Metrô de Paris
Enviado: 10 Jun 2008, 10:15
Tópico originalmente iniciado por HGP Filho
================================
Me animei a desenvolver esse topico para o metro de Paris. Todos que quiserem tambem podem contribuir. Só para começar, a "pequena" rede metroviária...
METRÔ DE PARIS
O Metrô de Paris, conhecido localmente por Métropolitain ou Métro de Paris, é o sistema de metrô de Paris, França. Era conhecido originalmente como o "Chemin de Fer Métropolitain" ("estrada de ferro metropolitana").
O sistema consiste de 16 linhas, identificadas por números de 1 a 14, com duas linhas menores, a 3bis e a 7bis, que se separam das linhas originais 3 e 7, respectivamente. É o terceiro maior metrô da Europa Ocidental, após o London Underground de Londres e o Metrô de Madri.
São 213 km de linhas, com mais de 300 estações. A distância média entre uma estação e a outra é de aproximadamente 300 metros. A linha 14 do metrô é sem motorista (completamente automática). Um único preço de passagem é aplicado em todos horários, com conexões ilimitadas. O único limite é o uso por, no máximo, duas horas.
Uma segunda rede de linhas expressas regionais, a RER (Réseau Express Régional), complementa a rede original do metrô desde a década de 1970.
Arquitetura
Um dos aspectos mais famosos do metrô de Paris são suas entradas em estilo art nouveau de Hector Guimard, que simbolizam Paris, apesar de poucas permanecerem em uso (86 entradas por Guimard ainda existem).
História
A Linha 1 foi inaugurada em 19 de julho de 1900, após décadas de discussões políticas sobre as rotas e construção. Pequenas seções das linhas 2 e 6 (na época 5) foram completadas no mesmo ano para servir a Feira Mundial.
As linhas de 1 a 10 foram construídas pela Ville de Paris (Cidade de Paris) e administradas pela CMP (Compagnie du Chemin de Fer Métropolitain de Paris). Acredita-se que o nome do metrô parisiense veio do Metropolitan Railway em Londres, que mais tornou-se parte do London Underground.
Uma segunda empresa, Nord-Sud, (Société du Chemin de Fer Electrique Nord-Sud de Paris), começou em 1910 e construiu duas linhas nomeadas A e B (agora parte das linhas 12 e 13). A Nord-Sud juntou-se com a CMP em 1930 (a linha 11 e a "primeira linha 14" foram completadas após a fusão). A CMP virou empresa estatal em 1948 e ganhou novo nome, RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens).
Pagina oficial http://www.ratp.fr/
LINHAS DO METROPOLITANO DE PARIS.
LINHA 1
LINHA 2
LINHA 3
LINHA 3B
LINHA 4
LINHA 5
LINHA 6
LINHA 7 e seus ramais
LINHA 7 B e seu arco
LINHA 8
LINHA 9
LINHA 10 e seu arco
LINHA 11
LINHA 12
LINHA 13
LINHA 14
Todas as linhas juntas formam essa bela composição:
================================
Me animei a desenvolver esse topico para o metro de Paris. Todos que quiserem tambem podem contribuir. Só para começar, a "pequena" rede metroviária...
METRÔ DE PARIS
O Metrô de Paris, conhecido localmente por Métropolitain ou Métro de Paris, é o sistema de metrô de Paris, França. Era conhecido originalmente como o "Chemin de Fer Métropolitain" ("estrada de ferro metropolitana").
O sistema consiste de 16 linhas, identificadas por números de 1 a 14, com duas linhas menores, a 3bis e a 7bis, que se separam das linhas originais 3 e 7, respectivamente. É o terceiro maior metrô da Europa Ocidental, após o London Underground de Londres e o Metrô de Madri.
São 213 km de linhas, com mais de 300 estações. A distância média entre uma estação e a outra é de aproximadamente 300 metros. A linha 14 do metrô é sem motorista (completamente automática). Um único preço de passagem é aplicado em todos horários, com conexões ilimitadas. O único limite é o uso por, no máximo, duas horas.
Uma segunda rede de linhas expressas regionais, a RER (Réseau Express Régional), complementa a rede original do metrô desde a década de 1970.
Arquitetura
Um dos aspectos mais famosos do metrô de Paris são suas entradas em estilo art nouveau de Hector Guimard, que simbolizam Paris, apesar de poucas permanecerem em uso (86 entradas por Guimard ainda existem).
História
A Linha 1 foi inaugurada em 19 de julho de 1900, após décadas de discussões políticas sobre as rotas e construção. Pequenas seções das linhas 2 e 6 (na época 5) foram completadas no mesmo ano para servir a Feira Mundial.
As linhas de 1 a 10 foram construídas pela Ville de Paris (Cidade de Paris) e administradas pela CMP (Compagnie du Chemin de Fer Métropolitain de Paris). Acredita-se que o nome do metrô parisiense veio do Metropolitan Railway em Londres, que mais tornou-se parte do London Underground.
Uma segunda empresa, Nord-Sud, (Société du Chemin de Fer Electrique Nord-Sud de Paris), começou em 1910 e construiu duas linhas nomeadas A e B (agora parte das linhas 12 e 13). A Nord-Sud juntou-se com a CMP em 1930 (a linha 11 e a "primeira linha 14" foram completadas após a fusão). A CMP virou empresa estatal em 1948 e ganhou novo nome, RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens).
Pagina oficial http://www.ratp.fr/
LINHAS DO METROPOLITANO DE PARIS.
LINHA 1
LINHA 2
LINHA 3
LINHA 3B
LINHA 4
LINHA 5
LINHA 6
LINHA 7 e seus ramais
LINHA 7 B e seu arco
LINHA 8
LINHA 9
LINHA 10 e seu arco
LINHA 11
LINHA 12
LINHA 13
LINHA 14
Todas as linhas juntas formam essa bela composição: