Projeto da Linha 3 do metrô é apresentado na Câmara de Niterói
7/11/2008 - 15h28
Os moradores de Niterói tiveram a oportunidade de conhecer, mais uma vez, na noite desta quinta-feira (6/11), o projeto básico para a implementação de um dos trechos da Linha 3 do metrô, que irá ligar o Centro de Niterói (Estação Araribóia) a São Gonçalo (Estação Guaxindiba). O projeto foi apresentado pela Secretaria de Transportes e pelos engenheiros e consultores responsáveis pelos estudos necessários para a realização da obra, durante audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Niterói.
Um dos objetivos do encontro foi esclarecer a população sobre a aquisição da licença prévia ambiental, emitida pela Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente), que ainda não representa a liberação para o início das obras. O projeto completo da Linha 3 prevê a ligação entre Rio e Niterói através de um túnel subaquático e de Niterói a São Gonçalo com trechos em elevado, enterrado e superfície. Além disso, foi dividido em duas partes: Lote 1 (ligação Rio-Niterói) e Lote 2 (trecho Niterói-São Gonçalo).
Durante a audiência foi apresentado o projeto para a construção do Lote 2, que contará com 14 estações (Araribóia, Jansen de Mello, Barreto, Neves, Vila Laje, Paraíso, Parada 40, Zé Garoto, Mauá, Antonina, Trindade, Alcântara, Jardim Catarina e Guaxindiba). O valor da obra está orçado em R$ 1,3 bilhão, sendo 80% financiados pelo governo federal e 20% pelo estadual. O cronograma previsto para a execução da obra é de três anos e meio.
- Eu também sou morador de Niterói e tenho interesse na viabilização dessa linha que é de grande importância para a cidade. Durante as audiências realizadas em Niterói e São Gonçalo, em setembro, diversas sugestões foram apresentadas pela população, principalmente, quanto ao trecho que ligará o Centro de Niterói, através da Estação Araribóia, ao Barreto. Por isso, o governo do Estado desejava ter essa oportunidade de conversar mais uma vez com a população para atender os pedidos necessários que venham melhorar o projeto – disse o subsecretário de Transportes, Sebastião Rodrigues, representando o secretário de Transportes, Julio Lopes.
O subsecretário aproveitou para esclarecer que a sugestão de criação da Estação UFF, para atender aos alunos da Universidade Federal Fluminense, não será contemplada ainda no estudo. De acordo com Sebastião, a nova estação deverá ser inserida juntamente ao projeto do Lote 1. Além disso, o subsecretário ressaltou a necessidade da racionalização das linhas rodoviárias após a construção da nova linha de metrô.
- A proposta do governo para a melhoria da mobilidade urbana é a integração dos modais de transporte. No caso da construção do Lote 2, uma obra desse porte irá influenciar todo o sistema viário da cidade. Estão previstos estudos de integração das linhas que deixarão de ser troncais para ser alimentadoras das estações. A idéia é que nos próximos meses, com a ampliação da discussão do assunto, seja criado um novo plano diretor de transportes para adequar as linhas à nova realidade do metrô. Uma das recomendações do governador Sérgio Cabral é para que seja feita uma racionalização do sistema, enfocando sempre o transporte de massa – disse Sebastião.
De acordo com o engenheiro Bernardo Golebiowski, da Noronha Engenharia, uma das responsáveis pela produção do estudo básico, a construção do Lote 2 beneficiará 350 mil passageiros por dia, com redução significativa do tempo de deslocamento. Nos horários de pico, o tempo de deslocamento no trecho Niterói-São Gonçalo que é de 1h25, cairá para apenas 20 minutos com a Linha 3. Já do Rio para São Gonçalo, o trajeto que é de 1h45 passará para 25 minutos.
- A obra proporcionará também a criação de oito mil novos empregos, sendo 2.500 diretos e 5.500 indiretos. Do ponto de vista ambiental, o estudo demonstrou que a obra da Linha 3 é ambientalmente viável, com ganhos de qualidade de vida para os municípios de Niterói e São Gonçalo e melhoria do sistema de transporte de massa. O estudo contará com o monitoramento da qualidade do ar, do ruído e vibração, além do aporte de sedimentos nos cursos d’água – afirmou Bernardo.
Fonte: http://www.transportes.proderj.rj.gov.b ... ?ident=467
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[Notícia] Projeto da L3 é Apresentado na Câmara de Niterói
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