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METRÔ-REC informações e fotos

Enviado: 30 Jun 2008, 20:25
por Landrail
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O Sistema de Trens Urbanos em Recife atua diretamente nos municípios do Recife, Cabo, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe e indiretamente, através de sistema integrado ao transporte sobre pneus, aos demais municípios da Região Metropolitana do Recife - RMR.

A Superintendência de Trens Urbanos de Recife - STU/REC opera com duas linhas, atendendo aos corredores centro e sul da RMR, sendo a Linha Centro, eletrificada e com padrão de trem metropolitano e a Linha Diesel, com tração a diesel e características de trem de subúrbio.

O Sistema de Recife encontra-se em processo de expansão, através da eletrificação de parte da Linha Sul (14,3 km). Foi inaugurado, em fevereiro de 2005, o trecho dessa expansão, que vai de Recife até Imbiribeira. Em 2002, a Linha Centro sofreu uma expansão de aproximadamente 4,7km,chegando até o município de Camaragibe.

A configuração atual da malha metroviária da Linha Centro define uma linha tronco, que parte da Estação Recife, no centro comercial da cidade e segue no sentido oeste até uma bifurcação próxima da Estação Coqueiral, onde se divide em dois ramais, o ramal Jaboatão e o ramal Camaragibe.

Com 20 estações e 29,3 km de extensão, o metrô do Recife transporta atualmente cerca de 190 mil usuários/dia. Com 45 linhas de ônibus interligadas atarvés de 6 terminais fechados do Sistema Estrutural Integrado (SEI), que realizam integração física e tarifária: pagando uma única passagem o usuário percorre toda a Região Metropolitana do Recife (RMR). Outras 30 linhas de ônibus fazem integração tarifária com o Sistema. O metrô do Recife opera em via dupla e exclusiva, com bitola de l,60m, eletrificada em 3.000 Vcc, alimentação por rede aérea, através de pantógrafo e com sistema de ATC com telecomando para o controle de tráfego e de potência. O material rodante é composto por 25 trens-unidade elétricos com 4 carros cada, que estão sendo submetidos à revisão geral e equipados com ar-condicionado.

A Linha Diesel opera com 8 estações entre Cabo, no município de mesmo nome e Curado, na Cidade do Recife. Circula em via compartilhada com o transporte de cargas, com 31,5km de extensão dos quais 7km em via dupla e 24km em via singela, todo o trecho com bitola métrica e com integração com o sistema elétrico na Estação Curado. Há 6 passagens em nível e o sistema de sinalização é manual (por talão). O material rodante é composto por 5 locomotivas diesel-elétricas e 34 carros.

VISÃO

Ser a melhor empresa de transporte de passageiros do País, com reconhecimento internacional.

MISSÃO

Transportar pessoas com rapidez, conforto e segurança, melhorando a qualidade de vida da sociedade, através de uma equipe capacitada e valorizada.

VALORES

ImagemHonestidade
ImagemCriatividade
ImagemDeterminação
ImagemEficiência
ImagemPerseverança
ImagemCooperação
ImagemQualidade de Vida
ImagemEficácia
ImagemTrabalho em equipe
ImagemExcelência
ImagemRespeito Humano
ImagemResponsabilidade Social
ImagemEspírito Empreendedor
ImagemLiderança
ImagemComprometimento


HISTÓRICO

Ao tomar a decisão de implantar o Metrô do Recife, o Governo Federal, através do Ministério dos Transportes criou, em setembro de 1982, o consórcio Metrorec, constituído pela Rede Ferroviária Federal S/A e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, hoje extinta. Esse consórcio deu início a construção do Metrô, em janeiro de 1983.

Em fevereiro de 1984, foi criada a Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU que teve integrada, em janeiro de 1985, a Superintendência de Trens Urbanos do Recife - STU/ REC, o METROREC.

Em março de 1985, teve início a circulação dos primeiros trens com passageiros. A partir de então, o METROREC passou por várias modificações, a mais significativa ocorreu em janeiro de 1988, quando a CBTU, através da Superintendência do Recife, absorveu os trens de subúrbio da RFFSA em Maceió (AL), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Recife (PE).

Em janeiro de 1995, os trens de subúrbio de Maceió, João Pessoa e Natal foram desvinculados da Superintendência do Recife e passaram a ser subordinados diretamente à Administração Central da CBTU, no Rio de Janeiro.

Em 1998 foram iniciadas as obras de expansão do Metrô do Recife, compreendendo a eletrificação de 14,3 km da Linha Sul, entre as Estações Recife e Cajueiro-Seco e o prolongamento da Linha Centro, a partir da Estação Rodoviária até Camaragibe, trecho já inaugurado em dezembro de 2002.

