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Problemas com o série 3000 da CPTM!!!
Enviado: 14 Jun 2008, 16:59
por Landrail
Eu tenho um Siemens série 3000 CPTM da frateschi e a configuração dele é:
1 carro motor com motor,1 carro reboque e 1 carro motor sem motor(caixa básica frateschi) três carros (prefiro assim pois ele ocupa menos espaço, ao invés de 4 carros como é sugerido).
Mas o carro reboque é mais leve que os carros motores, até o carro motor sem motor é mais pesado que o reboque, aí então ocorre um fenomeno que chamo de "flutuação". Esse "fenômeno" ocorre principalmente quando o trem opera de marcha ré em relação ao carro com motor,quando ele passa sobre o AMV ele descarrila, alguém tem alguma dica??
(eu tentei colococar um contra peso no carro reboque, mas o carro motor patina principalmente em rampas e nas saídas das estações partida e na aceleração) :roll:
Enviado: 14 Jun 2008, 17:22
por R E N F E
Pode ser que tenha algum eixo mais "duro" no carro "dummy" (carro motor sem o motor). Ou a outra saída é lastrear o carro motor também, para aumentar o esforço de tração e ver se acaba com as patinadas. Os carros dummy são mais pesados mesmo, isso se deve aos truques utilizados neles, mesmo estando "ocos" são mais pesados do que um simples truque de carro reboque. Mas eles estando com os eixos rodando livremente, não causam nenhum descarrilhamento.
Abraços
Enviado: 14 Jun 2008, 17:25
por Landrail
se eu "lastrear" o carro motor ele não anda de tão pesado!!!
Você tem um 3000 também???
Enviado: 14 Jun 2008, 17:30
por Landrail
O "dummy'como você disse usa os truques do carro motor e também não rodam "livremente" como os carros reboques (basta fazer um teste em um declive)!!!
Enviado: 14 Jun 2008, 20:19
por R E N F E
Tenho o 5000 e o 3000. Aqui nunca tive problemas como o que você descreveu, mas os dummy's que tenho aqui, os rodeiros não giram tão livres quanto os dos carros reboque, mas ainda sim não dão nenhuma resistência a ponto de provocar esse fenômeno (aqui no traçado que tenho eles fazem a curva mais apertada da frateschi) Uma outra solução é efetuar uma correção na via, afim de verificar desníveis ou até os rodeiros, pois infelismente existem rodeiros que saem com defeito de fábrica, pois peguei um vagão da Fepasa que veio com uma flange enorme de um lado e muito pequena do outro. =D
Abraços
Enviado: 14 Jun 2008, 20:59
por Landrail
eu notei que o carro reboque é mais baixo que os outros carros!!!!
Eu tinha o UI-5000 mas eu troquei por um passageiro EFVM(completo) e mais algumas coisas , fiz um bom negócio!!!
Enviado: 16 Jun 2008, 10:31
por cataclism2
Conseguiu fuçar na composição no final de semana, Landrail? Alguma boa novidade?
Eu procuro sempre resolver esses problemas na gambiarra mas, confesso, com certo amadorismo, pouco conhecimento e sem medo de ser feliz. Dá no que dá....
Enviado: 16 Jun 2008, 10:46
por AGV
Meu sonho de consumo é o 3000.
Me Dêem dicas sobre ele, pois ao contrário do land, quero montar uma composição com 8 carros (um "Siemenszão, heheheh 8) )
[]´s!
Enviado: 19 Jun 2008, 15:19
por cataclism2
Olha o brinquedinho do cara, prá vocês que nem gostam desses trens hehehe
É um incentivo pra botar essa composição funcionar novamente logo, não?
http://www.modelrailroadphotos.com/phot ... mit=recent
Enviado: 19 Jun 2008, 18:34
por R E N F E
Pra montar um Siemens de 8 carros, você vai necessitar de instalar algum engate no lugar do Scharfemberg de plástico e de mentira da miniatura. Isso vai precisar de várias adaptações, pois a Frateschi não pensou na possibilidade dele rodar em unidade múltipla (Mas ele rodou sim de 8 carros na EFSJ fazendo a sanfona Barra Funda - Brás). Se você ainda não o tem, vale notar que alguns detalhes na miniatura deixam a desejar, Ex: Ele tem os truques e as caixas de sistemas eletricos, auxiliares e etc do MTE série 5000, e a altura do estribo é mais baixa, que o do 5000, e o panto tbm é do 5000.
Resumindo, o Siemens Frateschi é uma caixa do Siemens montada sobre o chassi de um MTE. Tendo em vista o preço, e o quão a miniatura é fiel ao modelo real, acho que o melhor custo-benefício é o 5000.
Abraços
Enviado: 19 Jun 2008, 18:36
por R E N F E
Pena que eu não tirei foto, mas na exposição 150 anos de Ferrovias no Brasil, eu e um camarada montamos um Siemens de 12 carros hehehe ainda conseguiu superar e muito a Pres. Altino em HO.
Abraços
Enviado: 19 Jun 2008, 18:38
por AGV
Já tenho 1 carro reboque em casa....
E depois, para criar composições com 8 ou 20 carros, basta ir fazendo inclusões de mais carros reboques. Foi isto que quis dizer. (e quero fazer)
Agora se for para simular de forma mais realista a composição, aí sim seria complicado.
Mas não sou chato neste ponto, rsrsrssrsrsrsrsrsrssr
[]´s!
Enviado: 19 Jun 2008, 18:41
por R E N F E
Então tá tranquilo hahaha! Manda ver no 3000
Abraços
Enviado: 20 Jun 2008, 01:22
por Landrail
TGVBR escreveu:Já tenho 1 carro reboque em casa....
E depois, para criar composições com 8 ou 20 carros, basta ir fazendo inclusões de mais carros reboques. Foi isto que quis dizer. (e quero fazer)
Agora se for para simular de forma mais realista a composição, aí sim seria complicado.
Mas não sou chato neste ponto, rsrsrssrsrsrsrsrsrssr
[]´s!
8 carrros dá entorno de 1,80 m de comprimento do trem, se você quer ter um trem assim você vai precisar de muito espaço, o pátio tem que ser grande, as plataformas tem que ter no mínimo 2,00 m, e um circuíto bem longo!!!
Enviado: 20 Jun 2008, 08:37
por cataclism2
LANDRAIL escreveu:
8 carrros dá entorno de 1,80 m de comprimento do trem, se você quer ter um trem assim você vai precisar de muito espaço, o pátio tem que ser grande, as plataformas tem que ter no mínimo 2,00 m, e um circuíto bem longo!!!
Ih, se tu visse o projeto desse daí...
Enviado: 20 Jun 2008, 09:15
por AGV
Na vdd minha meta é uma composição de 6 carros, igual a essa da foto. 8 carros, é algo opcional.
Cada vagão desses tem 23.5cm, dá certinho encima de um trilho 4220.
E como falei com relação a composição, não é nem questão de "realismo", mas até uma outra alternativa de configuração mesmo,
que poderia muito bem ter sido encomendada pela CPTM.(6 carros no 3000) Daqui a pouco os caras lançam composção de "1 carro", rs, um "cotoquinho" de trem, igual aquele do filme MIB II.
Enviado: 20 Jun 2008, 14:50
por Landrail
Eu quero ver sua maquete Athos, fiquei curioso!!!!
posta algumas fotos aí.
Enviado: 20 Jun 2008, 15:03
por AGV
Não é nada do outro mundo não!!!
É apenas um conjunto com 2 ovais, sendo que as partes retas têm um comprimento de "6 trilhos" 4220, e são interligados por amv´s,
mais 2 páteos, um interno e outro externo, nada mais, até pq é o que cabe na minha casa e olha lá!!! rssrsrs
De resto, são só projetos e idéias, e o Cataclism que tá exagerando aí. rsrsrssrsr
Mas depois posto as idéias que tive, como um páteo "subterrãneo", logo abaixo do tablado, aonde se pode deixar os trens alli mesmo "guardados", e um
"pateo portátil"(quase um "Trem Guardator Tabajara" ), aonde você estaciona as composições (ou algumas...), desconecta os trilhos, fecha e guarda.
Mas, no mais, é só aquele projeto de 2 ovais mesmo, e olha que é bem mais em conta do que aquele "famoso" ABC da Frateschi.
[]´s!
Enviado: 20 Jun 2008, 16:12
por Landrail
E você cataclism??? cadê sua maquete???
Não posto a minha porque é ridícula!!!!!!!! :oops: :oops:
Enviado: 20 Jun 2008, 18:05
por AGV
Land, minha maquete é esta, tirando a parte azul e aquela parte que se conecta com o páteo, em azul, que no meu projeto de maquete é apenas uma seção, plana, da maquete:
Como pode ver não tem nada de mais, hehe.
É um tablado de 1,20x2,20m aonde existem páteos externos (mais o interno, me esqueci dele...), onde estes mesmos páteos externos, que apontam para o mesmo sentido, foram assim feitos para poder conectar com algum trajeto maior de trilhos ou mesmo, outra maquete, fora aquele páteo em forma de "C", que, poderia ser modificada para se transformar em um acesso, com inclinação neste trajeto até a entrada do páteo, em azul.
A idéia do páteo para se guardar os trens é o seguinte:
O acesso ao páteo subterrãneo começa na parte superior esquerda da figura, logo após o amv, sendo que a inclinação pode ser convenientemente escolhida, uma vez que a diferença de altura entre os trilhos da maquete e o piso inferior é o suficiente para abrigar os trens.
A parte azul já fica no nível inferior do tablado, o páteo propriamente dito, com uma altura mínima suficiente para caber qualquer composição básica (carga, passageiros/metropolitano), sendo que a proposta aqui é para composições de 6~8 carros, conforme sua categoria (passageiros ou carga), mas o intento é mostrar a idéia em sí.
No páteo inferior, entre os trilhos, poderia se criar "garagens" individuais, com madeiras cortadas na medida para formar paredes das garagens, uma para cada composição, ou apenas colocar pilares de madeira para ajudar na estabilização estrutural do conjunto da maquete como um todo.
[]´s!