E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]
Enviado: 26 Mai 2011, 12:14
Saudações Ferroviaristas
E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]
RAMAL DE XERÉM: O ramal de Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém. Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969, quando correu o último trem de passageiros.
Croqui:
Brejo : Km 27.699 – 13 m – 15/01/1883
O engenheiro Paulo de Frontin tinha um grande amigo e colaborador, um outro engenheiro maranhense que muito trabalhou a serviço dessas obras de abastecimento de água para o Rio de Janeiro, que se chamava Teixeira Belfort Roxo (com "t" mesmo!), e um ano depois veio a falecer. O Brejo, uma pequena vila depois de se chamar de Ipueras, Calhamaço Brejo, passa a chamar-se Belford Roxo, em homenagem a esse ilustre engenheiro, Raimundo Teixeira Belfort Roxo.
Aurora: Km 28.632 – 19m – 22/9/1911
Leito da Ferrovia.
Ponte entre a Estação Aurora e Estação Babi
Babi: Km 34.440 – 3m - 22-9-1911
Cruzamento Rio D'Ouro x Japeri - São Bento
Quilômetro 37: Km 36.560 – 3m – 23/6/1947
Encontro entre o trecho Japeri -- São Bento e Xerem -- Caju E F Rio D'Ouro
Ponte do Iguaçu: Km 38.127 – 3m – 22/9/1911
[Provavel Local?]
Resquicios.
Ponte ao lado do Antigo Leito - a ponte original não existe mais.
Quilômetro 43: Km 42.800 – 7m – 22/9/1911
Trecho da antiga ferrovia perto da Antiga Estação Km 43 – altitude 07 metros.
Lamarão: Km 47.900 – 12m – 22/9/1911
Antiga Ponte entre a Estação de João Pinto e Lamarão.
João Pinto (Mantiquira): Km 52.668 – 19m – 22/9/1911
Estação Piedade
Xerém: Km 54.997 – 25m – 22/9/1911
Leito da Ferrovia.
Abraços a todos.
E. F. Rio de Ouro -- E. F. C.B. [Ramal de Xerém]
RAMAL DE XERÉM: O ramal de Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém. Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969, quando correu o último trem de passageiros.
Croqui:
Brejo : Km 27.699 – 13 m – 15/01/1883
O engenheiro Paulo de Frontin tinha um grande amigo e colaborador, um outro engenheiro maranhense que muito trabalhou a serviço dessas obras de abastecimento de água para o Rio de Janeiro, que se chamava Teixeira Belfort Roxo (com "t" mesmo!), e um ano depois veio a falecer. O Brejo, uma pequena vila depois de se chamar de Ipueras, Calhamaço Brejo, passa a chamar-se Belford Roxo, em homenagem a esse ilustre engenheiro, Raimundo Teixeira Belfort Roxo.
Aurora: Km 28.632 – 19m – 22/9/1911
Leito da Ferrovia.
Ponte entre a Estação Aurora e Estação Babi
Babi: Km 34.440 – 3m - 22-9-1911
Cruzamento Rio D'Ouro x Japeri - São Bento
Quilômetro 37: Km 36.560 – 3m – 23/6/1947
Encontro entre o trecho Japeri -- São Bento e Xerem -- Caju E F Rio D'Ouro
Ponte do Iguaçu: Km 38.127 – 3m – 22/9/1911
[Provavel Local?]
Resquicios.
Ponte ao lado do Antigo Leito - a ponte original não existe mais.
Quilômetro 43: Km 42.800 – 7m – 22/9/1911
Trecho da antiga ferrovia perto da Antiga Estação Km 43 – altitude 07 metros.
Lamarão: Km 47.900 – 12m – 22/9/1911
Antiga Ponte entre a Estação de João Pinto e Lamarão.
João Pinto (Mantiquira): Km 52.668 – 19m – 22/9/1911
Estação Piedade
Xerém: Km 54.997 – 25m – 22/9/1911
Leito da Ferrovia.
Abraços a todos.