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Estação Jardim São Paulo - Linha 1


Autor do tópico
Lipe Andreense
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Estação Jardim São Paulo - Linha 1

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 07 Jun 2008, 15:12

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Estação subterrânea com plataforma central. A primeira estação da Extensão Norte, entregue em 1998, depois de 20 anos de espera.

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01 - Sentido Jabaquara
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03 - Sentido tucuruvi
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08 - Plataforma vista do mezanino
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10 - Escadas para o Mezanino
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11 - Mezanino e bloqueios
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12 - Elevador para deficientes
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13 - Trem chegando sentido Tucuruvi
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Editado pela última vez por Lipe Andreense em 04 Jan 2010, 20:42, em um total de 4 vezes.
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Autor do tópico
Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 10 Jul 2008, 03:24

Fotos externas


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18 - Mapa de arredores
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19 - Mezanino, área livre da estação
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21 - Acesso pela Rua Parque Domingos Luís/SESC Santana (o SESC fica a uns 600m da estação)
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23 - Rochaverá de Jd. São Paulo :lol:
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24 - Praça acima da estação
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25 - Acesso pela praça
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Inconfidente
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Mensagem não lida por Inconfidente » 09 Out 2008, 19:42

O estilo é o mesmo de várias outras, gosto dessa uniformidade.


ArqPaulo
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Mensagem não lida por ArqPaulo » 11 Out 2008, 10:52

essa estação ganhou um premio de projeto de arquitetura.

mas me lembro que houve resistencia a essa estação, poderia ter se tornado uma especie de 3 poderes...


Jorge Luis
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estaçao jardim são paulo linha 1

Mensagem não lida por Jorge Luis » 14 Mar 2009, 21:01

ha resistencia havida na epoca e que o bairro tipicamente residencial, nao comportava estaçao de metro,fato verdadeiro pois a qualquer hora do dia ela esta completamente vazia como na foto havia uma alternativa viavel de se construir a estação no antigo local onde fora a estação pauliceia da cantareira,proximo da av nova cantareira, mas para isso presizavam construir a estação zuquim. ou construir a estação zuquim e nao a jardim sao paulo,hoje a estação jardim são paulo vazia estação santana sobrecarregada e infelismente não temos a estaçao zuquim


Haiser
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Re: estaçao jardim são paulo linha 1

Mensagem não lida por Haiser » 14 Mar 2009, 22:11

jorge luis martins escreveu:ha resistencia havida na epoca e que o bairro tipicamente residencial, nao comportava estaçao de metro,fato verdadeiro pois a qualquer hora do dia ela esta completamente vazia como na foto havia uma alternativa viavel de se construir a estação no antigo local onde fora a estação pauliceia da cantareira,proximo da av nova cantareira, mas para isso presizavam construir a estação zuquim. ou construir a estação zuquim e nao a jardim sao paulo,hoje a estação jardim são paulo vazia estação santana sobrecarregada e infelismente não temos a estaçao zuquim
Onde você tirou essas informações?

Jardim São Paulo no momento não tem uma demanda considerada baixa . O recorde de entrada passageiros é de 14.798 em Maio de 2002 ( 4 anos após a inauguração) Informações datavam movimento de 300 passageiros por dia no inicio do funcionamento . Apesar de ser a de menor movimento da Linha 1, o movimento é o dobro da entrada de passageiros na Estação Chacara Klabin ( não faz muito tempo em que ela foi inaugurada) ( 6 mil )


O motivo principal pela resistência ao bairro é a renda média da região que era muito alta. As pessoas não vinham com bons olhos a chegada do metrô , é uma região que era dotada de casarões ( Anos atrás havia um casarão abandonado que hoje deu lugar ao Centro Empresarial Jardim São Paulo ). Todos possuem independência para locomoção( automóveis, linhas ônibus que dá facil acesso à Santana) , e o movimento de sua avenida principal( Leôncio de Magalhães) é tranquila até hoje .

O que mais chama a atenção nessa história , não é a resistência à construção da estação , e sim do terminal de ônibus ( que não ocorreu), algo que eles conseguiram de fato. Hoje funciona apenas uma linha terminal de microônibus e o resto dos onibus circulam pela avenida Leôncio de Magalhães. A região preza muito pelo '' verde '' , tanto que onde seria o terminal de ônibus , hoje é uma praça de tamanho considerável.

A cada ano , o bairro se insere no contexto do Metrô , pessoas e mais pessoas estão trocando o seu veículo pelo trem.

E a estação Paulicéia, não ficava próxima à Nova Cantareira , e sim à Avenida Luis Dumont Villares , no local onde é conhecida como '' Morro da Paulicéia '' ( Estação Villa Pauliceia éra do Ramal de Guarulhos, o Ramal da Cantareira éra outra coisa , outro trecho). Ficava muito próxima da antiga estação Parada Inglesa( que também fica muito perto da Atual Parada Inglesa).


Francis
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Re: estaçao jardim são paulo linha 1

Mensagem não lida por Francis » 14 Mar 2009, 22:36

haiser escreveu:Onde você tirou essas informações?
Calma meninos, sem brigas... :lol:
haiser escreveu:...e sim do terminal de ônibus ( que não ocorreu), algo que eles conseguiram de fato. Hoje funciona apenas uma linha terminal de microônibus e o resto dos onibus circulam pela avenida Leôncio de Magalhães. A região preza muito pelo '' verde '' , tanto que onde seria o terminal de ônibus , hoje é uma praça de tamanho considerável.
Realmente, os dois tem razões em alguns argumentos. A primeira coisa que temos de analisar é que uma estação nunca é construída para o bairro, e sim para a região. Não se gastariam milhões para construir uma parada que atenda apenas sua vizinhança. Este é o erro de Jardim São Paulo (não do projeto, mas da falta do terminal). A estação acabou atendendo, a princípio, apenas aos usuários lindeiros, já que fica "encravada" dentro do bairro, fora do eixo das avenidas. Realmente, a estação é subutilizada em relação a Santana, por não ter terminal de ônibus, e por Santana ser, obviamente, uma região mais voltada ao comércio e serviços. Se o terminal urbano estivesse em conjunto com a estação, o movimento com certeza seria maior, e muitas das linhas de Santana fariam final em Jardim São Paulo.
Mas em nada tem a ver com o caso de Chácara Klabin. Sempre se soube que Chácara Klabin, se dependesse de sua vizinhança, nem deveria sair do papel, mas seu papel é integrar-se à linha 5, esta é sua principal função, já que o movimento aí pode ser redistribuído entre linha 2, 5 e indiretamente, a linha 1, pois a integração em Santa Cruz ainda é vista com muita ressalva, por ser uma estação já pequena em relação a demanda (aliás, até hoje não se tem muita erteza se a linha 5 parará mesmo em Santa Cruz, isto ainda podde mudar ;) ). Portanto, por menor que seja seu MDU, Chácara Klabin é essencial na rede.


Haiser
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Re: estaçao jardim são paulo linha 1

Mensagem não lida por Haiser » 14 Mar 2009, 22:47

Francis escreveu:
haiser escreveu:Onde você tirou essas informações?
Calma meninos, sem brigas... :lol:
haiser escreveu:...e sim do terminal de ônibus ( que não ocorreu), algo que eles conseguiram de fato. Hoje funciona apenas uma linha terminal de microônibus e o resto dos onibus circulam pela avenida Leôncio de Magalhães. A região preza muito pelo '' verde '' , tanto que onde seria o terminal de ônibus , hoje é uma praça de tamanho considerável.
Realmente, os dois tem razões em alguns argumentos. A primeira coisa que temos de analisar é que uma estação nunca é construída para o bairro, e sim para a região. Não se gastariam milhões para construir uma parada que atenda apenas sua vizinhança. Este é o erro de Jardim São Paulo (não do projeto, mas da falta do terminal). A estação acabou atendendo, a princípio, apenas aos usuários lindeiros, já que fica "encravada" dentro do bairro, fora do eixo das avenidas. Realmente, a estação é subutilizada em relação a Santana, por não ter terminal de ônibus, e por Santana ser, obviamente, uma região mais voltada ao comércio e serviços. Se o terminal urbano estivesse em conjunto com a estação, o movimento com certeza seria maior, e muitas das linhas de Santana fariam final em Jardim São Paulo.
Mas em nada tem a ver com o caso de Chácara Klabin. Sempre se soube que Chácara Klabin, se dependesse de sua vizinhança, nem deveria sair do papel, mas seu papel é integrar-se à linha 5, esta é sua principal função, já que o movimento aí pode ser redistribuído entre linha 2, 5 e indiretamente, a linha 1, pois a integração em Santa Cruz ainda é vista com muita ressalva, por ser uma estação já pequena em relação a demanda (aliás, até hoje não se tem muita erteza se a linha 5 parará mesmo em Santa Cruz, isto ainda podde mudar ;) ). Portanto, por menor que seja seu MDU, Chácara Klabin é essencial na rede.

