Página 1 de 1

[Notícia] TAV pode ter GP e Andrade Gutierrez no Leilão

Enviado: 30 Jul 2008, 14:35
por Renanfsouza
29/07/2008 - Cidade Biz

A GP Investimentos e a Andrade Gutierrez vão pegar um trem-bala. A empresa de private equity e a construtora deverão ser os ilustres passageiros nacionais no megaconsórcio costurado por Mitsui, Toshiba Corporation e Mitsubishi Heavy Industries para o leilão do trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

A idéia é que GP e Andrade Gutierrez tenham algo como 25% do capital. O objetivo é formar um grupo com razoável tonicidade financeira e tecnológica não apenas para disputar o leilão do trem-bala Rio-São Paulo como participar de outros projetos similares, caso das linhas Curitiba-São Paulo e Florianópolis-Campo Grande-São Paulo. A empreiteira terá cadeira cativa nas obras civis de construção da linha ferroviária.

Para adequar a operação ao figurino da GP, os japoneses acenam com a criação de uma holding com ações negociadas em Bolsa, o que facilitaria a posterior saída do fundo. Mitsui, Toshiba e Mitsubishi já têm engatilhado um empréstimo de um pool de bancos japoneses, à frente o Sumitomo e o JBIC. O consórcio deverá ainda fazer uma inevitável parada na “Estação Av. Chile”, recorrendo a uma linha de crédito do BNDES. Apenas no caso da ponte ferroviária Rio-São Paulo, os investimentos devem chegar a US$ 10 bilhões.

A alemã Siemens, a italiana Breda e a francesa Alstom são outros grupos internacionais que deverão disputar a licitação, cada uma no comando de um consórcio diferente.

Mitsui, Toshiba e Mitsubishi já têm um esboço para o traçado da linha férrea, com algumas alterações em relação ao projeto original da Casa Civil. O principal pitaco dos japoneses envolve a instalação de um número maior de estações, uma tentativa de aumentar a freqüência e a rentabilidade da concessão. O projeto do trio nipônico prevê paradas nos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, Guarulhos (São Paulo) e Viracopos (Campinas) e nas cidades de São José dos Campos (SP) e Resende (RJ).

Enviado: 30 Jul 2008, 18:30
por André Vasconcellos
No Galeão???Esse seria o ponto inicial,a não ser que estejam querendo fazer a estação inicial desse projeto na Ilha do Governador :shock: ...Sem contar que seria meio que inútil construir duas estações(uma da Supervia,do futuro ramal Bonsucesso-Ilha,e essa do TAV RJ-SP).Acho que que o ponto inicial deveria ser na estação Barão de Mauá...

Enviado: 30 Jul 2008, 20:02
por Renanfsouza
^^ Em quase todos os outros estudos, o trem sairia da Central. Também não gostei nesse traçado.

Mas uma coisa é certa: se sair do Galeão ai sim que a Supervia necessitaria de um ramal para a Ilha justamente pra alimentar o trem bala.

Enviado: 31 Jul 2008, 20:12
por André Vasconcellos
Por curiosidade,essa linha vai seguir naquela linha de bitola métrica que tem no ramal de Saracuruna(é obvio que irão colocar uma linha do tamanho da bitola dos TAVs)??