Havia encontrado um comentário no google sobre isto (eixos telescópicos) há um com tempo, mas não encontrei nada.
É uma ótima solução!
Imaginem aqui no Brasil, que já temos 3 bitolas de ferrovias...
Mas é caro que isto encarece o preço do trem.
Enviado: 14 Jun 2008, 18:55
por Inconfidente
A musiquinha é ótima também.
Enviado: 05 Ago 2008, 23:19
por André Vasconcellos
AGV escreveu:EXCELENTE!!!
Havia encontrado um comentário no google sobre isto (eixos telescópicos) há um com tempo, mas não encontrei nada.
É uma ótima solução!
Imaginem aqui no Brasil, que já temos 3 bitolas de ferrovias...
Mas é caro que isto encarece o preço do trem.
Imaginem na Supervia,poderiam comprar trens com essa tecnologia e assim talvez não seria necessário o transbordo de trêm Saracuruna/Vila Inhomirim,o trêm apenas iria encurtar<>enlargar seus eixos!
Sonhar não custa nada...
Enviado: 06 Ago 2008, 09:24
por AGV
Sonhar não.... Mas o custo desta operação toda, mais a construção dos truques próprios para esta operação, mais o equipamento que faz a mudança da largura entree as rodas do trem dá uma encarecida.
Era bom, não ter, mas o ser humano é bem simples e sensato né.....
Não custava nada ter um só tipo de bitola, ou no máximo, 2 ou 3 um pra cada tipo de uso: Ferrovia, indústria, e minas, por exemplo.
Facilitaria bastante....
Isto sem falar, da alimentação elétrica também! Alguns TGV´s têm por projeto, alguns subsistemas elétricos embarcados para o trem se "adaptar" a alimentação elétrica de países diferentes. O condutor precisa selecionar esta alimentação caso necessário.
Neste ponto, a questão da diferença das tensões de alimentação possue até uma justificativa do ponto de vista da solução em infra-estrutura elétrica que cada país encontrou, mais adequado às suas necessidades, Know-how, possibiolidades, etc. Neste caso, há algumas variáveis a se considerar.
Mas na questão da bitola, bem que poderia ser mais padronizado, pois não influiria quase nada, se de começo já fosse adotado um padrão.
Mas enfim...
Enviado: 06 Ago 2008, 16:37
por Caco
Que animal isso, não sabia que existia essa tecnologia. O Brasil precisa de locomotivas e vagões com esse engenhoso sistema.
CAF - Renfe
Enviado: 21 Fev 2009, 04:33
por André Aquino
Tem mais trens que tem esta possibilidade. Estão pensando em implantar esta tecnologia em trens de alta velocidade, como neste video da CAF:
Esse é o chamado sistema de rodadura desplazable, criado pela empresa espanhola Transfesa em 1950 sendo aperfeiçoado e patenteado pela empresa espanhola Talgo em 1968.