Página 1 de 1

[MRS] locomotiva GM EMD SD-40-3MP

Enviado: 05 Jul 2008, 22:08
por Landrail
GM EMD SD-40-3MP


Compradas da NREX em 2001, as 14 SD40-3MP foram a 2° compra de locomotivas usadas vindas dos EUA para a MRS e a primeira delas com locomotivas vindo reformadas.
Chegando prontas para rodar e numeradas de 5301 a 5314, foram logo destacadas para os principais trens de minério para exportação e abastecimento da CSN, tradição seguida desde os tempos da EFCB com a chegada das primeiras RS-1 em 1946.
Construídas de uma salada de ''SDs'', as ''MACOSAs'' ou ''53'' como são chamadas pelos maquinistas, são originarias de 3 ferrovias: Southern Pacific, Canadian Pacific e Canadian National.
Entre as locomotivas da Southern Pacific vieram dois modelos diferentes: SD40R e SD45R fabricadas pela EMD, enquanto as originais da Canadian Pacific e Canadian National eram SD40 fabricadas pela GMD no Canadá, sendo que todas foram produzidas entre 1966 e 1971.
Ferrovia orig modelo orig n° orig modelo ref n° NREX n° MRS

Código: Selecionar todos

         CP                SD40            5504         ______        5504        5301
         CN                SD40            5017         ______        5017        5302
         CN                SD40            5180         ______        5180        5303
         SP                SD45            8946          SD45R         7508        5304
         CP                SD40            5535          _____         5535        5305
         SP                SD45            8940          SD45R         7475        5306
         SP                SD40            8446          SD40R         7311        5307
         SP                SD45            8914          SD45R         7517        5308
         SP                SD45            8852          SD45R         7433        5309
         SP                SD45            8921          SD45R         7500        5310
         SP                SD45            9018          SD45R         7530        5311
         SP                SD45            8854          SD45R         7463        5312
         SP                SD45            8876          SD45R         7443        5313
         SP                SD40            8408          SD40R         7324        5314

OBS: orig = original
         ref =  reformado
         NREX = National Railway Equipment
         SP = Southern Pacific
         CP = Canadian Pacific
         CN = Canadian National
Vale citar 3 coisas:

1° = As SD40 e SD45 da Southern Pacific foram todas modernizadas com a tecnologia das SD40-2, com isso passando para o modelo SD40R e SD45R e consequentemente renumeradas.
2° = A numeração usada pela NREX para as SD40R e SD45R é a numeração que elas receberam da Southern Pacific após a modernização.
3° = Na reforma das SD45R pela NREX foram retirados os motores originais de 20 cilindros (20-645-E-3) e instalado o tradicional 16-645-E-3 para economia de combustível e também pela menor potência, 3300 HP brutos.
É muito fácil confundir as ex SD40 e SD40R com as SD40-2 da MRS devido ao mesmo desenho da GM, mas também, é fácil diferencia-las por três características bem simples:
1° = A ausência em todas* elas (inclusive nas ex SD45R) do numberboard traseiro.

* = A locomotiva 5303 é a única excessão, alem de possuir o numberboard traseiro instalado pela MRS, possui também o farol traseiro na posição vertical.

2° = Todas possuem como proteção dos radiadores uma tela montada junto de uma grade de fixação como nas SD38M.

3° = As SD40 eram todas montadas com estrado próprio, por isso possuem as ''varandas'' menores do que as SD40-2
A SD40-2 (5228) e a ex SD45R (5312) e na foto abaixo uma ex SD45R (5304) e uma ex SD40 (5305), onde se pode notar com facilidade a diferença entre as ''varandas''.
Existe também uma característica oriunda da Canadian National, no caso as MKs 5302 e 5303:
A posição do bocal de abastecimento no centro do tanque de combustível, obrigando os tanques de ar serem divididos.
Quanto às 8 ex SD45R, as diferenças são muito nítidas. As principais são na traseira, neste caso, a região dos radiadores é em forma de ''Y'' devido o motor original de 20 cilindros onde era necessário maior quantidade de agua para refrigeração e consequentemente radiadores maiores. Na mesma região, foi instalado o freio manual.
Como são mais compridas do que o normal (por causa do motor maior) e montadas com estrado das SD40, elas não possuem as ''varandas''. Vale notar também que algumas possuem a grade dos radiadores iguais das SD40-2 e outras iguais as ex SD40R.
Todas receberam as ''orelhas de elefante'', porém a 5311 está rodando sem o dispositivo.

