França detém dez por suspeita de sabotagem
11/11/2008 - G1
Gare Du Nord (Paris) lotada devido aos atrasos provocados por sabotagem contra a SNCF
O governo francês anunciou nesta terça-feira (11) a detenção de dez pessoas, supostamente de um grupo de extrema-esquerda, pelos atos de sabotagem registrados nos últimos dias contra a Sociedade Nacional de Ferrovias da França (SNCF), que causaram grandes atrasos em várias linhas.
As informações foram divulgadas pela ministra do Interior francesa, Michèle Alliot-Marie, em uma entrevista conjunta com o presidente da SNCF, Guillaume Pepy.
Após lembrar que quando assumiu o ministério do Interior alertou do risco de um ressurgimento violento da extrema esquerda radical, a ministra afirmou que os detidos estão vinculados a um movimento anarquista de extrema-esquerda e que nenhum deles trabalha na SNCF.
Segundo as investigações realizadas até agora, que o presidente da companhia qualificou de exemplares, não há vínculos entre as sabotagens e os funcionários da companhia ferroviária, declarou Pepy.
Após afirmar estar aliviado pelo fato de que não haja nenhum funcionário envolvido, o presidente da SNCF disse que há mais de um milhão de pessoas na França que se interessam pela ferrovia e seu funcionamento e que, portanto, não é estranho que os sabotadores tenham os conhecimentos necessários para realizar sua ação.
A rede ferroviária francesa, acrescentou, é um alvo para todos os grupos que tentam impedir que a sociedade funcione.
As investigações continuam e não se descartam novas detenções em diferentes regiões do país. Alliot-Marie parabenizou os policiais que realizaram esta operação em vários pontos do país. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, também divulgou um comunicado no qual expressou sua satisfação pelos rápidos progressos conseguidos nesta operação e pela eficácia e a mobilização das forças policiais.
Os mais graves incidentes aconteceram no sábado passado, dia em que se registraram atrasos de várias horas nas linhas ferroviárias do leste, do norte e do sudeste da França que afetaram milhares de passageiros.
A SNCF divulgou que mais de 160 trens foram afetados pela colocação de barras metálicas nos cabos de alimentação elétrica dos quais os comboios obtêm a energia.
Os atrasos afetaram principalmente as linhas do Trem de Alta Velocidade (TGV) que liga a capital francesa ao norte do país e, além disso, conectam Paris a Londres, Bruxelas e Amsterdã, em direção ao leste e ao sudeste do país.
O presidente da SNCF, Guillaume Pepy, classificou a colocação de objetos nos cabos de alimentação elétrica de atos irresponsáveis e lembrou que seus autores, se forem identificados e processados, podem ser condenados a penas de até três anos de prisão.
Fonte: http://www.revistaferroviaria.com/index ... a=&pagina=
BEM VINDOS, MEMBROS E USUÁRIOS DO TGVBR
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
CONTATO PARA REATIVAÇÃO DE LOGIN OU QUALQUER DÚVIDA: tgvbr.org@gmail.com
ATUALIZE SEU E-MAIL DE CONTATO!
[Notícia] França detém dez por suspeita de sabotagem
-
Autor do tópico - MEMBRO SENIOR
- Mensagens: 2262
- Registrado em: 07 Jun 2008, 00:12
- Localização: CONTAGEM, MG
[Notícia] França detém dez por suspeita de sabotagem
Meu facebook, se for adicionar favor se identificar:
http://www.facebook.com/landerson.egg
http://www.facebook.com/landerson.egg
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes