Trem Série 1700 - Mafersa
Enviado: 13 Jun 2008, 02:00
Fabricado em 1987, a grande maioria dos trens da série já foi reformada, principalmente por causa de problemas no freio original, que foi um dos fatores decisivos para o lamentável acidente de Perus. Foram trocados os freios de todas as unidades reformadas.
Roda na linha 7. Já rodou na linha 10, ainda sob a bandeira da CBTU e nos primórdios da CPTM, e fazia o serviço mais longo da empresa: Jundiaí <=> Paranapiacaba, com 110 quilômetros de extensão, e intervalos de 1 hora. Atualmente, o serviço mais longo é ainda na linha 7, mas com uma extensão menor: 39 quilômetros entre os terminais Luz e Francisco Morato.
Possui similares no Rio de Janeiro, do qual foi baseado, sofrendo as devidas adaptações de projeto para rodarem em solo paulista.
Na região da linha 7, é apelidado de "Grande" por ter 8 carros, dois carros a mais do que as composições da série 1100 que rodam na mesma linha, apelidados de "Pequeno".
Ficha técnica
Formação básica
Características
Formação TUE: MC+R+R1+MC1
Fabricante: MAFERSA (Material Ferroviário SA)
Ano de Fabricação: 1987
Origem: Brasil
Ano Operação: 1987
Caixa: Aço Inox
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas de operação: 7/10
Composição Linha 7: 8 (trecho principal) e 4 (extensão) Carros
Composição Linha 10: 8 Carros
Dimensões
Altura Carro: 3,945 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,368 m
Altura Pantogr. Levantado: 6,848 m
Altura Boleto ao Piso: 1,305 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 0,990 m
Largura Carro: 2,930 m
Largura Portas: 1,30 m
Comprimento MC/MC1: 21,453 m
Comprimento R/R1: 22,004 m
Peso MC/MC1: 57.000 Kg
Peso R: 42.000 Kg
Peso R1: 41.000 Kg
Diâmetro das Rodas: 38 pol.
Capacidade e Desempenho
Esforço Trator: 15.920 Kgf
Potência Contínua: 2.530 Kw
Velocidade Máxima: 100 Km/h
Aceleração Máxima: 0,80 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,77 m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência: 1,10 m/s²
Raio Mín Curv Horiz.: 80 m
Lotação MC/MC1: 60+197
Lotação R/R1: 68+238
Lotação TUE: 1126
Fotos
Fotos próprias
Na estação Vila Clarice
Na estação Pirituba
cabine do 1713 em Jundiaí - 01
cabine do 1713 em Jundiaí - 02
Fotos de lipe_andreense:
Frota total: 25 unidades
Unidades ativas: 21, sendo 3 (1704, 1714 e 1728) rodando na extensão da linha 7
Unidades inativas: 4 (1708, 1720, 1724 e 1748, nenhuma delas foi reformada)
Unidades baixadas: 0
Letreiro
A título de curiosidade: os destinos dos letreiros de lona da série são os seguintes:
01 JUNDIAÍ
02 FRANCISCO MORATO
03 PERUS
04 PIRITUBA
05 LUZ
06 SANTO ANDRÉ
07 MAUÁ
08 RIBEIRÃO PIRES
09 RIO GRANDE DA SERRA
10 PARANAPIACABA
11 BRÁS
12 ESPECIAL
13 OFICINA
14 RECOLHE
Roda na linha 7. Já rodou na linha 10, ainda sob a bandeira da CBTU e nos primórdios da CPTM, e fazia o serviço mais longo da empresa: Jundiaí <=> Paranapiacaba, com 110 quilômetros de extensão, e intervalos de 1 hora. Atualmente, o serviço mais longo é ainda na linha 7, mas com uma extensão menor: 39 quilômetros entre os terminais Luz e Francisco Morato.
Possui similares no Rio de Janeiro, do qual foi baseado, sofrendo as devidas adaptações de projeto para rodarem em solo paulista.
Na região da linha 7, é apelidado de "Grande" por ter 8 carros, dois carros a mais do que as composições da série 1100 que rodam na mesma linha, apelidados de "Pequeno".
Ficha técnica
Formação básica
Características
Formação TUE: MC+R+R1+MC1
Fabricante: MAFERSA (Material Ferroviário SA)
Ano de Fabricação: 1987
Origem: Brasil
Ano Operação: 1987
Caixa: Aço Inox
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas de operação: 7/10
Composição Linha 7: 8 (trecho principal) e 4 (extensão) Carros
Composição Linha 10: 8 Carros
Dimensões
Altura Carro: 3,945 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,368 m
Altura Pantogr. Levantado: 6,848 m
Altura Boleto ao Piso: 1,305 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 0,990 m
Largura Carro: 2,930 m
Largura Portas: 1,30 m
Comprimento MC/MC1: 21,453 m
Comprimento R/R1: 22,004 m
Peso MC/MC1: 57.000 Kg
Peso R: 42.000 Kg
Peso R1: 41.000 Kg
Diâmetro das Rodas: 38 pol.
Capacidade e Desempenho
Esforço Trator: 15.920 Kgf
Potência Contínua: 2.530 Kw
Velocidade Máxima: 100 Km/h
Aceleração Máxima: 0,80 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,77 m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência: 1,10 m/s²
Raio Mín Curv Horiz.: 80 m
Lotação MC/MC1: 60+197
Lotação R/R1: 68+238
Lotação TUE: 1126
Fotos
Fotos próprias
Na estação Vila Clarice
Na estação Pirituba
cabine do 1713 em Jundiaí - 01
cabine do 1713 em Jundiaí - 02
Fotos de lipe_andreense:
Lista de unidadeslipe_andreense escreveu:Minhas fotos:
01 - Na Água Branca
02 - Na Lapa
03 - Em Pirituba. Destaque para a cabine apedrejada :evil:
04 - Fotos do interior
05 -
06 -
Frota total: 25 unidades
Unidades ativas: 21, sendo 3 (1704, 1714 e 1728) rodando na extensão da linha 7
Unidades inativas: 4 (1708, 1720, 1724 e 1748, nenhuma delas foi reformada)
Unidades baixadas: 0
Código: Selecionar todos
Unidade Empresa Peculiaridades
1702 Alstom Foi o trem responsável pelo acidente de Perus. Ex-1742
1704 Alstom
1706 Alstom
1708 ----------
1710 Alstom
1712 Alstom
1714 Alstom
1716 Alstom Não possui bagageiros.
1718 ADTranz
1720 ----------
1722 IESA
1724 ----------
1726 Inepar Reformado/revisado em 2007 pela Alstom.
1728 IESA
1730 IESA
1732 Inepar Não possui bagageiros. Reformado/revisado em 2007 pela Alstom.
1734 Inepar
1736 Alstom Não possui bagageiros. Possui letreiros de lona
1738 Bombardier
1740 Alstom
1742 ----------
1744 Bombardier
1746 Alstom Possui letreiros de lona
1748 ADTranz
1750 ADTranz
----------: Não-reformados
A título de curiosidade: os destinos dos letreiros de lona da série são os seguintes:
01 JUNDIAÍ
02 FRANCISCO MORATO
03 PERUS
04 PIRITUBA
05 LUZ
06 SANTO ANDRÉ
07 MAUÁ
08 RIBEIRÃO PIRES
09 RIO GRANDE DA SERRA
10 PARANAPIACABA
11 BRÁS
12 ESPECIAL
13 OFICINA
14 RECOLHE