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Estação Jabaquara - Linha 1
Enviado: 07 Jun 2008, 15:13
por Lipe Andreense
Estação terminal da linha 1, na Zona Sul de São Paulo
A primeira estação do Metrô, inaugurada em 1974, com o trecho até Vila Mariana. Estação com plataformas laterais e mezanino de acesso.
Possui acesso ao terminal Rodoviário Jabaquara e ao Terminal Metropolitano Jabaquara, que faz parte do corredor São Mateus - Jabaquara.
1 - Plataforma destino Tucuruvi (único destino possível
)
2 -
3 - Saída para o Pátio Jabaquara
4 - Bloqueios. Aquele painel de embarque indica onde virá o próximo trem.
5 - Mezanino
6 -
7 -
8 -
9 -
10 -
Tiago Costa escreveu:11 - Plataforma movimentada!
12 - Visão geral de uma das plataformas
13 -
14 - Sala operacional aberta! Uma sala "secreta"
15 - Falta de padronização :x ! Placa da parede da estação em um tom só de azul (novo estilo) e a placa de indicação de destino com dois tons sem faixa branca separando-as (estilo mais antigo). Nota-se bem ao fundo um trem vindo do PAT (Pátio Jabaquara)
16 -
17 - Zoom nesse trem. Aliás, ele se aproximou e voltou ao PAT :shock: . Vai entender...
18 - Não sei para que serve esse equipamento
19 - Visão geral de uma das plataformas, olhando sentido Tucuruvi
20 - Trem saindo com destino a Tucuruvi
21 - Fotos do túnel sentido PAT (que fica na superfície)
22 -
23 -
24 - Mapa de embarque sentido Tucuruvi (o único sentido possível
)
25 - Sala operacional localizada no mezanino, com a porta aberta (vimos muitas dessas portas abertas nesse dia)
26 - Mezanino
27 - Linha de bloqueios
28 - Detalhe da obra de arte pintada nas placas das paredes
29 - O teto dessa estação é angulado e é mais baixo fora da área do mezanino
30 -
31 -
32 - Armário de primeiros socorros de madeira, será que ele existe desde a inauguração da estação?
33 -
34 - Os trens saem alternadamente da estação, o trem que está parado só sai quando outro trem chega, na mesma plataforma do trem que havia saído
35 - Mezanino
36 - Outra plataforma, olhando sentido PAT
37 - Agora olhando sentido Tucuruvi
38 - A primeira plataforma mostrada
39 -
40 -
41 - Túnel sentido PAT. Observe o espelho mostrando um pedaço da outra plataforma
42 -
43 - Plaquinha de informações de via
44 - Opa! Flagra do Alstom Milênio tentando ir para a Linha 2 (tentando porque ele teve que voltar)
45 - Placa com informações de via da plataforma onde estávamos
46 -
47 - Namorados (se despedindo, talvez?) bem mais comportados do que o casal da Estação Conceição
.
Re: Estação Jabaquara - Linha 1
Enviado: 18 Jun 2008, 20:42
por Francis
lipe_andreense escreveu:Estação Jabaquara
Estação terminal da linha 1, na Zona Sul de São Paulo
A primeira estação do Metrô, inaugurada em 1974, com o trecho até Vila Mariana. Estação com plataformas laterais e mezanino de acesso.
Possui acesso ao terminal Rodoviário Jabaquara e ao Terminal Metropolitano Jabaquara, que faz parte do corredor São Mateus - Jabaquara.
1 - Plataforma destino Tucuruvi (único destino possível
)
2 -
3 - Saída para o Pátio Jabaquara
4 - Bloqueios. Aquele painel de embarque indica inde virá o próximo trem.
5 - Mezanino
6 -
7 -
8 -
9 -
10 -
Tiago Costa escreveu:11 - Plataforma movimentada!
