BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Trem Articulado (VLT)

Moderador: Guilherme Pinho


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Trem Articulado (VLT)

Mensagem não lida por Vinicius » 28 Jun 2008, 12:35

Como uma visita ao Centro de Manutenção do Metrô Rio é muito difícil de ser feita e os VLTs não rodam mais na Linha 2, eu resolvi montar esse thread com fotos não próprias. Eu espero que no futuro um de nós possa pessoalmente tirar fotos deles para o TGVBR.

INFORMAÇÕES GERAIS

Trem articulado

O trem articulado, cujo projeto foi desenvolvido pelo METRÔ do Rio de Janeiro, é um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). É formado por carros articulados, em duas seções, para operação múltipla, em combinação de dois ou quatro carros, motorizados a 750 V, através de 3° trilho.

Suas características fazem com que ele seja um veículo extremamente versátil, podendo ser operado tanto em malha urbana quanto em via exclusiva, possibilitando a utilização de sistemas operacionais sofisticados.

Cada carro pode transportar até 317 passageiros, sendo 58 sentados. Em composições de dois carros a capacidade do trem articulado atinge aproximadamente 500 passageiros.

Imagem

FOTOS

Exterior

1.

Imagem

2.

Imagem

3.

Imagem

4.

Imagem

5.

Imagem

Interior

6.

Imagem


7.

Imagem

Após a concessão do sistema metroviário, todos os VLTs passaram por uma ampla reforma, que os dotou de ar-condicionado e alimentação por terceiro trilho. Infelizmente, por motivos desconhecidos, os VLTs deixaram de circular. Eu não sei quando isso se deu, mas eu me lembro de ver um deles passeando pela Linha 2 em 2004, fora que no ano passado, alguns ficaram estacionados por um tempo no rabicho da estação Saens Peña, na Linha 1.

O Metrô Rio conta com uma frota de 15 VLTs (30 carros), todos em excelente estado de conservação, com exceção de um, que após um acidente na década passada, foi abandonado num terreno do Governo do Estado. Esse VLT, que parece ter sido canibalizado e não possui mais uma das cabinas de condução, foi fotografado em maio pelo forista do TGVBR [D.S.R] David SR:

Imagem

Imagem

Fontes:

CENTRAL.
O extinto site da RioTrilhos.
TGVBR.
Trens e Cia's FotoPage.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2867
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 28 Jun 2008, 15:39

Os VLTs tem um plano de aproveitamento agora na fase de implantação da linha 3 , não tem?


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 28 Jun 2008, 19:55

^^

Sim, eles serão a frota inicial dessa linha.


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 30 Jun 2008, 09:38

Ótima compilação de informações Vinicius.

Eu mesmo já pleiteei junto ao Metrô Rio uma visita ao centro de manutenção mas fiquei sem resposta.

Tentarei refazer todo o processo presencialmente lá na Praça XI.
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 30 Jun 2008, 12:15

^^

O Metrô Rio é cheio de frescura. A SuperVia, por exemplo, possui um programa chamado "Por dentro da SuperVia", que inclui uma palestra e depois uma visita ao Centro de Controle Operacional da empresa. E tem como agendar essa visita pelo site oficial.

Mas eu torço para que você consiga entrar no Centro de Manutenção. A minha curiosidade sobre o local é grande.

Avatar do usuário

cataclism2
MODERADOR - CARGAS
Mensagens: 905
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem não lida por cataclism2 » 30 Jun 2008, 15:24

renanfsouza escreveu:Ótima compilação de informações Vinicius.

.
Faço coro, aqui! :D PArabéns e valeu pelo tópico!


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 01 Jul 2008, 00:59

^^

Muito obrigado. :)


Speedy256k
Conta Suspensa
Mensagens: 68
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Speedy256k » 29 Jul 2008, 14:23

Esse é o mesmo VLT de Campinas ? Eles não estavam apodrecendo em Rio Claro ?


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 29 Jul 2008, 14:39

São o mesmo modelo, na verdade os de Campinas eram "emprestados" do Rio

Olha que legal o que eu achei:


Imagem
Imagem


Speedy256k
Conta Suspensa
Mensagens: 68
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Speedy256k » 29 Jul 2008, 14:57

Eles foram emprestados, porque o Rio não pega de volta, eles estão apodrecendo


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 29 Jul 2008, 15:36

Pelo que eu sei dos VLTs, eles foram encomendados para projeto Pré-Metrô que tinha como meta inicial a aquisição 50 unidades (numero aproximado) sendo que o plano do VLT de Campinas apareceu durante a entrega das unidades, ae aproveitando alguns dos Trens remanejaram alguns para Campinas, acredito que sejam esses que foram remanejados que estão em Campinas parados, acho que o governo do Rio não tem interesse em pega-los novamente porque não são mais necessários já que eles não ficarão em uso permanentemente na Linha 3, 15 Composições já são o suficiente.

O governo quer mesmo o resto dos carros encomendados a Mafersa para o metrô, mas como não efetuaram o pagamento só foram entregues 146 carros dos 318 que foram encomendados, mas isto é outra história. :wink:
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 29 Jul 2008, 22:00

Os VLTs emprestados pelo metrô do Rio já foram hà muito devolvidos. Os que estão abandonados em Rio Claro são os que foram comprados pelo governo de São Paulo.

E muito legais as informações lipe.


Autor do tópico
Vinicius
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 29 Jul 2008, 22:25

Só para complementar a informação que eu dei:

"Work progressed rapidly and in order to operate a segment before the spring elections local politicians borrowed two VLTs from Rio de Janeiro. The governor and his cohorts rode a 2-car train along a 2 km section of the city's new "metro", between Barão de Itapura and Aurélia stations, on 23 November 1990. The Rio cars returned to Rio in December and the new VLTs - numbered 5701 through 5706 - began arriving in January."

http://www.tramz.com/br/lr/ca.html


Speedy256k
Conta Suspensa
Mensagens: 68
Registrado em: 15 Fev 2017, 23:16

Mensagem não lida por Speedy256k » 30 Jul 2008, 10:27

Legal, quantos estão em Rio Claro ?


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 02 Dez 2008, 22:26

Imagem

Vocês notaram que tiraram esse VLT de lá ?
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2057
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 03 Dez 2008, 09:56

renanfsouza escreveu:Imagem

Vocês notaram que tiraram esse VLT de lá ?
Agora dá pra ver esse VLT da linha da Supervia,entre a Pça.da Bandeira e a Central,no meio das obras da Linha 1A.Realmente ele está só no esqueleto,que resiste ao tempo...
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Trem Articulado (VLT)

Mensagem não lida por Lopes » 23 Abr 2009, 18:05

Achei os dados técnicos do VLT:


Tipo Construtivo: Carro Articulado de Seis Eixos de Aço Carbono

Comprimento: 25,476 m

Largura: 2,70 m

Altura: 3,80 m

Altura do Piso: 0,95 m

Bitola: 1.600 mm

Tensão da Catenária: 750 V

Potência do Motor: 2 x 268 HP

Relação de Transmissão: 5,1

Velocidade Máxima: 80 km/h

Peso do Carro Vazio: 37 t

Lotação Sentados: 59

Em Pé: 195 (6 passageiros/m2)

Aceleração/Desaceleração Tração: 1,0 m/s2

Frenagem: 1,2 m/s2

Frenagem de Emergência: 1,5 m/s2


Fonte:
http://www.geocities.com/SiliconValley/ ... epasa.html
Rodrigo Lopes


[D.S.R] David SR
MODERADOR RJ
Mensagens: 730
Registrado em: 09 Jun 2008, 10:30
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Trem Articulado (VLT)

Mensagem não lida por [D.S.R] David SR » 20 Jun 2009, 09:45

Não sei se eu já disse isso aqui no fórum, mas o VLT sucateado que estava no CM foi cortado em abril se não me engano, só havia sobrado o teto dele sobre a via ao lado do vagão de carga que ele estava engatado. :O
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.


Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Trem Articulado (VLT)

Mensagem não lida por Renanfsouza » 20 Jun 2009, 21:33

^^ Putz, que pena... Tudo bem que ele estava batido e sucateado mas eu gostava de vê-lo ali...
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.


SHAMANGRA
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Jun 2009, 17:30

Re: Trem Articulado (VLT)

Mensagem não lida por SHAMANGRA » 07 Jul 2009, 00:52

Tenho mtas saudades dele nossa!!!


alguem tem a foto da cabine dele??

me lembro, quando era crianca, eu ficava perto da porta da cabine do maquinista e ficava vendo tudo por uma ''brechinha" que tinha!!!



chegava em estacio + feliz!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “METRÔ - RIO DE JANEIRO (RJ)”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes