Resolvi abrir esse topico para podermos expressar nossas opiniões, ideias e discutir sobre o futuro da CPTM (a empresa, não expansão e trens, ok ?)
E assim não congestionar muito os outros topicos que não tem muito a ver com isso.
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Discussões] O futuro da CPTM (como empresa e seus serviços)
Moderador: Lipe Andreense
-
Autor do tópico - MODERADOR CPTM
- Mensagens: 1957
- Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
- Localização: Santo André - SP
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 356
- Registrado em: 09 Jun 2008, 14:27
- Localização: Mogi das Cruzes - SP
eu gostaria que a cptm aumentasse o cuidado com manutenção... se não me engano, foram comprados varios equipamentos para manutenção da via e tals, quem sabe isso melhore o nivel de confiabilidade , alem disso, seria bom que parassem com as manutenções no domingo e centrar elas à noite...
eu realmente espero que em daqui a uns 10 anos a cptm não tenha a mesma imagem que hoje ... (melhorou, mas há muito preconceito sobre ela ainda)
eu realmente espero que em daqui a uns 10 anos a cptm não tenha a mesma imagem que hoje ... (melhorou, mas há muito preconceito sobre ela ainda)
-
- MEMBRO PLENO
- Mensagens: 252
- Registrado em: 18 Jul 2008, 11:33
Pelo o que da pra perceber é que o governo quer que a empresa tenha o "padrão metro". Mais ta faltando mais interesse, ainda tá com cara de trens suburbanos, não somente em estrutura fisica, mais em administrativa, muito projeto poderia ser feito, como utilizar as áreas ao longo da ferrovia que são verdadeiros terrenos baldios, em parques lineares, etc. Fiquei sabendo de um projeto que querem fazer, uma cilcovia compartilhanda com pedestres ao lono do terreno lindeiro à ferrovia na região do jaraguá, isso mostra maturidade como empresa, promover a qualidade de vida não só dos usuários, investino em trens e estações, mais dos moradores que moram próximos à empresa, outro projeto que eles tem também, são projetos que requalificação urbana, querem integrar a ferrovia à cidade, coisa que hoje não existe, ou seja, tirar os muros horrendos das regiões urbanas, e implantar gradis e fazer todo um paisagismo, fazendo com que a ferrovia se entrega a paisagem, como acontece em muitos paises na Europa, bom, ao meu ver, a empresa só vai ser uma empresa padrão metro, enquanto ela for cabo eleitoreiro do governo hoje, se entrar outro partido, que tem outra visão, a empresa vai virar a "cia PROVISÓRIA de trens metropolitanos".
-
- MODERADOR GLOBAL
- Mensagens: 1160
- Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
- Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.
Não é bem isso, gospelrafa. Este partido está no governo do Estado desde 1995 (Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra), portanto mudar de partido não é a questão. Alguns projetos interessantes a CPTM já tem há muitos anos, como por exemplo o Projeto Sul de Trens Metropolitanos (construção da linha 5 - Lilás (ou G, na época) e conversão da linha C - Celeste); Expresso Leste (união da faixa ferroviária da linha E de Roosevelt (à época) a Engº Artur Alvim com a extensão da linha 3 - Vermelha, de Itaquera a Guaianazes). Estas seriam as linhas 7 e 6 do Metrô, à época, quando o governador era Mário Covas. Também nesta época, foi elaborado o PITU 2020 (hoje 2025) - Plano Integrado de Transportes Urbanos, da STM, que é a diretriz de todos os planos e projetos da STM, inclusive o tal PLANO DE EXPANSÃO é o cumprimento do PITU acelerado, porém está acelerado porque a gestão anterior não fez absolutamente NADA (e é do mesmo partido) com algumas alterações, até porque os planos são dinâmicos. Os planos para a malha da CPTM sempre foram convertê-la, na maior parte em metrô, a princípio passando as linhas inclusive para a administração da Cia. do Metropolitano. Hoje, os planos são os mesmos, porém prevêem que a operação das linhas continue com a CPTM, inclusive linhas que nada tem de suburbanas, como a linha 9. Portanto, este negócio de "plano de expansão", "metrô de superfície" é tudo marketing, são projetos que já existem desde Covas e já deviam ter sido feitos, pelo menos uma boa parte. Quanto ao futuro dela, ainda vejo uma incógnita, não com relação a projetos, pois como disse, estes já existem há anos e acompanham o PITU, mas quanto aos governantes investirem neles. Sempre achei que s linhas do Metrô e CPTM na maior parte, deveriam ser operadas só pelo Metrô, e isso só não aconteceu na época de Covas porque ele morreu. Não digo isso por "querer bem" mais ao Metrô ou por trabalhar lá, mas porque não há sentido, pelo modo de operação (por intervalos) em se chamar as linhas da CPTM de ferrovia; todas as linhas da CPTM operam hoje como metrô. Trens suburbanos, por exemplo, operam como no Rio, por horários. O headway da CPTM é menor, por exemplo, que o do Metrô-BH!!!. A mudança de operação para o Metrô-SP também traria, automaticamente, a mudança tecnológica necessária. Não que a CPTM não seja capaz de fazê-la, mas como a CPTM nunca teve este lado tecnológico inerente a sua operação, o governo pode empurrar com a barriga o quanto quiser; já se estiver sob a operação do Metrô, o governo será obrigado a investir nisso rapidamente, correndo o risco de jogar o nome do Metrô na lama, o que ele não fará, pois o Metrô é carro-chefe em eleições. A marca do Metrô é muito forte.gospelrafa escreveu: hoje, se entrar outro partido, que tem outra visão, a empresa vai virar a "cia PROVISÓRIA de trens metropolitanos".
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante