Página 1 de 3

Linha 11/E - Trecho Guaianases - Estudantes

Enviado: 01 Jul 2008, 16:53
por Lopes
Acho que faltava tópicos destinados a linha inteira, se referindo a ela em geral.
O que há no fórum é tópicos das estações, acho que deixando algumas dúvidas ou assuntos que há sobre a linha toda.
"Se for detectado pelos moderadores ou demais usuários a sobreposição de tópicos com esse, fica a disposição para ser excluido."
-------------------------------------------------------------------------------------
Sem mais...

Enviado: 26 Jul 2008, 02:44
por Will .
vou inaugurar aqui :D

hoje, la pelas 11 e meia, o trem série 4400 adesivado como 21º trem reformado , fazia o percurso Estudantes-Guaianazes , quando em Calmon Viana foi recolhido; segundo o maquinista , por avarias...

medonho foi todo aquele povo saindo em direção a outra plataforma, acessando aquela maravilhosa passarela da morte
...mas continuo vivo aqui :D

Enviado: 26 Jul 2008, 21:08
por Caco
Na tarde da última quinta-feira (24/07/2008) tive que fazer um serviço no distrito de Brás Cubas. Peguei um Série 1400 na Estação Estudantes, próxima ao local onde trabalho. Era para ser uma viagem rápida, não mais que 10 minutos. Logo na saída da Estudantes notei que algo estava errado, pois a composição demorou cerca de 5 minutos para deixar a plataforma após o 1º aviso de fechamento das portas. Vazia um barulho descompassado do ar. A composição foi até a Estação Mogi das Cruzes normalmente. Após o primeiro sinal de fechamento das portas, foram cerca de 7 minutos de tentativas de saída, e nada. Daí anunciaram que por problemas técnicos a composição não mais prestaria serviços e que deveríamos aguardar outra composição, desta vez na plataforma 2. Mais 10 minutos de espera para a chegada de uma composição da Série 1600.

Aí vão algumas fotos que fiz da 1400 antes da quebra e durante o percurso entre Estudantes e Mogi das Cruzes:

01. Composição chegando à Estudantes.
Imagem

02. Placa com a data da última reforma.
Imagem

03. Interior com o piso remendado com compensados.
Imagem

04. "Foto artística".
Imagem

05. Porta de ligação entre os carros.
Imagem

06. Detalhe do teto e dos apoios.
Imagem

Foto bônus: Edifícios de Mogi das Cruzes vistos da janela da 1400.
Imagem

Enviado: 28 Jul 2008, 13:55
por Speedy256k
Belo relato

Enviado: 05 Ago 2008, 23:30
por Will .
MDU, Linha 11 'Banda B' ... da Wikipedia

GUA 47.318
AGN 10.755
FVC 19.476
POA 10.689
CVN 6.943
SUZ 24.702
JPB 3.727
BCB 4.350
MDC 9.775
EST 8.577

Enviado: 05 Ago 2008, 23:32
por Will .
aqui também , vo que algumas de minhas impressões estavam equivocadas...

por ex. achava que Jundiapeba tinha movimento maior que Brás Cubas, o que não é verdade, apesar de ser bem próximo os valores
além disso, Gianetti tem um movimento maior do que eu pensava que tinha

já em relação a Suzano, eu estava certo... é , tirando Guaianazes, a estação mais movimentada da banda B

Enviado: 06 Ago 2008, 03:27
por Sergio Silva
Como que está a frota no trecho?
Percebi que um eletrocarro (5512/14/11/16) e um 1400 (não vi a numeração) estão encostados no Brás, e um 1600 (B608-A616-1603-B615-A618-1604) na Lapa. O Tang (1605-1606, possui a máscara frontal modificada) continua na ativa?

Teoricamente, estão rodando as seguintes composições:
1405/14 (18º)
4426/29 (22º)
4415/22 (20º)
4414/21 (21º)
4405/07
4408/25
5524/35/44/45
e mais 2 ou 3 trens, série 1400, 1600 e/ou 5500

Teoricamente, já que a linha 12 anda "roubando" os reformados da 11!

