Inauguração: 1871
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Companhia Ferro-Carril Niteroiense (1871-1887)
. Estrada de Ferro Leopoldina - Linha do Litoral (1887-1975)
. Rede Ferroviária Federal SA
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/LOGOTIPOS/RFFSA.png)
. Flumitrens
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/LOGOTIPOS/Flumitrens.png)
. Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL)
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/LOGOTIPOS/CENTRAL.png)
Plataformas: 2
Uso Atual: Desativada
A Estação Maruí (ou Santana do Maruí) é uma estação desativada da CENTRAL, ou seja, mesmo desativada, a estação ainda é de responsabilidade da companhia, que inclusive mantém seguranças protegendo o patrimônio da estação. Na região, a estação é popularmente conhecida como Estação Niterói ou ainda como "Central da Flumitrens".
O que conhecemos hoje como Ramal de Itaboraí da CENTRAL foi uma parte da Linha do Litoral da Estrada de Ferro Leopoldina. Em 1930, com a construção da Estação General Dutra, Maruí deixou de ser a estação terminal da Linha do Litoral em Niterói. Com as obras de construção da ponte Rio-Niterói em 1973, General Dutra foi desativada e Maruí voltou a ser a estação terminal, poucos anos antes da federalização. O Ramal de Itaboraí teve sua estação terminal em Maruí até alguns anos após a extinção da Flumitrens e o ramal passou a operar a partir da Estação Barreto, a próxima do trecho.
Em 1998 houve o processo de privatização das estradas de ferro do Rio de Janeiro. Alguns ramais foram desativados (Itaguaí e Barra do Piraí, por exemplo), outros de fato foram privatizados e hoje são de operação da Supervia. Apenas os ramais de Itaboraí e Guapimirim passaram a ser operados pela então recém criada Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL).
Fui informado que a Estação Maruí serviu de cenário para uma novela da Rede Globo.
Foi a maior estação que eu encontrei no meu percurso até Alcântara e também uma das mais bem conservadas.
Foto 1:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_001.jpg)
Foto 2:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_002.jpg)
Foto 3: Lateral
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_003.jpg)
Foto 4: Fachada
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_004.jpg)
Foto 5:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_005.jpg)
Foto 6:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_007.jpg)
Foto 7: Placa
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_006.jpg)
Foto 8: No interior da gare existem as plataformas
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_008.jpg)
Foto 9: Mais algumas da fachada
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_009.jpg)
Foto 10:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_010.jpg)
Foto 11: Caixa d'água ao fundo. Nota-se os trilhos na foto, o início do Ramal de Itaboraí
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_011.jpg)
Foto 12: A gare, de dentro do terreno da estação
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_012.jpg)
Foto 13:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_013.jpg)
Foto 14: Bitola métrica. O Ramal de Itaboraí nunca foi eletrificado
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_014.jpg)
Foto 15: Km 0
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_020.jpg)
Foto 16: A partir daqui eu segui a linha. Poucos trechos estão completamente tomados por mato tanto em Niterói quanto em São Gonçalo, por isso é bem difícil se perder
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_015.jpg)
Foto 17:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_016.jpg)
Foto 18:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_017.jpg)
Foto 19: Eu segui pelos trilhos do ramal e a Estação Maruí ficou pra trás
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_029.jpg)
Foto 20: Esta antiga edificação fica a aproximadamente 200 metros da Estação Maruí. Fui informado que aqui funcionava uma oficina de trens
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_018.jpg)
Foto 21:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_019.jpg)
Foto 22:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_021.jpg)
Foto 23:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_022.jpg)
Foto 24:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_023.jpg)
Foto 25:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_024.jpg)
Foto 26:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_025.jpg)
Foto 27:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_027.jpg)
Foto 28:
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_030.jpg)
Foto 29: Foi dai que eu vim, seguindo estes trilhos está a Estação Maruí. Dá pra notar como as casas são perto da via férrea mas provavelmente elas foram construidas após a desativação desse trecho
![Imagem](http://i152.photobucket.com/albums/s200/renanfsouza/TRILHOS/DESATIVADAS/MARUI/MARUI_028.jpg)
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-29 por Renan Souza
Contribuições: Marcus Vinicius