Trem Articulado (VLT)
Moderador: Guilherme Pinho
Trem Articulado (VLT)
Como uma visita ao Centro de Manutenção do Metrô Rio é muito difícil de ser feita e os VLTs não rodam mais na Linha 2, eu resolvi montar esse thread com fotos não próprias. Eu espero que no futuro um de nós possa pessoalmente tirar fotos deles para o TGVBR.
INFORMAÇÕES GERAIS
Trem articulado
O trem articulado, cujo projeto foi desenvolvido pelo METRÔ do Rio de Janeiro, é um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). É formado por carros articulados, em duas seções, para operação múltipla, em combinação de dois ou quatro carros, motorizados a 750 V, através de 3° trilho.
Suas características fazem com que ele seja um veículo extremamente versátil, podendo ser operado tanto em malha urbana quanto em via exclusiva, possibilitando a utilização de sistemas operacionais sofisticados.
Cada carro pode transportar até 317 passageiros, sendo 58 sentados. Em composições de dois carros a capacidade do trem articulado atinge aproximadamente 500 passageiros.
FOTOS
Exterior
1.
2.
3.
4.
5.
Interior
6.
7.
Após a concessão do sistema metroviário, todos os VLTs passaram por uma ampla reforma, que os dotou de ar-condicionado e alimentação por terceiro trilho. Infelizmente, por motivos desconhecidos, os VLTs deixaram de circular. Eu não sei quando isso se deu, mas eu me lembro de ver um deles passeando pela Linha 2 em 2004, fora que no ano passado, alguns ficaram estacionados por um tempo no rabicho da estação Saens Peña, na Linha 1.
O Metrô Rio conta com uma frota de 15 VLTs (30 carros), todos em excelente estado de conservação, com exceção de um, que após um acidente na década passada, foi abandonado num terreno do Governo do Estado. Esse VLT, que parece ter sido canibalizado e não possui mais uma das cabinas de condução, foi fotografado em maio pelo forista do TGVBR [D.S.R] David SR:
Fontes:
CENTRAL.
O extinto site da RioTrilhos.
TGVBR.
Trens e Cia's FotoPage.
INFORMAÇÕES GERAIS
Trem articulado
O trem articulado, cujo projeto foi desenvolvido pelo METRÔ do Rio de Janeiro, é um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). É formado por carros articulados, em duas seções, para operação múltipla, em combinação de dois ou quatro carros, motorizados a 750 V, através de 3° trilho.
Suas características fazem com que ele seja um veículo extremamente versátil, podendo ser operado tanto em malha urbana quanto em via exclusiva, possibilitando a utilização de sistemas operacionais sofisticados.
Cada carro pode transportar até 317 passageiros, sendo 58 sentados. Em composições de dois carros a capacidade do trem articulado atinge aproximadamente 500 passageiros.
FOTOS
Exterior
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Interior
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Após a concessão do sistema metroviário, todos os VLTs passaram por uma ampla reforma, que os dotou de ar-condicionado e alimentação por terceiro trilho. Infelizmente, por motivos desconhecidos, os VLTs deixaram de circular. Eu não sei quando isso se deu, mas eu me lembro de ver um deles passeando pela Linha 2 em 2004, fora que no ano passado, alguns ficaram estacionados por um tempo no rabicho da estação Saens Peña, na Linha 1.
O Metrô Rio conta com uma frota de 15 VLTs (30 carros), todos em excelente estado de conservação, com exceção de um, que após um acidente na década passada, foi abandonado num terreno do Governo do Estado. Esse VLT, que parece ter sido canibalizado e não possui mais uma das cabinas de condução, foi fotografado em maio pelo forista do TGVBR [D.S.R] David SR:
Fontes:
CENTRAL.
O extinto site da RioTrilhos.
TGVBR.
Trens e Cia's FotoPage.
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O Metrô Rio é cheio de frescura. A SuperVia, por exemplo, possui um programa chamado "Por dentro da SuperVia", que inclui uma palestra e depois uma visita ao Centro de Controle Operacional da empresa. E tem como agendar essa visita pelo site oficial.
Mas eu torço para que você consiga entrar no Centro de Manutenção. A minha curiosidade sobre o local é grande.
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Pelo que eu sei dos VLTs, eles foram encomendados para projeto Pré-Metrô que tinha como meta inicial a aquisição 50 unidades (numero aproximado) sendo que o plano do VLT de Campinas apareceu durante a entrega das unidades, ae aproveitando alguns dos Trens remanejaram alguns para Campinas, acredito que sejam esses que foram remanejados que estão em Campinas parados, acho que o governo do Rio não tem interesse em pega-los novamente porque não são mais necessários já que eles não ficarão em uso permanentemente na Linha 3, 15 Composições já são o suficiente.
O governo quer mesmo o resto dos carros encomendados a Mafersa para o metrô, mas como não efetuaram o pagamento só foram entregues 146 carros dos 318 que foram encomendados, mas isto é outra história.
O governo quer mesmo o resto dos carros encomendados a Mafersa para o metrô, mas como não efetuaram o pagamento só foram entregues 146 carros dos 318 que foram encomendados, mas isto é outra história.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
Só para complementar a informação que eu dei:
"Work progressed rapidly and in order to operate a segment before the spring elections local politicians borrowed two VLTs from Rio de Janeiro. The governor and his cohorts rode a 2-car train along a 2 km section of the city's new "metro", between Barão de Itapura and Aurélia stations, on 23 November 1990. The Rio cars returned to Rio in December and the new VLTs - numbered 5701 through 5706 - began arriving in January."
http://www.tramz.com/br/lr/ca.html
"Work progressed rapidly and in order to operate a segment before the spring elections local politicians borrowed two VLTs from Rio de Janeiro. The governor and his cohorts rode a 2-car train along a 2 km section of the city's new "metro", between Barão de Itapura and Aurélia stations, on 23 November 1990. The Rio cars returned to Rio in December and the new VLTs - numbered 5701 through 5706 - began arriving in January."
http://www.tramz.com/br/lr/ca.html
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Re: Trem Articulado (VLT)
Achei os dados técnicos do VLT:
Tipo Construtivo: Carro Articulado de Seis Eixos de Aço Carbono
Comprimento: 25,476 m
Largura: 2,70 m
Altura: 3,80 m
Altura do Piso: 0,95 m
Bitola: 1.600 mm
Tensão da Catenária: 750 V
Potência do Motor: 2 x 268 HP
Relação de Transmissão: 5,1
Velocidade Máxima: 80 km/h
Peso do Carro Vazio: 37 t
Lotação Sentados: 59
Em Pé: 195 (6 passageiros/m2)
Aceleração/Desaceleração Tração: 1,0 m/s2
Frenagem: 1,2 m/s2
Frenagem de Emergência: 1,5 m/s2
Fonte:
http://www.geocities.com/SiliconValley/ ... epasa.html
Tipo Construtivo: Carro Articulado de Seis Eixos de Aço Carbono
Comprimento: 25,476 m
Largura: 2,70 m
Altura: 3,80 m
Altura do Piso: 0,95 m
Bitola: 1.600 mm
Tensão da Catenária: 750 V
Potência do Motor: 2 x 268 HP
Relação de Transmissão: 5,1
Velocidade Máxima: 80 km/h
Peso do Carro Vazio: 37 t
Lotação Sentados: 59
Em Pé: 195 (6 passageiros/m2)
Aceleração/Desaceleração Tração: 1,0 m/s2
Frenagem: 1,2 m/s2
Frenagem de Emergência: 1,5 m/s2
Fonte:
http://www.geocities.com/SiliconValley/ ... epasa.html
Rodrigo Lopes
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Re: Trem Articulado (VLT)
Não sei se eu já disse isso aqui no fórum, mas o VLT sucateado que estava no CM foi cortado em abril se não me engano, só havia sobrado o teto dele sobre a via ao lado do vagão de carga que ele estava engatado.
DIGA NÃO A METRÔ RIO, volta CMRJ.
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- COORDENADOR
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Re: Trem Articulado (VLT)
Putz, que pena... Tudo bem que ele estava batido e sucateado mas eu gostava de vê-lo ali...
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.
Re: Trem Articulado (VLT)
Tenho mtas saudades dele nossa!!!
alguem tem a foto da cabine dele??
me lembro, quando era crianca, eu ficava perto da porta da cabine do maquinista e ficava vendo tudo por uma ''brechinha" que tinha!!!
chegava em estacio + feliz!
alguem tem a foto da cabine dele??
me lembro, quando era crianca, eu ficava perto da porta da cabine do maquinista e ficava vendo tudo por uma ''brechinha" que tinha!!!
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