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Brasil pode ganhar 21 linhas de trens de passageiros

Enviado: 13 Out 2012, 17:15
por Igor
Atualizado: 13/10/2012 03:02 | Por BRUNO RIBEIRO, RODRIGO BURGARELLI, estadao.com.br

Depois de quatro décadas de abandono, os trens regionais voltaram à pauta dos governos estaduais e federal. Atualmente,...

Depois de quatro décadas de abandono, os trens regionais voltaram à pauta dos governos estaduais e federal. Atualmente, está em estudo pelo poder público a construção de 21 ramais ferroviários para passageiros. Caso todos os projetos planejados no Brasil saiam do papel no prazo previsto, o País pode ganhar 3.334 km de trilhos para transporte em 14 Estados até 2020.

O número é mais que o dobro do que está em operação. Apenas duas linhas de passageiros funcionam hoje no País: uma liga Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES) e outra, São Luís (MA) a Carajás (PA) - ambas são operadas pela Vale.

O atual cenário contrasta com o que era esse mercado há meio século: na década de 1960, cerca de 100 milhões de passageiros eram transportados em trens interurbanos anualmente. Hoje, esse número é de cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano.

Para Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), o ressurgimento de projetos de trilhos pelo País é reflexo do recente aumento da preocupação com a mobilidade. "O transporte ferroviário de passageiros é normalmente rápido, seguro, confortável e não poluente. Trens de velocidade média, entre 100 e 150 km/h, são uma alternativa para a mobilidade entre as cidades, que hoje está um desastre."

Entre os projetos mais avançados estão a ligação entre Brasília e Goiânia, passando por Anápolis (GO), e cerca de 500 km de trilhos em Minas Gerais que fariam a conexão entre Belo Horizonte e cidades como Sete Lagoas, Ouro Preto e Brumadinho. O primeiro, orçado em R$ 800 milhões, está prometido para 2017 e deve vencer todo o trajeto em cerca de uma hora. Já o segundo está divido em três trechos e deve ser feito por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) que já tem 18 interessados em preparar estudos de viabilidade. A expectativa é de que as obras comecem em 2014.

Em São Paulo, o governo estadual realiza estudos para três ramais - ligando a capital a Jundiaí, Santos e Sorocaba. Além disso, o Trem de Alta Velocidade (TAV), previsto pelo governo federal para ficar pronto em 2020, vai cortar a capital e grandes cidades do Estado, como Campinas e São José dos Campos, no caminho até o Rio.

Ministério. Outros 14 trechos fazem parte de um plano que está sendo executado pelo Ministério dos Transportes em parceria com governos estaduais. Os dois mais adiantados são o que ligará Londrina a Maringá, no Paraná - trajeto que já existia por trilhos, mas foi abandonado ao longo das últimas décadas - e o ramal entre Pelotas e Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Segundo a pasta, todos os 14 estudos devem estar prontos e terem suas obras iniciadas em um prazo de cinco anos.

http://estadao.br.msn.com/ultimas-notic ... passageiro

Re: Brasil pode ganhar 21 linhas de trens de passageiros

Enviado: 12 Nov 2012, 18:41
por Jorge Luis
Concessões ferroviárias em andamento

06/11/2012


O Ministro Paulo Sérgio Passos participou da abertura do NT 2012
Após a solenidade de abertura da Feira Negócios nos Trilhos, nesta terça-feira (06/11), o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, anunciou que os estudos de viabilidade dos primeiros trechos ferroviários do Plano de Investimento em Logística serão concluídos em dezembro deste ano. Os demais estão previstos para fevereiro de 2013.

Os trechos foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo, que soma 2.600 km de ferrovias, já dispõem de estudos em fase avançada e por conta disso será o primeiro a ser licitado. Nesse grupo estão os tramos Norte e Sul do Ferroanel de São Paulo e os trechos Lucas do Rio Verde – Uruaçu, Estrela D’Oeste – Panorama, o acesso ao Porto de Santos e o trecho Açailândia – Vila do Conde.

Os estudos de viabilidade devem ficar prontos em dezembro deste ano. Em janeiro, estão previstas as audiências públicas e no mês seguinte a modelagem do projeto será entregue para avaliação do Tribunal de Contas da União. O edital está previsto para ser lançado em abril. O tempo de concessão será de 30 anos e o vencedor será responsável pela construção, por manter e garantir as operações nas vias. O contrato com o vencedor deve ser assinado em julho.

No segundo grupo estão os trechos de Belo Horizonte - Salvador, Uruaçu - Corinto – Campos, Salvador – Recife, Rio de Janeiro – Campos – Vitória, Maracajú – Mafra e São Paulo – Mafra – Rio Grande. No total são 7.400 km de ferrovias. Esses estudos serão finalizados em fevereiro de 2013. O edital será lançado em junho e o contrato com a empresa vencedora assinado em setembro.

fonte --revista ferroviaria