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Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?
Pessoal, sobre o que vocês gostariam de aprender mais sobre trens? Vejo que muitos de vocês ao conversarmos sobre os sistemas ferroviários ficam "viajando", não por serem leigos, mas por não conhecerem os sistemas em profundidade. Sei que às vezes fica meio constrangedor ficar perguntando sobre coisas que parecem elementares às vezes (eu prefiro passar a vergonha do que ficar sem saber ). Mas gostaria de saber de vocês que área lhes interessa, para que eu possa contribuir no conhecimento técnico de vocês. Também conheço vários sites (a maioria em inglês) que poderiam auxiliar nesse processo. O que vocês acham? Mesmo porque, quando todas as estações já tiverem sido retratadas, essa área vai ficar mais freqüentada, eu espero. Eu gosto muito da área de sinalização, e vocês, do que gostam mais?
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Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
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Re: Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?
Funcionamento do TUE, painel, ficha técnica, etc.
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- MEMBRO PLENO 2.0
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Re:
Fabius, vou responder essa sua dúvida. Vamos considerar o sistema do Metrô de São Paulo. Temos dois sistemas: 1 com tensão de 750 Vcc (Linhas 1, 2 & 3) e 1 com tensão de 1500 Vcc (Linhas 4 & 5). Quando da construção da Linha 1 - azul (antiga Norte/Sul), a Companhia do Metropolitano de São Paulo escolheu a alimentação dos trens por terceiro trilho (permitindo assim reduzir o gabarito de via, diminuindo-se assim o investimento em obras civis em túneis). As novas linhas construídas logo após (as Linhas 3 & 2) tinha mum grande limitador: suas operações iniciariam com trens oriundos da Linha 1 - Azul, fazendo com que essas linhas tivessem que manter a mesma bitola (1,60m), o mesmo sistema de sinalização, altura e comprimento da plataforma (1,113m e 135m, respectivamente).Fabius_ escreveu:Eu tenho uma dúvida sobre sistemas de metrô: qual é o sistema de alimentação mais vantajoso? Linha aérea ou por terceiro trilho? Não sei o que leva a essas escolhas e gostaria de aprender.
Com a aplicação do terceiro trilho, mostrou-se prudente adotar uma nível de tensão de alimentação baixo, por motivos de segurança. Porém, esse nível de tensão apresenta um incoveniente: quanto mais baixo o nível de tensão, maior a quantidade requerida de subestações retificadoras para manter o fator de potência e minimizar as quedas de tensões na linha de alimentação.
Na construção das novas linhas do metrô paulistano, definiu-se uma nova diretriz quanto à esse assunto. Como essas novas linhas não iriam iniciar suas operações com trens oriundos das outras linhas, a Companhia do Metropolitano de São Paulo pode modificar essa característica de suas linhas, como as que seguem: bitola internacional (1,435m), alteração do sistema de alimentação (p/ 1500 Vcc). Internacionalmente falando, a tensão de alimentação de 1500 Vcc em metrôs tem sido adotada por vários metrôs do mundo. Porém, com esse nível de tensão, sua aplicação em sistemas co mterceiro trilho seria extremamente perigosa; dessa maneira, esses metrôs utilizam como forma de alimentação o sistema de catenária, dividindo-se em catenárias convencionais auto-tensionadas (Linha 5 – Lilás) e catenárias rígidas (Linha 4 – Amarela). As diferenças entre elas resume-se no espaço necessário na parte superior do túnel para acomodar a catenária.
A vantagem da adoção de tensões da ordem de 1500 Vcc é a utilização de uma menor quantidade de subestações retificadoras necessárias para manter o fator de potência da rede e minimizar as quedas de tensões. Por exemplo: ao modificar-se a Linha 5 – Lilás de terceiro trilho à 750 Vcc para catenária auto-tencionada à 1500 Vcc, reduziu-se pela metade o número de subestações retificadoras pela metade.
