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Projetos antigos do Metrô
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
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- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Projetos antigos do Metrô
Como todos sabem, o Metrô de São Paulo já passou por diversas modificações desde o seu projeto original.
Resolvi abrir esse tópico para reunir informações sobre esses projetos, desde o primeiro, em 1968. Esse tópico será atualizado aos poucos
Projeto HMD - O primeiro
O primeiro projeto sério do Metro foi desenvolvido por um consórcio 3 empresas: Hotchief, Montreal e Deconsult duas alemãs (Hotchief e Deconsult) e uma nacional (Montreal)
O estudo fez um mapeamento compelto da Região Metropolitana de São Paulo: Topografia do terreno, lençóis freáticos, demanda, origem-destino, serviços, etc.
O resultado foi esse:
Para ler melhor, fiz esse esquema:
Nesse projeto quase TODO o Metrô seria subterrâneo, somente nas transposições de rios e outros que seria elevado.
Segue uma pequena descrição de como seriam as linhas desse projeto:
Linha Norte - Sul
A linha Norte-Sul (Jabaquara-Santana, hoje linha 1-Azul) manteve-se praticamente inalterada.
No projeto original existiria uma estação Senador Queiroz, entre Luz e São Bento, que faria a integração entre as linhas Norte-Sul e Sudeste-Sudoeste.
Num segundo momento do projeto a estação Senador Queiroz foi descartada, levando a integração para a estação Luz. Para compensar essa perda foi adicionada ao projeto a estação Politécnica (hoje Tiradentes).
A estação Vergueiro de chamaria Aclimação e a estação Sé seria Clóvis Bevilácqua)
O Ramal de Moema teve as plataformas em Paraíso construídas, mas foi descartado. Ele seria da seguinte forma:
Após Paraíso seguiria em subterrâneo paralela à Av. 23 de Maio, pelo lado leste, até o viaduto Tutóia, onde ficaria a estação Tutóia. Essa estação seria a passagem da linha para a superfície (quase como é Imigrantes hoje).
A partir de Tutóia, seguiria em elevado até a região onde hoje é o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha).
Daí em diante continuaria em elevado sobre a Av Ibirapuera, até a Av. Moema, onde ficaria a estação de mesmo nome. Curiosamente é exatamente onde será construída a estação Moema da linha 5.
Linha Noroeste-Nordeste
Já a linha Noroeste-Nordeste (Casa Verde-Vila Maria, hoje linha 3-Vermelha) passou por diversas alterações. Do projeto original da linha só ficou mesmo o trecho central.
A linha partiria da Casa Verde em elevado, ao norte do rio Tietê e seguiria em elevado até a margem sul até a estação Emissário. Dali seguiria ainda em elevado até Barra Funda, em um ponto diferente do que está a Barra Funda atual, seria ao lado do Viaduto Pacaembu. Após Barra Funda, seguiria para o subterrâneo até estação Conselheiro Brotero.
Seguindo o eixo da Av. São João, alcançaria a estação Marechal Deodoro, em um ponto diferente da atual.
Após Marechal seguiria até o cruzamento com a Av. Duque de Caxias, onde seria a estação de mesmo nome.
Logo pós viria a estação República, exatamente onde está a atual, e seria a integração com o ramal Sudoeste.
Passaria pela estação Clóvis Bevilácqua, integrando-se com a linha Norte-Sul.
Seguiria sob a Av. Rangel Pestana até atingir a estação Dom Pedro II (em um ponto mais ao norte), onde se integraria com o ramal Anchieta e o ramal Vila Beritoga da linha Sudoeste-Sudeste.
Seguindo pela Av. Rangel Pestana atingiria a estação Brás-Roosevelt, logo abaixo da Gare Roosevelt e do Lgo. da Concórdia. Nessa estação se integraria com os trens de suburbio, num ponto muito mais próximo que atualmente.
Logo após, seguindo pela avenida Celso Garcia, chegaria à Rua Bresser, onde ficaria a estação de mesmo nome.
Seguindo pela mesma avenida ainda teria as estações Catumbi e Belenzinho, seguida de Tatuapé, já em superfície onde, logo depois a linha passaria ao elevado, para cruzar novamente o Rio Tietê e atingir a estação Vila Maria, em superfície.
Linha Paulista
A linha seria totalmente subterrânea, seguindo o eixo da Av. Paulista, quase como é hoje.
Partindo da estação Paraíso, onde se integraria com a linha Norte-Sul, seguiria à noroeste, até e praça Oswaldo Cruz, onde haveria uma estação de mesmo nome. Já abaixo da Av Paulista, seguiria até o cruzamento com a Av. Brigadeiro Luís Antônio, onde seria a estação Brigadeiro (mais perto da avenida que a atual). Depois seguiria até a estação Trianon (sem MASP) e a estação seguinte se chamaria Augusta (mais lógico que hoje ).
Seguiria paralela à linha Sudoeste até a estação Cínicas, onde essas linhas se integrariam.
A partir de Clínicas, seguiria sob a Av. Dr. Arnaldo, até a estação Araçá, um pouco longe do cemitério de mesmo nome. Após Araçá, seguiria por baixo da Av. Heitor Penteado até a estação Bandeiras (onde hoje é exatamente a estação Vila Madalena). No projeto original, a estação Vila Madalena seria a estação seguinte, mais a noroeste.
Linha Sudoeste-Sudeste
Seria a maior linha do Metrô, saindo do Jóquei Clube, na Marginal Pinheiros, e seguindo até a Via Anchieta, passando pelo centro. Teria ainda um ramal para Vila Bertioga.
A linha começaria em elevado, Próximo ao Jóquei Clube, onde seria a estação de mesmo nome, sobre o Rio Pinheiros, com acesso por ambos os lados do rio. Seguindo em elevado até a estação Pinheiros, abaixo do Largo da Batata (onde hoje está sendo construída a estação Faria Lima).
Depois seguiria para o subterraneo, abaixo da Av teodoro Sampaio, até o curzamento com a Av Pedroso de Moraes, onde haveria uma estação de mesmo nome. Ainda seguiria até a estação Francisco Leitão, próximo à Rua Henrique Schaumann. Ainda seguindo a Teodoro Sampaio, alcançaria a estação Cínicas, onde se integraria com a linha Paulista. Seguiria paralela à essa linha até a Rua da Consolação, seguindo por baixo dela té a estação Consolação, perto da rua Matias Aires, seguindo até a rua Maria Antônia, onde haveria uma estação de mesmo nome, próximo ao Mackenzie.
Logo após, seguiria pelo eixo da Av. Ipiranga, com estações na Praça da Reública (integração com a linha Nordeste-Noroeste), Rua Santa Efigênia, até atingir a Av Senador Queirós, onde se integraria com a linha Norte-Sul)
A partir daí, seguiria para sudeste, até a estação Mercado, perto do Mercado Municipal Depois do rio Tamanduateí). Seguindo por baixo da Av. Mercúrio, chegaria na estação Dom Pedro II, onde se integraria com a linha Nordeste-Noroeste novamente e de onde partiria o ramal de Vila Bertioga.
A linha rincipal seguiria ao sul, até a estação Paz, logo abaixo da Av Do Estado. Seguindo pela rua Luís Gama, chegaria até o Largo do Cambuci, onde seria a estação Cambuci.Seguiria então pela rua Independência, onde haveria estação de mesmo nome. Atravessando por baixo do Hospital Geral de São paulo, chegaria à Av. Dom Pedro I, com estação de mesmo nome, seguindo até a estação monumento, perto do Monumento do Ipiranga.
Continuaria seguindo ao sul até a estação Museu do Ipiranga, mas um pouco longe do museu, abaixo da rua Agostinho Gomes. Seguindo por baixo dessa rua, no cruzamento com a rua Gonçalves Ledo, seria a estação Padre Chico, e logo após essa, a estação Sacoman em elevado (exatamente onde está sendo construída a Sacomã da linha 2). Seguindo para o sul, a linha alcançaria a estação Via Anchieta (a duas quadras da Rodovia Anchieta) em superfície, perto da Rua Vergueiro.
