Olá,
Takargo é um operador privado de mercadorias português. Junto com Comsa (de Espanha), têm o objectivo de potenciar o tráfego de mercadorias por via ferroviaria entre os dois países que actualmente tem uma expressão ridícula (em PT o caminho-de-ferro representa apenas 4% de todo o trânsito mercante e em Espanha a percentagem ainda é menor). Os dois operadores têm acordos de compra e exploração conjunta do material motor e rebocado. É assim que as locomotivas de Comsa circulam frequentemente por PT ao mesmo tempo que as de Takargo por ES.
Ambas as empresas utilizam nos comboios internacionais, locomotivas diesel de fabricação Vossloh modelo Euro 4000.
Trata-se de uma locomotiva diesel-eléctrica de 6 eixos construida especialmente para dar tracção a comboios de mercadorias. Tem a configuração Co Co, um peso de 129T (21.5 T por eixo), potência de 3000 kW, autonomía de mais de 1000 km e velocidade máxima de 120 km/h.
As locomotivas estão equipadas com os sistemas de controlo automático de velocidade utilizados nos dois países: ASFA na rede de ADIF em Espanha e Convel na rede de REFER em Portugal. Devido a isso são denominadas de interoperaveis.
EMD é o fabricante do Motor Diesel (710), gerador, cadeia e motores de tracção (D43) de todas as 4000 fabricadas até agora. De resto, o desenho e concepção da locomotiva foi de Alstom quando esta gerenciava a fábrica de Valencia antes da sua venda a Vossloh. Na realidade a maquina é mais um membro da grande família Prima de locomotivas de Alstom. Em 2004, Vossloh comprou a fábrica e decidiu continuar com o projecto integrando-o nos seus productos. Os bogíes utilizados são claramente de origem germánica. Vossloh, na sua publicidade institucional, indica que os modelos Euro 3000 e 4000 podem ser fornecidos com o Motor Diesel e sistema de tracção que o cliente solicite.
Esta foto de autor desconhecido (), apresenta a Comsa 335.001 circulando em PT com un comboio de formação de maquinistas. Entre os carris de ambas as vías veêm-se bem as balizas (transpounders) do sistema Convel.
Durante um curto período de alguns meses, Vossloh atrasou-se com a entrega de locomotivas a Takargo. Durante esse tempo, o fabricante alugou algumas locomotivas idénticas junto da empresa de aluguer de material ferroviário Angel Trains Cargo. Nesta foto de Diogo Lopes vê-se a 335.019 em Portugal com mais um comboio internacional.
Estação de Poceirão, ao sul de Lisboa na linha do Alentejo. Bom local para fazer trainspotting, especialmente de comboios de mercadorias. A foto é de Daniel Costa e a Vossloh Euro 4000 é da Takargo. Ao fundo, da esquerda para a direita, vê-se uma eléctrica da série 5600 da CP com um carvoeiro e as diesel das séries 1550 e 1900 também da CP, estacionadas junto dos edificios da manutenção.
Isto é na linha do norte, uns 40 km ao norte de Lisboa. Aqui os Alfa-pendulares circulam a 220 Km/h e os IC constituidos por carruagens Corail e locomotivas da serie 5600, a 200 km/h. Mais uma foto de Daniel Costa:
E para terminar, uma foto de Pedro Sabino com a 6002 da Takargo no terminal multimodal de Cacia:
Uma curiosidade sobre as Vossloh: MTBA (Massachusetts Bay Transportation Authority), o operador de transportes urbanos e sub-urbanos da cidade de Boston nos EUA, encomendou à Vossloh 2 locomotivas Euro 4000 na versão de passageiros (vmax 160 km/h), como protótipos de uma série de 28 locomotivas. A compra foi cancelada devido à lei "buy American". Mais uma vez os EUA demonstram a sua visão de um mercado aberto e global...
Este artigo está parcialmente baseado num originalmente escrito para o fórum Argentino Haciendo Via
Abraços
rp
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
As Vossloh Euro 4000 da Takargo
Re: As Vossloh Euro 4000 da Takargo
Racia, realmente as características do transporte ferroviário na europa é bem diferente da américa.
Modelos, engates, tipos de carga,cabines...
Gostaria de saber mais sobre a "MACOSA" fabricante de locomotivas de Valencia, Espanha que fabricou muitas locomotivas para o Brasil sob licença da GM EMD, principalmente dos modelos SD-40-2(padrão Dash-2) e GT-26 CU.
Modelos, engates, tipos de carga,cabines...
Gostaria de saber mais sobre a "MACOSA" fabricante de locomotivas de Valencia, Espanha que fabricou muitas locomotivas para o Brasil sob licença da GM EMD, principalmente dos modelos SD-40-2(padrão Dash-2) e GT-26 CU.
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
Re: As Vossloh Euro 4000 da Takargo
Olá Landrail,
a fabrica ex-Macosa de Valência, de onde sairam algumas das locomotivas que circulam pelo Brasil, é precisamente a mesma que, agora pertencendo à Vossloh, produz os modelos Euro 3000 e Euro 4000. Por razões históricas, estas duas séries de locomotivas seguem os padrões construtivos da série Prima da Alstom e utilizam motorizações da casa EMD.
O artigo em português da wikipedia ajuda a perceber o porquê e ilustra a história tortuosa desse fabricante espanhol:
http://pt.wikipedia.org/wiki/MACOSA
Sobre as diferenças entre o transporte ferroviário de ambos os lados do Atlântico, elas não se limitam ao que é visível. São missões e visões diferentes do caminho de ferro. No entanto, assumindo um primeiro contacto numa situação padrão, aquilo que é imediatamente mais notório, para além do aspecto ou estética do material, é a diversidade, a velocidade e densidade das circulações e o apuro tecnico das soluções usadas deste lado do atlântico.
Abraços
rp
a fabrica ex-Macosa de Valência, de onde sairam algumas das locomotivas que circulam pelo Brasil, é precisamente a mesma que, agora pertencendo à Vossloh, produz os modelos Euro 3000 e Euro 4000. Por razões históricas, estas duas séries de locomotivas seguem os padrões construtivos da série Prima da Alstom e utilizam motorizações da casa EMD.
O artigo em português da wikipedia ajuda a perceber o porquê e ilustra a história tortuosa desse fabricante espanhol:
http://pt.wikipedia.org/wiki/MACOSA
Sobre as diferenças entre o transporte ferroviário de ambos os lados do Atlântico, elas não se limitam ao que é visível. São missões e visões diferentes do caminho de ferro. No entanto, assumindo um primeiro contacto numa situação padrão, aquilo que é imediatamente mais notório, para além do aspecto ou estética do material, é a diversidade, a velocidade e densidade das circulações e o apuro tecnico das soluções usadas deste lado do atlântico.
Abraços
rp
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante