BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR

CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com

ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!

Estação Brás

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Estação Brás

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 05 Jun 2008, 14:19

ImagemImagemImagem
Imagem
ImagemImagemImagem
ImagemImagemImagem


Originalmente postado por em 16/12/2007


Originalmente eram duas estações distintas: Estação Brás da São Paulo Railway e Estação Roosevelt (ou Estação do Norte) da Central do Brasil.
Com a proximidade as estações foram se fundindo, e com a chegada do metrô, tornaram-se praticamente uma coisa só.
Texto retirado do site estacoesferroviarias.com.br:
A estação do Braz foi inaugurada em 1867, com a linha da SPR, para atender o bairro do mesmo nome. Ela é anterior à estação Roosevelt, também chamada originalmente de Braz, na linha da Central do Brasil, aliás, seu ponto terminal. As linhas da SPR e da Central se juntavam ali, o que ainda hoje ocorre. Em 1978, foi aberta a estação Brás (agora com s) do metrô, próxima às duas, e aos poucos as três estações foram se fundindo. Hoje praticamente não há diferença entre as estações Brás da Santos-Jundiaí e a Roosevelt, as plataformas são comuns, e se entra ou pela Roosevelt, no largo da Concórdia, ou pela estação Brás do metrô, onde se cruza as linhas por passarelas e se atingem as linhas da CPTM, as quais a estação Brás e a Roosevelt hoje atendem. O prédio da estação Brás da antiga SPR está hoje tombado pelo Condephaat.
Serve às linhas 10 (Luz - Rio Grande da Serra), 11 (Luz - Guaianazes - Estudantes) e 12 (Brás - Calmon Viana), além de possuir integração gratuita com a linha 3 do metrô. É a segunda maior estação da CPTM, com 8 plataformas (a maior é a Barra Funda).

Imagem


01 - Saguão principal, entrada pelo Largo da Concórdia
Imagem


02 -
Imagem


03 - Plataforma 6/7. Destino Calmon Viana
Imagem


04 - Plataformas 7 e 8
Imagem


05 - Plataformas 1 e 2, que servem a linha D
Imagem


06 - Plataforma 1. Prédio antigo da São Paulo Railway preservado
Imagem


07 -
Imagem


08 -
Imagem


09 -
Imagem


10 - Visão geral das plataformas
Imagem


11 - Mesmo prédio visto da plataforma 6
Imagem


12 - Plataforma 5, apenas para limpeza dos trens.
Imagem


13 - Duas composições encostadas para limpeza. À direita: composição da linha F; à esquerda: espanhol série 2000 da linha E.
Imagem


14 - Plataformas 3 e 4, servem a linha E
Imagem


15 - Plataforma abandonada, era a plataforma 12/13, antes da reforma que integrou as estações Brás e Roosevelt. Acho que será usada para o Trem de Guarulhos.
Imagem


16 - Escadas de acesso ao mezanino e ao Metrô
Imagem


17 - Enorme corredor que leva ao Metrô
Imagem


18 -
Imagem


19 - São pelo menos 5 minutos andando...
Imagem


20 - Corredor de integração e treminal urbano visto da estação do Metrô
Imagem


21 - Estação Brás-CPTM vista da Estação Brás-Metrô
Imagem


22 -
Imagem


23 - Estação antes da reforma de unificação, em 2000. Foto do site estaçõesferroviarias.com.br
Imagem
Imagem


Caio
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Jan 2009, 22:11

Mensagem não lida por Caio » 21 Jan 2009, 22:38

Imagem
The Shock of Lightining

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 07 Fev 2009, 23:00

lipe_andreense escreveu:São pelo menos 5 minutos andando...
ODEIO essa gambiarra que fizeram com a estação do Metrô!!!

A caminhada da plataforma 1 até o embarque do metrô, no horário de pico, demora mais que o percurso Brás -> Sé wll


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Estação Brás

Mensagem não lida por Lopes » 04 Mar 2009, 23:32

[quote="lipe_andreense"]

13 - Duas composições encostadas para limpeza. À direita: composição da linha F; à esquerda: espanhol série 2000 da linha E.
Imagem

Observe a plataforma 5.
Onde o Expresso Leste está para limpeza, o 1° carro sentido final da via, veja que ele está virado à esquerda.

