Página 1 de 1
Dúvida - Operação parcial de uma linha
Enviado: 09 Jun 2008, 14:47
por Tiago Costa
EduPR escreveu:A dúvida é se durante a conclusão parcial de um metrô, tem como começar a operar enquanto termina o resto.
Por exemplo, se uma linha tem 20km de comprimento, mas uns 12km já estão concluídos, tem como o metrô começar a operar nesses 12km enquanto os outros 8km são concluídos? O restante das obras impediriam a operação ou pode operar normalmente?
Enviado: 09 Jun 2008, 14:48
por Tiago Costa
lipe_andreense escreveu:Claro que pode !
O metro de São Paulo nasceu assim
Primeiramente a linha 1 operava entra Jabaquara e Vila Mariana (1974), enquanto as estações seguintes ao norte eram construídas. A operação plena foi somente em 1976, até Santana.
Mas essa operação é a partir do ponto mais próximo do pátio, claro
Também é possivel que o metro opere entre duas estações com outras estações intermediarias em obras, como foi o caso de Chácara Klabin e será o caso da linha 4
Enviado: 09 Jun 2008, 14:48
por Tiago Costa
HGPFILHO escreveu:A estação Sé só foi entregue bem depois , os trens passavam direto da Liberdade para São Bento :o
Enviado: 09 Jun 2008, 14:48
por Tiago Costa
Tiago Costa escreveu:Ah, também pode ser que eventualmente uma estação seja fechada para reforma, mas os trens não deixam de circular. Aqui no Brasil isso acontece com a CPTM na Linha F, nas estações que estão sendo reconstruídas. No Metrô-SP isso ainda não precisou acontecer, mas eu já vi em Roma e em Paris isso acontecendo. Os trens só diminuem um pouco a velocidade, para não produzir muita vibração e deslocamento de ar nos andaimes.
Enviado: 09 Jun 2008, 14:49
por Tiago Costa
renanfsouza escreveu:Acho que o único impedimento nesse caso é a demanda. Se a demanda de apenas um trecho for deficitária, naturalmente a concessionária só abrirá a linha quando ela for lucrativa.
Enviado: 09 Jun 2008, 14:49
por Tiago Costa
EduPR escreveu:Valeu pelas explicações. Esclareceram minhas dúvidas. Interessante o que o renanfsouza falou sobre a demanda, daí eu tive pensando, será que entre o Cabral e o Portão, aqui em Curitiba, teria demanda suficiente para operar em 2011, por exemplo? Isso ninguém sabe. Porque do jeito que tá enrolado até pra sair o projeto de engenharia, a linha completa, até o Pinheirinho, só operaria de 2014 em diante.
Enviado: 09 Jun 2008, 14:49
por Tiago Costa
EduPR escreveu:Também tive pesquisando, e vi que o metrô de Los Angeles, 7 anos após o início da construção(1986-1993), iniciou a operação da Union Station até o parque McArthur, esse trecho tem apenas 4,6km.
Enviado: 09 Jun 2008, 14:50
por Tiago Costa
LANDRAIL escreveu:em BH tambem operou parcialmente por quase 20 anos algumas estações foram inauguradas uma a uma, outras foram inauguradas aolongo do percurso já cocluído como a estação VILA OESTE muitas vezes era preciso utilizar apenas uma via e o CCO tinha que se "virar" para não atrasar os trens quando os mesmos precisavam aguardar a passagem em sentido contrário !!!!!
no horário de pico era impossível realizar essas manobras!!!!!!
Enviado: 17 Ago 2008, 01:54
por Lopes
Ninguém se lembrou da Chácara Klabin, que foi entregue meses depois após Imigrantes ser inaugurado!
Enviado: 17 Ago 2008, 08:14
por Lipe Andreense
A Sé também entrou em operação depois, os trens passavam direto.
Pedro II também.
Anahngabaú também
Enviado: 17 Ago 2008, 10:53
por André Vasconcellos
A mesma coisa vão fazer aqui na Linha 3 do metrô,até 2010-2011 estará operando o trecho entre Araribóia e Zé Garoto,logo depois o resto do traçado e o ''audacioso'' tunel que irá ligar a Carioca 3 até Araribóia pela Baía de Guanabara
...