Bondes de Santa Teresa voltam a circular no início de 2014
Enviado: 24 Fev 2012, 15:02
Bondes de Santa Teresa voltam a circular no início de 2014
Hoje às 11h39 - Atualizada hoje às 14h06
Jornal do Brasil - Carlos Caroni
O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta sexta-feira, detalhes da reestruturação do sistema de bondes de Santa Teresa, parado desde agosto do ano passado, quando um acidente com uma das composições deixou 6 mortos e mais de 50 feridos. Serão investidos cerca de R$110 milhões e a expectativa é de que o primeiro bonde volte a circular no início de 2014.
A frota, que operava com 4 bondes, será ampliada para 14. Os novos trens terão freios elétricos, pneumático e magnético, sistema de cobrança eletrônico, e serão monitorados por câmera e por GPS. A capacidade será de 24 passageiros sentados. Para evitar que pessoas viagem penduradas ou em pé, a parte inferior lateral será fechada com policarbonato translúcido, e será instalados um sistema de estribo retrátil.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Régis Fichtner, a diminuição do número de passageiros transportados será compensada pelo aumento da regularidade com que os trens circularão. "É preciso ter em mente que os bondes não são um meio de transporte de massa. As nossas prioridades são a segurança e a qualidade do serviço prestado. Mas isso não causará nenhum transtorno para os que vivem no bairro, nem para os visitantes", garante.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Régis Fichtner, a diminuição do número de passageiros transportados será compensada pelo aumento da regularidade com que os trens circularão Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Régis Fichtner, a diminuição do número de passageiros transportados será compensada pelo aumento da regularidade com que os trens circularão
A reforma também contemplará os 17,5 km do sistema de trilhos, que será totalmente substituído por trilhos biladeados (mais apropriados para a circulação dos bondes). Além disso, estão previstas a recuperação da rede aérea, a instalação de novos postes, e a reativação do traçado original, que permitirá aos passageiros fazer integração com o trenzinho do Corcovado. As obras afetarão toda a infraestrutura do bairro.
"Esta é uma grande oportunidade para a população de Santa Teresa. Como precisaremos realizar intervenções no terreno, iniciamos conversas com a Prefeitura, a CEG e a Cedae para revitalizar também o sistema de saneamento básico e de gás", diz Fichtner.
Ele afirma ainda que não haverá trens especiais para turistas e que a identidade visual dos bondes, uma das grandes preocupações dos moradores, será preservada. Até o momento não há previsão sobre um possível aumento no preço da passagem.
Modelo do novo bonde, que entrará em circulação em 2014Modelo do novo bonde, que entrará em circulação em 2014.
Modelo do novo bonde, que entrará em circulação em 2014
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/ ... o-de-2014/
______________________________________________________________________________
Será que, no carnaval, dava para deixar os estribos arriados para os fantasiados? kkkkk
Hoje às 11h39 - Atualizada hoje às 14h06
Jornal do Brasil - Carlos Caroni
O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta sexta-feira, detalhes da reestruturação do sistema de bondes de Santa Teresa, parado desde agosto do ano passado, quando um acidente com uma das composições deixou 6 mortos e mais de 50 feridos. Serão investidos cerca de R$110 milhões e a expectativa é de que o primeiro bonde volte a circular no início de 2014.
A frota, que operava com 4 bondes, será ampliada para 14. Os novos trens terão freios elétricos, pneumático e magnético, sistema de cobrança eletrônico, e serão monitorados por câmera e por GPS. A capacidade será de 24 passageiros sentados. Para evitar que pessoas viagem penduradas ou em pé, a parte inferior lateral será fechada com policarbonato translúcido, e será instalados um sistema de estribo retrátil.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Régis Fichtner, a diminuição do número de passageiros transportados será compensada pelo aumento da regularidade com que os trens circularão. "É preciso ter em mente que os bondes não são um meio de transporte de massa. As nossas prioridades são a segurança e a qualidade do serviço prestado. Mas isso não causará nenhum transtorno para os que vivem no bairro, nem para os visitantes", garante.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Régis Fichtner, a diminuição do número de passageiros transportados será compensada pelo aumento da regularidade com que os trens circularão Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Régis Fichtner, a diminuição do número de passageiros transportados será compensada pelo aumento da regularidade com que os trens circularão
A reforma também contemplará os 17,5 km do sistema de trilhos, que será totalmente substituído por trilhos biladeados (mais apropriados para a circulação dos bondes). Além disso, estão previstas a recuperação da rede aérea, a instalação de novos postes, e a reativação do traçado original, que permitirá aos passageiros fazer integração com o trenzinho do Corcovado. As obras afetarão toda a infraestrutura do bairro.
"Esta é uma grande oportunidade para a população de Santa Teresa. Como precisaremos realizar intervenções no terreno, iniciamos conversas com a Prefeitura, a CEG e a Cedae para revitalizar também o sistema de saneamento básico e de gás", diz Fichtner.
Ele afirma ainda que não haverá trens especiais para turistas e que a identidade visual dos bondes, uma das grandes preocupações dos moradores, será preservada. Até o momento não há previsão sobre um possível aumento no preço da passagem.
Modelo do novo bonde, que entrará em circulação em 2014Modelo do novo bonde, que entrará em circulação em 2014.
Modelo do novo bonde, que entrará em circulação em 2014
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2012/ ... o-de-2014/
______________________________________________________________________________
Será que, no carnaval, dava para deixar os estribos arriados para os fantasiados? kkkkk