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Trocando bitola em tráfego

Enviado: 13 Jun 2008, 07:52
por cataclism2
Bem louco e didático b )


Enviado: 13 Jun 2008, 23:57
por Will .
meu que lindo isso ... :D

nem sabia que isso existia...

Enviado: 14 Jun 2008, 17:47
por AGV
EXCELENTE!!!

Havia encontrado um comentário no google sobre isto (eixos telescópicos) há um com tempo, mas não encontrei nada.

É uma ótima solução!

Imaginem aqui no Brasil, que já temos 3 bitolas de ferrovias...

Mas é caro que isto encarece o preço do trem.

Enviado: 14 Jun 2008, 18:55
por Inconfidente
A musiquinha é ótima também. :mrgreen:

Enviado: 05 Ago 2008, 23:19
por André Vasconcellos
AGV escreveu:EXCELENTE!!!

Havia encontrado um comentário no google sobre isto (eixos telescópicos) há um com tempo, mas não encontrei nada.

É uma ótima solução!

Imaginem aqui no Brasil, que já temos 3 bitolas de ferrovias...

Mas é caro que isto encarece o preço do trem.
Imaginem na Supervia,poderiam comprar trens com essa tecnologia e assim talvez não seria necessário o transbordo de trêm Saracuruna/Vila Inhomirim,o trêm apenas iria encurtar<>enlargar seus eixos!
Sonhar não custa nada... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Enviado: 06 Ago 2008, 09:24
por AGV
Sonhar não.... Mas o custo desta operação toda, mais a construção dos truques próprios para esta operação, mais o equipamento que faz a mudança da largura entree as rodas do trem dá uma encarecida.

Era bom, não ter, mas o ser humano é bem simples e sensato né.....

Não custava nada ter um só tipo de bitola, ou no máximo, 2 ou 3 um pra cada tipo de uso: Ferrovia, indústria, e minas, por exemplo.

Facilitaria bastante....

Isto sem falar, da alimentação elétrica também! Alguns TGV´s têm por projeto, alguns subsistemas elétricos embarcados para o trem se "adaptar" a alimentação elétrica de países diferentes. O condutor precisa selecionar esta alimentação caso necessário.

Neste ponto, a questão da diferença das tensões de alimentação possue até uma justificativa do ponto de vista da solução em infra-estrutura elétrica que cada país encontrou, mais adequado às suas necessidades, Know-how, possibiolidades, etc. Neste caso, há algumas variáveis a se considerar.

Mas na questão da bitola, bem que poderia ser mais padronizado, pois não influiria quase nada, se de começo já fosse adotado um padrão.

Mas enfim...

Enviado: 06 Ago 2008, 16:37
por Caco
Que animal isso, não sabia que existia essa tecnologia. O Brasil precisa de locomotivas e vagões com esse engenhoso sistema.

CAF - Renfe

Enviado: 21 Fev 2009, 04:33
por André Aquino
Tem mais trens que tem esta possibilidade. Estão pensando em implantar esta tecnologia em trens de alta velocidade, como neste video da CAF:

http://www.youtube.com/watch?v=UOZQkEcqeCU

Enviado: 21 Fev 2009, 12:55
por BS
Seria uma ótima opção para CPTM e Supervia :D

Re: Trocando bitola em tráfego

Enviado: 23 Fev 2009, 00:06
por Ramos
Esse é o chamado sistema de rodadura desplazable, criado pela empresa espanhola Transfesa em 1950 sendo aperfeiçoado e patenteado pela empresa espanhola Talgo em 1968.

Há alguns anos a CAF criou um sistema de rodadura desplazable chamado Brava para rivalizar com o sistema Talgo.
http://www.caf.net/caste/productos/equi ... _brava.php

Na Espanha é comum a utilização desse sistema para trens que viajam entre as linhas de bitola ibérica (1668 mm) e internacional (1435 mm).

Mais vídeos

Enviado: 25 Fev 2009, 02:14
por André Aquino
Estes vídeos da CAF são para baixar:

Reduciendo distancias: http://www.caf.net/img/videos/reduciend ... as.wmv.zip

Brava 01: http://www.caf.net/img/videos/brava01.w ... 02.wmv.zip

Mais vídeos

Enviado: 25 Fev 2009, 02:20
por André Aquino
Estes vídeos da CAF são para baixar:

Reduciendo distancias:
http://www.caf.net/img/videos/reduciend ... as.wmv.zip

Brava 01:
http://www.caf.net/img/videos/brava01.w ... 02.wmv.zip

Re: Trocando bitola em tráfego

Enviado: 19 Abr 2010, 21:46
por AGV
Mais um detalhe do sistema:

Imagem

Re: Trocando bitola em tráfego

Enviado: 20 Abr 2010, 00:16
por MHTM
Bom legal esse vídeo, mostra de forma clara como é feito o rebitolamento em movimento.

Já tinha visto essa operação, é muito bom.

Achei muito interessante a movimentação na caixa de rolamento.