[Notícia] Concluída Obra nos Trilhos do Bonde de Sta Teresa
Enviado: 18 Jun 2008, 18:40
Concluídas Obras nos Trilhos do Bonde de Santa Teresa
17/06/2008 - 17h19
A Secretaria de Transportes concluiu nesta semana a primeira etapa das obras de recuperação da via permanente do Bonde de Santa Teresa. No total, foram substituídos aproximadamente seis quilômetros de linha no Largo dos Guimarães, incluindo 31 AMVs (aparelhos de mudança de via), trilhos, dormentes, suportes e parafusos de fixação. As obras, iniciadas em dezembro de 2005, custaram R$ 9 milhões. Esta é a maior intervenção no sistema de vias permanentes, que não passava por reformas há mais de 20 anos.
O diretor de Planejamento e Operação da Secretaria de Transportes, Fábio Tepedino Junior, explicou que a maior parte dos trilhos, dormentes e suportes de fixação estavam bastante deteriorados, e que em alguns locais praticamente já não havia nem mesmo a base de apoio dos trilhos, de tão enferrujados. Segundo ele, a recuperação da via permanente é uma obra complexa, em que é preciso arrancar os dormentes, o asfalto e o concreto da base, para refazer todo o leito da linha.
- Tudo isso, com a preocupação de causar a menor interferência possível no trânsito. Para complicar, as ruas de Santa Teresa são estreitas, com pouquíssimos trechos planos, o que aumenta a dificuldade do trabalho - analisa Tepedino.
O chefe do Departamento de Operações da Central (Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística) e responsável pela obra, Valmir Martins Carvalho, explica que, para que a via permanente atinja um índice de 90% de recuperação, é necessário substituir mais três quilômetros de linha e trocar uns cinco aparelhos de mudança de via. Para Valmir, o resultado final ficou excelente e a expectativa é que, no ano que vem, seja dada continuidade às obras para completar a recuperação do trecho que falta.
Com o tempo, de acordo com Valmir, ocorre um desnivelamento dos trilhos, por causa do desgaste natural, e é necessário, então, corrigi-lo. Ele explicou, ainda, que a parte nova dos trilhos foi toda soldada, para garantir o nivelamento da via permanente.
Ao todo, o sistema de bondes de Santa Teresa tem, aproximadamente 17 quilômetros de extensão, em três ramais: Dois Irmãos, Paula Mattos e Francisco Muratori. Este último, que dava acesso à Rua Riachuelo, na Lapa, está desativado desde a década de 70. A obra de recuperação dos seis quilômetros de via nesta primeira etapa foi feita pela empresa Ferreira Guedes, de São Paulo. Cerca de 100 operários e técnicos trabalharam na recuperação do trecho.
Fonte: http://www.sectran.rj.gov.br/detalhe_no ... ?ident=358
17/06/2008 - 17h19
A Secretaria de Transportes concluiu nesta semana a primeira etapa das obras de recuperação da via permanente do Bonde de Santa Teresa. No total, foram substituídos aproximadamente seis quilômetros de linha no Largo dos Guimarães, incluindo 31 AMVs (aparelhos de mudança de via), trilhos, dormentes, suportes e parafusos de fixação. As obras, iniciadas em dezembro de 2005, custaram R$ 9 milhões. Esta é a maior intervenção no sistema de vias permanentes, que não passava por reformas há mais de 20 anos.
O diretor de Planejamento e Operação da Secretaria de Transportes, Fábio Tepedino Junior, explicou que a maior parte dos trilhos, dormentes e suportes de fixação estavam bastante deteriorados, e que em alguns locais praticamente já não havia nem mesmo a base de apoio dos trilhos, de tão enferrujados. Segundo ele, a recuperação da via permanente é uma obra complexa, em que é preciso arrancar os dormentes, o asfalto e o concreto da base, para refazer todo o leito da linha.
- Tudo isso, com a preocupação de causar a menor interferência possível no trânsito. Para complicar, as ruas de Santa Teresa são estreitas, com pouquíssimos trechos planos, o que aumenta a dificuldade do trabalho - analisa Tepedino.
O chefe do Departamento de Operações da Central (Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística) e responsável pela obra, Valmir Martins Carvalho, explica que, para que a via permanente atinja um índice de 90% de recuperação, é necessário substituir mais três quilômetros de linha e trocar uns cinco aparelhos de mudança de via. Para Valmir, o resultado final ficou excelente e a expectativa é que, no ano que vem, seja dada continuidade às obras para completar a recuperação do trecho que falta.
Com o tempo, de acordo com Valmir, ocorre um desnivelamento dos trilhos, por causa do desgaste natural, e é necessário, então, corrigi-lo. Ele explicou, ainda, que a parte nova dos trilhos foi toda soldada, para garantir o nivelamento da via permanente.
Ao todo, o sistema de bondes de Santa Teresa tem, aproximadamente 17 quilômetros de extensão, em três ramais: Dois Irmãos, Paula Mattos e Francisco Muratori. Este último, que dava acesso à Rua Riachuelo, na Lapa, está desativado desde a década de 70. A obra de recuperação dos seis quilômetros de via nesta primeira etapa foi feita pela empresa Ferreira Guedes, de São Paulo. Cerca de 100 operários e técnicos trabalharam na recuperação do trecho.
Fonte: http://www.sectran.rj.gov.br/detalhe_no ... ?ident=358