Grande site sobre os UT440 (série 2100 da CPTM)
Enviado: 13 Jun 2008, 01:29
Gente, fuçando pela internet, encontrei esse site (acho que o lipe tinha me passado esse link há um tempo atrás):
http://www.ut440.com/
Ele é uma mistura de site com fórum, adorei as informações e fotos contidas nele! Tem muitas fotos dos UT440 antes de reformar e depois das reformas (quando passaram a se chamar UT440R). É interessante perceber que a reforma dos UT440 feita para o Brasil foi diferente da do Chile, cuja reforma fez com que os UT440R de lá ficassem praticamente idênticos aos UT440R da Espanha (lá eles ainda rodam!). Lá também descobri que em linhas com rampas muito fortes, os UT440 rodavam só com os carros das pontas :shock: (MC e RC)!
Algumas imagens:
1 - UT440 com apenas dois carros (MC e RC)
2 -
3 - Achei interessante essa:
4 - Como ficaram os UT440 na Espanha. Detalhe: atentem para o tamanho menor das portas e para a altura que elas ficam - na mesma altura das plataformas, que são mais baixas (existem degraus atrás das portas)
5 -
6 - Como ficaram os UT440 no Chile
7 -
8 - E como ficaram os UT440 no Brasil
9 -
Achei legal esse comentário, demonstrando a surpresa do forista com o uso que fizeram desses trens aqui no Brasil:
http://www.ut440.com/
Ele é uma mistura de site com fórum, adorei as informações e fotos contidas nele! Tem muitas fotos dos UT440 antes de reformar e depois das reformas (quando passaram a se chamar UT440R). É interessante perceber que a reforma dos UT440 feita para o Brasil foi diferente da do Chile, cuja reforma fez com que os UT440R de lá ficassem praticamente idênticos aos UT440R da Espanha (lá eles ainda rodam!). Lá também descobri que em linhas com rampas muito fortes, os UT440 rodavam só com os carros das pontas :shock: (MC e RC)!
Algumas imagens:
1 - UT440 com apenas dois carros (MC e RC)
2 -
3 - Achei interessante essa:
4 - Como ficaram os UT440 na Espanha. Detalhe: atentem para o tamanho menor das portas e para a altura que elas ficam - na mesma altura das plataformas, que são mais baixas (existem degraus atrás das portas)
5 -
6 - Como ficaram os UT440 no Chile
7 -
8 - E como ficaram os UT440 no Brasil
9 -
Achei legal esse comentário, demonstrando a surpresa do forista com o uso que fizeram desses trens aqui no Brasil:
Outro comentário em outro tópico:oscar440 escreveu:No me gusta mucho la reforma que se practicó a las 440 reformadas para Brasil. Las puertas son demasiado grandes, y los asientos van colocados transversalmente, eso ya parece más un metro que un tren...
Salu2!
Visitem o site, é muito bom!oscar440 escreveu:Pues el techo tiene bastantes diferencias respecto a las 440-R españolas, principalmente en el alumbrado. Veo que tampoco lleva equipajeros, y en vez de eso se colocan barras de aluminio. Supongo que es porque el concepto de reforma de estas UT responde al de Metropolitano. (...)