[VLT de Campinas] Estação Barão de Itapura

História, fotos, relatos e tudo sobre a memória dos transportes sobre trilhos.

Moderador: Caco


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

[VLT de Campinas] Estação Barão de Itapura

Mensagem não lida por Renanfsouza » 19 Out 2008, 02:56

Nome: Barão de Itapura

Inauguração: 29/11/1990 [1]
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Ferrovia Paulista SA (FEPASA) Imagem - VLT de Campinas (1990-1995 [2])
Plataformas: 2
Uso Atual: Cooperativa de Reciclagem

A Estação Barão de Itapura foi aberta em 1990, no primeiro trecho operacional do VLT de Campinas (Barão de Itapura x Aurélia).

O sistema se utilizava do leito da antiga Estrada de Ferro Sorocabana.

Hoje a estação é uma cooperativa de reciclagem. Ela contava com duas plataformas.

Foto 1: Um dos cooperativados em uma das plataformas. Pedi a autorização dele para tirar essas fotos
Imagem

Foto 2:
Imagem

Foto 3: Por entre as plataformas
Imagem

Foto 4:
Imagem

Foto 5: Os trilhos permanecem
Imagem

Foto 6:
Imagem

Foto 7: A plataforma oposta
Imagem

Foto 8:
Imagem

Foto 9: Rampa na extremidade de uma das plataformas
Imagem

Foto 10: A cooperativa murou a estação por cima dos trilhos para evitar invasões
Imagem

Foto 11:
Imagem

Foto 12:
Imagem

É lógico que eu estava chamando atenção, afinal estava tirando fotos sem me preocupar em esconder a máquina. Mais ou menos nessa hora um grupo de cooperativados veio tirar satisfação comigo. Eu expliquei que não era reporter, que as fotos eram pessoais, que eu era apaixonado por ferrovias, etc. Inclusive me ofereci para apagar as fotos prontamente caso alguém desejasse. Eles foram bem receptivos e permitiram que eu continuasse tirando as fotos e um deles inclusive foi me mostrando tudo.

Achei essa atitude muito boa, porque convenhamos, não é fácil acreditar que um cara jovem e bem vestido estivesse ali por prazer. Que bom que eles acreditaram, afinal é a mais pura verdade. Eu estava ali porque eu gosto e estava adorando o meu passeio pelas estações do antigo VLT.

Foto 13:
Imagem

Foto 14:
Imagem

Foto 15:
Imagem

Foto 16:
Imagem

Foto 17:
Imagem

Foto 18: Outro muro do outro lado da estação com as catenárias atrás
Imagem

Foto 19:
Imagem

Foto 20:
Imagem

A Estação Barão de Itapura foi a única estação do VLT de Campinas que eu estive que não estava abandonada. Achei muito bom que hoje ela tenha alguma serventia e não esteja jogada sem proteção alguma como as outras que mostrei aqui.

Fui informado pelos taxistas que todas as outras estações são pontos de encontro de drogados e vagabundos à noite. A exceção é a Estação Barão de Itapura.

Foi muito legal ter percorrido esses lugares e conhecido estas estações. Espero voltar a Campinas um dia e quem sabe, rever algumas delas e desbravar outras mais no leito da Ferroban.

Créditos

Texto: Renan Souza
Fotos: 1-20 por Renan Souza em 17/10/2008

Referências Bibliográficas

[1] Allen Morrison. Light Rail in Brazil - Two Sad Stories, <http://www.tramz.com/>, acessado em 02/03/2009.
[2] Correio Popular (Campinas) 16/2/1995. VLT deixa de operar a partir de amanhã.
Editado pela última vez por Renanfsouza em 05 Mar 2009, 10:25, em um total de 6 vezes.


Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 19 Out 2008, 03:31

Muito legal Renan !!!!!
Adorei a "viagem" pelo VLT, espero um dia ve-las pessoalmente. <O>


Quanto à estação Barão de itapura, ela seria (futuramente) estação de encontro de dois ramais do VLT, Ramal Norte e Ramal Sul, o ramal Sul é a linha que você conheceu, que ainda teria mais algumas estações a serem construídas)
Por isso a Estação tem 2 plataformas "centrais" apesar de só ter trilhos no meio

A linha Norte seguiria desde a central e depois de Barão de Itapura se dividindo para o norte, até o bairro de Barão Geraldo (veja só, você poderia ir de VLT da pousada até o centro :( ).


A estação Central do VLT era mesmo seperada, um pouco a frente da Central historica.
O acesso dela é bem dificil, teria que atravassar uns pátios em volta da Central histórica, nem sei se o predio ainda existe, pois parte do terreno foi usado na construção da Nova Rodoviária.


Outras informações nesse topico: http://www.tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=209



Renan, depois queria conversar sobre um esqueminha desses topicos do VLT ;)
Imagem

Avatar do usuário

André Vasconcellos
MODERADOR RJ
Mensagens: 2058
Registrado em: 14 Jun 2008, 19:59
Localização: Rio de Janeiro,RJ.

Mensagem não lida por André Vasconcellos » 19 Out 2008, 11:21

É bom saber que pelo menos alguma das estações do VLT campineiro tenha alguma serventia,principalmente uma serventia ambiental,que é uma cooperativa de reciclagem...Já as outras ponto de vagabundagem e ''fumódromo'' wll wll .
E é uma pena saber que o VLT não voltará a ser ativado tão cedo... :( :(
O amor nos conecta...

Droga, estou offline!


Vinicius
MEMBRO PLENO
Mensagens: 972
Registrado em: 10 Jun 2008, 12:19

Mensagem não lida por Vinicius » 19 Out 2008, 12:06

Renan, se eu gostei da série? Eu adorei! :DD

Mais uma vez, parabéns por esse maravilhoso trabalho de pesquisa. okk

Quanto a estação Barão de Itapura, é triste ver essas fotos, mas por uma lado eu fico feliz que ela tenha alguma serventia, mesmo não sendo a ideal.

Apesar do abandono geral, eu acho que é sim possível reativar o VLT de Campinas. Sinceramente, o que restou do antigo sistema, pelo menos para mim, parece em melhores condições do que é encontrado hoje no ramal Niterói-Itaboraí. E olha que esse ramal da CENTRAL estava funcionando até pouco tempo atrás.

E igual ao lipe, eu também gostaria de conhecer um dia essas estações. Quem sabe. :D


Tiago Costa
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 2020
Registrado em: 05 Jun 2008, 16:55
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem não lida por Tiago Costa » 19 Out 2008, 13:08

Renan, que maravilha :O! Adorei as fotos de todas as estações que você tirou, foi muito bom! Parabéns pelo esforço de mostrar todas essas estações, eu estava super curioso para saber o estado delas. Muito obrigado por essa imensa contribuição :D :D :D!


Autor do tópico
Renanfsouza
COORDENADOR
Mensagens: 2508
Registrado em: 05 Jun 2008, 10:54
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Mensagem não lida por Renanfsouza » 20 Out 2008, 14:41

Lipe,

Pois é... Imagina ir de VLT da pousada para o Centro... Nossa, seria uma mão na roda hehehe

Eu não sabia desse plano de expansão até Barão Geraldo.

E pessoal, fico feliz que tenham curtido ;)
Central-Caxias: 1:30 de trânsito pela Linha Vermelha. Ou 29 minutos pela Supervia.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 22 Out 2008, 17:28

Que coisa... Plataformas laterais...Enfim, talvez seje a estação de VLT que dure mais tempo devido justamente a cooperativa. Renan chegando a recantos perdidos e esquecidos do Brasil dos trilhos! Muito bom!! Tópico catalogado!

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “ESTAÇÕES DESATIVADAS”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante