Página 1 de 1
Envelhecimento de locomotivas
Enviado: 16 Jun 2008, 09:27
por cataclism2
Fala, gurizada!
Seguem algumas imagens da parte que eu mais gosto no hobby do ferromodelismo: ‘tuning’ e pintura/envelhecimento de locomotiva e vagões.
Além da famosa técnica de betume (feito com tinta a oleo preta diluída em tinner), utilizei ferrugem de verdade para fazer a.... ferrugem =P . Deixei alguns pregos e parafusos velhos e enferrujados de molho em uma mistura com terra, água e vinagre escuro por dois ou três dias. Depois, adicionei um pouco de água para ‘diluir’ o resultado e comecei a aplicar com pinceladas.
Seguem os links e as imagens ‘clicantes’, para que vocês possam conferir e estudar o que você fariam diferente.
Nota1: nessas fotos, ainda estão apenas com o verniz brilhante, para fixação, pois ainda não comprei o fosco.
Nota2: todas as miniaturas já vieram pintadas e finalizadas da Frateschi, cuja qualidade da pintura me agrada bastante. Apenas fiz o “estrago” extra hehehe.
.
.
.
.
.
Enviado: 16 Jun 2008, 10:18
por Landrail
Gostei da FA-1 e da G-12 EFVM (eu tenho uma G-12 EFVM)
Enviado: 16 Jun 2008, 10:30
por cataclism2
LANDRAIL escreveu:Gostei da FA-1 e da G-12 EFVM (eu tenho uma G-12 EFVM)
Há! Essa, pra tu coleção, seria básica por demais, não?
Sinto informar que, dessas duas que aparecem na foto, uma delas foi "atraída" pelo chão :evil: . Está na oficina, ams com uma forte tendência a se transformar em ALL 8)
Mas a outra, mais velhinha, de 1997, seguirá EFVM firme&forte
Repintura de uma G22u da Federal
Enviado: 19 Jun 2008, 15:18
por cataclism2
Seguem as primeiras imagens de como está ficando o 'trabalho'. Como eu gosto muito da pintura que a Frateschi utiliza, decidi tocar a pintura nova por cima, mesmo, da mesma forma como se faz nas operadoras atuais. Porém, ao invés de uma tradicional tinta base branca ou preta, utilizei uma cor meio marrom-ferrugem, para que, após a camada de pintura, ela fique com o aspecto envelhecido e enferrujado que eu quero. É aguardar para ver se vai funcionar.
Pintura original da Federal (RFFSA)
.
Primeira demão de marrom-ferrugem:
.
Enviado: 20 Jun 2008, 00:59
por Landrail
A G-12 foi a minha primeira locomotiva,aliás primeira e única!!!
Vai dizer que sua primeira locomotiva não foi uma da ALL ,hein????
Que maldade essa queda!!! parabéns pela "frota",bem diversificada!!!!!
Enviado: 20 Jun 2008, 08:38
por cataclism2
LANDRAIL escreveu:A G-12 foi a minha primeira locotiva,aliás primeira e única!!!
Vai dizer que sua primeira locomotiva não foi uma da ALL ,hein????
Que maldade essa queda!!! parabéns pela "frota",bem diversificada!!!!!
Valeu, Land! 8)
Mas, sabes que NÃO foi uma ALL? Por incrível que pareça, minha primeira locomotiva foi justamente essa G12 da
EFVM que aparece aí na foto, adquirida lá em 1996, se não me engano heheheh. A mais nova é que foi ao chão, felizmente
. Por sinal, acho que não dá para reparar pelas fotos, mas o número "5
34" que a Frateschi usa nessa G12 se transforma rápida e facilmente em um "5
84" após uma raspadinha com estilete e, aí, PIMBA!, temos duas locos com numeração diferente
Depois dessa G12 veio, alguns meses mais tarde, aquela FA-1 da Federal e, após um ou dois anos, a U20c da FEPASA junto da G22u da FSA.
Aí fiquei um TEMPÃO fora do ramo e, quando voltei, dei de cara com as vermelhonas da ALL. Mas não adianta: continuo gostando DEMAIS daquela pintura antiga que vocês têm na EFVM....
Por sinal, na RFerroviária de maio, até teve uma carta de um leitor que reclamou da troca das cores, pois aquele marrom-escuro era o ideal para minério!
Enviado: 21 Jun 2008, 00:31
por Landrail
Eu queria comprar uma U-20C da MRS, mas não tinha na loja aí eu comprei essa G-12 EFVM!!!!
Eu gostei das cores atuais da EFVM e da mudança do nome Companhia Vale do Rio Doce, esse nome não faz muito sentido pra quem mora no Pará, pois o vale do rio doce fica em Minas Gerais e o Rio Doce nasce em minas e desagua no Espírito Santo.
Eu não consigo entender como a EFVM tem as locomotivas tão limpas mesmo depois de anos de uso,enquanto a MRS e EFC com um mês estão imundas de minério!!! :x
Enviado: 21 Jun 2008, 12:38
por cataclism2
De repente seja até a tinta que eles utilizam, manipulada quimicamente para "grudar" menos substâncias sobre ela. Vai saber. Tipo esses líquidos que o pessoal passa nos pára-brisas dos automóveis para que a água escorregue mais rápido.
O que eu sei é que o pessoal fala meio mal das pinturas da MRS e da ALL, chamam de "tinta-Guache", porque pintam por cima de ferrugem e tudo hehehe.
Apesar de que a EFC é da Vale também, né... :roll:
Enviado: 21 Jun 2008, 14:47
por Landrail
É isso que eu não entendo, duas ferrovias da mesma empresa tão diferentes, até a FCA tem uma boa pintura (mas não trabalha com minério).
A MRS pinta as locomotivas com um azul marinho para disfarçar um pouco, já a ALL eu gosto do vermelhão, mas só consegui ver pessoalmente as BB's-33 que passaram por uma modificação nos truques aqui em Contagem e sairam com uma pintura preta e o layout vermelho e branco ALL.
Por falar na BB-33, cadê elas??? elas trafégam por aí no RS???
Enviado: 23 Jun 2008, 07:50
por cataclism2
Pois olha, Landrail, essa BB33 é igual caviar, pra mim
.
Eu acho até que é apenas uma, não? Aquela pretona... SE não me engano, meus amigos já viram uma delas (se é que existe mais de uma)´passar ali em Roca Sales/RS, ou em Passo Fundo<->Santa Maria (também RS).
Eu gostei muito dela também, mas só vi naquele video do orkut :? . Ao menos a ALL pintou o teto de preto, na 'Fase III', pra disfarçar a fuligem das chaminés
Enviado: 26 Jun 2008, 17:47
por cataclism2
Fonte de inspiração (ferrovia tailandesa):
Imagens novas do estrago:
.
.
Enviado: 26 Jun 2008, 18:03
por Landrail
Que isso, made in Taiwan
!!!
Enviado: 01 Jul 2008, 08:32
por cataclism2
LANDRAIL escreveu:Que isso, made in Taiwan
!!!
Hahaha é por aí, mesmo!
E segue o estrago ;D. A ferrovia adquiriu, também, alguns carros do "Trem de Prata", da extinta Federal (RFFSA), para dar uma demão de tinta por cima da ferrugem. Abaixo, há uma foto da primeira fase da pintura 8).
.
.
.