Para determinar qual sistema é mais vantajoso dependerá de uma série de fatores. Com uma tensão de 1500 Vcc pode-se diminuir o custo inicial de uma linha de metrô, pois a quantidade requerida é menor. Tanto que em vários metrôs no mundo já se adota a alimentação por catenária (auto-tensionada ou rígida) com tensões de 1500 Vcc.
Bem Fabius, espero ter ajudado a você entender um pouco sobre esses dois tipos de alimentação de energia.
P.S.: Moderadores, caso queiram mover este post para outro lugar amis adequado, sintam-se a vontade.
Editado pela última vez por Erick_UT440R em 19 Abr 2011, 00:35, em um total de 1 vez.
Avatar: Trem Cobrasma/Francorail/Société MTE da Companhia do Metropolitano de São Paulo, composição C-311 no PIT (Páteo Itaquera).
Re: Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?
Se Vocês acharem útil, tenho um pouco de conhecimento sobre os sistemas de condução do metrô de SP.....
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- MEMBRO PLENO 2.0
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Re: Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?
Eu não tenho dúvidas, eu tenho total desconhecimento dos tipos de trens elétricos, no domingo passado em SP, quando todo mundo falava este é um CAF, aquele é um série 500 fico boiando. Fiquei dedicado muito tempo ao planejamento da implantação dos ramais, à parte histórica e às estações mas, equipamentos sou nota 0. Não quero dizer com isto que se deva montar um tópico só sobre isto mas, se existir um site que mostre em uma certa ordem os fabricantes e o modelo já seria de bom tamanho (tipo album de figurinhas, já tive um destes há muitos anos atrás).
Re: Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?
Pablo, posso te ajudar com o pouco q sei............. recomendo você dar uma olhada na seção "Frota de trens", no site da CPTM
Mas eu já posso te adiantar o seguinte: O sistema de velocidade da CPTM é o ATC (Automatic Train Control), bom e as faixas de velocidade são divididas em 3 tipos: Restrita, Permitida e Velocidade Máxima Operacional (acho que é), então, em média, para a restrita temos: De 15 a 30 km/h; para a Permitida temos: De 30 a 75 km/h; e para a máxima operacional temos de 75 a 90 km/h.
Me corrijam se estiver errado.
Espero ter contribuído
Mas eu já posso te adiantar o seguinte: O sistema de velocidade da CPTM é o ATC (Automatic Train Control), bom e as faixas de velocidade são divididas em 3 tipos: Restrita, Permitida e Velocidade Máxima Operacional (acho que é), então, em média, para a restrita temos: De 15 a 30 km/h; para a Permitida temos: De 30 a 75 km/h; e para a máxima operacional temos de 75 a 90 km/h.
Me corrijam se estiver errado.
Espero ter contribuído
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- MEMBRO PLENO 2.0
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Re: Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?
Valeu André assim que puder vou mergulhar no assunto.
Re: Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?
Outra parte: Seria bom ter um tópico sobre todos os assuntos relacionados a ferrovia: Trens, sinalização, via, alimentação, gestão.
CUIDADO COM O VÃO E ALTURA ENTRE O TRÊM E A PLATAFORMA!
Re: Que assuntos vocês gostariam de aprender mais?
Olá pessoal!
Eu estava meio sumido porque eu a algum tempo não conseguia acessar ao site, mas já tô de volta.
Estou fazendo uma monografia na área de ferrovias e queria poder contar com a ajuda de vocês.
Alguém sabem me informar ou como faço para achar os dados sobre mangas de eixo ferroviário para bitola métrica e larga e sobre a classificação dos perfis de linha?
Valeu!
Eu estava meio sumido porque eu a algum tempo não conseguia acessar ao site, mas já tô de volta.
Estou fazendo uma monografia na área de ferrovias e queria poder contar com a ajuda de vocês.
