Página 1 de 1

Estação Alto do Ipiranga - Linha 2

Enviado: 07 Jun 2008, 14:38
por Lipe Andreense
ImagemImagem
Imagem
Imagem


A mais nova estação do Metrô paulistano, foi inaugurada em 30/06/2007. É uma das estações mais fundas, com 3 níveis de escadas entre a entrada e a plataforma.

Tirei essas fotos na época que a estação estava em operação assistida, em julho de 2007. São fotos de celular, pois ainda não tinha câmera na época, por isso estão péssimas.

Quando alguém tirar fotos decentes eu substituo as minhas.


Imagem


1 - Cúpula da estação
Imagem


2 -
Imagem


3 - Por dentro da cúpula
Imagem


4 -
Imagem


5 -
Imagem


6 - Primeiro nível subsolo
Imagem


7 - Segundo nível subsolo
Imagem


8 -
Imagem


9 - Terceiro nível, mezanino sobre a plataforma
Imagem


10 - Painel que indica onde parará o próximo trem
Imagem


11 - Plataforma vista do Mezanino
Imagem


12 - Escadas de acesso à plataforma
Imagem


13 - Plataforma
Imagem


14 - Lado oposto
Imagem


15 - Neon
Imagem


16 -
Imagem

============================

will.dh escreveu:minhas fotos...
eu ahcei que tinham ficado melhores...mas quando passei pro pc vi que ficaram meia boca...algumas ficaram meio escuras tambem :(
ok...deem um desconto pra mim, essa é a primeira vez que faço isso :D

e lipe...suas fotos estão legais...gostei bastante das fotos 3 e 5
-----------------

Temos como destino a estação Alto do Ipiranga ...Boa Viagem a Todos !

1- Escada Rolante ...
Imagem

2- Povo saindo do trem e...
Imagem

3-...e subindo em direção a saída da estação
Imagem

4,5- Maquetes
Imagem

Imagem

6,7- Fora da estação...Sim, essa cúpula é mais do que linda :lol:
Imagem

Imagem

8- Painel... foi a única foto que eu gostei :D
Imagem

9- Bloqueios
Imagem

10,11- Mezanino
Imagem

Imagem


...Esperam que tenham gostado

amanhã talvez eu poste da Imigrantes...mas não tem tantas fotos :o

============================

Tiago Costa escreveu:Aí vão as minhas fotos de Alto do Ipiranga, belíssima estação!

1 -
Imagem

2 -
Imagem

3 -
Imagem

4 -
Imagem

5 -
Imagem

6 -
Imagem

7 -
Imagem

8 -
Imagem

9 - Seqüência de alinhamento do trem
Imagem

10 -
Imagem

11 -
Imagem

12 - Turma do Metrô - sempre presente nas inaugurações. Quando inauguraram a Linha 5, fizeram um gibi com eles contando várias informações sobre a linha
Imagem

13 - Praticamente todas as estações da Linha 4 terão esse formato de mezanino (metálico suspenso)
Imagem

14 - Ôpa, olha o lipe, eheheh
Imagem

15 - Trem saindo (ou chegando?)
Imagem

16 -
Imagem

17 - A impressão que dá é que o mezanino pode ser aumentado se a demanda da estação ultrapassar um certo patamar
Imagem

18 -
Imagem

19 - Segundo lance de escadas
Imagem

20 - Tem também o terceiro e o quarto :shock:
Imagem

21 -
Imagem

22 -
Imagem

23 - Belo painel no mezanino intermediário
Imagem

24 - Mezanino suspenso e trilhos
Imagem

25 -
Imagem

26 - Mezanino suspenso e trilhos
Imagem

27 - Agora com o trem
Imagem

28 -
Imagem

29 -
Imagem

30 -
Imagem

31 - Lindíssima maquete do Museu do Ipiranga! Fico emocionado com maquetes :P
Imagem

32 -
Imagem

33 -
Imagem

34 -
Imagem

35 -
Imagem

36 - Já quase chegando à superfície, já no próximo mezanino
Imagem

37 -
Imagem

38 - Cobertura da estação, a melhor estrutura metálica que já vi
Imagem

39 - Estava chovendo muito lá fora
Imagem

40 - Exposição do museu de zoologia
Imagem

41 - Observem o tamanho da entrada de luz para os mezaninos inferiores!
Imagem

42 -
Imagem

43 -
Imagem

44 - Olhando para a entrada da estação
Imagem

45 - A cobertura de vidro não encosta no chão, tem uma pequena abertura para entrar o ar
Imagem

46 - Provisoriamente a estação terminal! Que venham Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente!
Imagem

47 -
Imagem

48 - As cercas estilo "Jurassic Park" :lol:
Imagem

49 -
Imagem

50 - Bônus: panorâmica do painel do mezanino intermediário!
Imagem

============================

bs.eduardo escreveu:1 - Escadas.
Imagem

2 - Plataforma.
Imagem

3 - Plataforma e degradê.
Imagem

4 - Plataforma, degradê e bancos.
Imagem

5 - Vias.
Imagem

6 - Mezanino.
Imagem

7 - Plataforma.
Imagem

8 - Sinalização de embarque.
Imagem

9 - Escadas.
Imagem

10 - Sinalização.
Imagem

11 - Mais escadas.
Imagem

12 - Bloqueios.
Imagem

13 - SSO
Imagem

14 - Jardins.
Imagem

15 - Cúpula de vidro.
Imagem

16 - Escadas.
Imagem

17 - Cúpula de vidro.
Imagem

18 - Cúpula de vidro.
Imagem

19 - Arredores.
Imagem

20 - Placa de construção.
Imagem

21 - Linha de bloqueios.
Imagem

22 - Cúpula de vidro.
Imagem

23 - Escadas.
Imagem

24 - Escadas.
Imagem

25 - Escadas.
Imagem

26 - Escadas.
Imagem

27 - Cartaz de inauguração.
Imagem

28 - Detalhe da cúpula de vidro.
Imagem

29 - Caminho proibido.
Imagem

30 - Detalhe.
Imagem

31 - Plataforma.
Imagem

============================

Um vídeo

Enviado: 07 Jun 2008, 15:47
por R E N F E
Saiu do forno hoje cedo, uma gravação que fiz no dia da inauguração:

http://br.youtube.com/watch?v=57y9aQhIjrs

Espero que gostem :D


Abraços

Re: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2

Enviado: 22 Ago 2009, 00:14
por AGV
Realmente uma bela estação. tnk

Pude conhecer somente hoje, e realmente, é bem diferente das demais, muito bonita.

No túnel sentido Vila Prudente, é possível ver uma espécie de parede, alguns metros à frente, no túnel, aonde não há área de manobra após a estação, (o que costuma ser mais comum) por isto, o trem já chega na estação na via que irá partir rumo à Vila Madalena.

Re: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2

Enviado: 24 Ago 2009, 10:03
por ArqPaulo
belo projeto!!!

Re: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2

Enviado: 24 Ago 2009, 11:39
por Fabrício Moretti
AGV escreveu:Realmente uma bela estação. tnk

Pude conhecer somente hoje, e realmente, é bem diferente das demais, muito bonita.

No túnel sentido Vila Prudente, é possível ver uma espécie de parede, alguns metros à frente, no túnel, aonde não há área de manobra após a estação, (o que costuma ser mais comum) por isto, o trem já chega na estação na via que irá partir rumo à Vila Madalena.
Ué, mas já não tinham derrubado a parede?! E o trem chega na via correta, por que os intervalos não são tão pequenos. Por que se fosse necessário, poderia se usar as duas plataformas para operação.

Re: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2

Enviado: 24 Ago 2009, 19:29
por Eduardo GJF
Fabrício Moretti escreveu:Ué, mas já não tinham derrubado a parede?! E o trem chega na via correta, por que os intervalos não são tão pequenos. Por que se fosse necessário, poderia se usar as duas plataformas para operação.
A parede falsa aparece e desaparece toda hora, são tapumes que são colocados e retirados de acordo com a necessidade.

Algo que notei sobre a operação em AIP: num dia enquanto esperava o "B u r n s" em IMG, percebi que o trem sentido AIP fica parado na plataforma e só parte quando o trem que segue em sentido oposto aparece na outra plataforma, ou seja, passa um trem por vez no trecho IMG - AIP. Não lembro que dia da semana era, não sei se é assim sempre, mas enquanto eu estive lá, era assim que tava funcionando.
Já reparei em algo parecido acontecendo entre Vila Madalena e SUM, mas no caso o trem parou antes do último AMV para esperar a plataforma desocupar.

Re: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2

Enviado: 25 Ago 2009, 12:02
por Fabrício Moretti
^^

Acho que é isso mesmo, por que o X não é tão perto de AIP. Acredito que seja no meio do caminho.

Re: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2

Enviado: 25 Ago 2009, 21:23
por Lopes
o "X" que o trem manobra em AIP, é antes da última curva que desemboca em AIP.

é o mesmo utilizado quando AIP tava em construção, quando as Composições iam manobrar.

Re: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2

Enviado: 25 Ago 2009, 22:36
por AGV
Eduardo GJF escreveu:
Fabrício Moretti escreveu:Ué, mas já não tinham derrubado a parede?! E o trem chega na via correta, por que os intervalos não são tão pequenos. Por que se fosse necessário, poderia se usar as duas plataformas para operação.
A parede falsa aparece e desaparece toda hora, são tapumes que são colocados e retirados de acordo com a necessidade.

Algo que notei sobre a operação em AIP: num dia enquanto esperava o "B u r n s" em IMG, percebi que o trem sentido AIP fica parado na plataforma e só parte quando o trem que segue em sentido oposto aparece na outra plataforma, ou seja, passa um trem por vez no trecho IMG - AIP. Não lembro que dia da semana era, não sei se é assim sempre, mas enquanto eu estive lá, era assim que tava funcionando.
Já reparei em algo parecido acontecendo entre Vila Madalena e SUM, mas no caso o trem parou antes do último AMV para esperar a plataforma desocupar.
Provavelmente, para evitar poeira, dependendo da atividade executada em Sacomã! tnk

Re: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2

Enviado: 23 Out 2009, 16:07
por Eduardo GJF
Pra mostrar toda a beleza de AIP:


Re: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2

Enviado: 30 Jan 2010, 22:11
por Jorge Luis
Imagem

Re: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2

Enviado: 31 Jan 2010, 14:55
por Rafael Lopes
Jorge Luis escreveu:Imagem
O relógio marcava 3h30?? :WK:

Re: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2

Enviado: 31 Jan 2010, 17:28
por Jorge Luis
Rafael Lopes escreveu:O relógio marcava 3h30??
ou seja 15h30m essa escuridão não é da maquina estava escuro mesmo, não sei se é normal, mas me chamou a atenção visto que foi a segunda ves que passei por la e da outra ves não havia reparado :UH:

Re: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2

Enviado: 31 Jan 2010, 18:09
por Rafael Lopes
Estranho. Mas no nível da plataforma parece bem clarinha.

Re: Estação Alto do Ipiranga - Linha 2

Enviado: 06 Fev 2010, 00:37
por leandrolnh
Eu tô imaginando essas luzes verdes na parede piscando no ritmo de balada, putz putz... :ttn: :beer: mrgr