METRÔ-REC informações e fotos
Enviado: 30 Jun 2008, 20:25
O Sistema de Trens Urbanos em Recife atua diretamente nos municípios do Recife, Cabo, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe e indiretamente, através de sistema integrado ao transporte sobre pneus, aos demais municípios da Região Metropolitana do Recife - RMR.
A Superintendência de Trens Urbanos de Recife - STU/REC opera com duas linhas, atendendo aos corredores centro e sul da RMR, sendo a Linha Centro, eletrificada e com padrão de trem metropolitano e a Linha Diesel, com tração a diesel e características de trem de subúrbio.
O Sistema de Recife encontra-se em processo de expansão, através da eletrificação de parte da Linha Sul (14,3 km). Foi inaugurado, em fevereiro de 2005, o trecho dessa expansão, que vai de Recife até Imbiribeira. Em 2002, a Linha Centro sofreu uma expansão de aproximadamente 4,7km,chegando até o município de Camaragibe.
A configuração atual da malha metroviária da Linha Centro define uma linha tronco, que parte da Estação Recife, no centro comercial da cidade e segue no sentido oeste até uma bifurcação próxima da Estação Coqueiral, onde se divide em dois ramais, o ramal Jaboatão e o ramal Camaragibe.
Com 20 estações e 29,3 km de extensão, o metrô do Recife transporta atualmente cerca de 190 mil usuários/dia. Com 45 linhas de ônibus interligadas atarvés de 6 terminais fechados do Sistema Estrutural Integrado (SEI), que realizam integração física e tarifária: pagando uma única passagem o usuário percorre toda a Região Metropolitana do Recife (RMR). Outras 30 linhas de ônibus fazem integração tarifária com o Sistema. O metrô do Recife opera em via dupla e exclusiva, com bitola de l,60m, eletrificada em 3.000 Vcc, alimentação por rede aérea, através de pantógrafo e com sistema de ATC com telecomando para o controle de tráfego e de potência. O material rodante é composto por 25 trens-unidade elétricos com 4 carros cada, que estão sendo submetidos à revisão geral e equipados com ar-condicionado.
A Linha Diesel opera com 8 estações entre Cabo, no município de mesmo nome e Curado, na Cidade do Recife. Circula em via compartilhada com o transporte de cargas, com 31,5km de extensão dos quais 7km em via dupla e 24km em via singela, todo o trecho com bitola métrica e com integração com o sistema elétrico na Estação Curado. Há 6 passagens em nível e o sistema de sinalização é manual (por talão). O material rodante é composto por 5 locomotivas diesel-elétricas e 34 carros.
VISÃO
Ser a melhor empresa de transporte de passageiros do País, com reconhecimento internacional.
MISSÃO
Transportar pessoas com rapidez, conforto e segurança, melhorando a qualidade de vida da sociedade, através de uma equipe capacitada e valorizada.
VALORES
Honestidade
Criatividade
Determinação
Eficiência
Perseverança
Cooperação
Qualidade de Vida
Eficácia
Trabalho em equipe
Excelência
Respeito Humano
Responsabilidade Social
Espírito Empreendedor
Liderança
Comprometimento
HISTÓRICO
Ao tomar a decisão de implantar o Metrô do Recife, o Governo Federal, através do Ministério dos Transportes criou, em setembro de 1982, o consórcio Metrorec, constituído pela Rede Ferroviária Federal S/A e pela Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, hoje extinta. Esse consórcio deu início a construção do Metrô, em janeiro de 1983.
Em fevereiro de 1984, foi criada a Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU que teve integrada, em janeiro de 1985, a Superintendência de Trens Urbanos do Recife - STU/ REC, o METROREC.
Em março de 1985, teve início a circulação dos primeiros trens com passageiros. A partir de então, o METROREC passou por várias modificações, a mais significativa ocorreu em janeiro de 1988, quando a CBTU, através da Superintendência do Recife, absorveu os trens de subúrbio da RFFSA em Maceió (AL), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Recife (PE).