Alguém sabem me informar ou como faço para achar os dados sobre mangas de eixo ferroviário para bitola métrica e larga e sobre a classificação dos perfis de linha?
Valeu!
Re: Re:
Caro Erick e demais colegas,
Alguém pode indicar um livro sobre este tema (catenária x 3 trilho)?
Abs!
Michel
Alguém pode indicar um livro sobre este tema (catenária x 3 trilho)?
Abs!
Michel
Erick_UT440R escreveu:Fabius, vou responder essa sua dúvida. Vamos considerar o sistema do Metrô de São Paulo. Temos dois sistemas: 1 com tensão de 750 Vcc (Linhas 1, 2 & 3) e 1 com tensão de 1500 Vcc (Linhas 4 & 5). Quando da construção da Linha 1 - azul (antiga Norte/Sul), a Companhia do Metropolitano de São Paulo escolheu a alimentação dos trens por terceiro trilho (permitindo assim reduzir o gabarito de via, diminuindo-se assim o investimento em obras civis em túneis). As novas linhas construídas logo após (as Linhas 3 & 2) tinha mum grande limitador: suas operações iniciariam com trens oriundos da Linha 1 - Azul, fazendo com que essas linhas tivessem que manter a mesma bitola (1,60m), o mesmo sistema de sinalização, altura e comprimento da plataforma (1,113m e 135m, respectivamente).Fabius_ escreveu:Eu tenho uma dúvida sobre sistemas de metrô: qual é o sistema de alimentação mais vantajoso? Linha aérea ou por terceiro trilho? Não sei o que leva a essas escolhas e gostaria de aprender.
Com a aplicação do terceiro trilho, mostrou-se prudente adotar uma nível de tensão de alimentação baixo, por motivos de segurança. Porém, esse nível de tensão apresenta um incoveniente: quanto mais baixo o nível de tensão, maior a quantidade requerida de subestações retificadoras para manter o fator de potência e minimizar as quedas de tensões na linha de alimentação.
Na construção das novas linhas do metrô paulistano, definiu-se uma nova diretriz quanto à esse assunto. Como essas novas linhas não iriam iniciar suas operações com trens oriundos das outras linhas, a Companhia do Metropolitano de São Paulo pode modificar essa característica de suas linhas, como as que seguem: bitola internacional (1,435m), alteração do sistema de alimentação (p/ 1500 Vcc). Internacionalmente falando, a tensão de alimentação de 1500 Vcc em metrôs tem sido adotada por vários metrôs do mundo. Porém, com esse nível de tensão, sua aplicação em sistemas co mterceiro trilho seria extremamente perigosa; dessa maneira, esses metrôs utilizam como forma de alimentação o sistema de catenária, dividindo-se em catenárias convencionais auto-tensionadas (Linha 5 – Lilás) e catenárias rígidas (Linha 4 – Amarela). As diferenças entre elas resume-se no espaço necessário na parte superior do túnel para acomodar a catenária.
A vantagem da adoção de tensões da ordem de 1500 Vcc é a utilização de uma menor quantidade de subestações retificadoras necessárias para manter o fator de potência da rede e minimizar as quedas de tensões. Por exemplo: ao modificar-se a Linha 5 – Lilás de terceiro trilho à 750 Vcc para catenária auto-tencionada à 1500 Vcc, reduziu-se pela metade o número de subestações retificadoras pela metade.
Para determinar qual sistema é mais vantajoso dependerá de uma série de fatores. Com uma tensão de 1500 Vcc pode-se diminuir o custo inicial de uma linha de metrô, pois a quantidade requerida é menor. Tanto que em vários metrôs no mundo já se adota a alimentação por catenária (auto-tensionada ou rígida) com tensões de 1500 Vcc.
Bem Fabius, espero ter ajudado a você entender um pouco sobre esses dois tipos de alimentação de energia.
P.S.: Moderadores, caso queiram mover este post para outro lugar amis adequado, sintam-se a vontade.
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