Fonte:Máfia do CTC



Imagem

Passando pela abandonada estação de Marinhos em Brumadinho :evil:

Imagem


Imagem

Painel

Imagem

Imagem

Imagem

Com orelha de elefante: :evil:

Imagem[/url]

Enviado: 05 Jul 2008, 23:16
por Inconfidente
Essa estação de Marinhos fica mais ou menos onde em Brumadinho?

Enviado: 05 Jul 2008, 23:26
por Landrail
^^Bem depois de Brumadinho sentido Moeda, ramal do paraopeba!!! :wink:

Enviado: 12 Ago 2008, 16:28
por Speedy256k
linda

Enviado: 01 Set 2008, 22:10
por André Vasconcellos
É bonita essa locomotiva,mas uma lavagem cairia bem,né? :rl:

Enviado: 02 Set 2008, 09:01
por cataclism2
André Vasconcellos escreveu:É bonita essa locomotiva,mas uma lavagem cairia bem,né? :rl:
:lol: :lol: :lol:
:@:

Enviado: 02 Set 2008, 14:08
por Landrail
André Vasconcellos escreveu:É bonita essa locomotiva,mas uma lavagem cairia bem,né? :rl:
Não adianta, a fuligem das locomotivas + o pó de minério acabam aderindo na pintura das locomotivas.

Enviado: 05 Out 2008, 20:27
por Landrail
Novas informações adicionadas ao primeiro post.

Re: [MRS] locomotiva GM EMD SD-40-3MP

Enviado: 30 Mar 2009, 11:02
por [D.S.R] David SR
Ae galera, eu fiz essa foto aqui no Rio no ramal de Belford Roxo no mês passado mas não sei ao certo que locomotiva é essa, pelo design acredito ser a deste tópico, se não for me corrijam por favor. ;)

Então seguesse a foto: locomotiva da MRS passando pela estação Barros Filho fora de serviço, essa tava no trecho compatilhado do ramal de Belford Roxo, SuperVia/MRS, nã osei porque mas ela tava na via errada pois a MRS tem sua própria via no trecho.
Imagem

Re: [MRS] locomotiva GM EMD SD-40-3MP

Enviado: 30 Mar 2009, 13:16
por Landrail
Pela numeração dela, os dois primeiros dígitos, deve ser uma GM EMD SD-38 a numeração começa com "51", as MACOSA´s SD-40-2 começão com "52" e as SD - 40-3MP começão com "53".

PS: eu aind não criei um tópico para as "SD-38", então, quando eu criar eu posto essa foto no local certo, por enquanto pode deixar aí mesmo. okk
Valeu David. okk :X:

Re: [MRS] locomotiva GM EMD SD-40-3MP

Enviado: 30 Mar 2009, 13:32
por Lopes
O que eu mais gosto em locomotivas, é a imponência delas e a cabine...

Deve ser estranho, conduzir um trem de lado :lol:

Re: [MRS] locomotiva GM EMD SD-40-3MP

Enviado: 30 Mar 2009, 13:53
por Landrail
Mas o Mqt não cuduz "de lado", os comandos que são laterais, assim como o câmbio nos automóveis.



Hahahaha olhando o painel da para ver direitinho o prefixo do trem e origem(ou destino)

Prefixo: KPE 1121
Origem ou destino: FBN

Re: [MRS] locomotiva GM EMD SD-40-3MP

Enviado: 27 Ago 2009, 15:07
por Landrail
Fotos de autoria do Buzelin:

Imagem

Imagem

Re: [MRS] locomotiva GM EMD SD-40-3MP

Enviado: 01 Set 2009, 07:51
por cataclism2
Ma que brilho! Dignas de exposição, mesmo.
O pessoal da oficina / lavagem (lavação? tnk ) deve ficar com um baita orgulho ao ver o estado em que as locos saem pra luta. vv

Re: [MRS] locomotiva GM EMD SD-40-3MP

Enviado: 03 Set 2009, 13:40
por Landrail
Essa pintura aí está novinha, é um dos raros casos de locomotivas usadas que chegaram pintadas para MRS.

Re: [MRS] locomotiva GM EMD SD-40-3MP

Enviado: 08 Dez 2009, 20:08
por R E N F E
Esta SD40-3MP veio no comando do retorno do Bauxita, passou "voando" na hora da foto.

Imagem

Re: [MRS] locomotiva GM EMD SD-40-3MP

Enviado: 05 Fev 2010, 22:47
por Landrail
Mandou bem!!!!!!!
Parabéns RENFE, bela foto.