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Trem em Portugal

Enviado: 10 Jun 2008, 10:33
por cataclism2
Composição portuguesa, com certeza! :lol:


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Com o apoio não-oficial de railpuctures.net :lol:
EDIT: perdão: troquei a imagem pois o Railpictures troca os endereços constantemente...

Enviado: 10 Jun 2008, 10:33
por cataclism2
Tiago Costa escreveu:Muito bom! Aliás, eu acho as locomotivas portuguesas bem feias (já vi várias desse modelo com os pára-brisas assim). Mas ao contrário do Brasil (nós sim fomos "portugueses"), eles investem pesado em ferrovias e com isso eles têm uma boa rede de trens e oferecem bons serviços de longa distância, inclusive a média velocidade (160 km/h). Já é de bom tamanho, né? Creio que em breve, eles irão fazer seu TAV (trem de alta velocidade). Enquanto isso, no lustre do castelo... :wink:

Enviado: 10 Jun 2008, 10:33
por cataclism2
...no lustre do castelo, continuam as velas todas apagadas, isso sim! hehehehe :lol:
Seguem mais algumas fotos que um amigo da lista do yahoo groups BR (EFB_M) enviou, com os créditos nos nomes.

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Enviado: 10 Jun 2008, 10:35
por cataclism2
Mais umas!

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Enviado: 10 Jun 2008, 14:13
por cataclism2
renanfsouza escreveu:
cataclism2 escreveu: Imagem
Essa é uma antiga imagem de Julia Roberts quando ela ainda era jovem e mal-sucedida, esperando o trem da Supervia :lol:

O que mais me impressionou na primeira foto do Cataclism é que a via é eletrificada. Eu nunca tinha visto trens de carga elétricos. Impressionante...

Agora eu pergunto... A MRS PRECISAVA ter arrancado a eletrificação do trecho entre Japeri e Barra do Piraí ??? :(

Enviado: 10 Jun 2008, 14:14
por cataclism2
cacobianchi escreveu:
renanfsouza escreveu:Eu nunca tinha visto trens de carga elétricos. Impressionante...(
A Ferrovia do Aço, entre Volta Redonda e Belo Horizonte foi projetada para ser eletrificada, tanto que construíram túneis de mais 8 km de extensão em razão disso. Mas como estamos no Brasil, vocês sabem o que aconteceu. E para que não ficasse muita fumaça dentro dos enormes túneis e não matasse os maquinistas dsufocados, tiveram que criar uma engenhoca de madeira para que a fumaça fosse expulsa de dentro deles.
Landrail escreveu:essas são de fabricação francesa, a FEPASA tem algumas delas, muitas não chegaram a rodar estão abandonas (ainda nas caixas desmontadas) em alguma oficina da ex-FEPASA!!!
virou até reportagem no fantástico!!!!!!
LANDRAIL escreveu:
Inconfidente escreveu:Portugal está de parabéns. Enquanto isso continuamos a transportar nosso automóveis em carretas. :wink:
a EFVM tinha alguns vagões adaptados para transportar os carros da FIAT de Betim até Vitória!!!
mas tanbém estão abandonados em Colatina/ES!! :x
LANDRAIL escreveu:
cataclism2 escreveu:Pobre Júlia! "Noiva em Fuga" até via trem! :lol:

Cara, será que não arrancaram toda eletrificação (a MRS) justamente pra evitar qualquer tentativa de trocar as máquinas mais adiante, ou até mesmo pra não atrapalhar a passagem de contêiners maiores? Digo isso sem saber se, nas ferrovias brasucas, há esse tipo de carga também (como aqueles plataformas da BNSF [EUA] que colocam um contêiner sobre o outro). :cry:
que nada, arrancaram a eletrificação por que todas as locomotivas da MRS são diesel (exceção das hitashi) então não tinha porque manter a linha eletrificada que nos ultimos anos de ooperação da RFFSA era usada pelo "barrinha" um TUE que as vezes era tracionado por uma locomotiva a diesel!!!!
depois do acidente de 1996 o "barrinha" foi aposentadoe a parte eletrificada foi "retirada"