Em janeiro de 1995, os trens de subúrbio de Maceió, João Pessoa e Natal foram desvinculados da Superintendência do Recife e passaram a ser subordinados diretamente à Administração Central da CBTU, no Rio de Janeiro.
Em 1998 foram iniciadas as obras de expansão do Metrô do Recife, compreendendo a eletrificação de 14,3 km da Linha Sul, entre as Estações Recife e Cajueiro-Seco e o prolongamento da Linha Centro, a partir da Estação Rodoviária até Camaragibe, trecho já inaugurado em dezembro de 2002.
DATAS MARCO
09/09/1982 - Assinatura do contrato EBTU/RFFSA, constituindo o Consórcio METROREC.
17/01/1983 - Início das obras do Metrô do Recife.
23/02/1984 - Criação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos.
25/10/1984 - Chegada do 1º trem (TUE) ao Recife.
02/01/1985 - Incorporação do METROREC à CBTU.
11/03/1985 - Inauguração do Metrô do Recife / 1º Trecho (Recife-Werneck).
08/08/1986 - Inauguração da segunda etapa do metrô / trecho Recife-Coqueiral.
24/09/1986 - Inauguração da terceira etapa do metrô / trecho Recife-Rodoviária.
30/01/1987 - Inauguração da Estação Barro.
11/03/1987 - Inauguração da Estação Alto do Céu.
29/08/1987 - Inauguração da quarta etapa do metrô / trecho Recife-Jaboatão.
27/05/1988 - Inauguração da Estação Curado.
17/06/1988 - Inauguração da Estação Engenho Velho.
29/12/1991 - Aprovação do projeto de expansão do metrô/ trecho Rodoviária-Camaragibe.
02/02/1993 - Início da licitação para o projeto do trecho Recife-Cajueiro Seco (Linha Sul).
19/09/1996 - Inauguração da 1º etapa do SEI.
06/03/1998 - Início das obras de expansão/ trechos Recife-Caj.Seco e Rodoviária-Camaragibe.
26/12/2002 - Inauguração da Estação Camaragibe.
26/02/2004 - Início da operação experimental do trecho Recife-Imbiribeira.
28/02/2005 - Início da operação do trecho Recife - Imbiribeira.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E OPERACIONAIS DO METRÔ
Nº de estações: 20
Nº de terminais do SEI em operação: 7
Horário de operação: das 05h às 23h de segunda a Domingo
Usuários transportados por dia (TOTAL): 190.000
Usuários integrados (SEI) transportados por dia: 82.000
Usuários integrados (bilhete integrado) transportados por dia: 25.000
Tarifa Unitária R$ 1,20
Tarifas Integradas (A / B): R$ 1,60 / R$ 2,45
Intervalo entre trens (horário de pico e fora do pico): 5 min e 7,5 min
Velocidade máxima e média do trem: 80km/h e 40 km/h
Via - Tipo / Bitola (dist. entre trilhos) / Extensão dupla / 1,60m / 25,2 km
Tempo de viagem Recife / Jaboatão: 24 min
Tempo de viagem Recife / Camaragibe: 28 min
Distância média entre estações: 1,2 km
LINHA DIESEL
A partir de 1988, o Metrorec passou a gerenciar também os trens de subúrbio, antes conhecidos com Linha Sul, ainda com um sistema convencional de trens com tração a diesel.
Os trens de subúrbio operam numa linha compartilhada, com o transporte de carga no trecho CURADO / CABO.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E OPERACIONAIS:
Linha: 31,5km
Nº de estações: 08
Velocidade média: 35 km/h
Intervalo entre trens: 1 hora
Tempo de viagem Curado / Cabo: 54 min
Distância média entre estações: 4 km
Cada composição 1 locomotiva mais 3 carros de passageiros
Frota 7 locomotivas e 42 carros
Expansão
A ampliação do METROREC consiste na eletrificação da Linha Sul ( 14,3 quilômetros ligando o Recife a Cajueiro Seco) e na construção do trecho Rodoviária / Camaragibe ( 4,7 km de extensão), já em funcionamento, além da implantação de novos terminais integrados e da duplicação das estações Recife e Joana Bezerra.
A construção do trecho Rodoviária / Camaragibe exigiu dos técnicos do METROREC uma atenção redobrada por atravessar uma reserva da Mata Atlântica. O METROREC teve uma grande preocupação com a preservação do meio ambiente, aproveitando a faixa de servidão das linhas de transmissão já existentes da CELPE e da CHESF, que foram removidas para uma outra área, causando o menor impacto possível ao ecossistema, com a construção de passagens para animais e a substituição do muro de vedação por cercas vivas em algumas áreas.
Linha SUL
Na Linha Sul, estão sendo construídas dez novas estações, dentre as quais destacam-se, a Estação Aeroporto, que será a primeira no Brasil a ter interligação com o Aeroporto, através de passarela elevada com esteira rolante; a Estação Tancredo Neves, que abrigará o maior terminal de integração metrô-ônibus da região e contará com a maior demanda do sistema, estimada em 60 mil usuários/dia e a Estação Shopping, que estará interligada ao Shopping Center Recife, através de um aeromóvel. O trecho contempla ainda as estações Largo da Paz, Imbiribeira, Antônio Falcão, Porta Larga, Monte Guararapes, Prazeres e Cajueiro Seco, além de pontes e elevados ferroviários, como o que sobrepassa a Avenida Sul e a Rua Imperial.
Extensão do trecho - 14,3 km ;
Construção de 07 terminais integrados (SEI);
Construção de 10 novas estações
Movimentação estimada - 225 mil usuários/dia;
Fonte: Metrorec
[center]
________________________________________________________________________________
Atualizações e Correções
- O trecho Rodoviária-Camaragibe já está em funcionamento, mas a estação Cosme e Damião ainda não foi construída;
- Os terminais integrados (SEI) da estação Recife e da estação Camaragibe já estão em funcionamento;
- A estação Cavaleiro possui terminal integrado (SEI);
- Linha sul operando comercialmente até a estação Shopping.
HISTÓRICO
Na década de 70 com a crise do petróleo são elaborados projetos de Trens Urbanos para
Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre.
17 de janeiro de 1983 – Início das obras do metrô.
23 de fevereiro de 1984 - Criada a Companhia Brasileira de Trens Urbanos CBTU.
25 de outubro de 1984 - Desembarca no porto do Recife, o primeiro Trem do METROREC.
As Primeiras estações são concluídas.
O Primeiro trecho é energizado.
Os testes operacionais são iniciados.
11 de março de 1985 - Inicia-se a operação comercial do primeiro trecho: Recife / Werneck.
08 de agosto de 1986 - É inaugurado o trecho até a Estação Coqueiral.
24 de setembro de 1986 - Inaugura-se a Estação Rodoviária e o TIP entra em funcionamento.
Neste mesmo ano inicia-se a Integração Metrô / Ônibus.
Agosto de 1987 - É inaugurado o último trecho da 1ª fase do METROREC Recife/Jaboatão.
01 de janeiro de 1988 - Os trens de passageiros de subúrbio da RFFSA são absorvidos pelo METROREC.
19 de setembro de 1996 - Implantação da 1ª etapa do Sistema Estrutural Integrado – SEI
Inauguração dos terminais integrados de Joana Bezerra, Afogados e Barro.
TUEs
Antes da reforma
Depois da reforma
ESTAÇÃO RECIFE
Estação Joana Bezerra
Estação Rodoviária
Estação terminal Camaragibe
LINHA SUL: algumas das novas estações
Estação Largo da Paz
Estação Largo da Paz
Estação Largo da Paz
Estação Imbiribeira
Estação Imbiribeira
Estação Imbiribeira
Estação Shopping
Estação Porta Larga
Estação Prazeres
Estação Prazeres
Estação terminal Cajueiro Seco
_____________________________________________________________
Crédito das fotos: GPAA (grupo permanente de auto ajuda na área de manutenção metroferroviária)