DATAS MARCO

Imagem09/09/1982 - Assinatura do contrato EBTU/RFFSA, constituindo o Consórcio METROREC.
Imagem17/01/1983 - Início das obras do Metrô do Recife.
Imagem23/02/1984 - Criação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos.
Imagem25/10/1984 - Chegada do 1º trem (TUE) ao Recife.
Imagem02/01/1985 - Incorporação do METROREC à CBTU.
Imagem11/03/1985 - Inauguração do Metrô do Recife / 1º Trecho (Recife-Werneck).
Imagem08/08/1986 - Inauguração da segunda etapa do metrô / trecho Recife-Coqueiral.
Imagem24/09/1986 - Inauguração da terceira etapa do metrô / trecho Recife-Rodoviária.
Imagem30/01/1987 - Inauguração da Estação Barro.
Imagem11/03/1987 - Inauguração da Estação Alto do Céu.
Imagem29/08/1987 - Inauguração da quarta etapa do metrô / trecho Recife-Jaboatão.
Imagem27/05/1988 - Inauguração da Estação Curado.
Imagem17/06/1988 - Inauguração da Estação Engenho Velho.
Imagem29/12/1991 - Aprovação do projeto de expansão do metrô/ trecho Rodoviária-Camaragibe.
Imagem02/02/1993 - Início da licitação para o projeto do trecho Recife-Cajueiro Seco (Linha Sul).
Imagem19/09/1996 - Inauguração da 1º etapa do SEI.
Imagem06/03/1998 - Início das obras de expansão/ trechos Recife-Caj.Seco e Rodoviária-Camaragibe.
Imagem26/12/2002 - Inauguração da Estação Camaragibe.
Imagem26/02/2004 - Início da operação experimental do trecho Recife-Imbiribeira.
Imagem28/02/2005 - Início da operação do trecho Recife - Imbiribeira.




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CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E OPERACIONAIS DO METRÔ

ImagemNº de estações: 20
ImagemNº de terminais do SEI em operação: 7
ImagemHorário de operação: das 05h às 23h de segunda a Domingo
ImagemUsuários transportados por dia (TOTAL): 190.000
ImagemUsuários integrados (SEI) transportados por dia: 82.000
ImagemUsuários integrados (bilhete integrado) transportados por dia: 25.000
ImagemTarifa Unitária R$ 1,20
ImagemTarifas Integradas (A / B): R$ 1,60 / R$ 2,45
ImagemIntervalo entre trens (horário de pico e fora do pico): 5 min e 7,5 min
ImagemVelocidade máxima e média do trem: 80km/h e 40 km/h
ImagemVia - Tipo / Bitola (dist. entre trilhos) / Extensão dupla / 1,60m / 25,2 km
ImagemTempo de viagem Recife / Jaboatão: 24 min
ImagemTempo de viagem Recife / Camaragibe: 28 min
ImagemDistância média entre estações: 1,2 km


LINHA DIESEL

A partir de 1988, o Metrorec passou a gerenciar também os trens de subúrbio, antes conhecidos com Linha Sul, ainda com um sistema convencional de trens com tração a diesel.
Os trens de subúrbio operam numa linha compartilhada, com o transporte de carga no trecho CURADO / CABO.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E OPERACIONAIS:

ImagemLinha: 31,5km
ImagemNº de estações: 08
ImagemVelocidade média: 35 km/h
ImagemIntervalo entre trens: 1 hora
ImagemTempo de viagem Curado / Cabo: 54 min
ImagemDistância média entre estações: 4 km
ImagemCada composição 1 locomotiva mais 3 carros de passageiros
ImagemFrota 7 locomotivas e 42 carros


Expansão

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A ampliação do METROREC consiste na eletrificação da Linha Sul ( 14,3 quilômetros ligando o Recife a Cajueiro Seco) e na construção do trecho Rodoviária / Camaragibe ( 4,7 km de extensão), já em funcionamento, além da implantação de novos terminais integrados e da duplicação das estações Recife e Joana Bezerra.

A construção do trecho Rodoviária / Camaragibe exigiu dos técnicos do METROREC uma atenção redobrada por atravessar uma reserva da Mata Atlântica. O METROREC teve uma grande preocupação com a preservação do meio ambiente, aproveitando a faixa de servidão das linhas de transmissão já existentes da CELPE e da CHESF, que foram removidas para uma outra área, causando o menor impacto possível ao ecossistema, com a construção de passagens para animais e a substituição do muro de vedação por cercas vivas em algumas áreas.


Linha SUL

Na Linha Sul, estão sendo construídas dez novas estações, dentre as quais destacam-se, a Estação Aeroporto, que será a primeira no Brasil a ter interligação com o Aeroporto, através de passarela elevada com esteira rolante; a Estação Tancredo Neves, que abrigará o maior terminal de integração metrô-ônibus da região e contará com a maior demanda do sistema, estimada em 60 mil usuários/dia e a Estação Shopping, que estará interligada ao Shopping Center Recife, através de um aeromóvel. O trecho contempla ainda as estações Largo da Paz, Imbiribeira, Antônio Falcão, Porta Larga, Monte Guararapes, Prazeres e Cajueiro Seco, além de pontes e elevados ferroviários, como o que sobrepassa a Avenida Sul e a Rua Imperial.


ImagemExtensão do trecho - 14,3 km ;
ImagemConstrução de 07 terminais integrados (SEI);
ImagemConstrução de 10 novas estações
ImagemMovimentação estimada - 225 mil usuários/dia;

Fonte: Metrorec

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Atualizações e Correções

- O trecho Rodoviária-Camaragibe já está em funcionamento, mas a estação Cosme e Damião ainda não foi construída;
- Os terminais integrados (SEI) da estação Recife e da estação Camaragibe já estão em funcionamento;
- A estação Cavaleiro possui terminal integrado (SEI);
- Linha sul operando comercialmente até a estação Shopping.


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HISTÓRICO


Na década de 70 com a crise do petróleo são elaborados projetos de Trens Urbanos para
Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre.


17 de janeiro de 1983 – Início das obras do metrô.


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23 de fevereiro de 1984 - Criada a Companhia Brasileira de Trens Urbanos CBTU.

25 de outubro de 1984 - Desembarca no porto do Recife, o primeiro Trem do METROREC.

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As Primeiras estações são concluídas.
O Primeiro trecho é energizado.
Os testes operacionais são iniciados.


11 de março de 1985 - Inicia-se a operação comercial do primeiro trecho: Recife / Werneck.

08 de agosto de 1986 - É inaugurado o trecho até a Estação Coqueiral.

24 de setembro de 1986 - Inaugura-se a Estação Rodoviária e o TIP entra em funcionamento.

Neste mesmo ano inicia-se a Integração Metrô / Ônibus.

Agosto de 1987 - É inaugurado o último trecho da 1ª fase do METROREC Recife/Jaboatão.

01 de janeiro de 1988 - Os trens de passageiros de subúrbio da RFFSA são absorvidos pelo METROREC.

19 de setembro de 1996 - Implantação da 1ª etapa do Sistema Estrutural Integrado – SEI

Inauguração dos terminais integrados de Joana Bezerra, Afogados e Barro.


TUEs


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Antes da reforma


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Depois da reforma


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ESTAÇÃO RECIFE


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Estação Joana Bezerra

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Estação Rodoviária

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Estação terminal Camaragibe

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LINHA SUL: algumas das novas estações


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Estação Largo da Paz


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Estação Largo da Paz


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Estação Largo da Paz


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Estação Imbiribeira


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Estação Imbiribeira


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Estação Imbiribeira


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Estação Shopping


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Estação Porta Larga


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Estação Prazeres


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Estação Prazeres


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Estação terminal Cajueiro Seco

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Crédito das fotos: GPAA (grupo permanente de auto ajuda na área de manutenção metroferroviária)

Enviado: 30 Jun 2008, 20:27
por Landrail
Tópico original por Nandus (SSC)!!!

Enviado: 30 Jun 2008, 21:47
por HGP
Parabéns Landrail pela iniciativa. Aliás eu achava que a gente devia convidar o Nandus para cá também!!! :wink:

Enviado: 30 Jun 2008, 23:07
por Landrail
HGPFILHO escreveu:Parabéns Landrail pela iniciativa. Aliás eu achava que a gente devia convidar o Nandus para cá também!!! :wink:
Concordo HGP, ficou muito bom o trabalho dele, com certeza só tem a somar!!! :wink:
As 5 fotos do tópico anterior foram adicionadas ao primeiro post e o tópico apagado!!!! :wink:

Enviado: 30 Jun 2008, 23:16
por Renanfsouza
Esse ano devo ir a Olinda a trabalho... Espero trazer as primeiras fotos nossas do Metrorec... Tomara :D

Enviado: 04 Jul 2008, 01:52
por Lopes
Ave!!!!
As placas de sinalização são iguais a da linha Leste - Oeste!
as da linha azul, são parecidas com as do Prolongamento norte da Linha 1 de SP

Enviado: 06 Jul 2008, 00:12
por L Fernandes
Uma perguntinha, o metro de Recife tem algum páteo/oficina??
não vi nada parecido no GE!

Enviado: 06 Jul 2008, 17:37
por Tiago Costa
Ele tem sim, chama-se Centro de Manutenção Cavaleiro, que fica ao lado da Estação Cavaleiro. Pelo que eu entendi olhando no Google Earth, também existe um estacionamento de trens na Estação Recife.

Enviado: 26 Jul 2008, 15:27
por Nandus
cheguei :mrgreen:

Enviado: 26 Jul 2008, 15:48
por Landrail
Bem vindo nandus!!!!! :D :D :D :D :D :D

Enviado: 26 Jul 2008, 17:03
por HGP
Nandus escreveu:cheguei :mrgreen:
AAAAAAAAAAAAAAAAEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Agora o MetroREC decola aqui no TGVBR!!


Bem vindo Nandus, nosso primeiro Pernambucano... Não se esqueça de se apresentar no forum especifico para os demais foristas te conhecerem!!!

Enviado: 28 Jul 2008, 08:33
por Renanfsouza
É isso aeeeeeeee !!

Enviado: 28 Jul 2008, 21:52
por Inconfidente
Legal! 8)
É um Metrô BH nordestino! :lol:
Brincadeira, mas realmente o TUE parece ser o mesmo. :wink:

Enviado: 29 Jul 2008, 15:01
por Speedy256k
As estações são bonitas, será que a linha 4 vão ser tambem ?

Enviado: 29 Jul 2008, 17:41
por Nandus
Inconfidente escreveu:Legal! 8)
É um Metrô BH nordestino! :lol:
Brincadeira, mas realmente o TUE parece ser o mesmo. :wink:
São parecidos. O modelo não é exatamente o mesmo.

Enviado: 29 Jul 2008, 17:59
por Landrail
O METROREC é Santa Matilde/T'TRANS
E o METRÔBH é francorail/ADTRANZ/ALSTOM

Enviado: 31 Jul 2008, 16:59
por GospelRafa
Lopes escreveu:Ave!!!!
As placas de sinalização são iguais a da linha Leste - Oeste!
as da linha azul, são parecidas com as do Prolongamento norte da Linha 1 de SP
Será que a nomeclatura das linhas também será
1 azul (norte-sul)
2 verde (paulista)
3 vermelha (leste-oeste)
4 amarela
5 lilas????

oh vontade de ser de São Paulo!!!!!!

Enviado: 31 Jul 2008, 20:43
por Tiago Costa
Claro que não, rafa :lol:. Apesar de a sinalização visual ser praticamente a mesma da Linha 3 do Metrô-SP, ela também tem características próprias, como pictogramas (desenhos identificadores) para cada estação. Mas antes, ela não tinha os pictogramas, e era ainda mais parecida. Mas só porque a sinalização é parecida, não quer dizer que é uma coisa ruim, nem representa que o sistema é inferior. Pelo contrário, se eles implantaram uma sinalização que é muito boa, quer dizer que eles estão fizeram uma boa escolha. Aliás, seja bem vindo! E se apresente no subtópico de apresentação, para que os outros foristas possam conhecê-lo :D!

Enviado: 31 Jul 2008, 21:59
por Landrail
gospelrafa escreveu:
Será que a nomeclatura das linhas também será
1 azul (norte-sul)
2 verde (paulista)
3 vermelha (leste-oeste)
4 amarela
5 lilas????

oh vontade de ser de São Paulo!!!!!!
Não vejo problema algum, em BH é bem parecido.

Enviado: 01 Ago 2008, 13:40
por GospelRafa
Tiago Costa escreveu:Claro que não, rafa :lol:. Apesar de a sinalização visual ser praticamente a mesma da Linha 3 do Metrô-SP, ela também tem características próprias, como pictogramas (desenhos identificadores) para cada estação. Mas antes, ela não tinha os pictogramas, e era ainda mais parecida. Mas só porque a sinalização é parecida, não quer dizer que é uma coisa ruim, nem representa que o sistema é inferior. Pelo contrário, se eles implantaram uma sinalização que é muito boa, quer dizer que eles estão fizeram uma boa escolha. Aliás, seja bem vindo! E se apresente no subtópico de apresentação, para que os outros foristas possam conhecê-lo :D!
O legal, é que parece ser bem organizado esse metro, assim como o de Belo Horizonte, são pequenos mais bonitos, queria ver mais fotos deles, principalmente dos trens...