Calma Francis ! haeuheaueaheuahaeuaeh, não queria briga não. Hoje em dia é complicado encontrar informações concretas e históricas da E.F.Cantareira , por isso eu fiz a pergunta ;)


A minha comparação comparação entre Chácara Klabin e Jardim São Paulo , foi pra exemplicar o quanto qualquer movimento é considerável, mesmo que seja extremamente pequena em relação às outras estações. Parada Inglesa tem o recorde de 19 mil entradas ( se não me engano ) e ninguém ousou falar até hoje ser uma estação morta.

Jardim São Paulo está se tornando importante para o sistema, ainda mais com a chegada deste Centro Empresarial Jardim São Paulo ( que quebrou a proibição de construção de prédios grandes na região). a área comercial da região está crescendo consideravelmente, e há muito tempo Jardim São Paulo é pólo de casas de Roupas de Alugueis para Casamento , Festas, coisas do tipo. Não estou sendo bairrista, só ir la pra conferir.


Francis
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Re: estaçao jardim são paulo linha 1

Mensagem não lida por Francis » 14 Mar 2009, 23:10

haiser escreveu:Parada Inglesa tem o recorde de 19 mil entradas ( se não me engano ) e ninguém ousou falar até hoje ser uma estação morta.


Ninguém ousou por que você não perguntou para mim... é morta sim :lol: Tanto que existiu um rodízio entre os funcionários de Parada Inglesa e TUC, quando os funcionários de TUC se cansavam, iam descansar um pouco em Parada Inglesa :lol:
haiser escreveu:Jardim São Paulo está se tornando importante para o sistema, ainda mais com a chegada deste Centro Empresarial Jardim São Paulo ( que quebrou a proibição de construção de prédios grandes na região). a área comercial da região está crescendo consideravelmente, e há muito tempo Jardim São Paulo é pólo de casas de Roupas de Alugueis para Casamento , Festas, coisas do tipo. Não estou sendo bairrista, só ir la pra conferir.
Não acho que ela não seja importante não, Haiser. Quando digo que ela é subutilizada, quero dizer que ela foi dimensionada para carregar ainda mais gente do que hoje, e isso não acontece porque não saiu o terminal; ela tem capacidade para mais que isso.
E eu conheço bem a região aí, inclusive já joguei futebol num campo aí prá cima da praça da estação antes mesmo de ela existir (em 1994) b )


Haiser
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Re: estaçao jardim são paulo linha 1

Mensagem não lida por Haiser » 14 Mar 2009, 23:20

Francis escreveu:
haiser escreveu:Parada Inglesa tem o recorde de 19 mil entradas ( se não me engano ) e ninguém ousou falar até hoje ser uma estação morta.


Ninguém ousou por que você não perguntou para mim... é morta sim :lol: Tanto que existiu um rodízio entre os funcionários de Parada Inglesa e TUC, quando os funcionários de TUC se cansavam, iam descansar um pouco em Parada Inglesa :lol:


:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

É verdade, o unico horario em que a plataforma de Parada Inglesa tá lotado em ambos sentidos é no Pico da Manhã . O engraçado é que a Plataforma 1 é a mais lotada, porque o pessoal faz negativa até TUC pra viajar sentado. E os funcionarios da estação sempre estão trocando mesmo. Vejo cara diferente todo mês. :lol: :lol:


Jorge Luis
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estaçaõ jardim são paulo linha 1

Mensagem não lida por Jorge Luis » 15 Mar 2009, 13:41

O haiser tem razão, sobre as informaçoes, fui funcionario do metro,li no metro news da epoca dos projetos, sou usuario desta estação e acho uma das mais bonitas da linha.


