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Estação Brás

Enviado: 05 Jun 2008, 14:19
por Lipe Andreense
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Originalmente postado por em 16/12/2007


Originalmente eram duas estações distintas: Estação Brás da São Paulo Railway e Estação Roosevelt (ou Estação do Norte) da Central do Brasil.
Com a proximidade as estações foram se fundindo, e com a chegada do metrô, tornaram-se praticamente uma coisa só.
Texto retirado do site estacoesferroviarias.com.br:
A estação do Braz foi inaugurada em 1867, com a linha da SPR, para atender o bairro do mesmo nome. Ela é anterior à estação Roosevelt, também chamada originalmente de Braz, na linha da Central do Brasil, aliás, seu ponto terminal. As linhas da SPR e da Central se juntavam ali, o que ainda hoje ocorre. Em 1978, foi aberta a estação Brás (agora com s) do metrô, próxima às duas, e aos poucos as três estações foram se fundindo. Hoje praticamente não há diferença entre as estações Brás da Santos-Jundiaí e a Roosevelt, as plataformas são comuns, e se entra ou pela Roosevelt, no largo da Concórdia, ou pela estação Brás do metrô, onde se cruza as linhas por passarelas e se atingem as linhas da CPTM, as quais a estação Brás e a Roosevelt hoje atendem. O prédio da estação Brás da antiga SPR está hoje tombado pelo Condephaat.
Serve às linhas 10 (Luz - Rio Grande da Serra), 11 (Luz - Guaianazes - Estudantes) e 12 (Brás - Calmon Viana), além de possuir integração gratuita com a linha 3 do metrô. É a segunda maior estação da CPTM, com 8 plataformas (a maior é a Barra Funda).

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01 - Saguão principal, entrada pelo Largo da Concórdia
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03 - Plataforma 6/7. Destino Calmon Viana
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04 - Plataformas 7 e 8
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05 - Plataformas 1 e 2, que servem a linha D
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06 - Plataforma 1. Prédio antigo da São Paulo Railway preservado
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10 - Visão geral das plataformas
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11 - Mesmo prédio visto da plataforma 6
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12 - Plataforma 5, apenas para limpeza dos trens.
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13 - Duas composições encostadas para limpeza. À direita: composição da linha F; à esquerda: espanhol série 2000 da linha E.
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14 - Plataformas 3 e 4, servem a linha E
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15 - Plataforma abandonada, era a plataforma 12/13, antes da reforma que integrou as estações Brás e Roosevelt. Acho que será usada para o Trem de Guarulhos.
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16 - Escadas de acesso ao mezanino e ao Metrô
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17 - Enorme corredor que leva ao Metrô
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19 - São pelo menos 5 minutos andando...
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20 - Corredor de integração e treminal urbano visto da estação do Metrô
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21 - Estação Brás-CPTM vista da Estação Brás-Metrô
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23 - Estação antes da reforma de unificação, em 2000. Foto do site estaçõesferroviarias.com.br
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Enviado: 21 Jan 2009, 22:38
por Caio
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Enviado: 07 Fev 2009, 23:00
por Eduardo GJF
lipe_andreense escreveu:São pelo menos 5 minutos andando...
ODEIO essa gambiarra que fizeram com a estação do Metrô!!!

A caminhada da plataforma 1 até o embarque do metrô, no horário de pico, demora mais que o percurso Brás -> Sé wll

Re: Estação Brás

Enviado: 04 Mar 2009, 23:32
por Lopes
[quote="lipe_andreense"]

13 - Duas composições encostadas para limpeza. À direita: composição da linha F; à esquerda: espanhol série 2000 da linha E.
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Observe a plataforma 5.
Onde o Expresso Leste está para limpeza, o 1° carro sentido final da via, veja que ele está virado à esquerda.

Vi no orkut que essa via/ plataforma, eram pra atender
os trens oriundos da L7 (Chico City)


Procede?

Enviado: 05 Mar 2009, 00:21
por Tiago Costa
Essa plataforma seria para atender as linhas 7 e 11, alternadamente. Olhando no mezanino da Estação Brás, dá pra ver que o plano era o seguinte (desenhado porcamente, ahahaah):

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Se numerarmos as vias vindas da Estação da Luz como 1, 2, 3 e 4, vemos que as vias das plataformas estão ligadas assim:

Plataforma 1=>Via 1
Plataforma 2=>Via 2
Plataforma 3=>Via 3
Plataforma 4=>Via 4
Plataforma 5=>sem ligação

E de acordo com os rabiscos que eu fiz no Paint (:lol:), ficaria assim

Plataforma 1=>Via 1
Plataforma 2=>Via 2
Plataforma 3=>Via 2
Plataforma 4=>Via 3
Plataforma 5=>Via 4

Aí as plataformas 1 e 3 provavelmente serviriam à Linha 10, a Plataforma 2 serviria à Linha 8, e as plataformas 4 e 5 serviriam às linhas 7 e 11, e os trens da Linha 7 manobrariam logo após a Estação Brás, em uma via que hoje está abandonada.

Hoje, percebe-se que tem um AMV que termina no meio das plataformas 2 e 3, cuja parte antiga deveria ser demolida.

Enviado: 05 Mar 2009, 00:36
por Tiago Costa
Tentei fotos do mezanino, para tentar mostrar um pouco como seria o plano original do Integração Centro, mas faltaram alguns ângulos da Plataforma 5, eheheh.

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Enviado: 05 Mar 2009, 13:48
por Lopes
Então por isso que a Plataforma 3 tem a "curvinha" também e aquele arremedo de plataforma com a parte antga de Brás...


Entendi...

Teria alguma possibilidade desse projeto voltar à tona??

Enviado: 05 Mar 2009, 13:54
por Tiago Costa
Acho difícil, pois a CPTM não quer mais que as linhas compartilhem vias. No entanto, até agora, o projeto estava apenas inacabado, podendo ser continuado a qualquer momento, desde que com autorização pelos órgãos que protegem o patrimônio histórico (acho que é isso o que impediu inicialmente a continuidade das obras). Mas em breve vão mexer no layout das vias nas estações Brás, Luz e Palmeiras-Barra Funda, aí acredito que o projeto possa ser enterrado de vez.

Enviado: 05 Mar 2009, 17:20
por Gustavodc
Sobre a demora.

Eu, andando muito rápido, demoro 5 minutos pra fazer a plataforma da Variante até a do Metrô sentido Barra Funda.
Calculo ali uns 600 metros mais ou menos.

Enviado: 05 Mar 2009, 21:39
por BS
Só duas coisas, o corredor é longuinho né, e a estação é feia, feia e feia!

Enviado: 05 Mar 2009, 22:46
por Tiago Costa
Bom, tá muito melhor do que era antes da reforma, eheheh. Considerando que ficou muita coisa por fazer, até que tá razoável. Fiz um diagrama que ilustra melhor como que ficariam as vias com o Integração Centro:

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Os trens da Linha 7 manobrariam ali naquele "rabicho" que tem logo após as plataformas 5 e 6, sentido Guaianazes.

Enviado: 06 Mar 2009, 21:24
por Rafael Lopes
Talvez a razão do AMV plantado no meio da plataforma, vindo de TAT?

Enviado: 06 Mar 2009, 23:01
por Vicente
Meu irmão trouxe algumas fotos hoje, vou pôr nos tópicos.
Essa é uma visão do CCO da CPTM a partir de um furo na plataforma do metrô.
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Vias da L10, sentido RGS, do mezanino.
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Re: Estação Brás

Enviado: 27 Mar 2009, 19:12
por Lipe Andreense
Mais fotos da estação Brás da CPTM, do dia 08/03/2009.


33 - 2000 parado na plataforma 5, como sempre...
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34 - Plataformas 4 e 5, olhando para o sentido Luz, e para a Gare Roosevelt
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35 - 2000 partindo para Guaianazes
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36 - As placas de comunicação foram alteradas recentemente, indicando melhor as saídas e os destinos (em letras gigantes!)
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38 - Telão da TV trem fora do ar (notem o logotipo do Windows Media Player 7 :lol:)
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39 - Mais placas de comunicação (noter o "Lojas do Brás" e o "Calmon Viana" gigante)
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40 - Trem da linha 10 chegando com destino a Rio Grande da Serra
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41 - Fotos a partir do Mezanino
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45 - Plataformas 1, 2, 3 e 4, e a estação Brás antiga da SPR no fundo
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47 - Campanha recente, sobre limpeza nos trens e estações.
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49 - Fotos tiradas a partir da passarela entre Metro e CPTM, mostrando as Oficinas do Brás (ou Oficinas de Roosevelt) e trilhos das linhas 11 e 12.
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50 - Trem da linha 12 chegando
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51 - Trem da linha 11 chegando sentido Luz
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Re: Estação Brás

Enviado: 27 Mar 2009, 19:21
por Lopes
Sobre o remendo de plataforma na 2 e 3...
Seria a parte "Roosevelt" restante em operação?


Eu desenvolvi uma teoria que creio que está certa.

Penso que aquele rabicho existe por causa do projeto não concluido da plataforma 5 de receber o Expresso.

Acontece que ele existe para justamente receber os trens oriundos de Guaianases para que eles caibam, já que existe aquele AMV dentro da estação, praticamente no meio da plataforma.

Re: Estação Brás

Enviado: 27 Mar 2009, 19:44
por Lipe Andreense
^^
isso acho que ja foi falado, pelo que soube sempre foi isso mesmo, o remendo é para os trens caberem (não teria outro motivo :lol: )

e a plataforma 5 deveria receber os trens destino Guaianazes, a 4 os trens sentido Luz, e a 3 provavelmente os trens da linha 7.


Essa parte não era da Roosevelt, e sim da Brás, da SPR/EFSJ

Re: Estação Brás

Enviado: 18 Out 2009, 17:01
por Eduardo GJF
Combo hit Brás:

1- Série 2000
2- Composição da MRS com locomotivas de todos os tipos e tamanhos
3- Série 5550


Re: Estação Brás

Enviado: 18 Out 2009, 19:05
por Felipe02
Só para dar uma continuada no assunto...

O "fim" da linha no brás...
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E aonde seria a continuação dela...

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Quanto ao video ficou otimo! ta parecido com um meu! hehe

Re: Estação Brás

Enviado: 18 Out 2009, 19:06
por Felipe02
Semana passada estavam retirando os trilhos que estão "sobrando" entre Tatuapé e Brás...

Re: Estação Brás

Enviado: 15 Nov 2009, 23:12
por Landrail
Eduardo GJF escreveu:Combo hit Brás:

1- Série 2000
2- Composição da MRS com locomotivas de todos os tipos e tamanhos
3- Série 5550

Não vi nada demais Eduardo, esse é o famoso trem de bauxita. :D