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[Notícia]Prefeitura quer mudar traçado da Linha 8 (JPR-BFU)

Notícias da CPTM

Moderador: Lipe Andreense


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Haiser
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[Notícia]Prefeitura quer mudar traçado da Linha 8 (JPR-BFU)

Mensagem não lida por Haiser » 20 Out 2008, 16:14

Prefeitura quer mudar linha de trem

19/10/2008 - Folha de S. Paulo


A Prefeitura de São Paulo quer mudar o trajeto de uma linha de trem e fazer um parque onde hoje fica uma favela no centro de São Paulo.

A área, no bairro de Campos Elíseos, tem aproximadamente 17 mil m2 -para efeito de comparação, o parque Buenos Aires (Higienópolis) tem 25 mil m2 e o parque Eucaliptos (Morumbi) tem 15,5 mil m2.

O terreno onde está a favela do Moinho, do lado direito do viaduto Orlando Murgel (que liga as avenidas Rio Branco e Rudge), pertence à extinta Rede Ferroviária Federal. Do lado esquerdo do viaduto, a área é de propriedade da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). As duas empresas são ligadas ao governo federal.

Essas áreas são "cercadas" pelos trilhos dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), empresa do governo do Estado.

A prefeitura negocia com a União a transferência dos terrenos para o município e, com a CPTM, a mudança do trajeto da linha que liga as estações Barra Funda e Júlio Prestes. A intenção é remover a favela, demolir as construções da área (barracos e galpões) e fazer um parque em toda a extensão.

O projeto ainda está em fase inicial, mas, segundo a prefeitura, as negociações estão adiantadas. A Ceagesp, por exemplo, já formalizou, em setembro de 2007, a intenção de transferir o terreno para o município em troca de dívidas de impostos municipais.

"É um terreno que hoje representa ônus para a empresa [Ceagesp], não tem uso e exige manutenção, vigilância. E para a cidade é importante, carecemos dramaticamente de áreas verdes no centro da cidade. Esse procedimento interessa a ambas as partes, também, porque reduz as pendências jurídicas e caminha no sentido de regularização das relações", informou a secretária-adjunta de Governo, Stella Goldenstein, por sua assessoria de imprensa.

A Ceagesp não confirma nem nega a negociação, mas, segundo Goldenstein, parte da documentação já foi entregue.

Outra negociação também adiantada, de acordo com a prefeitura, é com a CPTM. "Os entendimentos com a CPTM estão muito avançados, porque a empresa pretende fazer a revitalização de todas as suas linhas no centro da cidade de São Paulo, e isso inclui este trecho", disse Goldenstein.

Em nota, a CPTM informou apenas que estão sendo feitos estudos, em parceria com a prefeitura, "para definir uma proposta concreta de atuação, dentro do projeto de revitalização do centro".

A terceira parte é mais complicada: a retirada da favela do Moinho. A Rede Ferroviária Federal foi extinta. A União assumiu todos os ativos e passivos da empresa, mas o patrimônio ainda está em fase de inventário. A Folha não conseguiu contato com a empresa.

Além disso, a prefeitura precisa de uma alternativa de moradia para as 375 famílias da favela do Moinho. Não há prazo para a implantação do parque ou mesmo para o início das obras da retificação da linha do trem. As datas só serão definidas após a concretização das transferências dos terrenos.


Fonte : http://www.revistaferroviaria.com/index ... Editoria=2

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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 20 Out 2008, 17:42

As linhas 7 e 8 iriam passar aonde??? fazer túnel ou elevado pelo visto não está em cogitação.....


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 20 Out 2008, 17:48

^^

Não Horacio, a linha 8 seria deslocada para ficar rente à linha 7, demolindo o moinho e deixando a faixa da ferrovia livre para a prefeitura

Tem outras idéias também, de compartilhar a linha 8 com a 7, desativar JPR, essas coisas, mas é da prefeitura né, eles nem sabem o que é trem e suas implicações...
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HGP
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Mensagem não lida por HGP » 20 Out 2008, 17:56

Entendi...aproximar as vias, elimando a posição da 8 e ganhando para o tal parque


Vidal
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Mensagem não lida por Vidal » 20 Out 2008, 18:28

É interessante que a prefeitura coloque empenho nessa intervenção. Quem passa de trem entre Júlio Prestes e Palmeiras - Barra Funda averigua o entorno nada agradável daquele trecho. Também, o fato de algumas pessoas daquela região entrarem no trem sem pagarem, pelas janelas.