Haiser
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Re: Estação Jardim São Paulo - Linha 1

Mensagem não lida por Haiser » 09 Jun 2009, 10:27

terça-feira, 9 de junho de 2009

O Estado de S. Paulo – Sonia Racy

Justa, a homenagem

Tramita na Assembleia, em regime de urgência, projeto de lei mudando o nome da estação Jardim São Paulo para... Ayrton Senna.


Haiser
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Re: Estação Jardim São Paulo - Linha 1

Mensagem não lida por Haiser » 09 Jun 2009, 10:28

Olha, desde que a estação não se torne uma estação de nome composto , pra mim tanto faz. Só acho que tem mais sentido Jardim São Paulo por se situar no bairro. Mas também é interessante colocar Aryton Senna, uma vez que ele estudou no colégio do bairro ( Colégio Jardim São Paulo) e passou grande parte da infância lá ...............


Gustavodc
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Re: Estação Jardim São Paulo - Linha 1

Mensagem não lida por Gustavodc » 10 Jun 2009, 09:47

Como disse o Pedro no orkut: A estação vai ser chamar Ayrton Senna e a sigla será J-P-A.

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Vicente
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Re: Estação Jardim São Paulo - Linha 1

Mensagem não lida por Vicente » 10 Jun 2009, 09:55

É fato realmente que Senna passou parte da vida no bairro, então não é uma "mudança de time de futebol", faz sentido o bairro ter uma homenagem ao seu mais ilustre morador.

Mas, como a estação já existe e já existem homenagens ao Ayrton pela cidade, porque não fazer uma exposição decente e permanente na estação, com objetos, fotos,etc, sem alterar a nomenclatura e incuí-la no turismetrô? Acho que seria uma forma inteligente de se aumentar o movimento...


Jorge Luis
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Re: Estação Jardim São Paulo - Linha 1

Mensagem não lida por Jorge Luis » 10 Jun 2009, 19:04

Tambem concordo com o Vicente: Moro na Agua Fria e o Airton utilizava da av do mesmo nome para ir e vir la da serra da cantareira, imagine algum politico resolver mudar o nome da avenida para Avenida Airton Sena, so porque ele passava por ali, e tem mais imagine estar no metro e o operador anunciar, estação Dom EVARISTO ARNS, antiga estação SÉ, ao invés de se preocupar com nomes nossos politicos deveriam se preocuparem com os anuncios mirabolantes de novas linhas :(
O mesmo passageiro que entra no trem, é o mesmos que desçe nas proximas estaçoes


ArqPaulo
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Re: Estação Jardim São Paulo - Linha 1

Mensagem não lida por ArqPaulo » 10 Jun 2009, 19:46

Meu deus, já tem a rodovia Ayrton Senna, sou fã do Senna po, mas perá la....assim nao da, que exagero, ele era do bairro mas po, fez até um prédio na olavo egidio...mas meu deus, vai começar denovo essas mudanças de nome, primeiro pros times de futebol, agora pra famosos?

Vamos mudar o nome da Estação Santana, porque o Sergio Reis mora no bairro, será Sérgio Reis - Santana.
Estação Carandiru também pode mudar de nome, pra Carandiru-Pavilhão 9-racionais mc's por causa do clipe

la no metro de brasilia vai ter estação nelson piquet porque ele viveu la....

:ttn:

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Vicente
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Re: Estação Jardim São Paulo - Linha 1

Mensagem não lida por Vicente » 10 Jun 2009, 21:25

^^
Por isso que disse: quer homenagear o Ayrton (e é justo, independente de ser fã, o cara merece), façam um museu na estação, ponham fotos, levem até um carro,sei lá... e divulguem bem pra levar movimento à estação. Mas mudar o nome, pra quê? Gastar com placa?

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Fabrício Moretti
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Re: Estação Jardim São Paulo - Linha 1

Mensagem não lida por Fabrício Moretti » 10 Jun 2009, 23:24

^^

Até hoje nunca vi nada do Santos na Imigrantes. Isso é só para fazer média. Totalmente ridículo, e falta do que fazer.
Na foto: 3XX em Barra Funda. A 12 anos atrás.

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Pranda
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Re: Estação Jardim São Paulo - Linha 1

Mensagem não lida por Pranda » 11 Jun 2009, 02:41

^^

Isso é uma praga, não acaba nunca, pelo contrário cada vez se multiplica mais, em PG nnoo
O trem que chega É o mesmo da partida A plataforma dessa estação É a vida desse meu lugar

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