INFORMAÇÕES GERAIS
Trem articulado
O trem articulado, cujo projeto foi desenvolvido pelo METRÔ do Rio de Janeiro, é um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). É formado por carros articulados, em duas seções, para operação múltipla, em combinação de dois ou quatro carros, motorizados a 750 V, através de 3° trilho.
Suas características fazem com que ele seja um veículo extremamente versátil, podendo ser operado tanto em malha urbana quanto em via exclusiva, possibilitando a utilização de sistemas operacionais sofisticados.
Cada carro pode transportar até 317 passageiros, sendo 58 sentados. Em composições de dois carros a capacidade do trem articulado atinge aproximadamente 500 passageiros.

FOTOS
Exterior
1.

2.

3.

4.

5.

Interior
6.

7.

Após a concessão do sistema metroviário, todos os VLTs passaram por uma ampla reforma, que os dotou de ar-condicionado e alimentação por terceiro trilho. Infelizmente, por motivos desconhecidos, os VLTs deixaram de circular. Eu não sei quando isso se deu, mas eu me lembro de ver um deles passeando pela Linha 2 em 2004, fora que no ano passado, alguns ficaram estacionados por um tempo no rabicho da estação Saens Peña, na Linha 1.
O Metrô Rio conta com uma frota de 15 VLTs (30 carros), todos em excelente estado de conservação, com exceção de um, que após um acidente na década passada, foi abandonado num terreno do Governo do Estado. Esse VLT, que parece ter sido canibalizado e não possui mais uma das cabinas de condução, foi fotografado em maio pelo forista do TGVBR [D.S.R] David SR:

Fontes:
CENTRAL.
O extinto site da RioTrilhos.
TGVBR.
Trens e Cia's FotoPage.