LINHA 2 - VERDE
Enviado: 11 Jun 2008, 14:41
HGPFILHO escreveu:Idealizada pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, a Avenida Paulista simbolizou a modernidade e a riqueza de São Paulo na virada do século. Inaugurada em 8 de dezembro de 1891, ia da Consolação ao Paraíso e ostentava surpreendentes 30 metros de largura, projetada para abrigar, em faixas distintas, bondes puxados por burros, carruagens e elegantes cavaleiros.
Dotada de uma excelente infra-estrutura (iluminação pública a gás, água e esgotos) era o símbolo da cidade e nela, rapidamente, começaram a ser erguidos os palacetes dos tradicionais fazendeiros de café ou de ricos industriais, na sua maioria imigrantes chegados recentemente.
Mas a ampla avenida, que abrigava democraticamente sobrenomes quatrocentões paulistanos e sobrenomes estrangeiros, começava a sofrer mudanças graduais. Em 1930, construíam-se os primeiros prédios de apartamentos. Vinte anos depois, já funcionavam cinemas, escolas, hospitais, teatros e empresas de rádio e televisão. Em 1962, a Paulista foi transformada em centro comercial. Mais vinte anos e quase todos os antigos casarões tinham sido destruídos e, em seu lugar, surgiam imponentes edifícios sedes de bancos, empresas públicas e empresas multinacionais. A Avenida Paulista passou a ser símbolo da modernidade e riqueza de uma cidade que começava a ser cosmopolita.
Em 1973, estudos de viabilidade realizados pelo Metrô levaram à alteração do projeto inicial da Linha 2-Verde passando a ser considerada uma prioridade. Entre as alternativas de traçado apresentadas, foi escolhido o trecho Paraíso-Sumaré, com 4,75 Km de extensão e seis estações.
Mudanças no governo e a tumultuada construção do Trecho Leste da Linha 3-Vermelha, que concentrava as discussões e as atenções, fizeram com que as várias alternativas da Linha 2-Verde tivessem que aguardar dias melhores, que só chegaram em 1979, quando o desenvolvimento urbano exigiu a aceleração da expansão da rede metroviária.
Assim, em 1982, o Metrô anunciava o início dos processos de desapropriação e ocupação temporária da Paulista. Em 1985, o projeto passou por ajustes com o acréscimo de duas estações na direção Oeste: Vila Madalena e Sumaré.
Se, na superfície, a intenção do Metrô era ser o máximo possível invisível, nos subterrâneos suas estações e trens foram invadidas pela cores quentes e frias que se alternavam nas cerâmicas das paredes, nos granitos dos pisos e pelas obras de artistas consagrados, como Cícero Dias, Tomie Ohtake, Geraldo de Barros, Francisco Brennand e outros.
O Trecho Paulista da Linha 2-Verde foi inaugurado em 25 de janeiro de 1991, com 2,9 km de extensão e 4 estações. Estava pronto para servir ao mais importante eixo do centro expandido de São Paulo, com grande concentração de instituições financeiras, hospitais, escolas, hotéis, consulados, Secretarias de Estado, emissoras de rádio e televisão, teatros e museus.
No ano seguinte, foram inauguradas as estações Ana Rosa e Clínicas, ampliando o trecho para 4,7 Km.
Duas estações -Vila Madalena e Sumaré- foram concluídas em 1998, acrescentando mais 2,3 Km de extensão.
Em 2006, foram inauguradas as estações Imigrantes e Chácara Klabin, elevando para 10 o número de estações dessa linha.
Em 2007, foi inaugurada a Estação Alto do Ipiranga e a Linha 2-Verde passou a contar com 11 estações e 10,7 km de extensão