Página 1 de 3

Alstom Metropolis Série 500 ("5700") - Linha 5

Enviado: 10 Jun 2008, 22:35
por Tiago Costa
Inicialmente chamados de série 5700 pela CPTM, os Alstom Metropolis foram designados "Série 500" pelo Metrô-SP.

Nova Série 5700, mais modernidade à Linha 5 lilás do Metrô

O trem Série 5700, que entrou em operação na nova Linha 5 lilás do Metrô (Capão Redondo-Largo 13) em 2002, é o mais moderno da frota do Metrô-SP. O seu motor de corrente alternada proporciona redução em consumo de energia e nos custos de manutenção. Os itens de conforto são os mesmos da Série 3000, em operação na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), com alguns diferenciais: vidros panorâmicos com filtro UV e displays eletrônicos que indicam as estações e os lados de abertura das portas.

No interior da composição, dispositivos especiais permitem a intercomunicação entre condutor e usuário, e o ar-condicionado terá taxa de renovação de ar e temperatura adequados ao clima brasileiro.

A avançada Série 5700 é a única composição da frota com bitola internacional de 1,435 mm, possibilitando ao Metrô-SP ingressar na economia de escala mundial e renovar o material rodante de modo mais dinâmico e rápido. A condução automática e os sensores localizados nos rodeiros evitam descarrilamento, com o acionamento prévio dos freios pneumáticos a disco.

O novo trem da Linha 5 lilás do Metrô comporta cerca de 1500 passageiros e poderá alcançar velocidade de 80 Km/h. A aceleração desse trem é a mais suave e rápida da frota - 1,2 m/s².

Os comandos de controle e o sistema de tração foram fabricados pelas Alstom francesa e inglesa. Truques e engates são da CAF, da Espanha, e motores e conversores auxiliares, da Siemens.

Texto adaptado, retirado de: http://web.archive.org/web/200408180528 ... a/5700.asp

Ficha técnica dos trens:

Características

Fabricante: ALSTOM / SIEMENS / CAF
Origem: Brasil
Ano Operação: 2002
Caixa: Aço Inox
Bitola: 1,435 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas em Operação: Linha 5-Lilás do Metrô


Dimensões

Altura Carro: 3,771 m
Altura Pantógrafo Abaixado: 3,860 m
Altura Pantógrafo Levantado: 4,260 m
Largura Carro: 2,8 m
Largura Portas: 1,60 m
Comprimento MC: 22,160 m
Comprimento M: 22,000 m
Peso MC: 40.500 Kg
Peso M: 40.500 Kg


Capacidade e desempenho

Força de Arranque / Motor de Tração: 20.500 kN
Velocidade Máxima: 80 Km/h
Aceleração Máxima: 1,2 m/s²
Freio de Serviço: 1,2 m/s²
Freio Emergência: 1,3 m/s²
Raio Mín. Curv. Horiz.: 100 m
Lotação MC: 42+262 (6 passageiros/m²)
Lotação M: 47+282 (6 passageiros/m²)

M: carro motor
MC: carro motor com cabine de condução


Fotos

Exterior

1 -
Imagem

2 -
Imagem

3 -
Imagem

4 -
Imagem

5 -
Imagem

6 -
Imagem

7 -
Imagem

8 -
Imagem



Interior

Fotos tiradas por cruisespeed

1 - Painel dinâmico
Imagem


2 -
Imagem


3 - Painel indica estação seguinte e lado do desembarque
Imagem

Fotos tiradas por Tiago Costa

4 -
Imagem


5 -
Imagem


6 -
Imagem


7 -
Imagem


8 -
Imagem


9 -
Imagem


10 -
Imagem


11 -
Imagem


12 -
Imagem


13 -
Imagem


14 -
Imagem


15 -
Imagem


16 -
Imagem


17 -
Imagem


18 -
Imagem


19 -
Imagem



Cabine

Fotos tiradas por lipe_andreense

1 - Painel
Imagem


2 - este painel é onde o operador seleciona as mensagens gravadas que serão emitidas
Imagem


3 -
Imagem


4 - As proximas três fotos são da cabine inativa, na parte posterior do trem
Imagem


5 -
Imagem


6 -
Imagem

Enviado: 10 Jun 2008, 23:05
por Tiago Costa
Graças ao lipe, agora temos fotos de todos os itens! Mas é claro, quanto mais fotos, melhor. Por isso, estamos aceitando mais fotos :D!

Enviado: 10 Jun 2008, 23:11
por Vinicius
Tiago, as suas fotos ficaram lindas. Parabéns. Esse trem é belíssimo.

Enviado: 10 Jun 2008, 23:29
por Tiago Costa
Obrigado, Vinicius :D! Vou ver se tiro fotos do interior também (sempre esqueço de tirar, pois sou "viciado" (usuário freqüente) na linha, então sempre procuro ângulos novos do entorno. Outros usuários, como o lipe e o cruise também têm fotos, e tenho certeza de que em breve elas estarão aqui.

Enviado: 11 Jun 2008, 08:45
por ArqPaulo
parabens Tiago
nao vejo a hora desses trens chegarem nas outras linhas, acredito que os trens da linha 4, como os novos da linha 1,2 e 3 deverão ser iguais a esse!

acho eles muito bonito por dentro e por fora, bancos estofados, painel eletronico de estação e o barulhao dele e' muito legal!

abçs :D

Enviado: 11 Jun 2008, 13:27
por L Fernandes
O Metropolis para mim é o mais bonito dos existentes no metrô e um dos melhores do sistema todo, incliuindo a CPTM!

Enviado: 13 Jun 2008, 01:54
por Landrail
Parabéns Tiago, ótimo trabalho!!

Enviado: 13 Jun 2008, 15:07
por Tiago Costa
Valeu, Landrail :D! Viu que eu coloquei algumas fotos mostrando o pantógrafo só pra você ver :mrgreen:?

Enviado: 13 Jun 2008, 15:44
por cataclism2
Cara, é uma nave! :shock: Até o pantógrafo tá bonito, novinho, brilhando, quase! :lol:

Belas fotos, guri!

Enviado: 13 Jun 2008, 16:12
por Inconfidente
Muito bonito! :P

Enviado: 14 Jun 2008, 01:19
por Landrail
Tiago Costa escreveu:Valeu, Landrail :D! Viu que eu coloquei algumas fotos mostrando o pantógrafo só pra você ver :mrgreen:?
Ví sim,a rede aérea é mais baixa que os demais sistemas bem interessante, o pantógrafo é bem diferente também!!!!! :D :wink:
É tudo de primeiro mundo!!!

Enviado: 14 Jun 2008, 01:57
por Sergio Silva
Acho muito estranho a altura do pantógrafo levantado.....
Ainda mais se for comparar com a altura do patrógrafo do carro líder do Fepasão chegando na Júlio Prestes :shock: :shock:

Enviado: 01 Jul 2008, 10:37
por Cruisespeed
edit
Tiago, fique à vontade para mover as fotos para o seu tópico, aliás, está muito bom, gostei muito da breve "história" do trem da linha 5. Parabéns!

Enviado: 01 Jul 2008, 11:50
por Tiago Costa
Suas fotos foram passadas :D!

Enviado: 19 Jul 2008, 17:46
por Lipe Andreense
Algumas fotos da Cabine


Painel
Imagem


este painel é onde o operador seleciona as mensagens gravadas que serão emitidas
Imagem



Imagem


As proximas três fotos são da cabine inativa, na parte posterior do trem
Imagem



Imagem



Imagem

Enviado: 19 Jul 2008, 23:03
por Will .
muito bom...

eu me esqueci completamente disso... queria ter ido, mas nem a pm pro Francis mandei
achava que 19/07 estava longe ainda...nas ferias perco sempre a referencia dos dias :x

Enviado: 21 Jul 2008, 10:54
por Speedy256k
Poste mais fotos do passeio

Enviado: 30 Jul 2008, 20:32
por Lopes
Acho eles mais bonitos que os "novos" metrópolis que hoje chegam...
Legal também é o painel indicativo das estações que piscam...
Por que nos Metrópolis da CPTM não há esse dispositivo, eles não serão mais utilizados ou é uma exclusividade dos Metrópolis da CPTM não terem?

Enviado: 01 Ago 2008, 15:13
por Lopes
Prefiro esses Metrópolis! 8)

Enviado: 01 Ago 2008, 16:40
por Tiago Costa
Lopes escreveu:Acho eles mais bonitos que os "novos" metrópolis que hoje chegam...
Legal também é o painel indicativo das estações que piscam...
Por que nos Metrópolis da CPTM não há esse dispositivo, eles não serão mais utilizados ou é uma exclusividade dos Metrópolis da CPTM não terem?
Praticamente todos os itens que compõem o layout interno do trem são personalizáveis. Se os "2070" não têm indicadores luminosos nos mapas de linha, é porque a CPTM não incluiu esses itens na hora de fazer o pedido. Nos 40 novos trens da CAF e nos 8 trens que estão em licitação, as especificações me fizeram achar que eles vão ter esses painéis, mas não sei se eles se referem aos painéis que ficam nos carros com lugares para deficientes, que apenas indicam mensagens variáveis.