Página 1 de 3
Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 05 Jun 2008, 21:29
por Lipe Andreense
Estação da
Linha 8 - Diamante, localizada na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo
Uma estação típíca da linha B, com plataforma central e acesso por mezanino. Há muito tempo, partiam daqui também trens com destino ao ramal de Jurubatuba (atual linha C).
1 -
2 - Destino Júlio Prestes, olhando no sentido Itapevi
3 - Plataforma bem estreita
4 -
5 -
6 - Olhando no sentido Júlio Prestes
7 -
8 -
9 -
10 - Bloqueios e bilheteria
11 - Agora uma visão mais ampla do mezanino
12 - Escadas para a plataforma
13 - Passarela de acesso
14 - Acesso pela Av. Imperatriz Leopoldina
15 - Olhando a partir das escadas
16 -
17 -
18 - Fepasão chegando, destino Itapevi
19 -
Enviado: 13 Nov 2008, 11:37
por Lipe Andreense
Enviado: 13 Nov 2008, 22:35
por Lopes
Até que eu gosto dessa estação...
A coitada é carismática!
Imagina se (um dia) a linha 2 chegasse aí...
Enviado: 14 Nov 2008, 09:09
por Landrail
Gostei da estação,me lembra algumas de Belo Horizonte como a Cidade Industrial por exemplo, ate o rel'ogio fora da plataforma 'e parecido com o que tinha l'a.
Enviado: 14 Nov 2008, 10:54
por Sergio Silva
Essa é uma marca das estações da Fepasa: relógio fora da plataforma.
Essa estação é pequena para a demanda dela. A sorte dos usuários da linha é que essa demanda é dividida nos dois sentidos.
Enviado: 24 Nov 2008, 00:14
por Vicente
Daqui a algum tempinho, vou usá-la todos os dias... Meu apartamento fica a 15 minutos a pé, do outro lado da ponte dos Remédios.
De zero trilho (SBC, onde se anda 30 minutos de ônibus pra alcançar a L10) para a cara da ferrovia: perto do SENAI, da saudosa Mafersa (o que a Alstom fez...). E com os clááááááássicos Fepasões!!!
PS:Sei que ILE está nos planos de reforma de estações... mas pra quando é? Alguém sabe??
PS2: faltou uma imagem diferente e legal dos arredores: o sinal de uma antiga passagem de nível que tem no pé do viaduto da Gastão Vidigal, saindo pela rua Major Paladino!
Enviado: 24 Nov 2008, 02:09
por Sergio Silva
Enviado: 24 Nov 2008, 10:09
por Vicente
Opa!!!
Foi mal, Sérgio!!!
Ainda tenho que andar a pé por lá direito...
Enviado: 24 Nov 2008, 17:08
por Correia431M
Por incrivel que pareça, foi nesta estação em 2003, que eu embarquei pela primeira vez num Fepasão. Até então nunca havia andado nele na minha vida.
Enviado: 25 Nov 2008, 01:18
por Thiago Dias
Sergio Silva escreveu:Essa é uma marca das estações da Fepasa: relógio fora da plataforma.
Essa estação é pequena para a demanda dela. A sorte dos usuários da linha é que essa demanda é dividida nos dois sentidos.
No horário de pico da tarde, partem trens vazios de PAL, entram na plataforma 4 de OSA, sentido JPR, e seguem viagem para JPR ou Barra Funda, quando eles chegam em ILE estão bem vazios, pra sorte de quem vai pra Barra Funda. Mas pra quem vai pra linha 9 ou mesmo continuar viagem pela 8, os trens chegam bem lotados, já às 16h45, e lotam um pouquinho mais em PAL e OSA.
Agora estou saindo mais cedo do curso, mas quando saía 17h30 de vez em quando tinha que ir de ônibus mesmo, não sei se fechavam os acessos pra evitar confusão, mas ficava cheio de gente na rua tentando entrar.Não sei se ainda está acontecendo, faz tempo que não vou lá nesse horário.
Faz um tempinho, colocaram carregadores de Bilhete Único nas plataformas, perto das escadas. Dois em cada lado da estação.
(Por favor me corrijam se me equivoquei em algo
)
Enviado: 25 Nov 2008, 01:38
por Sergio Silva
Faz tempo que não faço uma visita por lá, muito menos no horário de pico! hahaha
Desse esquema de puxarem o Francês de Presidente Altino (Presidente Altino) para formar em OSA eu não sabia. Para mim, eles formavam em JPR, puxando alguns de Presidente Altino, outros de Carapicuíba (Carapicuíba).
É praticamente a mesma coisa que fazem na linha 7. No início/meio da tarde, a CPTM puxa alguns trens de ILA (Lapa) para PRT, e ficam estocados lá aguardando o pico. Formam 4 em PRT, e um em FMO, e todos são recolhidos em FMO no final do pico.
Enviado: 25 Nov 2008, 01:57
por Thiago Dias
Eu não sei se eles são puxados de Carapicuíba e JPR também, fico pouco tempo lá
Mas sempre vejo algum saindo de Presidente Altino ou entrando na P4 em OSA.
Todos meus colegas de curso pegam ele, só eu que me ferro pra ir pra Presidente Altino pegar a linha 'esmeralda'...
Não sou dessa época, mas meu pai me conta que quando a Fepasa reformou as estações, DMO era cercada de empresas, como a Sadia, Camil entre várias outras. E ILE não, por isso a diferença de tamanho das duas. Hoje elas foram quase todas embora dali, e o bairro da Leopoldina se adensou bastante, cheio de empresas, bancos, prédios, e está crescendo bem rápido! E ILE ficou acanhada demais para a região...
Enviado: 25 Nov 2008, 02:13
por Sergio Silva
DMO, inclusive, está no letreiro do Fepasão. A maioria das casas dessa região são de classe média-alta, e muitas são da década de 1950 e 1960.
No ano passado, no pico da tarde, às vezes eu via um Fepasão passando vazio pela Barra Funda, para formar em JPR. Com as inúmeras mudanças que teve esse ano, já não sei como está.
A região da Vila Leopoldina já tem uma vocação mais comercial, além do processo de adensamento que você citou.
Em JPR só forma. Não tem nem como deixar mais de um trem aguardando o pico. Eu acho que, independente de puxarem de Presidente Altino ou Carapicuíba, deve formar quase sempre em OSA, se não em CPB mesmo.
Enviado: 15 Mar 2009, 16:10
por Vicente
Vicente A.O.Junior escreveu:Daqui a algum tempinho, vou usá-la todos os dias... Meu apartamento fica a 15 minutos a pé, do outro lado da ponte dos Remédios.
De zero trilho (SBC, onde se anda 30 minutos de ônibus pra alcançar a L10) para a cara da ferrovia: perto do SENAI, da saudosa Mafersa (o que a Alstom fez...). E com os clááááááássicos Fepasões!!!
PS:Sei que ILE está nos planos de reforma de estações... mas pra quando é? Alguém sabe??
PS2: faltou uma imagem diferente e legal dos arredores: o sinal de uma antiga passagem de nível que tem no pé do viaduto da Gastão Vidigal, saindo pela rua Major Paladino!
Perto da hora do almoço, hoje, fui levar a pré-maquete pro lugar dela.
Aproveitei e fiz essas fotos:
O tótem, pela rua Major Paladino. Já está com a inscrição "Linha 8 - Diamante", mas o logo é o antigo.
E, o que eu devia, a placa da antiga passagem de nível perto da esquina da Major Paladino com a Gastão Vidigal
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 28 Mar 2010, 22:10
por Jorge Luis
2000 fase 2 transportando comitiva do governador Serra na linha 8
2000 fase 2 passando na estação Leopoldina
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 28 Mar 2010, 22:17
por Vicente
Olha!!!
Jorge, você viu "o trem dos hôme"!!!
Pô, um tomate indo pra L8, pelo enlace... Essa imagem é a rara das raras!
Parabéns!!!
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 28 Mar 2010, 22:21
por Rafael Lopes
Imagino a cara dos passageiros ao se deparar com ele:
"Trem novo aqui?"
Aí o trem passa direto:
"Xi! Não é daqui!"
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 28 Mar 2010, 22:26
por Jorge Luis
fiquei de plantão la, pena que ele passou muito rapido
Re: Estação Imperatriz Leopoldina - Linha 8
Enviado: 28 Mar 2010, 22:28
por Eduardo GJF
Eu estava dentro desse trem
Diretão, de Villa Lobos - Jaguaré até Barra Funda, filmei tudo.
Ah sim, o Serra não estava nesse trem, ele foi embora de carro.
Re:
Enviado: 29 Mar 2010, 00:54
por PrpPedro
Eita... Eu dei uma consultada no Mapograf nesse cruzamente, não dava pra imaginar que tinha alguma P.N. lá... Seria um ramal?