BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
Propostas de Campanha
Propostas de Campanha
Conforme campanhas eleitorais, vamos acompanhar e comentar sobre as expansões que cada candidato pretende realizar.
Rodrigo Lopes
PROPOSTAS DE MARTA SUPLICY - PT/SP
Proposta para Linha 7 - trecho 1 (construção até 2014)
Linha Perimetral Leste (Vila Maria – Vila Prudente) --------------------- 8,6 km
Funções :
Articular as linhas de metrô e trem do lado leste da cidade (articula as linhas 2, 3, e 4 do Metrô e a Linha E da CPTM), aumentando os pontos de conexão da rede de transporte criando uma efetiva malha para atendimento em rede no sistema sobre trilhos, possibilitando conexões fora da área da contra rótula e centro histórico propiciando redução do volume de transferência nesta região; ampliar a área atendida pelo metrô na cidade, aliviar a superlotação da Linha 3 - Vermelha no seu trecho mais congestionado da estação Tatuapé a estação Sé; possibilitar a ligação da região leste com a região da Avenida Paulista sem a necessidade de passar pela região central.
OBS.: na proposta para 2025 esta linha se estende até São Bernardo o que propiciará a ligação desta região com o pólo industrial do ABC. Conforme já dito anteriormente a rede proposta pelo programa da Marta Suplicy é alternativa a Rede Essencial proposta atualmente pela Secretaria Metropolitana, e portanto, seu traçado desconsiderou as ligações prevista nesta rede que ainda não estão consolidadas em projeto.
-------------------------------------------------------------------------------------
Proposta para Linha 2 - Verde (construção até 2012)
Extensão Tamanduateí – Sapopemba ------------------------------------ 5,4 km
Funções :
Ampliar a área diretamente atendida pelo metrô na região leste; atender as regiões de Vila Prudente, Oratório, Sapopemba que tem altos contingentes populacionais; viabilizar a conexão da Linha 2 – Verde com a nova linha perimetral ao leste Vila Maria – Vila Prudente na estação Vila Prudente, atender as populações de São Mateus e Cidade Tiradentes por meio de integração com o corredor de ônibus.
Expresso Tiradentes no terminal Vila Prudente
Extensão Vila Madalena – Cerro Cora -------------------------------- 3,4 km
Funções :
Viabilizar a conexão da Linha 2 – Verde com a nova linha perimetral oeste Cachoeirinha – Conceição no cruzamento da Av. Heitor Penteado com a Rua Aurélia; ampliar a área diretamente atendida pelo metrô na região oeste.
OBS: Esta Extensão coincide com a extensão proposta pela Secretaria Metropolitana na Rede Essencial.
-------------------------------------------------------------------------------------
Proposta para a Linha 3 - Vermelha (construção até 2012)
Extensão Barra Funda – Freguesia do Ó -------------------------------3,3 km
Funções :
Ampliar a área diretamente atendida pelo metrô na região norte; atender a região da Freguesia do Ó com a construção de apenas 3 km; romper barreiras físicas atravessando o Rio Tietê; balancear a demanda pico nos dois sentidos da linha 3 - vermelha para aproveitar a oferta ociosa no contra fluxo da hora pico; viabilizar conexão da Linha 3 – Vermelha com a nova linha perimetral oeste Cachoeirinha – Conceição
OBS.: a proposta da Sexta Linha da Companhia do Metropolitano para atender a Freguesia do Ó, cortando ao meio uma área já atendida pelo metrô, compreendida entre a Linhas 3 - Vermelha e Linha 2 - Verde, não se distanciando mais do que 2 km de cada uma desta linhas já implantadas, não parece ser a solução mais adequada para a próxima linha de metrô, considerando que os principais problemas da rede atual de metrô são justamente sua pequena abrangência e pouca conectividade. A sexta linha proposta pela Secretaria Metropolitana, além de não ampliar a área de abrangência do Metrô, reforça a tendência rádio concêntrica do sistema de transporte, e se conecta com a rede existente já na região da contra-rótula.
-------------------------------------------------------------------------------------
Proposta para a Linha 4 - Amarela (construção até 2014)
Extensão Luz – Vila Maria --------------------------------------------------------5,8 km
Funções :
Ampliar a área diretamente atendida pelo metrô na região norte; atender a região da Vila Maria que tem alto potencial imobiliário, criando novas oportunidades para a cidade; romper barreiras físicas atravessando o Rio Tietê; viabilizar conexão da Linha 4 – Amarela com a nova linha perimetral leste Vila Maria – Vila Prudente
-------------------------------------------------------------------------------------
Proposta para a Linha 5 - Lilás: (construção até 2014)
Extensão Santo Amaro – Klabin (construção até 2012) ----------- 10,7 km
Funções :
Conectar a linha 5 à rede de metrô; possibilitar o acesso da população da zona sul (região do Capão Redondo e de Santo Amaro) ao centro através da rede sobre trilhos; aliviar o fluxo de ônibus nos corredores Santo Amaro – 9 de Julho e Ibirapuera.