Vi no orkut que essa via/ plataforma, eram pra atender
os trens oriundos da L7 (Chico City)


Procede?
Rodrigo Lopes


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Mar 2009, 00:21

Essa plataforma seria para atender as linhas 7 e 11, alternadamente. Olhando no mezanino da Estação Brás, dá pra ver que o plano era o seguinte (desenhado porcamente, ahahaah):

Imagem

Se numerarmos as vias vindas da Estação da Luz como 1, 2, 3 e 4, vemos que as vias das plataformas estão ligadas assim:

Plataforma 1=>Via 1
Plataforma 2=>Via 2
Plataforma 3=>Via 3
Plataforma 4=>Via 4
Plataforma 5=>sem ligação

E de acordo com os rabiscos que eu fiz no Paint (:lol:), ficaria assim

Plataforma 1=>Via 1
Plataforma 2=>Via 2
Plataforma 3=>Via 2
Plataforma 4=>Via 3
Plataforma 5=>Via 4

Aí as plataformas 1 e 3 provavelmente serviriam à Linha 10, a Plataforma 2 serviria à Linha 8, e as plataformas 4 e 5 serviriam às linhas 7 e 11, e os trens da Linha 7 manobrariam logo após a Estação Brás, em uma via que hoje está abandonada.

Hoje, percebe-se que tem um AMV que termina no meio das plataformas 2 e 3, cuja parte antiga deveria ser demolida.


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Mar 2009, 00:36

Tentei fotos do mezanino, para tentar mostrar um pouco como seria o plano original do Integração Centro, mas faltaram alguns ângulos da Plataforma 5, eheheh.

25 -
Imagem


26 -
Imagem


27 -
Imagem


28 -
Imagem


29 -
Imagem


30 -
Imagem


31 -
Imagem


32 -
Imagem


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 05 Mar 2009, 13:48

Então por isso que a Plataforma 3 tem a "curvinha" também e aquele arremedo de plataforma com a parte antga de Brás...


Entendi...

Teria alguma possibilidade desse projeto voltar à tona??
Rodrigo Lopes


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Mar 2009, 13:54

Acho difícil, pois a CPTM não quer mais que as linhas compartilhem vias. No entanto, até agora, o projeto estava apenas inacabado, podendo ser continuado a qualquer momento, desde que com autorização pelos órgãos que protegem o patrimônio histórico (acho que é isso o que impediu inicialmente a continuidade das obras). Mas em breve vão mexer no layout das vias nas estações Brás, Luz e Palmeiras-Barra Funda, aí acredito que o projeto possa ser enterrado de vez.


Gustavodc
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1691
Registrado em: 13 Jan 2009, 01:27
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Gustavodc » 05 Mar 2009, 17:20

Sobre a demora.

Eu, andando muito rápido, demoro 5 minutos pra fazer a plataforma da Variante até a do Metrô sentido Barra Funda.
Calculo ali uns 600 metros mais ou menos.


BS
MEMBRO JR
Mensagens: 31
Registrado em: 06 Fev 2009, 16:54

Mensagem não lida por BS » 05 Mar 2009, 21:39

Só duas coisas, o corredor é longuinho né, e a estação é feia, feia e feia!


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 05 Mar 2009, 22:46

Bom, tá muito melhor do que era antes da reforma, eheheh. Considerando que ficou muita coisa por fazer, até que tá razoável. Fiz um diagrama que ilustra melhor como que ficariam as vias com o Integração Centro:

Imagem

Os trens da Linha 7 manobrariam ali naquele "rabicho" que tem logo após as plataformas 5 e 6, sentido Guaianazes.


Rafael Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1139
Registrado em: 22 Dez 2008, 20:14
Localização: No meio entre V. Jacuí e Ponte Rasa, São Paulo.
Contato:

Mensagem não lida por Rafael Lopes » 06 Mar 2009, 21:24

Talvez a razão do AMV plantado no meio da plataforma, vindo de TAT?
Chegou o primeiro Cobrasma reformado!!!!!!!

Avatar do usuário

Vicente
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 2520
Registrado em: 12 Set 2008, 23:57
Localização: São Bernardo do Campo

Mensagem não lida por Vicente » 06 Mar 2009, 23:01

Meu irmão trouxe algumas fotos hoje, vou pôr nos tópicos.
Essa é uma visão do CCO da CPTM a partir de um furo na plataforma do metrô.
Imagem
Vias da L10, sentido RGS, do mezanino.
Imagem


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Estação Brás

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 27 Mar 2009, 19:12

Mais fotos da estação Brás da CPTM, do dia 08/03/2009.


33 - 2000 parado na plataforma 5, como sempre...
Imagem


34 - Plataformas 4 e 5, olhando para o sentido Luz, e para a Gare Roosevelt
Imagem


35 - 2000 partindo para Guaianazes
Imagem


36 - As placas de comunicação foram alteradas recentemente, indicando melhor as saídas e os destinos (em letras gigantes!)
Imagem


37 -
Imagem


38 - Telão da TV trem fora do ar (notem o logotipo do Windows Media Player 7 :lol:)
Imagem


39 - Mais placas de comunicação (noter o "Lojas do Brás" e o "Calmon Viana" gigante)
Imagem


40 - Trem da linha 10 chegando com destino a Rio Grande da Serra
Imagem


41 - Fotos a partir do Mezanino
Imagem


42 -
Imagem


43 -
Imagem


44 -
Imagem


45 - Plataformas 1, 2, 3 e 4, e a estação Brás antiga da SPR no fundo
Imagem


46 -
Imagem


47 - Campanha recente, sobre limpeza nos trens e estações.
Imagem


48 -
Imagem


49 - Fotos tiradas a partir da passarela entre Metro e CPTM, mostrando as Oficinas do Brás (ou Oficinas de Roosevelt) e trilhos das linhas 11 e 12.
Imagem


50 - Trem da linha 12 chegando
Imagem


51 - Trem da linha 11 chegando sentido Luz
Imagem


52 -
Imagem
Imagem


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1533
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Re: Estação Brás

Mensagem não lida por Lopes » 27 Mar 2009, 19:21

Sobre o remendo de plataforma na 2 e 3...
Seria a parte "Roosevelt" restante em operação?


Eu desenvolvi uma teoria que creio que está certa.

Penso que aquele rabicho existe por causa do projeto não concluido da plataforma 5 de receber o Expresso.

Acontece que ele existe para justamente receber os trens oriundos de Guaianases para que eles caibam, já que existe aquele AMV dentro da estação, praticamente no meio da plataforma.
Rodrigo Lopes


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Re: Estação Brás

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 27 Mar 2009, 19:44

^^
isso acho que ja foi falado, pelo que soube sempre foi isso mesmo, o remendo é para os trens caberem (não teria outro motivo :lol: )

e a plataforma 5 deveria receber os trens destino Guaianazes, a 4 os trens sentido Luz, e a 3 provavelmente os trens da linha 7.


Essa parte não era da Roosevelt, e sim da Brás, da SPR/EFSJ
Imagem

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO 2.0
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Re: Estação Brás

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 18 Out 2009, 17:01

Combo hit Brás:

1- Série 2000
2- Composição da MRS com locomotivas de todos os tipos e tamanhos
3- Série 5550

Como engenheiro, grande poeta.

Avatar do usuário

Felipe02
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 240
Registrado em: 01 Jun 2009, 18:58
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Estação Brás

Mensagem não lida por Felipe02 » 18 Out 2009, 19:05

Só para dar uma continuada no assunto...

O "fim" da linha no brás...
Imagem

E aonde seria a continuação dela...

Imagem

Quanto ao video ficou otimo! ta parecido com um meu! hehe

Avatar do usuário

Felipe02
MEMBRO FREQUENTE
Mensagens: 240
Registrado em: 01 Jun 2009, 18:58
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Estação Brás

Mensagem não lida por Felipe02 » 18 Out 2009, 19:06

Semana passada estavam retirando os trilhos que estão "sobrando" entre Tatuapé e Brás...


Landrail
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2262
Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
Localização: CONTAGEM, MG

Re: Estação Brás

Mensagem não lida por Landrail » 15 Nov 2009, 23:12

Eduardo GJF escreveu:Combo hit Brás:

1- Série 2000
2- Composição da MRS com locomotivas de todos os tipos e tamanhos
3- Série 5550

Não vi nada demais Eduardo, esse é o famoso trem de bauxita. :D
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes