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Trem Série 5000 - CCTU (Cobrasma/Francorail/MTE)

Enviado: 14 Jun 2008, 02:46
por Sergio Silva
É a maior frota da CPTM, com 95 unidades e 285 carros, já excluindo a unidade 5052, vítima de vandalismo em Engenheiro Cardoso e que foi baixada. Maior que a frota da linha 3 do metrô paulista, que possui 282 carros.

Roda numa formação única no Brasil, em termos de trem metropolitano/subúrbio: 12 carros, o que totaliza quase 250 metros de extensão de uma ponta a outra.

Foram adquiridos pela Fepasa, em meados da década de 70, e entregues a partir de 1978. Possuem projeto francês, por isso foram apelidados de trens franceses. Das 100 unidades adquiridas, 18 vieram montadas da França, e outras 82 foram montadas no Brasil na Cobrasma, em Osasco.

Ficha Técnica

Formação básica
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Características
Formação TUE: MC+R+R1
Fabricante: CCTU (Consórcio Construtor de Trens-Unidades) (Cobrasma/Francorail/MTE/Brown Boveri/Traction Cen Berlicon)
Ano de Fabricação: 1978
Origem: França
Ano Operação: 1978
Caixa: Aço Inox
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas de operação: 8
Composição Linha 8: 12 Carros

Dimensões
Altura Carro: 3,880 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,305 m
Altura Pantogr. Levantado: 6,500 m
Altura Boleto ao Piso: 1,305 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 1,003 m
Largura Carro: 3,078 m
Largura Portas: 1,30 m
Comprimento MC: 19,803 m
Comprimento R/R1: 19,500 m
Peso MC: 49.800 Kg
Peso R: 32.000 Kg
Peso R1: 29.000 Kg
Diâmetro das Rodas: 36 pol.

Capacidade e Desempenho
Esforço Trator: 17.826 Kgf
Potência Contínua: 828 Kw
Velocidade Máxima: 100 Km/h
Aceleração Máxima: 0,70 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,80 m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência: 1,00 m/s²
Raio Mín Curv Horiz.: 80 m
Lotação MC: 56+171
Lotação R/R1: 64+176
Lotação TUE: 707


É possível notar quais são as unidades montadas no Brasil e na França, pois têm configuração de bancos diferentes:

Os franceses possuem bancos frente a frente ao outro:

Código: Selecionar todos

| |--| || |--| || |--| || |--| |
E os montados em solo brasileiro possuem bancos em "L":

Código: Selecionar todos

|__--__||__--__||__--__||__--__|

Código: Selecionar todos

|, __ = bancos
-- = espaço em frente as portas
Ainda sob a bandeira da Fepasa, receberam a numeração 9000, alterado para 5000 após o processo de padronização da codificação dos veículos ferroviários brasileiros. Recebeu o prefixo UI, na qual "U" indica o tipo de carro, no caso, suburbano, e "I" indica o material utilizado na fabricação do carro, no caso Aço Inoxidável
No início da década de 1970 mais uma vez o sistema de transporte suburbano da E.F. Sorocabana mostrava uma alarmante incapacidade em dar conta da demanda crescente, desta vez provocada pelas ondas do chamado Milagre Brasileiro. Os estudos para a remodelação do sistema iniciaram-se na mesma época, já sob a égide da FEPASA. Em 1976 foi dado início às obras no sistema de subúrbios. As obras ainda incluíam a construção de 34 estações, construção ou reforma de 250 quilômetros em vias de bitola mista, instalação de quatro subestações retificadoras para alimentar a tração elétrica, instalação de um novo sistema de sinalização capaz de permitir freqüência de vinte trens por hora em cada via, construção de depósito central e oficina de manutenção para um parque de 1500 carros e construção/remodelação de 200 quilômetros de rede aérea de contato, adequando-a para o tráfego de locomotivas de bitola métrica ou larga.

Esse projeto de expansão incluiu a aquisição de 150 trens unidades elétricos, todos com caixa de aço inoxidável. Cem unidades foram construídos pelo consórcio Francorail/Cobrasma/Brown Boveri/Traction Cen Berlicon: tinham projeto francês (e, por isso mesmo, apelidados de TUEs Franceses), desenvolvido pela Alsthom/Jeumont Schneider. Das cem unidades, 82 foram montadas no Brasil pela Cobrasma; as 18 restantes foram feitas na França. Uma de suas principais novidades era o controle eletrônico de velocidade através de chopper. As principais características desses equipamentos são:

Ano: 1978; Potência: 1437 HP
Fabricante: Francorail; Configuração Básica: M+R+R
Comprimento: 19,8 metros (motor), 19,5 (reboque)
Velocidade Máxima: 90 km/h; Aceleração Máxima: 0,7 m/s²
Capacidade: 707 passageiros/TUE

http://www.geocities.com/siliconvalley/ ... o/efs.html
Quatro unidades foram baixadas sob a bandeira da Fepasa, e não fazem parte da frota da CPTM. A unidade 5052 foi baixada após atos de vandalismo, pois o custo para torná-lo ativo novamente é muito alto.

Fotos (postem mais :D :mrgreen: )
Fotos por lipe_andreense:
lipe_andreense escreveu:Algumas fotos minhas



01 - Em Itapevi
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02 - Em Barueri
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03 - Em Júlio Prestes
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04 - Interior
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05 - Interior diferente, bancos frente a frente
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[/url]

Fotos por R E N F E:
R E N F E escreveu:Agora sim, esse é O TREM! Minha contribuição:

1- 5017 na Oficina de Altino

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2- UI5018 ainda com o belo símbolo da Fepasa.

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3- MTE's tomando uma ducha.

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4- 5078 na oficina.

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5- 5086 (Imobilizado) na parte da oficina onde suspendem as caixas.

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6- 5095 suspenso, de perfil.

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7- Agora de frente.

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8- 5098, com suas mangueiras e limpa trilhos recém pintados.

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9- MTE imobilizado, sem numeração

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10- Passando aqui na cidade, no "Curvão do Calvo"

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11- Na Júlio Prestes, frente a frente.

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12- Frente a frente, agora em Itapevi. (Com a minha unidade preferida, o UI5050)

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13- Interior

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14- Na Júlio.

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15- Placa original da Societé MTE

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16- MTE's na porta da Oficina.

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17- Outro angulo da entrada da Oficina.

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18- Dentro da Oficina.

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19- Truque no torneador de rodeiros.

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20- Unidade na linha do torno.

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21- Panto do 5041 recebendo "grafite".

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Espero que curtam. As fotos foram tiradas em Fevereiro desse ano, em uma visita as dependências da CPTM.

Vida longa ao MTE.

Abraços

Enviado: 14 Jun 2008, 17:08
por R E N F E
Show! Tendo fotos novas vou postando aqui. :D

Abraços

Enviado: 14 Jun 2008, 19:01
por Inconfidente
Muito completa a sua descrição.

Enviado: 14 Jun 2008, 21:20
por Vinicius
Ótimo material R E N F E. Parabéns!

Belo trem.

Enviado: 14 Jun 2008, 21:43
por Landrail
Olha o fepasão aê!!!!
pouca gente sabe mas os trens de BH e o fepasão foram fabricados pelo mesmo consórcio!!!! :shock:

Enviado: 19 Jun 2008, 13:48
por Caco
O Fepasão é demais! Ótima coletânea!

Enviado: 23 Jun 2008, 17:08
por Speedy256k
Ferpasãowins !

Enviado: 23 Jun 2008, 23:04
por Renanfsouza
Quer dizer que esse é o famoso Fepasão...

12 carros... Fico imaginando o tamanho do monstro passando pela via ! Excelentes fotos galera... Bastante representativas. Parabéns !

Enviado: 05 Ago 2008, 00:36
por Lipe Andreense
Primo francês do Fepasão:

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Enviado: 07 Ago 2008, 14:41
por GospelRafa
de quando será isso????

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o serie 5000 rodando na linha 11, ai ele está parado na estação granja juieta! Notem que já é a estação nova, pois a data de construção foi em 2000.


(foto: http://www.estacoesferroviarias.com.br/)

Enviado: 07 Ago 2008, 14:50
por AGV
Em 2001, eu utilizava esta linha para ir da antiga extensão da linha C até a Estação Cidade Universitária e este trem servia nesta linha na época, junto com os 2100 e 3000.

Aliás, atendia a linha muito bem. :wink:

[]´s!

Enviado: 07 Ago 2008, 15:44
por Sergio Silva
gospelrafa escreveu:o serie 5000 rodando na linha 11
ô rapaz, assim tu me mata de susto!

É linha 9, ok?

Enviado: 07 Ago 2008, 17:37
por GospelRafa
Sergio Silva escreveu:
gospelrafa escreveu:o serie 5000 rodando na linha 11
ô rapaz, assim tu me mata de susto!

É linha 9, ok?
ow foi mal.... :lol:

Enviado: 08 Ago 2008, 02:27
por Haiser
Fepasão Wins!

Enviado: 10 Ago 2008, 22:19
por Landrail
Painel do fepasão:

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Enviado: 09 Jan 2009, 23:49
por Vicente

Enviado: 10 Jan 2009, 00:35
por Erick_UT440R
Na verdade, a foto postada pelo lipe_andreense, onde ele apresenta um trem francês como sendo "primo" do meu querido #FEPASÃO, na verdade é o pai dele.... é um TUE da SNCF, da Série Z6400.

O Consórcio Francorail/MTE procurou um trem na França que operasse em consições similares às requisitadas pela #FEPASA quando da compra dos então novos trens. Assim, o consórcio achou um TUE que circulava nos subúrbios de Paris, adotando-o como ponto de partida para tal projeto.

Comparando-se os TUE's Série 5000 & Z6400, a única semelhança fica no visual, pois os TUE's são bastante diferentes. Pra começar, o Z6400 opera com uma tensão de 25kV, 50Hz enquanto o Série 5000 opera com 3000 Vcc, diferentes alturas de piso, comprimento dos carros e muitas outras coisas.

Enviado: 10 Jan 2009, 00:38
por Correia431M
Fepasão wins.

Enviado: 10 Jan 2009, 15:33
por Francis
gospelrafa escreveu:de quando será isso????

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o serie 5000 rodando na linha 11, ai ele está parado na estação granja juieta! Notem que já é a estação nova, pois a data de construção foi em 2000.


(foto: http://www.estacoesferroviarias.com.br/)
Já faz algum tempo. Ele rodava com seis carros, antes de entrar em operação o 3000, e ficou ainda algum tempo como reserva, creio.

Enviado: 10 Jan 2009, 23:29
por Lopes
Poderiam muito bem rodar ainda na 9...
Esse Fepasão tá lindo!

Tire os 2100 e põe os 5000 com seis carros, muito mais proveitoso e acredito que não atrapalharia tanto na operação...