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LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 11 Jun 2008, 14:40
por HGP
História

Linha 3 - Vermelha:
Mais uma vez, na sua história, o METRÔ paulistano é o resultado de uma curiosa sequência de atos de coragem e discussões acirradas distanciando-se do projeto inicial. A Linha 3 - Vermelha, então chamada de Linha Leste, deveria ter apenas 7 Km, ligando a Casa Verde a Vila Maria e deveria ser totalmente subterrânea.

O resultado foi outro: 3 vezes mais longa e com uma configuração totalmente diferente, a exemplo do que acontecia em São Francisco, México, Washington e Atlanta, foi projetada para ser construída na superfície, aproveitando o leito da via férrea da antiga Rede Ferroviária Federal. Assim, depois de um amplo debate, foi constituído um convênio pelo qual a Linha 3 - Vermelha teria direito a compartilhar um trecho de 23 Km de via férrea.

Estamos em 1972. A Linha "Nova Leste" como passou a denominar-se na época, teria, então, mais de 30 Km entre a Praça da Sé e Guaianazes, paralela aos trilhos da ferrovia. Posteriormente, seria construído o trecho Guaianazes-Calmon Vianna utilizando plenamente o leito ferroviário. O grande ganho desta alteração : um custo equivalente a 1/3 de orçamento original.



Em 1974, os problemas técnicos foram resolvidos com uma mudança do traçado original. A grande critica era de que o novo traçado era redundante e beneficiava áreas já servidas pela ferrovia.


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Chegada do METRÔ ao bairro
do Brás, 1979
Entretanto, a concepção original da Linha 3 - Vermelha, a exemplo do que acontecia na Europa, integrava o transporte da população entre as redes metroviária e ferroviária. Transporte ferroviário expresso dos subúrbios até o METRÔ que se encarregaria do transporte urbano através de estações mais próximas e alta frequência de trens. A Linha 3 - Vermelha dependeria, portanto, da reabilitação e modernização da ferrovia, na qual não se havia investido desde o seu surgimento, no século XIX, com o apogeu das fazendas de café, o que, na verdade não ocorreu.

Novamente, os planos são alterados: O METRÔ vai ser construído até Itaquera, vizinho à ferrovia. A deficiência da rede ferroviária fez com que a Linha 3 - Vermelha já nascesse sobrecarregada. Era neste sentido que a cidade de São Paulo cresceria nos próximos anos.



Em 1975, já baseado em estudos de simulação das viagens da cidade, o METRÔ pode definir o trecho rumo ao Oeste. A decisão foi mais tranquila, as alternativas eram mais óbvias e a Estação da Barra Funda foi o ponto de encontro do METRÔ com a malha ferroviária (FEPASA e Estrada de Ferro Santos-Jundiaí).

A construção da Linha 3 - Vermelha, mais do que as outras, envolveu uma profunda renovação urbana, principalmente nas vizinhanças das estações, com a eliminação de trechos deteriorados da cidade. Isso acarretou, de um lado, nos enormes custos das desapropriações e numa infindável discussão, sobretudo na região do Brás, sobre a descaracterização da cidade.

Em 1976, as demolições dessas áreas degradadas, por sua vez, exigiu uma gigantesca operação sanitária de desratização e desintetização. Foi a maior operação realizada na América do Sul até a época, com 222 quarteirões envolvidos.

Assim, em 1979, foi entregue ao público o trecho que liga a Praça da Sé ao Brás e em 1988 a linha estava concluída.

O processo de urbanização foi de tal maneira importante que o METRÔ acabou constituindo uma espécie de prefeitura da chamada ZML (Zona METRÔ Leste).Canalização de córregos, construção de viadutos, de escolas e áreas de lazer, remanejamento de serviços públicos de esgoto, água, luz e telefone, reurbanização de áreas como o Largo Santa Cecília e a Praça da República, tudo passou a fazer parte do trabalho do METRÔ, na construção da Linha 3- Vermelha, que revitalizava esta área à medida em que ia avançando.

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Estação República - Início das Obras
Se na construção da Linha 1 - Azul, já havia uma grande preocupação com a nacionalização, a Linha 3 - Vermelha foi muito além. Chegou até a construir um novo trem , especialmente projetado para rodar nos trilhos da nova linha. Nesse sentido, contou com a colaboração do GAPP, Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento, escritório de pesquisa e projetos de engenharia, arquitetura e desenho industrial.

O meio universitário desempenhou, também, um papel preponderante, através da realização de convênios envolvendo instituições como UNICAMP (Universidade de Campinas), USP ( Universidade de São Paulo), IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e FDTE ( Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia ), os dois últimos ligados à Escola Politécnica.

Não só os equipamentos passaram a ser cada vez mais nacionalizados como também importantes ítens de tecnologia de ponta como testes de laboratório, sistemas de controle de falhas passaram a ser feitos no Brasil. Assim, em 1977, eram nacionais 100% das obras civis, 90% dos estudos e projetos, 100% da via permanente e 85% do material rodante.

Inovação, reurbanização e nacionalização foram, portanto, os pontos que nortearam a construção da Linha 3 - Vermelha, ligando hoje a Estação Barra Funda a Corínthians -Itaquera e, com seus 22 Km de extensão, 18 estações, transportando 282 milhões de passageiros por ano.

Re: Linha 3

Enviado: 06 Set 2009, 21:15
por AGV

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 04 Fev 2010, 02:50
por Haiser
Trem da Linha 3 Vermelha prosseguindo para a Estação Pedro II no sentido Itaquera ( Vista da Torre do Edificio Altino Arantes)



Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 16 Mai 2010, 00:41
por Gustavodc
Pátio de Manobras e estacionamento de trens:
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Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 20 Mai 2010, 01:33
por Correia431M
Em meio a projetos de lei ridiculos, leiam esta:

Aliás, essa eu não contei aqui, mas vou revelar para vocês:

Moradores do Parque São Jorge, pedem via abaixo assinado a mudança do nome da Estação Carrão do Metrô.
Se caso for acolhido esse abaixo assinado o nome da estação passará a se chamar CARRÃO-PARQUE SÃO JORGE.

Nem sei mais como anda esse tramite. Alguém tem noticia sobre isso?

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 20 Mai 2010, 01:47
por Lopes
<_< Era o que faltava...

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 20 Mai 2010, 05:33
por André Vasconcellos
Salve o Corinthians novamente... <_<

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 20 Mai 2010, 06:17
por Gustavodc
Mais uma vez teremos uma bela discussão sobre CAR.


Enquanto isso:

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 20 Mai 2010, 16:44
por Correia431M
And the Oscar goes to:

GUSTAVO SILVA

Que produção espetacular, digna de cinema. app

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 20 Mai 2010, 23:01
por Vicente
app app app app app app app app
Que vídeo!!!

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 22 Mai 2010, 11:17
por AGV
Este fórum mostra aquilo que as pessoas Têm vontade de ver, mas que as empresas infelizmente não mostram. okk


Parabéns, Gustavo, este espaço é para isto mesmo! okk okk okk


Agora, pena que a câmera "estragou" o vídeo: Maledeto foco automático. Em 0:52 começa a chover e a câmera foca o para brisas :brrb:, mas quando detecta um objeto grande à frente (3:18) foca para fora.

Apenas uma sugestão, que creio poder ser útil a todos que filmamos da cabine: Ajustar o foco em manual para uma distância fixa do lado de fora.

ATO de Câmera é um lixo. :gr: :lol:

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 22 Mai 2010, 15:01
por Gustavodc
Ae pessoal, eu que joguei água no vidro!
hahahahahha

Prometo em breve fazer outro.

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 22 Mai 2010, 15:39
por AGV
Gustavodc escreveu:Ae pessoal, eu que joguei água no vidro!
hahahahahha

Prometo em breve fazer outro.

ptz ptz ptz

Bem, mas agora isto pode servir para todos nós, ajustarmos para foco fixo.

Assim não haverá problema. okk

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 24 Mai 2010, 22:12
por Gustavodc
Anoitecendo no PIT (Páteo Itaquera):
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Amanhecendo no PIT (Páteo Itaquera) (tinha chovido a noite, ai ficou esse efeito legal):
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Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 24 Mai 2010, 22:14
por Isaias
Gustavodc escreveu:Anoitecendo no PIT (Páteo Itaquera) - Páteo Itaquera:
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Amanhecendo no PIT (Páteo Itaquera) - Páteo Itaquera (tinha chovido a noite, ai ficou esse efeito legal):
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legal as fotos cara.

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 26 Mai 2010, 18:27
por Jorge Luis
Não querendo tirar o brilho das fotos que estão fantásticas, estava indo ontem 25/05 para o Brás as 14h54m, o trem demorou mais tempo em Pedro 2, ai o operador simplesmente falou estamos parados por mais tempo, para que a segurança retire usuario da via.

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 15 Jun 2010, 03:55
por Gustavodc
Fiz um vídeo de recolhe, só que noturno.

O trem acaba na Linha 12, torno rodeiro:

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 04 Jul 2010, 21:30
por Nerilton
Hoje a L3 do metrô tava meio imbaçado...
Por causa da instalação das portas de plataforma tinha que se fazer 2 baldeações p/ se chegar em Itaquera tinha que baldear em PEN e depois em Patriarca o0
O gado tava xingando bem por causa das baldeações mas c/ o tempo vai se poupar muitas vidas c/ as portas de plataforma. A viagem que demora uns 20 min de Sé á Itaquera demorou hoje c/ as obras quase 1h!

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 05 Jul 2010, 00:08
por André Vasconcellos
^^ Normal em todos os sistemas ferroviários,quando há alterações para algum tipo de manutenção o ''gado'' reclama a vera... tnk

Re: LINHA 3 - VERMELHA

Enviado: 30 Ago 2010, 13:37
por Correia431M
Cá estou eu pensando com os meus neurônios cerebrais, desde o final de semana, quando saiu o anuncio oficial de que a abertura da Copa 2014, será em Itaquera. Pergunto: a Linha 3, está preparada para receber demandas altissimas para os jogos, não só do Mundial, bem como dos demais campeonatos? Ou precisaria melhorar mais a infraestrutura, não só ferroviária, como também a viária (Radial Leste)?