12 - Visão geral de uma das plataformas
13 -
14 - Sala operacional aberta! Uma sala "secreta"
15 - Falta de padronização :x ! Placa da parede da estação em um tom só de azul (novo estilo) e a placa de indicação de destino com dois tons sem faixa branca separando-as (estilo mais antigo). Nota-se bem ao fundo um trem vindo do PAT (Pátio Jabaquara)
16 -
17 - Zoom nesse trem. Aliás, ele se aproximou e voltou ao PAT :shock: . Vai entender...
18 - Não sei para que serve esse equipamento
19 - Visão geral de uma das plataformas, olhando sentido Tucuruvi
20 - Trem saindo com destino a Tucuruvi
21 - Fotos do túnel sentido PAT (que fica na superfície)
22 -
23 -
24 - Mapa de embarque sentido Tucuruvi (o único sentido possível
)
25 - Sala operacional localizada no mezanino, com a porta aberta (vimos muitas dessas portas abertas nesse dia)
26 - Mezanino
27 - Linha de bloqueios
28 - Detalhe da obra de arte pintada nas placas das paredes
29 - O teto dessa estação é angulado e é mais baixo fora da área do mezanino
30 -
31 -
32 - Armário de primeiros socorros de madeira, será que ele existe desde a inauguração da estação?
33 -
34 - Os trens saem alternadamente da estação, o trem que está parado só sai quando outro trem chega, na mesma plataforma do trem que havia saído
35 - Mezanino
36 - Outra plataforma, olhando sentido PAT
37 - Agora olhando sentido Tucuruvi
38 - A primeira plataforma mostrada
39 -
40 -
41 - Túnel sentido PAT. Observe o espelho mostrando um pedaço da outra plataforma
42 -
43 - Plaquinha de informações de via
44 - Opa! Flagra do Alstom Milênio tentando ir para a Linha 2 (tentando porque ele teve que voltar)
45 - Placa com informações de via da plataforma onde estávamos
46 -
47 - Namorados (se despedindo, talvez?) bem mais comportados do que o casal da Estação Conceição
.
Hehe.. meu habitat!! Se tivesse ido mais cedo, podia eu ter saído nas fotos!!! hehe. O equipamento da foto 18, que te causou estranheza provavelmente por causa da caixa amarela (provisória desde 1974) é o SPAP (Sistema de Proteção a Acidentes nas Plataformas), que nada mais é do que um dispositivo de desernegização da via em caso de emergências/acidentes. Ele existe em todas as plataformas do sistema (menos na linha 5), só que fica em "totens" com tampas transparentes, junto com um aparelho telefônico - esta caixa amarela "linda" só existe entre Jabaquara e Santana. A sala operacional "secreta" é a base de segurança do trecho, fica aberta por causa do calor, e lá dentro também tem um sala técnica, a sala de controle da ventilação, uma casa de máquinas de escada rolante e uma sala de serviço de apoio do tráfego, mas estas ficam bem fechadas. Abraço.
Enviado: 18 Jun 2008, 21:03
por Renanfsouza
Gostei bastante dos mozaicos nas paredes. Deram uma bela humanizada.
Belo trabalho.
Re: Estação Jabaquara - Linha 1
Enviado: 18 Jun 2008, 22:00
por Tiago Costa
Francis escreveu: Hehe.. meu habitat!! Se tivesse ido mais cedo, podia eu ter saído nas fotos!!! hehe. O equipamento da foto 18, que te causou estranheza provavelmente por causa da caixa amarela (provisória desde 1974) é o SPAP (Sistema de Proteção a Acidentes nas Plataformas), que nada mais é do que um dispositivo de desernegização da via em caso de emergências/acidentes. Ele existe em todas as plataformas do sistema (menos na linha 5), só que fica em "totens" com tampas transparentes, junto com um aparelho telefônico - esta caixa amarela "linda" só existe entre Jabaquara e Santana. A sala operacional "secreta" é a base de segurança do trecho, fica aberta por causa do calor, e lá dentro também tem um sala técnica, a sala de controle da ventilação, uma casa de máquinas de escada rolante e uma sala de serviço de apoio do tráfego, mas estas ficam bem fechadas. Abraço.
Que legal, Francis! Na verdade, eu conheço o SPAP, mas só sabia das versões modernas dele (nos tótens). Não sabia que nas estações mais antigas era essa caixa amarela que era o SPAP. Muito legal! Conte-nos mais curiosidades ali da Estação Jabaquara. Os trens que aparecem na TF (Zona de Transferência) (Zona de Transferência) de Jabaquara e que voltam para o PAT (Pátio Jabaquara) estão apenas manobrando para uma ir a outra parte do PAT, né? Pelo menos foi o que um amigo meu que trabalha lá disse. Mas é estranho, fica parecendo que o trem ia entrar em operação, mas não deu
.
Re: Estação Jabaquara - Linha 1
Enviado: 19 Jun 2008, 19:03
por Francis
Tiago Costa escreveu:Francis escreveu: Hehe.. meu habitat!! Se tivesse ido mais cedo, podia eu ter saído nas fotos!!! hehe. O equipamento da foto 18, que te causou estranheza provavelmente por causa da caixa amarela (provisória desde 1974) é o SPAP (Sistema de Proteção a Acidentes nas Plataformas), que nada mais é do que um dispositivo de desernegização da via em caso de emergências/acidentes. Ele existe em todas as plataformas do sistema (menos na linha 5), só que fica em "totens" com tampas transparentes, junto com um aparelho telefônico - esta caixa amarela "linda" só existe entre Jabaquara e Santana. A sala operacional "secreta" é a base de segurança do trecho, fica aberta por causa do calor, e lá dentro também tem um sala técnica, a sala de controle da ventilação, uma casa de máquinas de escada rolante e uma sala de serviço de apoio do tráfego, mas estas ficam bem fechadas. Abraço.
Que legal, Francis! Na verdade, eu conheço o SPAP, mas só sabia das versões modernas dele (nos tótens). Não sabia que nas estações mais antigas era essa caixa amarela que era o SPAP. Muito legal! Conte-nos mais curiosidades ali da Estação Jabaquara. Os trens que aparecem na TF (Zona de Transferência) (Zona de Transferência) de Jabaquara e que voltam para o PAT (Pátio Jabaquara) estão apenas manobrando para uma ir a outra parte do PAT, né? Pelo menos foi o que um amigo meu que trabalha lá disse. Mas é estranho, fica parecendo que o trem ia entrar em operação, mas não deu
.
Na verdade o SPAP é realmente do jeito que você conhece. Aquelas caixas amarelas não são o padrão oficial, são eternos quebra-galhos, tanto que elas são de madeira!! Começou como provisório e ficou até hoje. Não são manobras em si, realmente são testes diversos - pode ser no trem ou nas máquinas de chave; na TF (Zona de Transferência) de JAB fica o X-00 (a nomenclatura que nós usamos para os travessões é "x"), que é o primeiro da via comercial, e que também fica na zona de transferência entre o PAT e a via comercial (TF (Zona de Transferência)). O PAT tem o desenho de uma "gota", tem uma via de testes (se não me engano é a 51) que contorna todo o PAT, onde é possível até inverter o sentido do trem (na linha 5, por exemplo, isso é impossível)e a TF (Zona de Transferência) é a pontinha da gota, lá dentro do PAT existem inúmeras vias (lá dentro elas são chamadas de linhas) e travessões. Mas se fosse para entrar em operação, ele iria realmente ( e não teria um operador na cabine oposta) , não voltaria. Abraço, e se precisar, só aparecer lá em JAB e mandar me chamar.
Enviado: 21 Jun 2008, 21:48
por Landrail
Gostei da estação, estação terminal é isso mesmo,só achei estranho as manobras do pátio quase chegarem as plataformas!!! :)
Enviado: 21 Jun 2008, 23:55
por Tiago Costa
Que lega, Francis! Se você quiser me dizer por MP em qual horário você trabalha por lá, posso lhe fazer uma visita (adoraria ouvir histórias que você tem para contar
)! Ah, falando em X00, vi que a Linha 1 tem os conjuntos de AMVs numerados de X00 até X15, a Linha 3 tem os seus conjuntos de AMVs numerados de X17 até X33. Ok, até aí fica a dúvida do X16, mas pode ser que pularam justamente para separar melhor as duas linhas. Mas na Linha 2, a numeração começa no X56 e termina no X65 :shock:! Tudo bem que lá a cada extensão para o leste que a linha tiver, vão diminuir a numeração (o próximo conjunto de AMVs será numerado como X55), mas aí fica a dúvida: essa numeração na Linha 2 segue os planos originais da linha (Vila Madalena-Vila Prudente/Oratório)? Nos novos planos, como que fica essa questão?