OBS.: Esta extensão coincide com a proposta pela Secretaria Metropolitana na Rede Essencial.
Extensão Capão Redondo – Hospital M’Boi ------------------------- 3,2 km - Lilás: (construção até 2014)
Funções :
Facilitar o acesso da população da região do Jardim Ângela ao centro; criar uma alternativa de transporte ao corredor Guarapiranga que está saturado; e não tem sistema viário alternativo aliviar o fluxo de ônibus no Corredor Guarapiranga.
Fonte: http://www.marta13.can.br/propostas_metro.php
-------------------------------------------------------------------------------------
Proposta para Linha 7 - trecho 1 (construção até 2014)
Linha Perimetral Leste (Vila Maria – Vila Prudente) --------------------- 8,6 km
Funções :
Articular as linhas de metrô e trem do lado leste da cidade (articula as linhas 2, 3, e 4 do Metrô e a Linha E da CPTM), aumentando os pontos de conexão da rede de transporte criando uma efetiva malha para atendimento em rede no sistema sobre trilhos, possibilitando conexões fora da área da contra rótula e centro histórico propiciando redução do volume de transferência nesta região; ampliar a área atendida pelo metrô na cidade, aliviar a superlotação da Linha 3 - Vermelha no seu trecho mais congestionado da estação Tatuapé a estação Sé; possibilitar a ligação da região leste com a região da Avenida Paulista sem a necessidade de passar pela região central.
OBS.: na proposta para 2025 esta linha se estende até São Bernardo o que propiciará a ligação desta região com o pólo industrial do ABC. Conforme já dito anteriormente a rede proposta pelo programa da Marta Suplicy é alternativa a Rede Essencial proposta atualmente pela Secretaria Metropolitana, e portanto, seu traçado desconsiderou as ligações prevista nesta rede que ainda não estão consolidadas em projeto.
-------------------------------------------------------------------------------------
Proposta para Linha 2 - Verde (construção até 2012)
Extensão Tamanduateí – Sapopemba ------------------------------------ 5,4 km
Funções :
Ampliar a área diretamente atendida pelo metrô na região leste; atender as regiões de Vila Prudente, Oratório, Sapopemba que tem altos contingentes populacionais; viabilizar a conexão da Linha 2 – Verde com a nova linha perimetral ao leste Vila Maria – Vila Prudente na estação Vila Prudente, atender as populações de São Mateus e Cidade Tiradentes por meio de integração com o corredor de ônibus.
Expresso Tiradentes no terminal Vila Prudente
Extensão Vila Madalena – Cerro Cora -------------------------------- 3,4 km
Funções :
Viabilizar a conexão da Linha 2 – Verde com a nova linha perimetral oeste Cachoeirinha – Conceição no cruzamento da Av. Heitor Penteado com a Rua Aurélia; ampliar a área diretamente atendida pelo metrô na região oeste.
OBS: Esta Extensão coincide com a extensão proposta pela Secretaria Metropolitana na Rede Essencial.
-------------------------------------------------------------------------------------
Proposta para a Linha 3 - Vermelha (construção até 2012)
Extensão Barra Funda – Freguesia do Ó -------------------------------3,3 km
Funções :
Ampliar a área diretamente atendida pelo metrô na região norte; atender a região da Freguesia do Ó com a construção de apenas 3 km; romper barreiras físicas atravessando o Rio Tietê; balancear a demanda pico nos dois sentidos da linha 3 - vermelha para aproveitar a oferta ociosa no contra fluxo da hora pico; viabilizar conexão da Linha 3 – Vermelha com a nova linha perimetral oeste Cachoeirinha – Conceição
OBS.: a proposta da Sexta Linha da Companhia do Metropolitano para atender a Freguesia do Ó, cortando ao meio uma área já atendida pelo metrô, compreendida entre a Linhas 3 - Vermelha e Linha 2 - Verde, não se distanciando mais do que 2 km de cada uma desta linhas já implantadas, não parece ser a solução mais adequada para a próxima linha de metrô, considerando que os principais problemas da rede atual de metrô são justamente sua pequena abrangência e pouca conectividade. A sexta linha proposta pela Secretaria Metropolitana, além de não ampliar a área de abrangência do Metrô, reforça a tendência rádio concêntrica do sistema de transporte, e se conecta com a rede existente já na região da contra-rótula.
-------------------------------------------------------------------------------------
Proposta para a Linha 4 - Amarela (construção até 2014)
Extensão Luz – Vila Maria --------------------------------------------------------5,8 km
Funções :
Ampliar a área diretamente atendida pelo metrô na região norte; atender a região da Vila Maria que tem alto potencial imobiliário, criando novas oportunidades para a cidade; romper barreiras físicas atravessando o Rio Tietê; viabilizar conexão da Linha 4 – Amarela com a nova linha perimetral leste Vila Maria – Vila Prudente
-------------------------------------------------------------------------------------
Proposta para a Linha 5 - Lilás: (construção até 2014)
Extensão Santo Amaro – Klabin (construção até 2012) ----------- 10,7 km
Funções :
Conectar a linha 5 à rede de metrô; possibilitar o acesso da população da zona sul (região do Capão Redondo e de Santo Amaro) ao centro através da rede sobre trilhos; aliviar o fluxo de ônibus nos corredores Santo Amaro – 9 de Julho e Ibirapuera.