O ramal de Vila Bertioga partiria da estação Dom Pedro II e seguiria em subterraneo até a estação Machado, abaixo da Av. Alcântara Machado (Radial Leste). Seguindo a leste, pela rua da Mooca, chegaria na estação Mooca, abaixo da linha férrea, mas distante da estação de mesmo nome da EFSJ. Seguindo pela rua da Mooca, chegaria à estação Paes de Barros, abaixo da avenida de mesmo nome, e em seguida viriam as estações Alto da Mooca e Vila Bertioga
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Outras alterações de projeto:
Resolvi abrir esse tópico para reunir informações sobre esses projetos, desde o primeiro, em 1968. Esse tópico será atualizado aos poucos
Projeto HMD - O primeiro
O primeiro projeto sério do Metro foi desenvolvido por um consórcio 3 empresas: Hotchief, Montreal e Deconsult duas alemãs (Hotchief e Deconsult) e uma nacional (Montreal)
O estudo fez um mapeamento compelto da Região Metropolitana de São Paulo: Topografia do terreno, lençóis freáticos, demanda, origem-destino, serviços, etc.
O resultado foi esse:
Para ler melhor, fiz esse esquema:
Nesse projeto quase TODO o Metrô seria subterrâneo, somente nas transposições de rios e outros que seria elevado.
Segue uma pequena descrição de como seriam as linhas desse projeto:
Linha Norte - Sul
A linha Norte-Sul (Jabaquara-Santana, hoje linha 1-Azul) manteve-se praticamente inalterada.
No projeto original existiria uma estação Senador Queiroz, entre Luz e São Bento, que faria a integração entre as linhas Norte-Sul e Sudeste-Sudoeste.
Num segundo momento do projeto a estação Senador Queiroz foi descartada, levando a integração para a estação Luz. Para compensar essa perda foi adicionada ao projeto a estação Politécnica (hoje Tiradentes).
A estação Vergueiro de chamaria Aclimação e a estação Sé seria Clóvis Bevilácqua)
O Ramal de Moema teve as plataformas em Paraíso construídas, mas foi descartado. Ele seria da seguinte forma:
Após Paraíso seguiria em subterrâneo paralela à Av. 23 de Maio, pelo lado leste, até o viaduto Tutóia, onde ficaria a estação Tutóia. Essa estação seria a passagem da linha para a superfície (quase como é Imigrantes hoje).
A partir de Tutóia, seguiria em elevado até a região onde hoje é o Complexo Viário Jorge João Saad (Cebolinha).
Daí em diante continuaria em elevado sobre a Av Ibirapuera, até a Av. Moema, onde ficaria a estação de mesmo nome. Curiosamente é exatamente onde será construída a estação Moema da linha 5.
Linha Noroeste-Nordeste
Já a linha Noroeste-Nordeste (Casa Verde-Vila Maria, hoje linha 3-Vermelha) passou por diversas alterações. Do projeto original da linha só ficou mesmo o trecho central.
A linha partiria da Casa Verde em elevado, ao norte do rio Tietê e seguiria em elevado até a margem sul até a estação Emissário. Dali seguiria ainda em elevado até Barra Funda, em um ponto diferente do que está a Barra Funda atual, seria ao lado do Viaduto Pacaembu. Após Barra Funda, seguiria para o subterrâneo até estação Conselheiro Brotero.
Seguindo o eixo da Av. São João, alcançaria a estação Marechal Deodoro, em um ponto diferente da atual.
Após Marechal seguiria até o cruzamento com a Av. Duque de Caxias, onde seria a estação de mesmo nome.
Logo pós viria a estação República, exatamente onde está a atual, e seria a integração com o ramal Sudoeste.
Passaria pela estação Clóvis Bevilácqua, integrando-se com a linha Norte-Sul.
Seguiria sob a Av. Rangel Pestana até atingir a estação Dom Pedro II (em um ponto mais ao norte), onde se integraria com o ramal Anchieta e o ramal Vila Beritoga da linha Sudoeste-Sudeste.
Seguindo pela Av. Rangel Pestana atingiria a estação Brás-Roosevelt, logo abaixo da Gare Roosevelt e do Lgo. da Concórdia. Nessa estação se integraria com os trens de suburbio, num ponto muito mais próximo que atualmente.
Logo após, seguindo pela avenida Celso Garcia, chegaria à Rua Bresser, onde ficaria a estação de mesmo nome.
Seguindo pela mesma avenida ainda teria as estações Catumbi e Belenzinho, seguida de Tatuapé, já em superfície onde, logo depois a linha passaria ao elevado, para cruzar novamente o Rio Tietê e atingir a estação Vila Maria, em superfície.
Linha Paulista
A linha seria totalmente subterrânea, seguindo o eixo da Av. Paulista, quase como é hoje.
Partindo da estação Paraíso, onde se integraria com a linha Norte-Sul, seguiria à noroeste, até e praça Oswaldo Cruz, onde haveria uma estação de mesmo nome. Já abaixo da Av Paulista, seguiria até o cruzamento com a Av. Brigadeiro Luís Antônio, onde seria a estação Brigadeiro (mais perto da avenida que a atual). Depois seguiria até a estação Trianon (sem MASP) e a estação seguinte se chamaria Augusta (mais lógico que hoje ).
Seguiria paralela à linha Sudoeste até a estação Cínicas, onde essas linhas se integrariam.
A partir de Clínicas, seguiria sob a Av. Dr. Arnaldo, até a estação Araçá, um pouco longe do cemitério de mesmo nome. Após Araçá, seguiria por baixo da Av. Heitor Penteado até a estação Bandeiras (onde hoje é exatamente a estação Vila Madalena). No projeto original, a estação Vila Madalena seria a estação seguinte, mais a noroeste.
Linha Sudoeste-Sudeste
Seria a maior linha do Metrô, saindo do Jóquei Clube, na Marginal Pinheiros, e seguindo até a Via Anchieta, passando pelo centro. Teria ainda um ramal para Vila Bertioga.
A linha começaria em elevado, Próximo ao Jóquei Clube, onde seria a estação de mesmo nome, sobre o Rio Pinheiros, com acesso por ambos os lados do rio. Seguindo em elevado até a estação Pinheiros, abaixo do Largo da Batata (onde hoje está sendo construída a estação Faria Lima).
Depois seguiria para o subterraneo, abaixo da Av teodoro Sampaio, até o curzamento com a Av Pedroso de Moraes, onde haveria uma estação de mesmo nome. Ainda seguiria até a estação Francisco Leitão, próximo à Rua Henrique Schaumann. Ainda seguindo a Teodoro Sampaio, alcançaria a estação Cínicas, onde se integraria com a linha Paulista. Seguiria paralela à essa linha até a Rua da Consolação, seguindo por baixo dela té a estação Consolação, perto da rua Matias Aires, seguindo até a rua Maria Antônia, onde haveria uma estação de mesmo nome, próximo ao Mackenzie.
Logo após, seguiria pelo eixo da Av. Ipiranga, com estações na Praça da Reública (integração com a linha Nordeste-Noroeste), Rua Santa Efigênia, até atingir a Av Senador Queirós, onde se integraria com a linha Norte-Sul)
A partir daí, seguiria para sudeste, até a estação Mercado, perto do Mercado Municipal Depois do rio Tamanduateí). Seguindo por baixo da Av. Mercúrio, chegaria na estação Dom Pedro II, onde se integraria com a linha Nordeste-Noroeste novamente e de onde partiria o ramal de Vila Bertioga.
A linha rincipal seguiria ao sul, até a estação Paz, logo abaixo da Av Do Estado. Seguindo pela rua Luís Gama, chegaria até o Largo do Cambuci, onde seria a estação Cambuci.Seguiria então pela rua Independência, onde haveria estação de mesmo nome. Atravessando por baixo do Hospital Geral de São paulo, chegaria à Av. Dom Pedro I, com estação de mesmo nome, seguindo até a estação monumento, perto do Monumento do Ipiranga.
Continuaria seguindo ao sul até a estação Museu do Ipiranga, mas um pouco longe do museu, abaixo da rua Agostinho Gomes. Seguindo por baixo dessa rua, no cruzamento com a rua Gonçalves Ledo, seria a estação Padre Chico, e logo após essa, a estação Sacoman em elevado (exatamente onde está sendo construída a Sacomã da linha 2). Seguindo para o sul, a linha alcançaria a estação Via Anchieta (a duas quadras da Rodovia Anchieta) em superfície, perto da Rua Vergueiro.
O ramal de Vila Bertioga partiria da estação Dom Pedro II e seguiria em subterraneo até a estação Machado, abaixo da Av. Alcântara Machado (Radial Leste). Seguindo a leste, pela rua da Mooca, chegaria na estação Mooca, abaixo da linha férrea, mas distante da estação de mesmo nome da EFSJ. Seguindo pela rua da Mooca, chegaria à estação Paes de Barros, abaixo da avenida de mesmo nome, e em seguida viriam as estações Alto da Mooca e Vila Bertioga
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Outras alterações de projeto:
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- MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 1139
- Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
- Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
- Contato:
Vocês se lembram desses projetos ??
