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Trem série 1400 - Budd/Mafersa

Enviado: 18 Jun 2008, 23:56
por Tiago Costa
Ficha Técnica:

Formação básica do TUE

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Características

Formação TUE: MC+R+RC
Fabricante: BUDD/MAFERSA
Ano de Fabricação: 1976 / 1977
Formação TUE: MC+R+RC
Fabricante: BUDD/MAFERSA
Ano de Fabricação: 1976 / 1977
Origem: Brasil
Ano Operação: 1976
Caixa: Aço Inox
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas de operação: Linha 7 - Linha 11 - Linha 12
Composição Linha 7: 3 Carros
Composição Linha 11: 6 Carros
Composição Linha 12: 6 Carros


Dimensões

Altura Carro: 4,172 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,655 m
Altura Pantogr. Levantado: 7,010 m
Altura Boleto ao Piso: 1,362 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 0,927 m
Largura Carro: 3.057 m
Largura Portas: 1,20 m
Comprimento MC: 25,908 m
Comprimento R/RC: 25,908 m
Peso MC: 61.900 Kg
Peso R: 41.500 Kg
Peso RC: 40.050 Kg
Diâmetro das Rodas: 36 pol.


Capacidade e Desempenho

Esforço Trator: 15.304 Kgf
Potência Contínua: 1.224 Kw
Velocidade Máxima: 100 Km/h
Aceleração Máxima: 0,50 m/s²
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,77 m/s²
Desaceleração Max. Freio Emergência: 1,10 m/s²
Raio Mín Curv Horiz.: 76 m
Lotação MC: 94+208
Lotação R: 99+206
Lotação RC: 97+204
Lotação TUE: 904


Legenda

MC: Carro Motor com cabine de condução
R: Carro Reboque
RC: Carro Reboque com cabine de condução

Fotos

Reformado

Exterior

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Interior

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Original

Exterior

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Interior

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Enviado: 19 Jun 2008, 13:50
por Caco
Este é, visualmente, o mais feio da CPTM.

Enviado: 19 Jun 2008, 14:15
por L Fernandes
Não acho robozinho tão feio assim, gosto dele!

Enviado: 19 Jun 2008, 14:28
por AGV
Credo, parece um trem fantasma com cara de caveira...

Deviam ter atualizado este layout, aumentando a cabine e o para brisas, deixando parecido com o Fepasão.....

Enviado: 19 Jun 2008, 17:24
por Tiago Costa
Ah, até que eu gostei dele reformado, ficou bem moderna a cabine. A única coisa que eu não gostei é que poderiam ter melhorado o sistema de ventilação dele, deixando o teto reto e aumentassem um pouco a altura dos ventiladores. Mas não sei se isso seria possível. De qualquer forma, o trem, com as reformas ficou novinho. Quero muito andar nele!

Enviado: 19 Jun 2008, 18:07
por Lipe Andreense
TGVBR escreveu:Credo, parece um trem fantasma com cara de caveira...

Deviam ter atualizado este layout, aumentando a cabine e o para brisas, deixando pareciso com o Fepasão.....
A cabine foi aumentada

Enviado: 19 Jun 2008, 18:11
por R E N F E
O 1400 reformado está show! Está bonito e ainda bem que não colocaram uma máscara de fibra nele, mantiveram a original, mantendo aquela aparência de "projeto Budd".

Abraços

Enviado: 19 Jun 2008, 19:13
por Francis
Me explique por favor, não consigo entender: a cabine foi aumentada, mas continua com aquela porta na frente, portanto o operador continua tendo de ficar naquela janelinha? De que adiantou?

Enviado: 19 Jun 2008, 21:16
por Tiago Costa
Adiantou, na verdade, para as condições de conforto do maquinista, que antes ficava confinado em uma cabine minúscula, com um monte de alavancas e botões em diversos lugares. Agora ele tem um painel de condução decente, e tem o espaço da largura toda da cabine, o que dá um espaço bem maior para ele. Claro, a frente do trem não foi modificada, o que não permite que o maquinista tenha uma visão ampla que poderia ter com uma frente nova (que eu sou a favor de ter, por esse motivo da visão limitada). Mas tirando a melhoria de uma nova frente, que esse trem não recebeu, ele teve muitas outras melhorias. E isso melhora a qualidade do trabalho dos maquinistas, com certeza. Afinal, Francis, a cabine dos Mafersa/Cobrasma da Linha 3 é muito melhor que a dos Budds da Linha 1, não é? Imagine a cabine dos Budds sendo aumentada como foi essa. Mesmo com a frente continuando só com a janelinha, melhora bastante o espaço interno da cabine.

Enviado: 20 Jun 2008, 17:20
por AGV
lipe_andreense escreveu:
TGVBR escreveu:Credo, parece um trem fantasma com cara de caveira...

Deviam ter atualizado este layout, aumentando a cabine e o para brisas, deixando pareciso com o Fepasão.....
A cabine foi aumentada
Lipe, aumentada consideravelmente...

Enviado: 20 Jun 2008, 17:25
por Lopes
Uma sugestão...
Quem tiver, coloque as fotos do 1400 Tang, antes e pós reformas...

Enviado: 20 Jun 2008, 18:15
por L Fernandes
Tang, sukita..
notem como a CPTM está investindno em suquinhos!
O 1400 "tang", como você disse, é o que está como reformado!
ou existe outro e eu não sei?

Enviado: 20 Jun 2008, 21:52
por Francis
Tiago Costa escreveu:Adiantou, na verdade, para as condições de conforto do maquinista

Foi sobre isto mesmo que eu quis falar. Por que não envidraçaram toda a frente, entendeu?

Enviado: 20 Jun 2008, 23:04
por Lipe Andreense
TGVBR escreveu:Lipe, aumentada consideravelmente...
Hoje essa cabine tem quase o mesmo tamanho das cabines das outras séries. Você não deve ter idéia de como é a cabine original...
A cabine reformada é pelo menos 3 vezes maior que a original.

Enviado: 21 Jun 2008, 00:41
por Landrail
O meu colega de Suzano disse que gosta desse trem porque ele pode ir na frente, na janelinha da mascara "como se ele fosse o maquinista"rsrsrs!!!!
Isso é que dá adaptação de um Budd para metropolitano!!!!

Enviado: 21 Jun 2008, 00:55
por Lipe Andreense
LANDRAIL escreveu:O meu colega de Suzano disse que gosta desse trem porque ele pode ir na frente, na janelinha da mascara "como se ele fosse o maquinista"rsrsrs!!!!
Sim, eu filmei toda a viagem na linha E nessa janela:
http://br.youtube.com/view_play_list?p=28B148C34976064D
Isso é que dá adaptação de um Budd para metropolitano!!!!
Pelo que sei esses trens foram fabricados para suburbio mesmo, assim como os 1100, não foram "adaptados"

Enviado: 21 Jun 2008, 01:25
por Landrail
^^ eu tenho minhas dúvidas!!!!!!!

Enviado: 21 Jun 2008, 02:08
por Lipe Andreense
LANDRAIL escreveu:^^ eu tenho minhas dúvidas!!!!!!!
no total foram adquiridos 30 carros-motores e 60 carros-reboque destas unidades, denominadas de Série 100, que tinham por objetivo eliminar completamente as composições de carro de madeira do serviço suburbano da capital paulista, efetuado entre as estações de Franco da Rocha e Mauá. Note-se o papel pioneiro da E.F. Santos a Jundiaí, a primeira no Brasil ao usar de TUEs com caixas feitas em aço inoxidável, uma tendência que se mantém até hoje. Elas foram projetadas pela Budd americana, então detentora da patente sobre a soldagem de aço inoxidável; parte dos carros reboque foi fabricada no Brasil pela MAFERSA - Material Ferroviário S.A. A parte elétrica dos TUEs foi feita pela General Electric. Cada carro-motor podia transportar 94 pessoas sentadas e 306 em pé; a capacidade dos carros-reboque mudava ligeiramente conforme o tipo específico: 94 ou 96 pessoas sentadas mais 304 ou 306 pessoas em pé.
Retirado de: http://www.geocities.com/SiliconValley/ ... /efsj.html

Enviado: 21 Jun 2008, 10:01
por Sergio Silva
Lopes escreveu:Uma sugestão...
Quem tiver, coloque as fotos do 1400 Tang, antes e pós reformas...
Não existe 1400 Tang.

O que existe é 1600 Tang

Enviado: 21 Jun 2008, 10:04
por Sergio Silva
Aliás, o projeto do 1400 é um série 100 mais "limpo"