Enviado: 06 Ago 2008, 23:30
por Vidal
Tive a oportunidade de hoje, após ser dispensado mais cedo da escola, fazer um passeio nas linhas 11 e 12.

A primeira etapa da viagem, com os TUE 2000 da banda A, é uma lição da eficiência que um transporte sobre trilhos pode obter. Em alguns momentos, era possível comparar a velocidade do trem com o metrô, logo ao lado, da Linha 3.

Os TUE Série 2000 são lindos. Externamente, sem bordas contrastantes nas janelas, curvas suaves e aspecto futurista, atraem olhares. Internamente, uma mescla de vermelho e bege, um bom sistema de AC, bancos confortáveis...

Interessante é a lavagem cerebral que as mensagens automáticas de aviso quanto ao uso dos assentos preferenciais, ao fechar da porta, em todas as estações. Tais assentos se mantiveram livres até a chegada à Guaianazes.

As estações são belíssimas, com estrutura similar às do metrô da Linha 3. Destaque para Tatuapé, pela grandiosidade e para Dom Bosco pela construção exótica.

Ao transferir-me para a banda B, tive a oportunidade de embarcar no 21º Trem Reformado, um TUE Série 4400. A reforma deixou-o com aspecto de novo. A altura do alto-falante me impressionou. :lol: As portas abertas entre os vagões, para a minha infelicidade, pareciam facilitar o trabalho dos vendedores ambulantes.

Desci em Antonio Gianetti, muito mais simples do que qualquer estação da banda A e voltei com um TUE Série 1600. A máscara frontal intimida, assim como as portas quase sem borrachas. Internamente, o trem era um tanto escuro, manchando a impressão inicial.

Voltei, embarquei sentido Luz e baldeei em Tatuapé para a Linha 12, sendo agraciado pela chegada de um TUE Série 5500 Fase II. O aspecto do TUE é ótimo, contudo, o sacolejo acaba por reduzir um pouco o apreço da viagem. Ao chegar no Brás, me assusto com a selvageria dos passageiros, dois deles, inclusive, pulando nas portas do trem antes mesmo que ele parasse. Tive que esperar o embarque para desembarcar, um absurdo!

Enviado: 07 Ago 2008, 01:05
por Sergio Silva
Vidal escreveu:Tive a oportunidade de hoje, após ser dispensado mais cedo da escola, fazer um passeio nas linhas 11 e 12.
É assim que começa! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Enviado: 07 Ago 2008, 01:17
por Lipe Andreense
Sergio Silva escreveu:É assim que começa! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Exatamente !!!! :lol: :lol: :lol:

Eu comecei a pegar trem em 2005, quando tinha tardes livres da escola que era no centro

Enviado: 07 Ago 2008, 11:04
por Vidal
Sergio Silva escreveu:É assim que começa! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol: Antes eu fazia isso com as linhas da Metra, ia de Santo André até Jabaquara ou São Mateus.

Do Senac Santo André (que fica no Centro) para a estação ferroviária, a distância é mínima. Das plataformas do terminal, a Estação Santo André é muito convidativa... Não resisti e acabei por embarcar.

Tenho usado as tardes livres e os finais de semana de ócio para me aventurar nas linhas. Já andei em todas, mas só completei as Linhas 9, 10 e EL.

Enviado: 07 Ago 2008, 12:11
por Lipe Andreense
Vidal escreveu:
Sergio Silva escreveu:É assim que começa! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol: Antes eu fazia isso com as linhas da Metra, ia de Santo André até Jabaquara ou São Mateus.

Do Senac Santo André (que fica no Centro) para a estação ferroviária, a distância é mínima. Das plataformas do terminal, a Estação Santo André é muito convidativa... Não resisti e acabei por embarcar.

Tenho usado as tardes livres e os finais de semana de ócio para me aventurar nas linhas. Já andei em todas, mas só completei as Linhas 9, 10 e EL.
Opa, eu estudava na ETE, aí do lado, hehehe

Também foi nesse tempo que peguei troleibus da Metra pela primeira vez (e no ano seguinte seria minha rotina diária para a ETE Lauro Gomes)
E também foi a 1ª vez que peguei onibus municipal de São Paulo

Qualquer dia que quiser combinar alguma coisa, estamos aí :)

Enviado: 07 Ago 2008, 12:35
por Vidal
O tróleibus se tornou meu transporte principal desde o Fundamental II, do qual eu ia de casa até o Américo Brasiliense (perto de lá também).

Eu parto da Parada Gilda, creio que seja fácil de combinarmos algo. Em novas inaugurações de estações, ou mesmo em passeios à extremos, eu quero ir sim!

Enviado: 07 Ago 2008, 12:52
por Lipe Andreense
Claro, com certeza !!!
Eu moro "perto" da Parada Paraíso (1 km, perto da Av Lino Jardim)

Enviado: 07 Ago 2008, 16:39
por Will .
já que falaram na eficiência e velocidade... peguei esses dados umas semanas atrás, ...

eu tinha ido no MASP, e na volta, resolvi tirar a velocidade média na linha 11 ... mas não inclui o trecho Mogi - Estudantes, já que é melhor para mim descer na estação Mogi...
foi meio dificil de lembrar tudo, pois estava sem nada pra anotar, mesmo assim cheguei em casa e anotei tudinho desesperado antes que pudesse esquecer :lol:

Luz - Tatuapé 14 min 25 s 27,5 km/h
Tatuapé - Itaquera 10 min 20 s 67,4 km/h
Itaquera - Guaianazes 9 min 15 s 37,6 km/h

EL -> Luz - Guaianazes 34 min 42,3 km/h

Guaianazes - Suzano 18 min 15 s 42,7 km/h
Suzano - Mogi das Cruzes 14 min 30 s 50,1 km/h

:D

entretanto, o EL varia muito dependendo do dia... tem vezes que você fica :evil: ...mas outras vezes vai bem rapidinho :wink:

seria interessante se eu fizesse isso mais umas 10 vezes e no final tirasse uma média geral...

Enviado: 07 Ago 2008, 16:43
por neeewwww
Se quiser Will. amanha apanho os dados relativos as viagens... Assim o seu cálculo fica um pouco mais preciso/oficial ;)

Mas, se quiser ir se divertindo fazendo os cálculos... Deixo meus dados em "secreto" e depois comparamos ;D

Enviado: 07 Ago 2008, 16:57
por Will .
neeewwww escreveu:Se quiser Will. amanha apanho os dados relativos as viagens... Assim o seu cálculo fica um pouco mais preciso/oficial ;)

Mas, se quiser ir se divertindo fazendo os cálculos... Deixo meus dados em "secreto" e depois comparamos ;D
por favor!
adoraria ver esses dados
:mrgreen:

Enviado: 07 Ago 2008, 17:00
por neeewwww
Amanhã eu posto aqui no fórum...

[]´s

Enviado: 20 Set 2008, 21:43
por Correia431M
Na ultima vez que estive em Mogi, mais ou menos na metade de 2007, notei que após a estação de Estudantes (quando a linha segue em apenas uma unica via), os postes de sustentação para rede aérea, ainda estão de pé.

Pergunto: Até onde vai esse posteamento sem rede aérea após Estudantes (sentido Rio de Janeiro)?

Enviado: 21 Set 2008, 23:03
por Haiser
Rodrigo Leste 4 escreveu:Na ultima vez que estive em Mogi, mais ou menos na metade de 2007, notei que após a estação de Estudantes (quando a linha segue em apenas uma unica via), os postes de sustentação para rede aérea, ainda estão de pé.

Pergunto: Até onde vai esse posteamento sem rede aérea após Estudantes (sentido Rio de Janeiro)?

Ótima pergunta!!! Estive la no mes passado eu Creio que acabe por mais uns 50-100 metros adiante.