Cruz, acima da Estação.

Enviado: 19 Jun 2008, 15:57
por ArqPaulo
ja reparei essa vigas metalicas na estação paraiso tambem

a estação santa cruz e' muito cheia, espero uma bela reforma/ampliação nela quando integrar com a linha 5! pois hoje na area dos bloqueios e' um baita congestionamento de pessoas...

abçs

Enviado: 19 Jun 2008, 16:30
por L Fernandes
Minha segunda casa!
amanha eu prometo tirar fotos dela toda, dos Budd e talvez dos Alstom da linha 2!

Enviado: 19 Jun 2008, 18:03
por Lipe Andreense
A Estação Santa Cruz passou por uma ampliação do mezanino a um tempo atrás, pode ser isso

Enviado: 20 Jun 2008, 17:52
por Caco
Obrigado a todos pelos esclarecimentos. Essas vigas podem ser vistas nas fotos 12, 18, 19, 20 e 22.

Re: Estação Santa Cruz - Linha 1

Enviado: 27 Jul 2010, 11:51
por ExtremeX
Só uma dúvida,

Essa estação suportará toda a ZS quando se integrar com a Linha 5-lilás?

É uma estação com plataformas laterais e nos horários de pico os carros já chegam entupidos... Imagina descarregar Santo Amaro inteira lá...

Pensei que o mesmo pudesse valer pra São Joaquim com a linha 6-laranja, mas como antes a linha 6 se integrará com a 4 em Mackenzie acho que não teremos esse problema. Não na mesma proporção...

Re: Estação Santa Cruz - Linha 1

Enviado: 28 Jul 2010, 07:59
por Vicente
Pelo que sabemos do projeto, os acessos de Santa Cruz da linha 5 serão provavelmente ao lado da atual, na esquina da Pedro de Toledo, e será interligada com a atual. E a linha irá também até Chácara Klabin, o que vai distribuir o pessoal um pouco.
Para as plataformas, é questão de se estudar a demanda (os técnicos devem estar fazendo isso, se não o fizeram) e se for o caso, aplicar as portas de plataforma.

Re: Estação Santa Cruz - Linha 1

Enviado: 28 Jul 2010, 11:21
por Francis
^^ Extreme, isso não vai acontecer.
A maior concentração de oferta de empregos e serviços da região metropolitana está no eixo centro-sul da cidade, envolvendo bairros como Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim, Brooklin, Santo Amaro, Campo Belo, Moema e região da Avenida Paulista. Isso explica porque no caso da zona leste existe aquele sufoco, pois a maioria tem de sair de lá e cruzar a cidade com destino a zona sul e centro, e explica porque isso não acontece na linha 1.

Assim sendo, grande parte dos habitantes daquela região da zona sul tem como destino a própria zona sul, em eixos como o da Ibirapuera e Santo Amaro, nos bairros Brooklin, Campo Belo e Moema, portanto, achar que todo mundo vai embarcar no Capão e ir para Santa Cruz para tomar a linha 1 e ir para o centro é lenda. A demanda será distribuída entre as linhas 9 e 4.

Re: Estação Santa Cruz - Linha 1

Enviado: 28 Jul 2010, 12:35
por Vicente
^^
Pronto. Nosso técnico esclareceu o estudo de demanda.
:beer:

Re: Estação Santa Cruz - Linha 1

Enviado: 28 Jul 2010, 14:25
por ExtremeX
Muito obrigado pelo esclarecimento Vicente e Francis.

Temia que com as integrações, a linha 1 precisasse de uma linha expressa, como a linha 3 (se bem que lá, msm assim não atende a demanda). Mas convenhamos que o headway precisa diminuir pois já é uma batalha embarcar na Vila Mariana em direção ao centro nos horários de pico.

Se bem que uma linha 1 expressa, apenas entre as estações de integração seria um sonho, pois leva uma eternidade pra sair de Jabaquara em direção ao centro devido ao grande nº de paradas. Mas não consigo enxergar concepção desse projeto...

Re: Estação Santa Cruz - Linha 1

Enviado: 28 Jul 2010, 15:00
por Francis
^^ Não por isso ;) .

O headway vai diminuir com a operação em CBTC, que está em conclusão. No caso da linha 3, que tem o sistema expresso feito pela linha 11, o problema, como disse acima, está muito mais no tipo de viagem do que na demanda - a demanda da linha 1 e da linha 3 são praticamente a mesma. Porém, na linha 1, há renovação de fluxo, ou seja, existe embarque e também desembarque e nos dois sentidos; na linha 3 há somente embarque, ninguém desembarca e sempre num sentido só. Isso dá a sensação de que há demanda maior ;) . Para solucionar isso, a dinâmica urbana e sócio econômica da RMSP tem de mudar, com políticas de desenvolvimento de locais que hoje são bairros ou cidades dormitório, gerando empregos nesses locais e evitando deslocamentos diários enormes e custosos. A CPTM e o Metrô tentam fazer sua parte, urbanizando o entorno de novas estações e estimulando empreendimentos associados (como shoppings), porém o maior desafio nessa questão é do governo e prefeituras.

Re: Estação Santa Cruz - Linha 1

Enviado: 28 Jul 2010, 15:52
por Jorge Luis
ExtremeX escreveu:Se bem que uma linha 1 expressa, apenas entre as estações de integração seria um sonho
existe um projeto de uma linha de n18 que ligara Agua Espraiada ate a via Dutra e outro tambem cogitado que é São Judas/ Vila Maria, ou seja apenas projeto.

Re: Estação Santa Cruz - Linha 1

Enviado: 04 Ago 2010, 10:53
por ExtremeX
Francis escreveu:na linha 3 há somente embarque, ninguém desembarca e sempre num sentido só.

A mais pura verdade. Enqto em 1 sentido os carros estão todos entupidos, no outro você só encontra meia dúzia de gatos pingados.

Detalhe: Na verdade essa meia duzia de gatos pingados estão negativando pra conseguirem embarcar e seguir para o outro sentido...

Re: Estação Santa Cruz - Linha 1

Enviado: 26 Ago 2010, 23:52
por Vicente
260820101605.jpg
vista noturna da entrada de Santa Cruz.
EXIF-Data show/hide
Original image recording time:
2010:08:26 22:27:44
Image taken on:
26 Ago 2010, 22:27
Focus length:
5.4 mm
Shutter speed:
1/5.2356020942408 Sec
F-number:
f/2.8
ISO speed rating:
400
Whitebalance:
Auto
Flash:
Flash did not fire, compulsory flash mode
Camera-manufacturer:
Nokia
Camera-model:
N85
A entrada da estação e o Arquidiocesano, vistas do shopping. Foto tirada perto das 22:30 de hoje. Desculpem não reduzir, tô subindo direto do celular.

Re: Estação Santa Cruz - Linha 1

Enviado: 05 Nov 2011, 08:54
por Igor
Imagem
Imagem