Enviado: 22 Jun 2008, 19:33
por Francis
Tiago Costa escreveu:Que lega, Francis! Se você quiser me dizer por MP em qual horário você trabalha por lá, posso lhe fazer uma visita (adoraria ouvir histórias que você tem para contar
)! Ah, falando em X00, vi que a Linha 1 tem os conjuntos de AMVs numerados de X00 até X15, a Linha 3 tem os seus conjuntos de AMVs numerados de X17 até X33. Ok, até aí fica a dúvida do X16, mas pode ser que pularam justamente para separar melhor as duas linhas. Mas na Linha 2, a numeração começa no X56 e termina no X65 :shock:! Tudo bem que lá a cada extensão para o leste que a linha tiver, vão diminuir a numeração (o próximo conjunto de AMVs será numerado como X55), mas aí fica a dúvida: essa numeração na Linha 2 segue os planos originais da linha (Vila Madalena-Vila Prudente/Oratório)? Nos novos planos, como que fica essa questão?
É, isso são coisas que nem a gente sabe direito, são tantos projetos que são aprovados e depois mudam... Na linha 1, o X15 fica em TUC, onde há um estacionamento; pode ser que este teórico X16 seria (ou será) algum AMV do estacinamento ainda não colocado. Quanto as outras linhas, nem eu entendo direito a nomenclatura utilizada. Exemplo: a linha 3 (que deveria ser 2) veio primeiro que a 2 (que deveria ser 3), portanto seus AMV seguem a ordem ditada pela linha 1. Só que a linha 2 e a 5 seguem ordens de numeração muito "estranhas", por exemplo: como você disse, na linha 2, a numeração vai de 65 a 55, e na linha 5 (que veio depois), a numeração é de 40 (Capão Redondo) a 46 (Largo Treze), ou seja, seguindo esta ordem, a linha 2 só poderia ter mais 4 "X" e a Lilás também. Creio que haverão mudanças. Creio (não estou certo pois a linha passou para a CPTM) que os AMV 34 a 39 devem ser os do Expresso Leste, no trecho entre ART e Guaianazes, já que originalmente este trecho seria a continuação da linha 3 para o leste. Na linha 2, até hoje não se sabe para onde ela vai. Originalmente, seria Oratório, depois São Caetano, depois Tatuapé (me agradam mais estes dois últimos). O que eu sei é que ela terá um pátio em Tamanduateí e está em obras até Vila Prudente, depois disso, só Deus sabe... Abraço.
Enviado: 30 Jun 2008, 10:22
por Speedy256k
Francis, você trabalha no Jabaquara ?
Enviado: 04 Jul 2008, 18:26
por Francis
Speedy128k escreveu:Francis, você trabalha no Jabaquara ?
Sim.
Enviado: 17 Jul 2008, 15:05
por Speedy256k
Francis escreveu:Speedy128k escreveu:Francis, você trabalha no Jabaquara ?
Sim.
Que legal, uso a estação sempre !
onde você fica, qualquer dia eu posso passar para dar um Oi!
Re: Estação Jabaquara - Linha 1
Enviado: 10 Ago 2009, 15:47
por Diego César
Jabaquara também já está em obras para a instalação dos elevadores nas suas plataformas.
Re: Estação Jabaquara - Linha 1
Enviado: 10 Ago 2009, 17:13
por Gustavodc
Gostaria de contribuir com essa imagem que fiz uma vez numa visita monitorada (JAB - TUC - JAB)
Esse trem ainda chegou MUITOOOOOOOOOOOOO perto do nosso, claro, em manual, muito interessante.