OBS.: Esta extensão coincide com a proposta pela Secretaria Metropolitana na Rede Essencial.
Extensão Capão Redondo – Hospital M’Boi ------------------------- 3,2 km - Lilás: (construção até 2014)
Funções :
Facilitar o acesso da população da região do Jardim Ângela ao centro; criar uma alternativa de transporte ao corredor Guarapiranga que está saturado; e não tem sistema viário alternativo aliviar o fluxo de ônibus no Corredor Guarapiranga.
Fonte: http://www.marta13.can.br/propostas_metro.php
-------------------------------------------------------------------------------------
Rodrigo Lopes
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 356
- Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
- Localização: Mogi das Cruzes - SP
meus comentários...
a idéia da tal perimentral leste é interessante, alias, também coincide um pouco com a ex-expansão da linha 2 que agora só deus sabe para onde vai...mas seria mais longa chegando até vila maria, atendendo mais pessoas, alem de pessoas vindo de guarulhos também
bem, gostaria de ver esse projeto saindo... legal seria depois expandir esse trecho até a L1, acho que Jardim São Paulo seria uma boa idéia
sobre a linha 2, entre tamanduateí até sapopemba são mais que 5,4 km , mas ok , a não ser que esteja dizendo avenida sapopemba...
bem, expandir para aquela região é uma boa ideia, visto que é carente em transportes...o foda é que isso significa mais gente na L2, que com as atuais expansões ja vai receber uma boa demanda. por isso que eu vejo a linha 6 trecho São Joaquim-VPT com importancia. a demanda local desse trecho não seria muito alta, mas a medida que as expansões avancem em direção a são mateus, seria bom esse trecho para distribuir melhor a demanda.
sobre Vila Madalena-Cerro Corá, acho que pode deixar para depois pois existem trechos mais prioritarios
L3 na Freguesia não vejo com bons olhos, melhor deixa ela como está
sobre a Linha 4, é interessante leva-la até Vila Maria e posteriormente até Guarulhos...entretanto eu prefereria ver a L4 sendo expandida em direção a Taboão...pelo menos uns 6-7 km a partir de Vila Sonia estaria bom
enquanto isso, Vila Maria receberia a Vila Maria - Campo Belo, ou L15, como já estão chamando-a, e posteriormente essa linha ir ate Guarulhos
L5 até Jd. Angela, se mostrar viavel, teria meu apoio (como se meu apoio fosse muito importante )
mmm
sabes o que gostaria de ver mesmo ?
um projeto de expansão hibrido entre a rede essencial e a rede marta
a idéia da tal perimentral leste é interessante, alias, também coincide um pouco com a ex-expansão da linha 2 que agora só deus sabe para onde vai...mas seria mais longa chegando até vila maria, atendendo mais pessoas, alem de pessoas vindo de guarulhos também
bem, gostaria de ver esse projeto saindo... legal seria depois expandir esse trecho até a L1, acho que Jardim São Paulo seria uma boa idéia
sobre a linha 2, entre tamanduateí até sapopemba são mais que 5,4 km , mas ok , a não ser que esteja dizendo avenida sapopemba...
bem, expandir para aquela região é uma boa ideia, visto que é carente em transportes...o foda é que isso significa mais gente na L2, que com as atuais expansões ja vai receber uma boa demanda. por isso que eu vejo a linha 6 trecho São Joaquim-VPT com importancia. a demanda local desse trecho não seria muito alta, mas a medida que as expansões avancem em direção a são mateus, seria bom esse trecho para distribuir melhor a demanda.
sobre Vila Madalena-Cerro Corá, acho que pode deixar para depois pois existem trechos mais prioritarios
L3 na Freguesia não vejo com bons olhos, melhor deixa ela como está
sobre a Linha 4, é interessante leva-la até Vila Maria e posteriormente até Guarulhos...entretanto eu prefereria ver a L4 sendo expandida em direção a Taboão...pelo menos uns 6-7 km a partir de Vila Sonia estaria bom
enquanto isso, Vila Maria receberia a Vila Maria - Campo Belo, ou L15, como já estão chamando-a, e posteriormente essa linha ir ate Guarulhos
L5 até Jd. Angela, se mostrar viavel, teria meu apoio (como se meu apoio fosse muito importante )
mmm
sabes o que gostaria de ver mesmo ?
um projeto de expansão hibrido entre a rede essencial e a rede marta
-
- MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
Tem um tópico sobre isso no Infra-estrutura e projetos: http://www.tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=1707
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante