Trem de passageiros Estrada de Ferro Vitória a Minas
Enviado: 29 Jun 2008, 00:37
MAPA DA LINHA:
Obs: algumas estações levam o nome de engenheiros famosos ao invés do nome da cidade, por Exemplo: estação Intendente Câmara = estação da cidade de Ipatinga
A Estrada de Ferro Vitória a Minas é uma ferrovia brasileira que liga a cidade de Vitória no estado do Espírito Santo à cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais. Sua construção se iniciou ainda no final do Século XIX e ajudou na conquista nos nativos indígenas que habitavam a região, entre os quais se destacam os Krenak.
Com 905 quilômetros de extensão, é uma das mais modernas e produtivas ferrovias do Brasil. Transporta 40% de toda a carga ferroviária nacional.
Além de ser utilizada para escoar o minério de ferro e outros minerais de Minas para o exterior, é uma das poucas ferrovias brasileiras a manter o transporte de passageiros, o que lhe confere uma grande importância turística.
Quando você quiser viajar, lembre-se do trem de passageiros da EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas). Você pode visitar as cidades de Minas Gerais ou ir para as praias do Espírito Santo utilizando um meio de transporte seguro, agradável, econômico e com o menor impacto ambiental.
Diariamente, circulam dois trens de passageiros, um que parte da Grande Vitória às 7:00h, com previsão de chegada às 19:40 em Belo Horizonte e outro partindo de Belo Horizonte às 7:30 h e previsão de chegada às 20:10h na Grande Vitória, ambos com conexão com os trens que atendem a cidade de Itabira, transportando aproximadamente 1,1 milhão de pessoas por ano através das modernas instalações da EFVM.
Para que você possa aproveitar toda a tranquilidade e conforto desses passeios, o trem dispõe de cerca de 32 carros da classe econômica e cerca de 10 da executiva. Os executivos oferecem serviço de bordo e ar condicionado. Além do mais, você pode aproveitar e fazer as refeições no vagão restaurante, que são 3 carros. Principais cidades atravessadas pela rodovia: Belo Horizonte, Itabira, João Monlevade, Ipatinga, Governador Valadares, Colatina e Vitória.
Fotos:
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Atrás do trem está a grande siderurgica Usiminas, na cidade de Ipatinga:
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46 - interior do carro restaurante
47 - banheiro;
48 - Carro para deficientes
49 - Parado na estação central de Belo Horizonte:
50 - Mina de gongo soco em Barão de Cocais
51 - Em Belo Horizonte ao lado esquerdo está a linha do metrô-BH
52 - Interior do carro da classe executiva
53 - Paisagem
54 - O trem é grande, aos finais de semana chega a ter 32 carros
55 - Lá vem a DDM-45 tracionando o o passageiro P-02
56 - olhando por cima (carros equipados com ar condicionado)
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58 - Os trens foram reformados e ganharam telas para exibição de filmes
e propaganda CVRD
59 - Em Belo Horizonte
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76_O CCO da EFVM
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79_ estação de Acesita
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Informações sobre vendas de passagens e locais de compra neste link abaixo
http://www.vale.com/vale/cgi/cgilua.exe ... 474&sid=63
O CTC (Controle de Tráfego Centralizado), localizado em Vitória, controla todas as operações da ferrovia. Seu painel contém a representação esquemática da linha férrea, por meio da qual os operadores localizam os trens e decidem quais rotas devem seguir. O maquinista está em comunicação direta e permanente com o CTC. E, por meio de rádio, fala com estações, terminais e oficinas, quando necessário.
O rigor na manutenção, fundamental à segurança, é observado na conservação da via férrea e nas oficinas de locomotivas e vagões localizadas no porto de Tubarão em Vitória. Equipamentos de última geração utilizados na manutenção da via permanente reduzem as interrupções de tráfego, ajudando a manter os índices de produtividade de linha da Vitória a Minas.
Uma moderna oficina é responsável pela manutenção de cerca de 200 locomotivas, algumas de última geração, equipadas com injeção eletrônica e computadores de bordo que registram seu desempenho e o do operador. Nela se fazem os testes de carga em locomotivas. Estes equipamentos permitem a regulagem fina dos motores, melhorando seu desempenho e diminuindo a emissão de gases.