Penso que pode ser uma boa oportunidade de pressionar a agilização do projeto de Integração Centro.


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Haiser
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Mensagem não lida por Haiser » 20 Out 2008, 18:40

Para mim, o trecho JPR - Barra Funda é o mais feio da CPTM, há muito prédio abandonado e dá uma sensação de insegurança enorme.


ArqPaulo
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Mensagem não lida por ArqPaulo » 20 Out 2008, 19:39

Esse projeto e' super antigo, a area e' um grande desperdicio e criou um sério problema para a regiao. Alias, existe mais de um projeto para a regiao, e' muito discutido entre os urbanistas,

alias, na faculdade eu fiz um trabalho em grupo com mais 4 colegas sobre essa área, e fizemos as duas linhas paralelas e criamos alem do parque, escolas uma nova estação entre barra funda e luz :), foi bem embrionario mas foi legal...

e nao e' so' na regiao do centro, mas para o oeste na regiao da lapa poderiam ser aproveitadas algumas areas entre as linhas, isso caso elas fossem paralelas.

espero que saia do papel, mas e' muito complexo e precisa de muito estudo e muito $$$

outra coisa, com as grandes melhorias nas antigas linhas F e C, a linha 7 e 8 ja começaram a ficar "um pouco pra tras" quando comparadas! ne'!


Vidal
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Mensagem não lida por Vidal » 21 Out 2008, 00:27

arqpaulo escreveu:e nao e' so' na regiao do centro, mas para o oeste na regiao da lapa poderiam ser aproveitadas algumas areas entre as linhas, isso caso elas fossem paralelas.
Sim, sim. Fazer com que as duas linhas utilizem as mesmas estações Lapa e Água Branca e reurbanizar a área liberada.

O fato é que a unificação do traçado das linhas de Palmeiras - Barra Funda até Luz ou até Brás já seria um passo de impulsão para o restante das intervenções.
arqpaulo escreveu:outra coisa, com as grandes melhorias nas antigas linhas F e C, a linha 7 e 8 ja começaram a ficar "um pouco pra tras" quando comparadas!
Verdade, ambas as linhas melhoraram consideravelmente. A Linha F, por exemplo, com estações como Comendador Ermelino, USP Leste e Itaim Paulista, além das composições reformadas, atingiu um novo patamar de qualidade, irreconhecível se comparado há algum tempo atrás.

A Linha A será a próxima a receber intervenções para obter elevação ao padrão "metrô de superfície". Atualmente, as condições das estações, da linha e das composições são boas. Acredito que as reformas farão da linha em questão, uma das melhores de todo o sistema.


Stormkamared
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Mensagem não lida por Stormkamared » 21 Out 2008, 11:27

Moro na Casa Verde, e passo todos os dias por esse viaduto, vou falar é muito feio todos aqueles barracos, e aquele moinho antigo, só o esqueleto, perigoso aquilo desabar qualquer dia.


Francis
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Mensagem não lida por Francis » 21 Out 2008, 12:02

Vidal escreveu:
arqpaulo escreveu:e nao e' so' na regiao do centro, mas para o oeste na regiao da lapa poderiam ser aproveitadas algumas areas entre as linhas, isso caso elas fossem paralelas.
Sim, sim. Fazer com que as duas linhas utilizem as mesmas estações Lapa e Água Branca e reurbanizar a área liberada.
Isto já está programado, é o projeto Inserção Urbana Lapa-Barra Funda: http://www.cptm.sp.gov.br/e_projetos/InsercaoUrbana.asp

Vidal escreveu:A Linha A será a próxima a receber intervenções para obter elevação ao padrão "metrô de superfície".
Mas sem a retirada desta favela, isso não acontecerá nunca, nem o Integração Centro. Não existe sistema de metrô com passagens de nível, muito menos com pessoas andando no leito da via, como acontece nesta região. Chega a ser ridículo.


Lipe Andreense
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Mensagem não lida por Lipe Andreense » 21 Out 2008, 13:22

O dia que a CPTM receber mesma atenção do Governo que o Metrô, talvez possa-se falar em "metrô de superficie"...

Por enquanto é apenas "Companhia Provisória de Trens Metropolitanos", e é tratada assim.
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