Editado pela última vez por Igor em 18 Jan 2013, 08:42, em um total de 1 vez.
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Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
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- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 327
- Registrado em: 20 Jan 2009, 05:26
Re: Vocês se lembram desses projetos ??
Se tivessemos seguido o exemplo da Cidade do México, sendo o México um país semelhante ao Brasil, teriamos toda esta malha metroviaria.Igor escreveu:
Creio que verei isto ja de bengala.
:brv:
Re: Vocês se lembram desses projetos ??
Se São Paulo seguisse o exemplo da cidade do México estaria mais endividada do que hoje e não poderia ampliar o metrô nunca mais.André Aquino escreveu:Igor escreveu:
Se tivessemos seguido o exemplo da Cidade do México, sendo o México um país semelhante ao Brasil, teriamos toda esta malha metroviaria.
Creio que verei isto ja de bengala.
:brv:
A cidade do México não tinha dinheiro para construir as linhas e ai pediu para o governo federal que fez muitos empréstimos junto ao governo francês que bancou a maior parte das obras.
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Re: Vocês se lembram desses projetos ??
Fora que o conceito de metrô lá é bem mais amplo do que aqui. Aqui, ninguém aceita VLT o a CPTM como metrô, mas lá tudo entra na quilometragem da malha metroviária (o que eu não discordo, mas aqui só se aceita como metrô a Companhia do Metropolitano de São Paulo). Se usássemos o mesmo conceito, nossa malha metroviária é maior que a deles.Ramos escreveu:Se São Paulo seguisse o exemplo da cidade do México estaria mais endividada do que hoje e não poderia ampliar o metrô nunca mais.
A cidade do México não tinha dinheiro para construir as linhas e ai pediu para o governo federal que fez muitos empréstimos junto ao governo francês que bancou a maior parte das obras.
Ramos, me corrija se eu estiver enganado.
Re: Projetos antigos do Metrô
Veja mais dois projetos futuros do Metrô de São Paulo.
Re: Projetos antigos do Metrô
Sobre a estação Santos, na então linha 10, seria uma boa homenagiar o time daí ficaria:
Santos - Santos
Santos - Santos
Rodrigo Lopes
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Projetos antigos do Metrô
Santos?
Peraê, você está falando da estação da SPR?
Peraê, você está falando da estação da SPR?
Re: Projetos antigos do Metrô
Vicente A.O.Junior escreveu:Santos?
Peraê, você está falando da estação da SPR?
Não, da Santos que seria na Alameda Santos perto da estação Brigadeiro da 2. Essa Estação consta do antigo projeto da linha 10 do metrô de SP Vila Maria - São Judas....
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Projetos antigos do Metrô
Linha 10 pra mim ficou a D / Bege da CPTM mesmo...
Ô santa instabilidade de denominação de projetos...
Ô santa instabilidade de denominação de projetos...
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- MEMBRO FREQUENTE
- Mensagens: 134
- Registrado em: 30 Jul 2008, 23:37
- Localização: Santo André, SP
Re: Projetos antigos do Metrô
Prefiro a denominação por letras e cores antigas e ainda as uso pelo fato da parte majoritária da comunicação visual das estações e dos mapas presentes nas composições ainda listarem dessa forma.
A renomeação para os novos nomes, utilizando números e pedras preciosas, é definitiva e veio para ficar (para totalizar os mais de 200 km que o nosso "metrô" possui). Este último mapa é exceção a regra, possivelmente desenhado antes ou pouco tempo depois da chegada da nova denominação.
A renomeação para os novos nomes, utilizando números e pedras preciosas, é definitiva e veio para ficar (para totalizar os mais de 200 km que o nosso "metrô" possui). Este último mapa é exceção a regra, possivelmente desenhado antes ou pouco tempo depois da chegada da nova denominação.
Estação da Luz, 23h45.
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
"Trem estacionado na plataforma 2 destina à Estação Jundiaí".
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Projetos antigos do Metrô
Projeto da Light & Power Co. para "trilhos de média e alta velocidade" em São Paulo, de 1927 (achei por acaso).
Alta resolução: http://img13.imageshack.us/img13/3720/s ... copiar.jpg
Alta resolução: http://img13.imageshack.us/img13/3720/s ... copiar.jpg
Como engenheiro, grande poeta.
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- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 2520
- Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Projetos antigos do Metrô
Meus parabéns, Eduardo!!!
Isso é riquíssimo!!!
É o "metrossauros rex" do miolo central das linhas norte-sul (1) e leste-oeste (3)!!!
app app app
Cara, o mais interessante é que você vê as estações Sé, São Bento, Anhangabaú (Largo da Memória) e República no MESMO LUGAR que estão hoje!!!
Agora, vale uma reflexão: se em 1927 já se imaginava metrô, e com as diretrizes de hoje (linha norte para Santana, linhas para o leste,e sul e uma expansão ao oeste, por que raios demorou quase 50 anos depois desse estudo pra se ter linhas reais??
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- MEMBRO PLENO 2.0
- Mensagens: 601
- Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
- Localização: São Paulo
Re: Projetos antigos do Metrô
Tive Orgasmos Metroviários Múltiplos quando vi issoVicente A.O.Junior escreveu:
Meus parabéns, Eduardo!!!
Isso é riquíssimo!!!
É o "metrossauros rex" do miolo central das linhas norte-sul (1) e leste-oeste (3)!!!
app app app
Cara, o mais interessante é que você vê as estações Sé, São Bento, Anhangabaú (Largo da Memória) e República no MESMO LUGAR que estão hoje!!!
Agora, vale uma reflexão: se em 1927 já se imaginava metrô, e com as diretrizes de hoje (linha norte para Santana, linhas para o leste,e sul e uma expansão ao oeste, por que raios demorou quase 50 anos depois desse estudo pra se ter linhas reais??
Parte bizarra: encontrei esse mapa digitando "Light & Power Co. São Paulo" no Google Images... eu queria uma foto antiga do prédio onde hoje funciona o Shopping Light
Esse projeto foi apresentado ao então prefeito José Pires do Rio, que o rejeitou... alguns anos depois, a Light & Power extinguiu os bondes e não quis mais saber de transporte. Depois disso, vários projetos diferentes (mas todos bem parecidos) foram propostos nas décadas de 40, 50 e 60... até que em 1972 a Companhia do Metropolitano de São Paulo começou a funcionar.
Como engenheiro, grande poeta.
Re: Projetos antigos do Metrô
MINHA NOSSA, que d+
alem do projeto do metro, vemos um projeto urbano para a regiao do anhangabau, muito maior do que o atual e com maior area verde, reparem ao lado direito!
tinah tambem o projeto de um suposto edificio do congresso...
app
alem do projeto do metro, vemos um projeto urbano para a regiao do anhangabau, muito maior do que o atual e com maior area verde, reparem ao lado direito!
tinah tambem o projeto de um suposto edificio do congresso...
app
Re: Projetos antigos do Metrô
Esse mapa é semelhante ao projeto do engenheiro Mário Lopes Leão, encomendado pela prefeitura de São Paulo em 1945, e que não saiu do papel por falta de verbas.
O projeto tinha 28 quilômetros de extensão, possuindo um anel de irradiação de 3,5 km , possuindo 7 estações mais uma estação de transbordo entre as estações da Luz e Júlio Prestes. Além do anel haveriam linhas radiais em direção a Pinheiros, Santo Amaro,Vila Mariana, Penha e Santana.
Projeto do anel de irradiação de 3,5km proposto pelo engenheiro Mário Lopes Leão. Das 7 estações propostas, São Bento foi a única construída (mas várias décadas depois pelo consórcio HMD).
O projeto tinha 28 quilômetros de extensão, possuindo um anel de irradiação de 3,5 km , possuindo 7 estações mais uma estação de transbordo entre as estações da Luz e Júlio Prestes. Além do anel haveriam linhas radiais em direção a Pinheiros, Santo Amaro,Vila Mariana, Penha e Santana.
Projeto do anel de irradiação de 3,5km proposto pelo engenheiro Mário Lopes Leão. Das 7 estações propostas, São Bento foi a única construída (mas várias décadas depois pelo consórcio HMD).
Llevamos um pedazo de país em cada vagón. . .
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