.Diariamente circula um trem de passageiros em cada sentido entre Vitória e Belo Horizonte/Itabira, transportando anualmente cerca de 1 milhão de pessoas.
Obs: algumas estações levam o nome de engenheiros famosos ao invés do nome da cidade, por Exemplo: estação Intendente Câmara = estação da cidade de Ipatinga
A Estrada de Ferro Vitória a Minas é uma ferrovia brasileira que liga a cidade de Vitória no estado do Espírito Santo à cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais. Sua construção se iniciou ainda no final do Século XIX e ajudou na conquista nos nativos indígenas que habitavam a região, entre os quais se destacam os Krenak.
Com 905 quilômetros de extensão, é uma das mais modernas e produtivas ferrovias do Brasil. Transporta 40% de toda a carga ferroviária nacional.
Além de ser utilizada para escoar o minério de ferro e outros minerais de Minas para o exterior, é uma das poucas ferrovias brasileiras a manter o transporte de passageiros, o que lhe confere uma grande importância turística.
Quando você quiser viajar, lembre-se do trem de passageiros da EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas). Você pode visitar as cidades de Minas Gerais ou ir para as praias do Espírito Santo utilizando um meio de transporte seguro, agradável, econômico e com o menor impacto ambiental.
Diariamente, circulam dois trens de passageiros, um que parte da Grande Vitória às 7:00h, com previsão de chegada às 19:40 em Belo Horizonte e outro partindo de Belo Horizonte às 7:30 h e previsão de chegada às 20:10h na Grande Vitória, ambos com conexão com os trens que atendem a cidade de Itabira, transportando aproximadamente 1,1 milhão de pessoas por ano através das modernas instalações da EFVM.
Para que você possa aproveitar toda a tranquilidade e conforto desses passeios, o trem dispõe de cerca de 32 carros da classe econômica e cerca de 10 da executiva. Os executivos oferecem serviço de bordo e ar condicionado. Além do mais, você pode aproveitar e fazer as refeições no vagão restaurante, que são 3 carros. Principais cidades atravessadas pela rodovia: Belo Horizonte, Itabira, João Monlevade, Ipatinga, Governador Valadares, Colatina e Vitória.
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50 - Mina de gongo soco em Barão de Cocais
51 - Em Belo Horizonte ao lado esquerdo está a linha do metrô-BH
52 - Interior do carro da classe executiva
53 - Paisagem
54 - O trem é grande, aos finais de semana chega a ter 32 carros
55 - Lá vem a DDM-45 tracionando o o passageiro P-02
56 - olhando por cima (carros equipados com ar condicionado)
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Informações sobre vendas de passagens e locais de compra neste link abaixo
http://www.vale.com/vale/cgi/cgilua.exe ... 474&sid=63
O CTC (Controle de Tráfego Centralizado), localizado em Vitória, controla todas as operações da ferrovia. Seu painel contém a representação esquemática da linha férrea, por meio da qual os operadores localizam os trens e decidem quais rotas devem seguir. O maquinista está em comunicação direta e permanente com o CTC. E, por meio de rádio, fala com estações, terminais e oficinas, quando necessário.
O rigor na manutenção, fundamental à segurança, é observado na conservação da via férrea e nas oficinas de locomotivas e vagões localizadas no porto de Tubarão em Vitória. Equipamentos de última geração utilizados na manutenção da via permanente reduzem as interrupções de tráfego, ajudando a manter os índices de produtividade de linha da Vitória a Minas.
Uma moderna oficina é responsável pela manutenção de cerca de 200 locomotivas, algumas de última geração, equipadas com injeção eletrônica e computadores de bordo que registram seu desempenho e o do operador. Nela se fazem os testes de carga em locomotivas. Estes equipamentos permitem a regulagem fina dos motores, melhorando seu desempenho e diminuindo a emissão de gases.
.Diariamente circula um trem de passageiros em cada sentido entre Vitória e Belo Horizonte/Itabira, transportando anualmente cerca de 1 milhão de pessoas.