01 -Trem de Carga geral tracionado por 2 GE U20-C, passando pelo viaduto Engº Paulo de frontin, no trecho da Linha auxiliar-RJ. Agora uma crônica para os amigos do RJ. Como esta composição chegara até ai se o trecho entre japeri e triagem já estava totalmente com bitola larga?
02-Trem de carga geral, de prefixo "K", proveniente de Minas Gerais, com destino ao terminal de cargas gerais de Praia Formosa -RJ. Obs: a composição vinha de minas gerais pela linha de cataguases, e seguia até Tres rios (FTR) onde ganhava linha mista, e seguia até Paraiba do sul, onde ganhava a Linha auxiliar. após a linha auxiliar, chegava á Japeri, onde ganhava novamente linha mista, e seguia até Ambahy, onde saia da linha auxiliar e seguia para o Ramal "Ambahy-São Bento". Chegando em São bento, Ganhava linha Simples metrica até a Leopoldina, onde Chegava ao Terminal de Cargas Gerais de Praia formosa(Todo esse trecho foi infelizmente desativado pela FCA) FOTO: EDSON VANDER TEIXEIRA, ANOS 80
03-EMQ MX-620, locomotiva fabricada pela EMAQ, para a RFFSA, em meados dos anos 80. Essa maquina é rotineira em Duplex , na linha entre o terminal de Calcário em Arcos-MG e a Usina da CSN,em Volta Redonda-RJ. Tambem chegou á Fazer os trens "petroleiros" entre a Refinaria da REDUC (duque de caxias-RJ) , Macaé-RJ, e Campos(RJ), nun trecho de pouco mais de 50km. Por motivos desconhecidos TODO esse trecho foi DESATIVADO, pela FCA em meados de 2002
04-Ponte de ligãção continente-ilha Guaiba. esta ponte foi costruida em meados dos anos 70, como umas das exigências do Plano MBR, devido á descoberta de grande quantidade de minério de ferro em Minas Gerais, e a necessidade de escoálo através da ferrovia até a Ilha Guaiba, onde Existe um Terminal de minério. Na foto vemos um trem de minério tracionado por 3 locomotivas EMD SD40-2. O trem vazio , rumo á minas gerais, pare ser novamente carregado. A ponte fica em Mangaratiba-RJ,e hoje recebe maires e mais modernos Trens da MRS, além da admistração do terminal atraves da Vale (que comprou a MBR em 2006)
05-Ponte Guaiba, agora com vista já de Dentro da ílha. Alem da Ferrovia, a ponte ainda leva Energia Eletrica para a ilha, atraves desses postes instalados em cada 2 vãos. Obs: Apersar de não possuir para-peito, até hoje NUNCA ocorreu acidentes nesta ponte(Graças á Deus)
06-Típico trem de Carvão á serviço da CSN. Um raro Exemplo de ferrovia que IMPORTA, e não EXPORTA,como á maioria das maiores ferrovias fo Brasil.Este motivo se deve pela escacês de Carvão Mineral no território nacional, o que fez a CSN montar no porto de Sepetiba, um moderno terminal de Carvão para abastecer sua Usina Em Volta Redonda - RJ. Até hoje esses trens são tipicos de se ver, mas com sua equipagem totalmente diferente, em mãos da MRS.Trecho: Serra do Mar, km 73, Paracambí-RJ. OBS: as locomotivas tracionando o trem são 3 SD38-M, e o auto de linha proximo ao trem hoje pertence á Supervia
07-
Construção da Ferrovia do Aço. Aqui vemos Funcionarios Orgulhosos posando para foto junto á um dos equipamentos de construção da Ferrovia
08-locomotiva EMD SD38-M #5113, em uma das equipagens mais raras das Ferrovias! Na foto vemos 4 SD38-M tracionando Um Trem de Minério!!! è meus amigos! Quem viu , viu!!! (Obs: Tunel 4 da Serra do Mar)
09-Ilustre passagem do Saudoso e Famoso trem Santa Cruz (RJ-SP), pelo pátio da CSN em Volta Redonda - RJ.
10-FVR, o Maior pátio industrial do Brasil, á serviço da CSN, em Volta Redonda-RJ.Na foto, vemos locomotivas manobrando Trens de Carvão que abastecem a usina. Alem de Receber trens de Carvão, o pátio da usina ainda Recebe minério de Ferro , vindos da Casa da Pedra - MG e Calcário de Arcos-MG. Ambos realizados pela RFFSA, Atual MRS e FCA
11-FA-1, as famosas "biribas" da EFCB. Compradas pela Central nos anos 40, estas maquinas foram responsaveis pela tração dos maiores trens de passageiros da Central, entre SP-RJ e RJ-MG, e trens de medio percurso.
Todas foram sucateadas, restando atualmente somente uma unidade totalmente degradada, na estação Barão de Mauá - RJ.
12-MX-620, fabricada pela CAF, e Emaq, com tecnologia mecanica da ALCo, entre os anos 70 e 80.
13-U23-C, na sua primeira fase de pintura (Pré Sigo)
14-GE 80Ton, Pequena locomotiva manobreira que serviu á EFSJ, depois á SR-2 da RFFSA, e atualmente MRS
15-U23-C, já nas fase 2 da pintura da Rede. Muita pena esta pintura nao ter durado nem 10 anos...
16-Tipicuzinho (típico) Trem de minerios da RFF á serviço da CSN, pegando a ferrovia do Aço
17-Alco RS-1
18-Agora sim! U23-C já na fase Pós-sigo da Rede! repare que agora a numeração já é 33** e a mesma está centralizada na faixa!
19-GE-244 . bitola metrica da central, "Espanta Demônio"
20-Pontilhão D. Pedro II, localizado em Barbacena-MG. Inicialmente , ele foi construido para a passagem da variante da linha do centro, mas com a erradicação da mesma, ficou servindo para conexão entre a linha tronco, e o terminal de cimentos Ciminas, atual Holcim. Na foto vemos uma composição de cimento liderada por uma EMD SD38-M, e uma GE U23-C, e vagões TPS.
21-GEB U23-C jká na linda fase Pós-Sigo! Reparem na centralização da numeração+RFFSA+logotipo no centro da faixa! Esta maquina ai foi a primeira GE de grande porte do Brasil!
Fotos:Todas do acervo de Ângelo Tavares
Continua....
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[Especial de Fim de Ano]Tributo a rede (RFFSA) Parte II
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Re: [Especial de Fim de Ano]Tributo a rede (RFFSA) Parte II
Eu sempre achei esse pontilhão de Barbacena muito bonito!landrail escreveu:20-Pontilhão D. Pedro II, localizado em Barbacena-MG. Inicialmente , ele foi construido para a passagem da variante da linha do centro, mas com a erradicação da mesma, ficou servindo para conexão entre a linha tronco, e o terminal de cimentos Ciminas, atual Holcim. Na foto vemos uma composição de cimento liderada por uma EMD SD38-M, e uma GE U23-C, e vagões TPS.
Fotos:Todas do acervo de Ângelo Tavares
Tenho uma tia que mora perto, num bairro colado ao centro. Esse pontilhão fica numa das principais avenidas da cidade...
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