Nome: Acari/Fazenda Botafogo
Inauguração: 1998
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Metrô Rio (1998-Atualmente)
Linha: 2
Plataformas: 1
Serviços da Operadora: Sonorização, Seguranças.
Acessos:
. Acesso Fáb. de Esperança: Segunda a Sábado: 5h à meia-noite; Domingos e Feriados: 7h às 23h
. Acesso Rua Ender: Segunda a Sábado: 5h à meia-noite; Domingos e Feriados: 7h às 23h
A Estação Acari/Fazenda Botafogo é integrante da Linha 2 do Metrô Rio e é possui uma plataforma, que serve para embarque e desembarque em ambos os sentidos: Botafogo e Pavuna.
A Linha 2 passou a atender a Zona Sul em 21/12/2009, com a inauguração da Linha 1A. Até aquela data, a Linha 2 possuia apenas o trajeto Estácio x Pavuna.
A estação foi aberta em 1998, na gestão de Marcello Alencar como governador do estado do Rio de Janeiro.
Foto 1: Composições em ambos os sentidos. À direita, sentido Pavuna
Foto 2: Composição sentido Botafogo
Foto 3: Nota-se uma segunda via ao fundo. Esta via serviria como ligação a um pátio, contudo a obra não foi concluida
Mapa 1: Em verde escuro, o traçado do trecho da Linha 2, em verde claro o trecho de via que faltou ser construido: seria a via de acesso a um pátio. Foi construído um elevado sobre o Rio Acari para a passagem das vias, não se sabe quando esse elevado foi construído.
Em vermelho a área que seria o Pátio Acari/Fazenda Botafogo. Como pode ser visto, no local foi construido um conjunto habitacional:
Foto 4:
Foto 5:
Foto 6: Sentido Pavuna
Foto 7:
Foto 8: Geral
Foto 9:
Foto 10:
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14: Alstom "Linha 2" rumo à estação Estácio (foto tirada em 2008, antes da inauguração da Linha 1A)
Foto 15:
Foto 16: Composição sentido Pavuna
Créditos
Texto: Renan Souza, David Rodrigues e Guilherme Pinho
Fotos: 1-16 por Renan Souza
Mapa: David Rodrigues
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[Linha 2] Estação Acari/Fazenda Botafogo
Moderador: Guilherme Pinho
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Autor do tópico - COORDENADOR
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[Linha 2] Estação Acari/Fazenda Botafogo
Editado pela última vez por Renanfsouza em 06 Fev 2009, 14:50, em um total de 1 vez.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
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Re: [Linha 2] Estação Acari/Fazenda Botafogo
A construção do conjunto habitacional aí foi uma sacanagem política.
Mas, olhando as fotos de satélite, dá para ver que não tem casas construídas na boca do viaduto (embora este sirva de habitação de forma irregular). Será que não daria para fazer um pátio atrás do conjunto, colocando um S à direita no final do viaduto? Eu tenho a impressão que o CM vai ficar pequeno quando chegarem os trens chineses.
Em tempo, a estação tem dois acessos: Fábrica de Esperança e Rua Ender.
[]s
Mas, olhando as fotos de satélite, dá para ver que não tem casas construídas na boca do viaduto (embora este sirva de habitação de forma irregular). Será que não daria para fazer um pátio atrás do conjunto, colocando um S à direita no final do viaduto? Eu tenho a impressão que o CM vai ficar pequeno quando chegarem os trens chineses.
Em tempo, a estação tem dois acessos: Fábrica de Esperança e Rua Ender.
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- MODERADOR RJ
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Re: [Linha 2] Estação Acari/Fazenda Botafogo
Nigtho, o projeto desse pátio em Fazenda Botafogo foi totalmente descartado, pois não aparece nos planos do pacote de investimentos da concessionário, aliás, no trecho a única realização da concessionária (e deve ser a última) foi a transformação de um desvio em uma alça entre as estações Coelho Neto de Colégio, na via sentido Pavuna, via está que não chegou ne ma ser testada, deve ser utilizada como via de apoio.
E a área do projeto original deste pátio seria a área TOTAL do atual conjunto habitacional, e sem falar que atualmente o que indica que ele nunca será feito, é porque também uma das pistas da avenida Pastor Martin Luther King Jr seria inutilizada naquele trecho, não havendo espaço para construção de um viaduto para transpor o leito da via de acesso.
E quanto ao espaço para os 19 Trens novos, posso dizer que o que espaço é o que não vai faltar para os carros novos, pois a concessionária utilizou parte do leito da SuperVia entre Cidade Nova e Central para construção de um novo pátio ao lado das vias de serviço da Linha 1A, inclusive o acesso foi finalizado que se dará através de um X no sentido Pavuna, mas creio que no primeiro momento as atuais vias do CM serão utilizadas prioritariamente pelos Trens novos, e depois eles devem se "misturar" com a frota, e as vias novas do novo pátio passarão a ser de uso comum.
Sem falar no pátio de Maria da Graça (MGR).
E a área do projeto original deste pátio seria a área TOTAL do atual conjunto habitacional, e sem falar que atualmente o que indica que ele nunca será feito, é porque também uma das pistas da avenida Pastor Martin Luther King Jr seria inutilizada naquele trecho, não havendo espaço para construção de um viaduto para transpor o leito da via de acesso.
E quanto ao espaço para os 19 Trens novos, posso dizer que o que espaço é o que não vai faltar para os carros novos, pois a concessionária utilizou parte do leito da SuperVia entre Cidade Nova e Central para construção de um novo pátio ao lado das vias de serviço da Linha 1A, inclusive o acesso foi finalizado que se dará através de um X no sentido Pavuna, mas creio que no primeiro momento as atuais vias do CM serão utilizadas prioritariamente pelos Trens novos, e depois eles devem se "misturar" com a frota, e as vias novas do novo pátio passarão a ser de uso comum.
Sem falar no pátio de Maria da Graça (MGR).
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