Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5
Enviado: 10 Jun 2008, 22:35
Inicialmente chamados de série 5700 pela CPTM, os Alstom Metropolis foram designados "Série 500" pelo Metrô-SP.
Nova Série 5700, mais modernidade à Linha 5 lilás do Metrô
O trem Série 5700, que entrou em operação na nova Linha 5 lilás do Metrô (Capão Redondo-Largo 13) em 2002, é o mais moderno da frota do Metrô-SP. O seu motor de corrente alternada proporciona redução em consumo de energia e nos custos de manutenção. Os itens de conforto são os mesmos da Série 3000, em operação na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), com alguns diferenciais: vidros panorâmicos com filtro UV e displays eletrônicos que indicam as estações e os lados de abertura das portas.
No interior da composição, dispositivos especiais permitem a intercomunicação entre condutor e usuário, e o ar-condicionado terá taxa de renovação de ar e temperatura adequados ao clima brasileiro.
A avançada Série 5700 é a única composição da frota com bitola internacional de 1,435 mm, possibilitando ao Metrô-SP ingressar na economia de escala mundial e renovar o material rodante de modo mais dinâmico e rápido. A condução automática e os sensores localizados nos rodeiros evitam descarrilamento, com o acionamento prévio dos freios pneumáticos a disco.
O novo trem da Linha 5 lilás do Metrô comporta cerca de 1500 passageiros e poderá alcançar velocidade de 80 Km/h. A aceleração desse trem é a mais suave e rápida da frota - 1,2 m/s².
Os comandos de controle e o sistema de tração foram fabricados pelas Alstom francesa e inglesa. Truques e engates são da CAF, da Espanha, e motores e conversores auxiliares, da Siemens.
Texto adaptado, retirado de: http://web.archive.org/web/200408180528 ... a/5700.asp
Ficha técnica dos trens:
Características
Fabricante: ALSTOM / SIEMENS / CAF
Origem: Brasil
Ano Operação: 2002
Caixa: Aço Inox
Bitola: 1,435 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas em Operação: Linha 5-Lilás do Metrô
Dimensões
Altura Carro: 3,771 m
Altura Pantógrafo Abaixado: 3,860 m
Altura Pantógrafo Levantado: 4,260 m
Largura Carro: 2,8 m
Largura Portas: 1,60 m
Comprimento MC: 22,160 m
Comprimento M: 22,000 m
Peso MC: 40.500 Kg
Peso M: 40.500 Kg
Capacidade e desempenho
Força de Arranque / Motor de Tração: 20.500 kN
Velocidade Máxima: 80 Km/h
Aceleração Máxima: 1,2 m/s²
Freio de Serviço: 1,2 m/s²
Freio Emergência: 1,3 m/s²
Raio Mín. Curv. Horiz.: 100 m
Lotação MC: 42+262 (6 passageiros/m²)
Lotação M: 47+282 (6 passageiros/m²)
M: carro motor
MC: carro motor com cabine de condução
Fotos
Exterior
1 -
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3 -
4 -
5 -
6 -
7 -
8 -
Interior
Fotos tiradas por cruisespeed
1 - Painel dinâmico
2 -
3 - Painel indica estação seguinte e lado do desembarque
Fotos tiradas por Tiago Costa
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Cabine
Fotos tiradas por lipe_andreense
1 - Painel
2 - este painel é onde o operador seleciona as mensagens gravadas que serão emitidas
3 -
4 - As proximas três fotos são da cabine inativa, na parte posterior do trem
5 -
6 -
Nova Série 5700, mais modernidade à Linha 5 lilás do Metrô
O trem Série 5700, que entrou em operação na nova Linha 5 lilás do Metrô (Capão Redondo-Largo 13) em 2002, é o mais moderno da frota do Metrô-SP. O seu motor de corrente alternada proporciona redução em consumo de energia e nos custos de manutenção. Os itens de conforto são os mesmos da Série 3000, em operação na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), com alguns diferenciais: vidros panorâmicos com filtro UV e displays eletrônicos que indicam as estações e os lados de abertura das portas.
No interior da composição, dispositivos especiais permitem a intercomunicação entre condutor e usuário, e o ar-condicionado terá taxa de renovação de ar e temperatura adequados ao clima brasileiro.
A avançada Série 5700 é a única composição da frota com bitola internacional de 1,435 mm, possibilitando ao Metrô-SP ingressar na economia de escala mundial e renovar o material rodante de modo mais dinâmico e rápido. A condução automática e os sensores localizados nos rodeiros evitam descarrilamento, com o acionamento prévio dos freios pneumáticos a disco.
O novo trem da Linha 5 lilás do Metrô comporta cerca de 1500 passageiros e poderá alcançar velocidade de 80 Km/h. A aceleração desse trem é a mais suave e rápida da frota - 1,2 m/s².
Os comandos de controle e o sistema de tração foram fabricados pelas Alstom francesa e inglesa. Truques e engates são da CAF, da Espanha, e motores e conversores auxiliares, da Siemens.
Texto adaptado, retirado de: http://web.archive.org/web/200408180528 ... a/5700.asp
Ficha técnica dos trens:
Características
Fabricante: ALSTOM / SIEMENS / CAF
Origem: Brasil
Ano Operação: 2002
Caixa: Aço Inox
Bitola: 1,435 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas em Operação: Linha 5-Lilás do Metrô
Dimensões
Altura Carro: 3,771 m
Altura Pantógrafo Abaixado: 3,860 m
Altura Pantógrafo Levantado: 4,260 m
Largura Carro: 2,8 m
Largura Portas: 1,60 m
Comprimento MC: 22,160 m
Comprimento M: 22,000 m
Peso MC: 40.500 Kg
Peso M: 40.500 Kg
Capacidade e desempenho
Força de Arranque / Motor de Tração: 20.500 kN
Velocidade Máxima: 80 Km/h
Aceleração Máxima: 1,2 m/s²
Freio de Serviço: 1,2 m/s²
Freio Emergência: 1,3 m/s²
Raio Mín. Curv. Horiz.: 100 m
Lotação MC: 42+262 (6 passageiros/m²)
Lotação M: 47+282 (6 passageiros/m²)
M: carro motor
MC: carro motor com cabine de condução
Fotos
Exterior
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Interior
Fotos tiradas por cruisespeed
1 - Painel dinâmico
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3 - Painel indica estação seguinte e lado do desembarque
Fotos tiradas por Tiago Costa
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Fotos tiradas por lipe_andreense
1 - Painel
2 - este painel é onde o operador seleciona as mensagens gravadas que serão emitidas
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4 - As proximas três fotos são da cabine inativa, na parte posterior do trem
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